Entre os textos mais interessantes que li recentemente, um deles foi inspirador da postagem de hoje. E a mensagem vai diretamente aos profissionais de Coaching, tanto no sentido de uma autoavaliação sobre o próprio comportamento, como em um estímulo a que discutam o assunto com seus clientes (claro que seguindo a metodologia adequada e respeitando o momento certo de abordar esta questão tão complexa). Do texto destaco dois aspectos muito determinantes para que alguém possa controlar os seus medos.
Para começar, é preciso saber reconhecer e aceitar os medos que a pessoa está a carregar, principalmente aqueles que estão no nível consciente. Identificar os medos que ficam escondidos ou camuflados em algum lugar do subconsciente representa outra dificuldade e requer diferente linha de abordagem. O mais simples e ao mesmo tempo complicado medo que alguém enfrenta chama-se “passado”, um tipo de prisão que chega a limitar e afetar o dia a dia de muita gente.
Não há uma só pessoa que possa dizer nunca haver cometido erros e, para qualquer um, seus erros já ficaram no passado. Fundamental é entender o porquê chamar aquilo de erro, aprender com ele e saber evitar repetir o processo que leva a esse mesmo tipo de erro. Quanto mais ficar se lamentando sobre o que aconteceu, mais crescerá o bloqueio de tudo o que vai fazer dali em diante. Cria-se então um espaço para o medo de um novo erro e de repetir tudo o que ele representa em sua vida.
Enfim, quanto mais cedo você conseguir lidar com seus erros e controlar os seus medos, tanto melhor será o seu estado emocional para as futuras decisões. Não fuja dos seus medos, porque é muito melhor enfrentar e transformá-los em uma ponte para um novo estado de autoconhecimento e de conquistas. O passado, com os seus aprendizados e erros, é uma vantagem para cada decisão do presente. Se você até aqui está de acordo, deve então aprender a lidar com outro tipo de medo que é o de nunca arriscar para tentar conquistar além do que já tem.
Se você se sente feliz com o que tem e prefere abrir mão de buscar algo diferente que deseja conquistar, essa é uma decisão que precisa ser analisada de forma madura e com muita racionalidade. Pode ser que você esteja feliz com o seu cotidiano e queira aproveitar ainda mais tudo o que tem ao seu redor. Porém, como vai agir ao perceber que há algo impedindo você de alcançar sua nova meta ou cumprir um desejo?
Esse é o momento em que os especialistas sugerem para que a pessoa saia da “zona de conforto” e dê um passo em direção à mudança que, na sua essência, tem importância e significado. É certo que surgem os riscos e os duros momentos que misturam, dúvidas, ansiedade e angústias. Mas se o passo foi traçado com segurança e planejamento, será mais fácil dominar o medo do insucesso, conduzir bem o que precisa ser feito e alcançar um lugar no pódio do sucesso. Se você não dominar seus medos, sejam a partir de erros do passado ou dúvidas do futuro, a tendência é perder oportunidades de “chorar de alegria” ao triunfar na vida!
Participe da Conversa