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Você sabe se comunicar?

O profissional que se atenta à comunicação garante melhores resultados junto à equipe, pares, superiores, clientes e fornecedores. Veja 8 dicas para se relacionar bem no ambiente de trabalho!

O mundo dos negócios muda e se aperfeiçoa com uma rapidez incrível, mas eu lhe pergunto, como são feitas as comunicações dentro das empresas? Elas são claras e objetivas como devem ser? Fluem na mesma velocidade que as mudanças?

Saber se comunicar com pares, superiores, subordinados, fornecedores e clientes é uma das habilidades interpessoais de um bom profissional!

A palavra comunicação é derivada do Latim “communicare” e significa partilhar, tornar comum uma informação. A troca de informações é uma atividade de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento; a comunicação é essencial para a vida em sociedade e para os relacionamentos profissionais e pessoais.

A comunicação verbal é mais fácil de ser policiada, pois através da fala e da escrita bem elaborada é possível comunicar-se com clareza e efetividade, já a comunicação não verbal, ah essa sim é onde a maioria das pessoas peca.

Não basta o domínio da linguagem verbal é preciso ter consciência e controle também da linguagem não verbal. Os gestos, expressões faciais e a postura falam muito mais, do que a própria fala ou a escrita, pois muitas vezes são expressas de forma espontânea.

O profissional que se atenta à sua comunicação garante melhores resultados junto à sua equipe, pares, superiores, clientes e fornecedores.

A capacidade de ouvir, entender e transmitir mensagens que gerem compreensão para todos, além de saber se posicionar no momento certo e para as pessoas certas é de suma importância para um bom relacionamento.

Se você souber se comunicar bem, delegar e engajar as pessoas em cada uma das funções, então não precisará se preocupar tanto com os resultados, eles virão naturalmente.

Percebeu a importância da comunicação para as relações profissionais?

Agora a pergunta que não quer calar: Como posso desenvolver essa habilidade? Segue abaixo algumas dicas para você se relacionar bem no ambiente de trabalho:

  • Conheça todo o processo no qual está inserido. Procure entender os valores e objetivos da empresa ou do seu negócio, quais são as suas metas, quais são os recursos que possui, o que a empresa ou o mercado espera de ti e o que você pode esperar da empresa ou do mercado;
  • Procure saber quem são os profissionais com quem você irá trabalhar e procure conhecê-los melhor, saiba suas características, objetivos, valores, função, o que os motiva, isso te ajudará a se conectar com as pessoas que irá se relacionar, cultive um bom networking;
  • Mantenha seu controle emocional para que ele não atrapalhe a sua comunicação;
  • Não interrompa o interlocutor ou erga a voz enquanto conversar – isso quebra o fluxo da conversa. Saber a hora certa de ouvir e de falar é importante;
  • Aprenda a ouvir e processar as informações, antes de dar uma resposta ou se posicionar;
  • A boa comunicação leva tempo para ser aperfeiçoada, portanto pratique a comunicação interagindo com outros profissionais, não só da sua área ou empresa, mas de outros lugares, funções e posições;
  • Aproveite a tecnologia a seu favor, mas não deixe de lado o contato humano. O olho no olho e o aperto de mãos conquistam proximidade nas relações.
  • Ao se comunicar seja honesto, paciente, otimista, sincero, respeitoso, empático e livre de preconceitos.

Quanto mais você treinar, mais clara, objetiva e eficaz será a sua comunicação!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
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