Anúncios

Você foi protagonista em 2019?

Em um mundo onde sentimos que tudo passa rápido, mal piscamos e já estamos em mais um final do ano. Você foi protagonista em 2019?

como ser protagonista

Você foi protagonista em 2019?

Com um mundo onde sentimos que tudo passa mais rápido, mal piscamos e já estamos em mais um final do ano. Então sempre vem um processo natural de avaliação de como foi esta jornada.

Por mais que você fuja destes momentos, você precisa se encarar e avaliar: fui protagonista em 2019?

Mais do que avaliar suas realizações e metas, você precisa equilibrar os aprendizados e atitudes que teve nos contextos vividos.

Quando falamos de aprendizados, vale algumas perguntas para seu processo de autoconhecimento: Quais foram os principais erros que cometi? E como estes erros me apresentaram uma nova forma de pensar e me desenvolveu?

Fugimos dos erros, controlamos e nos sabotamos para acertarmos sempre, mas uma das habilidades que as pessoas mais precisam desenvolver é sua capacidade de ser vulnerável. Ser vulnerável não é ser o coitado e vítima, mas ter clareza que os erros fazem parte da jornada, nos empoderam e geram grandes transformações.

A vulnerabilidade abre espaço para pedirmos ajuda, estudarmos mais, experimentar novas rotas e nos conectar com outras pessoas. Avaliar o quanto você errou, aprendeu e cresceu é algo que você deve valorizar na sua avaliação pessoal e profissional do ano.

Um grande aprendizado que tive este ano é que ser protagonista não é apenas entregar todas as suas metas. É maior do que isso. Ser protagonista é sim dar espaço para novos pensamentos e atitudes, é apoiar o time a crescer e principalmente cuidar de você mesmo.

Seja qual for a sua avaliação do ano, quero compartilhar contigo, uma ferramenta que uso bastante em vários processos seja de feedback, gestão de mudança ou autoconhecimento.

Após toda avaliação, faça 3 perguntas: Quais as boas práticas que devo manter? Quais as coisas que eu preciso parar de fazer? E o que preciso começar a fazer? Você pode construir de forma geral suas respostas ou criar categorias para posteriormente se aprofundar ainda mais como saúde, pessoal, conexões, profissional etc.

Avaliar seu ano e desenhar um novo caminhar é ser protagonista. E nesta etapa não tem nada de se lamentar e ficar de mimimi. São legítimos os sentimentos quando você observa que poderia ter ido além ou feito algo que queria, mas não realizou. Mas quando falo de se lamentar e mimimi é não visualizar todas as coisas boas que fez, o seu empenho desde atitudes simples até suas metas sejam pessoais ou profissionais.

Ser protagonista é internalizar que você pode a qualquer momento dar um novo passo para mudar. É saber que por mais medo, dificuldade que tenha, você pode sim acreditar. Mas já sabemos que só crer, não leva ninguém a construir e sim dar o primeiro passo. Portanto, transforme sua verdade em ações práticas e coloque-se prazos para acompanhamento. Só não esqueça de algo fundamental: ser protagonista é ser autêntico. É não se esquecer dos seus valores, talentos e sonhos.

Viver a sua essência na construção de um ano incrível é a melhor forma de ser protagonista.

Ah! E não se esqueça também de celebrar suas conquistas.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa