Anúncios

Você gostaria de estar mais presente na vida de seus filhos?

Se você está sentindo necessidade de estar mais próximo de seus filhos e não sabe como fazer, confira algumas ações simples que ajudam a aumentar a conexão.

Se você está sentindo necessidade de estar mais próximo de seus filhos e não sabe como fazer, algumas ações simples podem ajudar a aumentar a conexão e transformar os momentos que passam juntos, em tempo de qualidade.

Com os pequenos, uma boa pedida é brincar das brincadeiras preferidas deles. Desperte sua criança interior e entre no mundo da imaginação. Se não sabe ou se não gosta de brincar, leia para eles, assistam filmes, empilhem blocos, montem quebra-cabeça, desenhem com tinta, imitem sons de animais, falem sobre formas e cores. Passeiem ao ar livre, contemplem a natureza, observem os insetos, transformem folhas, pedras e gravetos em recursos para brincar.

Com os maiores, se interesse pelo mundo deles. Descubra o que eles gostam de fazer e procure fazer junto. Vocês podem assistir a uma série, jogar vídeo game, praticar uma atividade física, ouvir música, eles podem te apresentar uma banda nova que você ainda não conhece. Convide-os para fazer algo que você gosta. Busque interesses em comum e esteja aberto para tentar algo novo, que ambos possam se interessar.

O mais importante é estar presente e disponível. Algumas atividades na rotina da vida diária, também podem aumentar o sentimento de pertencimento. Fazer refeições em família, compartilhar tarefas, conversar sobre o dia a dia. Conte como foi seu dia e pergunte sobre como foi o deles.

Ter um bom relacionamento com os filhos, não significa deixar de exercer sua autoridade como responsável pela condução da educação. Como pai ou mãe, você tem o papel de orientar e ser a referência que eles precisam para crescer saudáveis.

Não precisamos ser perfeitos como pais e, certamente, cometeremos muitos erros ao longo do caminho. O mais importante é reconhecer nossas falhas e procurar aprender com os erros.

É possível desenvolver algumas habilidades que nos ajudam a exercer uma parentalidade mais efetiva.

1. Paciência

É um atributo fundamental em todas as idades, para lidar com os momentos desafiadores que enfrentaremos e com as situações para às quais não temos as respostas.

2. Referência

Você é o maior modelo de seus filhos, portanto, cuide de suas atitudes, palavras e decisões.

3. Confiança

Ser confiável e congruente nas atitudes e palavras. Nossos filhos devem ter a certeza que estaremos com eles, não importa o que aconteça.

4.Compaixão

As crianças precisam ser aceitas, amadas e valorizadas por serem quem são. Devem experimentar a compaixão e a liberdade de ser.

5. Encorajamento

Com encorajamento e apoio, os filhos podem desenvolver uma autoestima positiva e se tornar o melhor que podem.

6. Flexibilidade

Em muitas situações precisaremos rever nossas estratégias. Na criação de filhos, falharemos inúmeras vezes e precisamos estar dispostos a mudar e tentar outras opções quando algo não funciona.

7. Liderança

Ser um líder gentil e firme para os filhos. Inspirá-los e ajudá-los a desenvolver autonomia, autorresponsabilidade e resolução de problemas.

8. Senso de humor

Permita-se rir de si mesmo, se divertir com eles e aproveitar os momentos juntos. A vida passa de forma muito rápida e cabe a nós escolher desfrutá-la da melhor forma possível.

Busque sempre fazer o seu melhor, siga sua intuição e procure fazer tudo com amor e verdade. Confie que você está no caminho certo para fortalecer seu vínculo com seus filhos e guiá-los para uma vida feliz e bem-sucedida.

Danielle Gomes

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa