fbpx

Você sabe a diferença entre liberdade e independência financeira?

As pessoas costumam dizer que tem o grande sonho de conquistar a própria “liberdade financeira”, mas é preciso analisar a palavra “liberdade” dentro deste contexto.

Durante a minha trajetória no mercado da educação financeira, sempre ouço as pessoas dizerem que tem o grande sonho de conquistar a própria “liberdade financeira”, mas é preciso analisar a palavra “liberdade” dentro deste contexto.

Considero essa nomenclatura equivocada, pois se lembrarmos do primeiro dinheiro que ganhamos dos nossos pais ou avós quando éramos crianças, tivemos naquele momento a liberdade de fazer com ele o que bem entendêssemos. Essa liberdade permaneceu durante a fase da juventude e o caminho provavelmente deve ter sido o mesmo: gastos e nenhuma preocupação com o futuro financeiro.

Quando adulto, já consolidado com um salário ou ganho fixo mensal, novamente essa liberdade de utilizar o dinheiro da maneira que quiser também esteve e ainda está presente. Sendo assim, você sempre teve a liberdade financeira em suas mãos, já que gastou ou poupou conforme acreditou ser o correto para a sua realidade no momento, para o seu padrão de vida.

Resumo: a liberdade financeira sempre existiu, diferente da independência financeira, que também proporciona autonomia para fazer o que bem entende com o dinheiro, mas com a grande diferença de gerar uma renda passiva através de uma reserva financeira, ou seja, utilizar os juros a seu favor, fazendo com que essa reserva se multiplique ao longo do tempo sem ter a necessidade de trabalhar.

A liberdade e a independência financeira caminham juntas, mas o termo “liberdade” vai na contramão dos conceitos presentes na educação financeira, já que trabalha com os hábitos e comportamentos referentes à sua relação com o dinheiro.

Portanto proponho que a partir de agora utilize o termo “independência financeira” e comece a trilhar o caminho de construção desta reserva que fazer com que você possa trabalhar apenas por prazer e não por necessidade, assim como eu conquistei a minha aos 37 anos de idade seguindo os passos da Metodologia DSOP.

Deixo aqui o link para download com a Fórmula da Independência Financeira onde você poderá descobrir qual é o “número do seu sapato” e começar a poupar para realizar esse sonho de milhões de pessoas.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa