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Você se Sente Desmotivado No Trabalho?

O que o seu líder faz está desmotivando você no trabalho? Cuidado com as atitudes que podem desmotivar a todos! Confira dicas de como motivar toda a equipe.

Você se Sente Desmotivado No Trabalho? Você se sente Desmotivado dentro da Organização?

Você se Sente Desmotivado No Trabalho?

De fato, é notório que a motivação de um colaborador deve ser intrínseca, se mantendo ativa mesmo diante de adversidades. Não devendo jamais ser dependente de uma motivação extrínseca. Mas também é de conhecimento que existem fatores que podem anular essa motivação.

Esses fatores estão diretamente ligados à liderança. O papel do líder dentro da organização deve estar diretamente relacionado ao poder de conduzir, influenciar e motivar o desenvolvimento da sua equipe, para que realizem metas e objetivos.

Estudos da Gallup demonstram que um líder pode influenciar em até 70% o seu engajamento e que 70% desses líderes, não possuem nenhum preparo, para gerir uma equipe. Percebam que esses dados são extremamente preocupantes. Contudo, poderão ser alterados com melhor treinamento e engajamento desses líderes nas suas funções.

Um líder bem-preparado estará alinhado ao desenvolvimento dos seus liderados, ou seja, saberá valorizar o desejo de crescimento e desenvolvimento de cada um deles. Dessa forma, a equipe se manterá motivada. E, por conseqüência, mais produtiva.

Outro ponto relevante está pautado na formação dos seus sucessores, ou seja, na necessidade de capacitação dos profissionais para exercerem o papel de liderança no futuro. Para que possam levar a organização na direção da evolução. E, assim, poder mapear colaboradores habilitados e capacitados para os cargos de gestão.

Existe um erro gravíssimo relacionado à promoção do profissional para o cargo de liderança; considerar apenas as suas competências técnicas, sem qualquer preparo adequado, para ser um bom gestor.

E quais serão as consequências?

Líderes que atuam de forma rígida, com atitude autoritária, sem sensibilidade na interação com a equipe, sem qualquer visão quanto ao desenvolvimento e interesse de cada membro. Isso tudo desestimula a sua equipe, tornando o ambiente, de fato, tóxico.

Alguns colaboradores sairão em busca de outras oportunidades promovendo rotatividade e gastos com novos processos seletivos. Enquanto outros que resolveram manter a sua permanência, ficarão desmotivados e infelizes no trabalho. Dessa forma, colaborando fatalmente para a diminuição do rendimento de toda equipe. E, por conseqüência, gerará resultados abaixo do esperado pela organização.

Todo colaborador quer se identificar com a organização, gostar do ambiente de trabalho, dividir experiências com os outros colaboradores e principalmente receber investimento da organização para a sua capacitação.

A maior vantagem dessa capacitação é o alinhamento com os valores, visão e missão da empresa, além de aperfeiçoar as habilidades que correspondem com as expectativas da empresa.

Você se preocupa com a capacitação e engajamento dos seus colaboradores, ou prefere “premiar” alguns em detrimento de outros?

Quando tratamos de capacitação e engajamento dos nossos colaboradores, devemos pensar em algo que vai além de uma equipe que trabalha em conjunto em busca de objetivos em comum. É ter a certeza, de que dará o melhor de si, para alcançar resultados esperados.

Quando é observado o engajamento, verificamos que o colaborador tem uma ligação afetiva com a empresa e que tem envolvimento com outros colaboradores. Além disso, tem maior produção de ideias, melhor definição de objetivos. E, acima de tudo, o desejo incessante de evolução através de novos conhecimentos e desenvolvimentos.

É importante que o líder desenvolva habilidades que lhe permita conhecer cada liderado, que identifique o seu potencial, a sua fragilidade e a sua qualidade. Bem como ouvir, dar e receber opinião, promovendo mudanças que estimulam o crescimento do todo.

Ressalto que esse líder deve promover encontros, debates e trocas de ideias entre a equipe, para que percebam que o engajamento está além de trabalharem juntos. E, sim, acreditarem que a empresa olha por cada um e se preocupa com o bem-estar organizacional.

Cuidado com as atitudes que podem desmotivar o seu colaborador no trabalho: 

  • Não falar sobre o seu desempenho, achando que não é necessário que ele saiba se está correspondendo ou não às expectativas da organização; 
  • Fazer o colaborador acreditar que o seu trabalho não tem a menor relevância e que qualquer um pode substituí-lo;
  • Nunca se dirigir a ele com as palavras: “por favor”, “como vai” ou “obrigado”;
  • Alterar o seu relatório, trabalho e afins, sem qualquer explicação;
  • Não se importar com a sua vida pessoal, os seus sonhos, o seu futuro, as suas aspirações de carreira, etc;
  • Não ser claro nas suas colocações, não dar feedback, e ainda estimular competição tóxica entre os colaboradores;
  • Ponto crucial da desmotivação no trabalho: favorecer uns e desfavorecer outros. Principalmente desfavorecer aquele colaborador, que se mostra verdadeiramente engajado, interessado, competente e com vontade de evoluir.

Infelizmente muitos líderes estão habituados a desencorajar o colaborador que almeja o seu crescimento e desenvolvimento com o propósito de aprimorar ainda mais o seu conhecimento, competências e habilidades.

Será que esse líder tem medo de ser substituído, e por isso beneficia “um colaborador” que não lhe apresente perigo algum?

Peter Drucker já nos dizia:

“O que você faz que está desmotivando as pessoas? Pare de fazer agora mesmo, que a motivação aparece”.

Ambientes de trabalho desmotivadores têm impacto na produtividade e destrói qualquer futuro para a organização. 

Dicas de como motivar a sua equipe

Primeiramente conheça a história e as aspirações do seu colaborador. Isso ajudará a direcionar treinamentos e programas motivacionais mais efetivos. Quanto mais você conhece, mais fácil você mapeia as competências, pontos fortes e pontos de melhoria.

Cuide atentamente da comunicação, esclareça ao colaborador que a sua opinião faz a diferença para a empresa. Deixe claro que todos possuem o poder da fala. Isso desenvolverá em cada um deles atitude e liderança.

Celebre cada conquista, reconheça o esforço de cada colaborador, assim você trará o sentimento de pertencimento e valorização.
 
O feedback deve ser uma prática constante, não só o feedback negativo para corrigir falhas de desempenho, mas também o positivo. Cada feedback tem a sua relevância. O feedback positivo deixa o colaborador satisfeito e orgulhoso do seu desempenho, o motiva a continuar melhorando. Enquanto o feedback negativo, uma vez informado de forma correta, demonstra que os gestores se importam com o desempenho.

Trabalhe em equipe. A empresa é um organismo, cada setor tem a sua função essencial. Por isso, é importante garantir a integração da equipe, para que todo o corpo trabalhe de forma natural e organizada.

Dê abertura para as ideias e sugestões. Lembre-se que os seus colaboradores exercem várias funções, ou estão na organização há muito tempo. Certamente eles conhecem situações que líderes e gestores muitas vezes desconhecem. Por isso é importante ouvi-los, principalmente antes de qualquer tomada de decisão ou mudanças em métodos e procedimentos.

Com essas ações, a organização encontrará novos talentos para futura promoção ou conseguir realocá-los em outra vaga. Além disso, terá pleno conhecimento dos pontos de vista.

Invista em treinamento e desenvolvimento. Essa evolução constante é imprescindível e traz grandes benefícios para a organização. Isso contribui para que os colaboradores se sintam valorizados, e, por conseqüência, empenhem mais esforços.

Todos esses benefícios não são válidos apenas para a motivação da equipe. Quando a organização se preocupa com a capacitação do seu colaborador, ela também poupa gasto com novos recrutamentos. Além disso, consegue diminuir a rotatividade dentro da empresa.

Dê mais importância para os seus colaboradores. Incentive, acredite e invista no seu desenvolvimento. Jamais desencoraje um colaborador que almeje crescer e evoluir. Se você não olhar para ele e não lhe der o valor necessário, certamente, outra organização estará de braços abertos aguardando pessoas que buscam a evolução e novos aprendizados.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre dicas de como evitar a desmotivação no ambiente de trabalho, na organização, empresa ou negócio? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro.”

Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/

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Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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