Anúncios

Você sabe qual o grande teste de um grande empresário? (parte I)

Como você reage a uma crise? Há uma série de medidas que você pode tomar para lidar com a crise. Confira 7 passos imprescindíveis que separamos para você!

Você sabe qual o grande teste de um grande empresário?

Como ele reage a uma crise! Avalie comigo essa questão:

Qualquer pessoa pode fazer seu trabalho de forma satisfatória quando tudo está indo bem, mas somente ao deparar-se com problemas inesperados é que você mostra o seu verdadeiro caráter.

Problemas, dificuldades, contratempos, obstáculos e fracassos temporários são inexoráveis, inevitáveis e contínuos. Eles nunca acabam… portanto sempre terá algo que irá lhe incomodar e, se você não souber lidar com eles, você entrará em processos destrutivos.

Como a minha promessa é fazer com que você reflita e aprenda, vamos exercitar, OK?

Pegue um caderno e faça os próximos passos, pois tenho certeza que fará uma grande diferença na sua jornada.

Identifique e escreva uma crise ou um grande problema que você está enfrentando agora.

Ótimo!

Há uma série de medidas que você pode tomar para lidar com qualquer crise, por isso separei para você 7 passos imprescindíveis?

PASSO 1 FIQUE CALMO:

Respire fundo e recuse-se a ficar tenso ou com raiva. Sei que é difícil ouvir fique calmo quando na verdade você quer uma solução para seu problema, porém não vejo outra fora de fazer as coisas senão por passos.

Leia e reflita sobre cada passo e subpasso:

  1. Medo de FRACASSAR desencadeia uma reação negativa que leva a uma tomada de decisão ruim;
  2. A forma como VOCÊ FALA COM VOCÊ MESMO determina 90% de como você pensa, sente e reage;
  3. Fale consigo mesmo e com outras pessoas de maneira CALMA E CONFIANTE;
  4. Procure o lado BOM em todas as situações, pois Você nunca perde! Ou você ganha ou você aprende;
  5. Procure as LIÇÕES valiosas que cada situação contém;
  6. Pense em termos de AÇÕES que você pode tomar imediatamente para resolver o problema.

Então agora reflita sobre esse primeiro passo: o que você consegue perceber agora que não percebia antes? Trazer a dúvida para conversar é uma boa estratégia?

O Passo 1 é o equilíbrio que você precisa ter para enfrentar os problemas e as crises. Para saber aonde ir você precisa primeiro saber onde está, porém sentir-se fortalecido e equilibrado são alavancas fundamentais para conseguir evoluir.

PASSO 2 BUSQUE FATOS:

Não presuma nada e nem tire conclusões precipitadas. Faça perguntas, como as abaixo, para assegurar que você entendeu a situação. Então vamos lá:

  1. O que REALMENTE aconteceu?
  2. COMO isso aconteceu?
  3. Como podemos TER CERTEZA?
  4. Quais são as nossas HIPÓTESES?
  5. E se nossas suposições estiverem ERRADAS?

Você tem respostas a todas essas perguntas?

Pois bem, o passo 2 é provocativo mesmo, pois quero que você tenha consciência que decisões emocionais são extremamente perigosas.

Por mais forte que seja a crise, busque fatos e dados para sua avaliação e tomada de decisão. Faça 2, 3 e até 4 cenários possíveis.

Então, agora revisite as perguntas e respostas relacionando com a crise que você identificou no início de nosso livro para garantir o total entendimento deste cenário.

PASSO 3 ASSUMA RESPONSABILIDADE:

Recuse-se a reclamar, criticar ou culpar os outros. O Passo 3 é 100% voltado a impulsionar sua energia para a ação.

Reclamar é perda de tempo e de energia. Portanto atente-se e pratique os itens abaixo:

  1. O trabalho do líder, do empreendedor e do empresário de sucesso é aceitar a RESPONSABILIDADE de resolver o problema;
  2. Diga repetidamente: EU SOU RESPONSÁVEL!;
  3. AJUDE OS OUTROS a também aceitarem a responsabilidade por seus trabalhos e pelas situações.

Somente entrando em ação você poderá criar possibilidades de fazer o que tem que ser feito para lidar com a crise.

E o fato de ajudar outras pessoas a se responsabilizarem faz parte da visão sistêmica que você precisa ter quando está no mercado enfrentando uma crise.

Então, FOCO e AÇÃO!

Esses são os 3 primeiros passos que peço que você reflita e no próximo artigo fechamos os outros 4 passos.

Boa reflexão!

Foco, fé e ação

Glauco Vega
https://www.instagram.com/glaucovegaoficial/channel/

Quer aprender mais sobre como lidar com a crise?

Confira também As 4 fases de aprendizado do empreendedorismo.

Glauco Vega Author
Glauco Vega é idealizador e fundador da República de Negócios, que possui uma programação destinada ao preparo e educação de empresários, empreendedores e executivos com a escola de negócios, sua imersão A Nova Era de Negócios e as Mentorias olho no olho.Glauco tem mais de 18 anos de experiência profissional corporativa como CEO de rede de franquias, executivo, empresário, palestrante e mentor de negócios. Ao longo de sua caminhada, vivenciou diversos tipos de setores de empresas e projetos nacionais e internacionais.Hoje é considerado um especialista em networking para alancar negócios de forma lucrativa, em posicionamento e construção de conteúdo . Na sua jornada desenvolveu a metodologia do Networking Educacional – batizado de Crossnetwork, onde a principal alavanca é fazer com que as pessoas entendam o poder de sua rede de relacionamentos e que consigam utilizar esse ativo poderosíssimo para fazer mais negócios, ou seja, aumentar seus faturamentos e vendas. Sua atuação sempre envolveu as áreas comerciais, estratégicas, de planejamento e principalmente na liderança de pessoas.Já foram mais de 10 milhões em resultados gerados em dezenas e dezenas de negócios.Formado em Comunicação Social, ele acredita que a boa comunicação é um dos principais alicerces da sociedade e do bem comum entre as pessoas. Com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Projetos, além de Especializações em sistema de Gestão Lean, metodologia Kaizen e Inovação, possui também certificações como Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching , Educador no processo de Metanoia – Educação e Propósito nos Negócios, que visa o equilíbrio e transformação das empresas para a nova era do conhecimento, Mentor em posicionamento, conteúdos e marketing de diferenciação com dezenas de cases de sucesso.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa