Você está preparado para se tornar um franqueador?

As franquias no Brasil cresceram 25% nos últimos cinco anos, segundo a Associação Brasileira de Franquias. Muitos franqueados utilizam deste modelo para expandir o mercado, porém nem todos se preparam para crescer de forma sustentável.

O número de franquias no Brasil cresceu 25% nos últimos cinco anos, segundo registros da ABF – Associação Brasileira de Franquias.

Muitos franqueados utilizam o modelo de franquias como estratégia de expansão de mercado, porém nem todos se preparam para este modelo crescer de forma sustentável.

Você possui um modelo de negócio testado e aprovado na prática?

Conhece muito bem o seu mercado?

Conhece o perfil dos consumidores?

Conhece suas habilidades e competências?

Está disposto a desenvolver novas habilidades e gerir uma rede de franquias?

O ser humano é único, cada consumidor tem um perfil diferente, cada região tem hábitos e necessidades diferentes…

Políticas bem definidas, com os papéis e responsabilidades de cada parte, padronização de processo, programas de capacitação constantes e validação do seu modelo de negócio em diversos formatos, como por exemplo, opções de loja física, online, quiosques, e rede móvel, além da seleção, suporte e fiscalização das unidades franqueadas, facilitam a implantação e multiplicação da franquia.

Agora eu lhe pergunto, já passou pela sua cabeça por que muitas empresas se preparam muito bem para um modelo de franquia, mas não conseguem prosperar na expansão de mercado como gostariam?

Entre muitos motivos o que mais chama a atenção é a falta de suporte que os franqueadores oferecem para seus franqueados!

Não basta apenas um modelo validado, processos padronizados e políticas claras, é preciso ter habilidades técnicas, conceituais, humanas, além de empatia e respeito por seus franqueados.

Habilidades técnicas são necessárias para a execução do trabalho, as humanas são necessárias para um bom relacionamento, mas as conceituais são fundamentais para o franqueador liderar a rede e conduzir todos os franqueados rumo a um objetivo comum e alinhado com os valores e com o propósito da marca.

Você está disposto a olhar para si e para sua empresa com outros olhos? Está disposto a dar total suporte para seus franqueados? Inclusive desenvolver novas habilidades?

A famosa mentalidade de ganha-ganha faz total diferença no sucesso da franquia! Se o franqueador não tiver essa mentalidade, certamente não será uma rede próspera e sustentável!

Através do processo de Business Coaching é possível desenvolver e aperfeiçoar as habilidades necessárias para o franqueador e o franqueado prosperarem de forma sustentável!

Lembrando que habilidades se desenvolvem, desde que haja o interesse e a ação para o desenvolvimento!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa