fbpx

Você tem Metas ou Intenções? Aprenda a diferença e melhore seus resultados!

Você tem metas ou intenções? Você sabe a diferença? E por que aprender isso vai impactar diretamente os seus resultados daqui para frente?

Você tem Metas ou Intenções? Aprenda a diferença e melhore seus resultados!

Você tem Metas ou Intenções? Aprenda a diferença e melhore seus resultados!

Talvez você se surpreenda com esta afirmação, mas não há um só dia em que a gente não siga um plano buscando cumprir alguma meta, às vezes, até mais de uma. Mesmo que sem perceber, do despertar ao adormecer, o tempo todo, estamos cumprindo planejamentos e metas.

Se é assim, e estamos tão acostumados a cumprir planejamentos, por que tantas vezes nossos planos não dão certo?

Todo Réveillon estabelecemos e declaramos metas como parar de fumar, praticar exercícios, emagrecer, fazer um curso… E, na maioria das vezes, nem chegamos perto de conseguir.

Por que isso acontece?

Metas mal estabelecidas não geram resultados!

Penso que a intenção é algo que desejamos tanto, mas tão superficialmente, que julgamos ser simples de realizar, mas quando nos deparamos com os obstáculos e dificuldades dos detalhes de cada etapa até a realização, simplesmente deixamos de lado e acabamos por esquecer ou adiar aquela realização.

Podemos dizer que uma meta mal estabelecida é algo que temos a intenção de realizar, mas ainda não pensamos como. Então, na realidade, ainda não deixou de ser uma intenção, pois não estabelecemos as estratégias necessárias para alcançá-la.

A intenção é facilmente protelável!

Quando estabelecemos uma meta, precisamos ter certeza de que ela é clara, pois elas são criadas para se alcançar um objetivo para realização, melhoria ou crescimento, e este objetivo deve estar bem especificado.

Por exemplo, se digo que a partir de amanhã vou emagrecer, isso é apenas uma intenção, uma meta seria: “amanhã vou começar uma reeducação alimentar, fazendo refeições balanceadas a cada 4 horas, tomando líquidos a cada 1 hora e caminhando por 30 minutos todas as manhãs, para conseguir perder 1 kg por semana.”.

Consegue perceber como a meta é algo bem detalhado e como os detalhes a deixam mensurável e possível de ser atingida? Antes, quando era apenas uma intenção, não sabíamos quanto, em quanto tempo ou de que forma se pretendia emagrecer.

Uma das ferramentas estratégicas que auxiliam muito na definição e alcance de resultados através de metas, é o chamado método SMART, que na realidade é uma sigla:

S de Specific que significa Específica

A meta deve ser específica, ter um objetivo principal, e responder às perguntas:

  • O quê?
  • Quem?
  • Onde?
  • Quando?
  • Quanto?
  • Como?
  • E Por quê?

M de Measurable que significa Mensurável

A meta tem que ser medida para podermos acompanhar os resultados em um tempo predeterminado. Além disso, precisamos definir quanto queremos alcançar como resultado dela.

  • Quanto?
  • Quando?

A de Attainable que significa Alcançável

Podemos ter metas ousadas, mas precisamos estabelecer objetivos que realmente possam ser atingidos, ou elas não serão atingidas e haverá frustração. Por exemplo: ninguém emagrecerá 20 kg em uma semana.

  • Quanto?

R de Relevant que significa Relevante

A meta colabora para a realização de um objetivo maior que deve ser relevante para quem deve cumpri-la. E todas elas devem colaborar para o mesmo propósito, ou seja, devem ser coerentes com o propósito de vida de alguém ou com os valores de uma empresa.

  • Por quê?

T de Time-Based que significa Temporal

A meta precisa ter prazo. Metas com datas em aberto são procrastinadas.

  • Quando?

Todos estes itens podem dar a sensação de complicação, de excesso de burocracia, mas não é! Quanto mais detalhada for a meta, melhor saberemos como alcançá-la e o tempo ideal de cada ação necessária para isso.

Transformou a intenção em meta, agora parta para o planejamento!

Estabelecer o planejamento é organizar as decisões, o caminho, os prazos e as ações para atingi-la.

Sempre é muito bom exercitar a mente formando uma imagem mental de você mesmo e sua família, amigos ou funcionários, no momento em que a meta estabelecida foi atingida. Imagine seu sentimento e das outras pessoas envolvidas, a boa energia e os benefícios alcançados. Este tipo de exercício ativa o processo criativo e ajuda seu cérebro a lhe levar à novas alternativas de caminhos e ações que lhe ajudarão nesta trajetória.

Tenha sua meta sempre em mente. Escreva em locais estratégicos para que você a veja diversas vezes no decorrer do dia e seu pensamento não se desvie dela. Isso lhe tornará cada vez mais engajado com seu propósito, mais capaz e determinado a alcançar tudo aquilo a que você se propuser.

Agora, um passo a passo simples:

  1. Seja específico e detalhista na construção da meta;
  2. Escreva sua meta;
  3. Torne sua meta mensurável;
  4. Trace prazos claros para a meta;
  5. Tenha metas realistas e atingíveis, mas ousadas;
  6. Exercite a imagem mental da meta cumprida.

Agora é a sua vez, basta agir!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como definir e alcançar os resultados através de metas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mônica Graton
https://www.monicagraton.com.br/

Confira também: 7 Passos Práticos para Você Escolher Sua Carreira

 

⚙️ VirtusRH
Mônica Graton é Pós-Graduada pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e tem mais de 32 anos experiência profissional. Consultora, coach, professora e escritora, com foco em Gestão Estratégica de RH, Coaching Vocacional e Carreira. Idealizadora e Presidente da ABRAPCOACHING – Associação Brasileira dos Profissionais de coaching, Sócia fundadora da Virtus RH e Sócia da Prime Gestão Ocupacional. Coautora de 03 livros, Cartas para o Sucesso, Um Novo Olhar sobre a Educação e Inteligência Emocional em tempos de Crise. Atuante como voluntária na Ong MeuFuturoDigital, voltada ao desenvolvimento das potencialidades dos jovens que estão a busca do seu primeiro emprego na área de TI.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa