O post Como se Realizar na Vida Colaborativa! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Para nos sentirmos verdadeiramente realizados precisamos encontrar alguma forma de colaborar com alguém, um grupo ou o local que vivemos. Pode ser fazer algo para nossa cidade, nosso estado, nosso país e por que não, algo que favoreça o planeta que vivemos.
O melhor exemplo disso que acabei de citar são as festas de final de ano. Para nós do mundo ocidental-cristão temos o Natal e ano-novo. Para os orientais as festas são em épocas diferentes, mas com o mesmo propósito: dar um tempo na loucura do dia a dia e praticar a colaboração. E vemos isso através das festas que unem as famílias, que celebram a chegada do ano novo cheio de vibrações positivas.
A maioria de meus clientes de Coaching expressa um desejo enorme de colaborar, contribuir com alguma causa humanitária ou simplesmente ajudar alguma entidade. Porém, ainda não temos a cultura da colaboração, o que para os japoneses, por exemplo, é natural!
Frequentemente somos surpreendidos com atitudes impensáveis e maravilhosas, como o exemplo de alguns americanos bilionários que decidiram doar a maior parte de sua fortuna para filantropia. Com ajuda de políticas publicas ou não, o fato é que o fundador do Facebook, um jovem, já determinou doar 99% de sua fortuna. Esse foi o caminho encontrado por eles para se sentirem realizados na Vida Colaborativa…
Se você ainda não é um bilionário que possa doar grande parte de sua fortuna, aqui vão algumas dicas:
1. Doe seu tempo – uma das melhores formas de exercitar nossa vida colaborativa é doando um bem muito valioso que possuímos; na verdade dois bens valiosos: o seu tempo e seus conhecimentos. Encontre alguma ONG na qual você possa dedicar algumas horas da sua semana ou mês compartilhando seus conhecimentos, seja você um médico, advogado, um administrador… funciona, acredite! Eu faço isso contribuindo para despertar o espírito empreendedor em jovens e é uma experiência realizadora.
2. Contribua financeiramente – Se você não tem tempo ou vontade para colaborar fisicamente com alguma entidade, saiba que existe uma lista enorme delas que são extremamente sérias e competentes que precisam de sua ajuda. Separe algum valor, mesmo que pequeno e colabore com alguma causa nobre. Isso pode ser pouco pra você, mas é muito para quem depende de doações. E quando puder, visite a entidade, é uma lição de vida que não tem preço, acredite!
Neste meu último artigo do ano, desejo que você pratique em todos os dias de 2016, o mesmo espírito de colaboração que certamente vivenciará no Natal!
Vamos em frente!
O post Como se Realizar na Vida Colaborativa! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Como se Realizar na Vida Espiritual! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Fiquei impressionado com o poder que esta santa tem de unir multidões que a veneram. Santa que possui, segundo um estudo de um padre do Paraná, mais de 2.000 denominações em diferentes línguas e culturas. Só aqui no Brasil encontramos algumas! Independente do local ou denominação que Nossa Senhora recebe, fica claro o quão importante é para nós seres humanos, acreditar no divino como forma de manifestar nossa espiritualidade, ou como prefiro dizer, nossa vida espiritual.
Seja qual for o caminho que você escolheu para expressar sua vida espiritual, entenda religião. O mais interessante é percebermos que, assim como as outras vidas que possuímos e que venho abordando nestes artigos da série “Como se realizar na vida”, precisamos de alguma forma passar por este caminho. Além disso, muitos acabam investindo nesta vida até mais que na vida profissional ou amorosa, por exemplo. Outros talvez a deixem de lado. Mas, fatalmente, a necessidade de viver esta vida acaba surgindo em algum momento, seja por uma dificuldade ou como vemos, os idosos acabam se dedicando mais a espiritualidade.
Se a vida espiritual é uma das vidas que temos e precisamos desenvolvê-la, o que fazer?
1. Escolha uma religião que se identifique – é comum vivenciarmos a religião de nossos pais ou família pelo simples hábito de frequentar os locais desde a infância. Chega uma hora em nossa vida que buscamos respostas a perguntas que somente uma religião que você se identifique irá trazer. Portanto, mais importante do que frequentar uma religião por obrigação é ter consciência de seu propósito.
2. Dedique 5 minutos do seu dia – Assim como cuidamos 30 minutos, 1 hora, às vezes, mais do nosso corpo, é unanimidade entre os religiosos que a prática diária, mesmo de 5 minutos, ajudam na vivência da espiritualidade.
Ore, reflita, medite, o planeta precisa de seu pensamento positivo… e o Brasil muito!
Vamos em frente!!
O post Como se Realizar na Vida Espiritual! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Como se Realizar na Vida Financeira! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Que a inflação voltou e está corroendo nosso poder de compra, acho que todos nós estamos sentindo no bolso. Que o dólar subiu e tanto as viagens como os produtos importados estão ficando inacessíveis também, já percebemos. Que muitos produtos e serviços já acostumados a serem comprados estão mais caros e temos que limitar nossos gastos, também ficou claro. Pior ainda é a quantidade de brasileiros que diante de um cenário econômico mais desafiador, perdeu seu emprego e agora tem que enfrentar a inflação, dólar e preços em alta, sem sua fonte de renda!!! Realmente um grande desafio…
A pergunta que não quer calar é a seguinte: “É possível se planejar para passar momentos de dificuldade e sentir realização em sua vida financeira?”
A resposta é sim!
Infelizmente não temos em nosso país uma cultura de planejamento de nossa vida, e muito menos para nossa área financeira. Com certeza em outros países as pessoas também enfrentam este problema, como o que aconteceu nos Estados Unidos com a crise financeira de 2008. Contudo, por lá, como em outros países desenvolvidos, a educação e cultura estão na nossa frente, inclusive na área financeira. É comum nestes países pagarmos por serviços de planejamento ou Coaching financeiro que ajudam as pessoas administrarem sua vida financeira de forma mais eficaz.
De qualquer modo, esteja você com dificuldades neste momento ou quer estar mais atento a esta área, pense nisso:
Seja como for, saiba que as pessoas que prosperam e sentem realização na vida financeira, preparam–se para o “inverno”, como as formigas.
Tenha coragem que dias melhores virão e aproveite as oportunidades!
E vamos em frente!
O post Como se Realizar na Vida Financeira! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Como se Realizar na Vida Profissional! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O desafio é enorme e requer uma boa dose de autoconhecimento para priorizar nosso precioso tempo e escolher atividades que nos preenchem diariamente com sentimento de realização nas diferentes áreas de nossa vida.
A maior parte dos clientes de Coaching que atendo tem muita dificuldade em encontrar este equilíbrio. Um destes clientes, empresário do ramo de confecções, procurou-me exatamente porque profissionalmente e financeiramente sentia-se bem sucedido aos 46 anos, porém não havia casado e nem teve filhos, o que estava em sua lista de sonhos não realizados. Outra cliente, recém-casada, feliz em sua vida familiar, ressentia-se de não estar realizada profissionalmente e longe disso perdida, pois trabalhava em uma área a qual estava insatisfeita. Quantos outros exemplos poderia listar, muitos talvez da minha própria experiência, pois também invisto minha energia em buscar cada vez mais o equilíbrio e realização em minha vida.
Talvez a área de nossa vida que mais demande nosso tempo e dedicação é a vida profissional. Podemos rezar, orar, meditar diariamente, alimentando nossa vida espiritual, porém fazemos isso alguns minutos comparados às 8, 10, 12 horas dedicados à vida profissional. Podemos ficar 1 hora na academia ou correndo por dia para cuidar da saúde, mas ficamos 8, 10, 12 horas no trabalho. Sendo assim, é claro que nossa vida profissional é muito importante para nossa Autorrealização. Então, o que podemos fazer para buscar melhorar nossa vida profissional e nos sentirmos realizados com nosso trabalho:
E vamos em frente que o 2° semestre já começou!
O post Como se Realizar na Vida Profissional! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Como se Realizar na Vida Familiar! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Tempo de visitar pais e parentes, viajar e conviver mais com filhos. Parece uma organização não solicitada para investirmos mais tempo em nossa vida familiar.
Neste artigo, quero convidar você que nos acompanha para refletir como anda sua vida familiar.
Talvez uma das únicas exceções no livre arbítrio de nossa vida é a questão da família que nascemos. Não escolhemos o lugar, a época e nem a família na hora de nosso nascimento, pelo menos sem considerar nenhuma crença religiosa ou estudo espiritual. E ai, fica uma pergunta poderosa: por que viemos à vida na família que nascemos? Boa pergunta, não?
Porém, mais do que ajudar a responder esta pergunta, se é que tem resposta, quero ajudar você a refletir e encontrar satisfação com o que tem feito junto à sua família. Pode até parecer trivial, mas a verdade é que na correria do dia a dia, com a quantidade enorme de estímulos e informações que recebemos atualmente, e os desafios profissionais que enfrentamos, muitos de nós acabamos nos distanciando de nossos familiares ou até convivemos de forma conflituosa, sem tempo para curtir aqueles que amamos e nos querem bem.
O que será que você pode fazer então para ter uma vida familiar saudável?
Pare um minuto e escreva pelo menos 2 atitudes que você poderia tomar para melhorar o relacionamento com sua família. É muito comum aparecer durante o processo de Coaching questões com a família, de simples desentendimentos, traições, a outras mais complexas. Já atendi cliente que gostaria de melhorar o relacionamento com a esposa, outra cliente queria se reaproximar do filho que mora no exterior e partiu brigado. Enfim, acredito que todos nós temos algo pra resolver em família e talvez, esta é minha opinião, uma das missões em nossa experiência terrena seja o exercício diário de convivermos com familiares…
Por experiência de processos de Coaching, sugiro para um bom relacionamento familiar:
E ótima férias pra você, se for o caso, porque alguém tem que trabalhar… eu!
O post Como se Realizar na Vida Familiar! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Como se Realizar na Vida Social! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Quem não gosta de uma Festa Junina? Pra mim é sempre especial, pois a comemoração do dia de São João relembra o aniversário de minha filha Mariana, dia 24 de junho…
E para nós brasileiros, que gostamos de festa, é mais uma no calendário. O brasileiro por vocação é um povo festeiro, um povo social. Por isso, talvez, seja tão importante cuidarmos de nossa vida social!
Para alguns, cuidar da vida social é diversão e para outros parece um grande desafio. A verdade é que somos diferentes mesmo e existem pessoas mais extrovertidas e outras introvertidas. Tudo bem! O importante é a gente se conhecer e respeitar nossa natureza.
Mas por crença e experiência com os clientes de Coaching afirmo que é muito importante alimentar nossa vida social. Seja com os muito amigos, aqueles de tão próximos se tornam irmãos, quanto os colegas que dividem uma convivência diária no trabalho, por exemplo. O que nos preenche é poder viver com outros, ou conviver, afinal, não somos uma ilha, como diria o poeta…
Se puder dividir com você, sugiro 2 atitudes:
E vamos pra festa Junina e tantas outras que nos alegram e alimentam nossa vida social…
Vamos em frente!
O post Como se Realizar na Vida Social! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Como se Realizar na Vida Amorosa! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Sim, todos nós temos uma vida amorosa pra cuidar, assim como temos uma vida familiar, profissional, financeira, etc.
Esse é o primeiro artigo da série “como se realizar na vida” que apresentei no meu último artigo.
Muito comum nos dias de hoje deixarmos de lado nossa vida amorosa! Você pode estar namorando, casado, divorciado e, às vezes, sem perceber, coloca sua energia no trabalho, na própria família e esquece de cuidar do seu coração. Podendo estar junto de alguém ou sozinho, cedemos às demandas dos dias corridos, trânsito, cansaço e perdemos a oportunidade de dar um presente para a pessoa amada, convidar pra um jantar ou simplesmente dizer “eu te amo”. Então, o que fazer pra cuidar da vida amorosa?
Claro que não existe uma fórmula para o amor, por mais apaixonado que um cientista possa estar. O ser humano é complexo, mas pela experiência que os processos de Coaching trazem, posso afirmar que algumas atitudes podem sim ajudar a preencher seu coração e lhe ajudar a saborear uma vida amorosa rica em sentimentos. Se pudesse resumir essas atitudes em 3 pontos, seriam:
Feliz dia dos namorados, para quem namora, é casado ou busca um amor.
Vamos em frente!
O post Como se Realizar na Vida Amorosa! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Nova Série: Como se realizar na vida! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Nesta nova série vou compartilhar com você, leitor da Cloud Coaching, sobre como se realizar nas várias áreas de nossa vida. Serão 8 artigos ao todo destinados a discutir, apresentar ideias e propor caminhos sobre como podemos nos realizar em 8 áreas de nossa vida. Existem variações desta ferramenta, com 9, 10, até 12 áreas, mas vou usar o meu método (com 8) e casos de sucesso obtidos com a experiência na aplicação da ferramenta. Vou abordar assuntos em diferentes áreas que trazem para nosso cotidiano alegrias e tristezas, conquistas e derrotas.
É neste ponto que surge a primeira pergunta poderosa: será que é possível ser feliz com apenas uma ou duas áreas de nossa vida realizadas?
Com a vida cada vez mais agitada, especialmente nas metrópoles, é grande o desafio de equilibrar estas várias áreas da vida. O mais fácil e “normal” é nos dedicarmos a uma, duas ou até três áreas de nossa vida, omitindo e deixando para depois o desenvolvimento das outras áreas. Na correria, colocamos mais energia e tempo na vida profissional, que garante nosso sustento e esquecemos a vida familiar ou amigos. Colocamos energia e tempo na família e área financeira e esquecemos da saúde. Enfim, muitas são as áreas de nossa vida para equilibrar e sem uma boa organização é inevitável deixarmos para trás alguma área que um dia iremos resgatar, pode ter certeza!
Lembro de uma cliente, executiva de uma empresa de tecnologia, muito bem sucedida profissionalmente, mas que aos 40 anos sentia grande frustração por ter deixado de lado sua vida familiar, especialmente filhos, que era um grande desejo dela. Mas a boa notícia é que assim como esta minha cliente encontrou um caminho para se realizar na vida familiar, todos nós podemos encontrar caminhos e soluções para nos realizarmos em todas as áreas de nossa vida. O conhecimento e as ferramentas estão aí…
Acompanhe o próximo artigo: “Como se realizar na vida familiar”
Vamos em frente!
O post Nova Série: Como se realizar na vida! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Mãe x Executiva – Como equilibrar esses papéis? apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>É desafiante para a mulher atualmente equilibrar uma rotina doméstica e materna com sua vida profissional. As demandas são muitas e o tempo curto. Somente com organização, sabendo delegar tarefas e disciplina ela conseguirá sentir-se em paz com tantas atividades para gerenciar. É praticamente ser uma líder, o que nem todas as mulheres estão preparadas. Daí a importância de pedir ajuda a um profissional como o Coach para ajudá-la a desenvolver estas habilidades quando perceber o estresse em sua rotina.
É possível conciliar carreira, maternidade e realização pessoal, mas exige muito autoconhecimento, dedicação e disciplina. São habilidades comportamentais exigidas atualmente para quem quer ser mãe e alcançar seus objetivos, sem sacrificar alguma área da vida. Ser mãe e executiva demanda saber delegar tarefas, priorizar atividades e, sobretudo, saber gerenciar os diferentes papéis em cada momento. Quando a mulher ocupa um cargo executivo e escolhe ser mãe é importante perceber e aceitar que administrar o tempo ou agenda é um fator crítico de sucesso nesta jornada. Ela precisará destinar um tempo maior para cuidados com o filho até o momento de delegar algumas funções de mãe e poder voltar a uma rotina cheia de compromissos profissionais.
Para evitar o estresse gerado pelo acúmulo de funções profissionais com as tarefas de mãe, a mulher precisa organizar sua agenda de modo a priorizar o que é mais importante. O dia é curto quando se acumulam funções. Com isso, ela poderá inclusive delegar tarefas que não dependam diretamente dela.
O home Office pode ser uma alternativa para quem é mãe. Mas depende muito do tipo de atividade que ela exerça. Atividades administrativas que possam ser realizadas remotamente representam uma grande oportunidade para o home Office. Porém, a mulher que faz muita reunião ou viagens terá mais dificuldade com o home Office. As empresas atualmente estão vendo com muito bons olhos esta possibilidade, que exige de qualquer profissional maturidade para realizar suas tarefas sem supervisão.
É necessário também planejar-se para uma eventual mudança de emprego, desejada ou inesperada. As mulheres muitas vezes ficam emocionalmente abaladas. Sempre recomendo fazer um planejamento de carreira de forma a ter uma visão mais ampla da situação, entender que o mercado é enorme e certamente haverá uma oportunidade para essa mulher.
Feliz dia das mães!
O post Mãe x Executiva – Como equilibrar esses papéis? apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Você se sente totalmente realizada como mãe ou pai? apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Em homenagem ao dia das mães que se aproxima vou deixar algumas ideias sobre esta data comemorativa. Deixo aqui, um pouco da minha experiência de pai e o que aprendi com meus clientes de Coaching que sempre discutem assuntos relacionados à sua função de mãe ou pai. Procure refletir sobre estes 3 pontos:
Feliz dia das mães que se aproxima para você que é mãe, pai ou pretende ser um deles.
Vamos em frente!
O post Você se sente totalmente realizada como mãe ou pai? apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>