fbpx

Você sabe como funciona a cabeça de um pessimista?

Você sabia que seus padrões de pensamento e de comportamento são influenciados pelas pessoas com quem você mais convive? E estes, por sua vez, interferem na maneira como você percebe a realidade?

Ter uma visão de que o mundo é um lugar ruim, que muitas coisas que vão acontecer dará tudo errado e esperar sempre o pior das pessoas são características de um pessimista.

No entanto vamos pensar, será que esses pensamentos sempre foram assim?

Não!! Nascemos puros, inocentes, confiantes e com uma memória branquinha em folha. A visão pessimista, que tem como objetivo o princípio da autopreservação, nos faz pensar e agir para que nossa vida não corra riscos.

Os padrões de pensamento e comportamento que estabelecemos são influenciados pelas pessoas que mais convivemos, estes por sua vez interferem na maneira como percebemos a realidade e com isso, vamos gerando um modelo mental.

Se essa pessoa tem pensamentos mais positivos e comportamentos proativos, consequentemente irá gerar resultados mais satisfatórios, em contrapartida, aquelas pessoas que o pensamento e comportamento estão em não errar ou arriscar algo, tende a ter resultados mais reativos e não satisfatórios.

Esse modelo mental pessimista inicia da recorrência e estímulos de pensamentos e emoções negativas que paralisam as atitudes. Em decorrência, os objetivos propostos não são atingidos, criando um histórico que quando um evento similar ao passado que não foi positivo ocorre está associado a gerar resultados iguais. Com isso, a vida se torna um mar de frustações.

Como mudar esse estado mental?

Tenha consciência de que a partir do momento que você alimentou algumas linhas de pensamentos durante um tempo, não será do dia para noite que irá desaparecer, porém podemos introduzir pensamento juntos a estímulos de emoções positivas para que esse estado seja transformado.

Abaixo sugiro alguns exercícios para a mudança:

  • Contemple a natureza e o belo de cada situação;
  • Independentemente da situação, reconheça qual foi o aprendizado;
  • Seja grato pelo menos por três coisas que aconteceram no seu dia;
  • Ao agir seja confiante no seu propósito;
  • Pense, fale e sinta que você nasceu para ser feliz e que irá conquistar o que deseja.

Ao aplicar esses exercícios diariamente, você perceberá a mudança de humor, emoções positivas, nova visão de mundo e principalmente terá mais atitudes positivas em relação à sua vida.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa