Anúncios

Você faz parte do time?

O que acontece com o profissional quando atua em uma empresa onde não há um direcionamento, objetivos e metas claras, atribuições bem desenhadas e acordadas?

Existe uma grande diferença entre compromisso e comprometimento. Compromisso é uma responsabilidade assumida, já o comprometimento vai além da responsabilidade, a pessoa está envolvida e motivada para cumprir o compromisso da melhor forma possível. Porém, muitos fatores podem influenciar este compromisso…

O que você acha que acontece com o profissional quando atua em uma empresa na qual não há um direcionamento, objetivos e metas claras, atribuições bem desenhadas e acordadas?

Estabelecer um contrato de objetivos e metas, de acordo com o planejamento estratégico da empresa, é um excelente direcionamento tanto para a empresa, quanto para o profissional que estará motivado a contribuir em conjunto na realização dos objetivos e resultados almejados.

Para se destacar, o profissional precisa demonstrar o que oferece como benefício para os outros, ou para empresa, o que faz e o que as suas atribuições agregam para os objetivos da empresa, da área e da carreira.

Porém, sozinho, como diz o ditado popular, uma andorinha não faz verão!

Cada gestor deve conhecer os desafios e o potencial de cada funcionário e procurar extrair o melhor de cada profissional. E o profissional deve se atualizar, agir de forma proativa, se desenvolver conforme seus objetivos profissionais e que agreguem em seus resultados.

A empresa, por outro lado, deve enxergar seus recursos humanos como investimento e não despesas. Investir em um programa de desenvolvimento profissional, iniciando por seus Gestores/Lideres, com o objetivo de preparar os mesmos para os desafios diários da gestão e desenvolvimento da equipe.

Implantar uma comunicação eficaz que transmite as informações importantes no tempo certo e de forma clara, sincera e objetiva, alinhadas aos objetivos, onde todos falam a mesma língua é essencial para caminharem juntos para a prosperidade da empresa e satisfação de todos.

O compromisso e o comprometimento é um contrato bilateral e são renovados constantemente.

O relacionamento empresa x profissional é algo construído no dia a dia, regado de compromissos e comprometimentos de ambos os lados com muito respeito.

O compromisso depende deste relacionamento, das atitudes, do querer fazer acontecer e principalmente do querer pertencer, de fazer parte do time, de serem um time onde juntos irão conquistar todos os objetivos.

Antes de se comprometer com o outro, se comprometa contigo, com seus objetivos, com a sua carreira, com seus valores e princípios, ai sim, qualquer compromisso assumido e alinhado será bem produtivo e próspero!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa