fbpx

Você está com seu arco e flecha prontos para acertar os seus alvos?

Você tem foco? Você tem metas e objetivos definidos? Sabe exatamente qual é o seu alvo? Sabe qual o caminho que deve tomar? Por que devemos ter metas, objetivos e foco na vida?

2402
2402

A deusa Artemis é a deusa da mitologia, símbolo da mulher caçadora. Ela era filha de Zeus, o maior e mais poderoso de todos os deuses do Olimpo, e de Leto, conhecida como a deusa do anoitecer, da maternidade e protetora das crianças. Ainda criança, Artemis ganhou de seu pai Zeus um arco e as flechas. Foi conhecida como a melhor caçadora entre deuses e mortais. Sempre que é representada está carregando seu arco e as flechas. Pronta para perseguir os seus alvos. E você tem foco? Você tem metas e objetivos definidos? Sabe exatamente qual é o seu alvo? Sabe qual o caminho que deve tomar?

Por que devemos ter metas, objetivos e foco na vida? Dados de seguradoras apontam que 70% das pessoas que se aposentam morrem, em média 2 anos depois, quando não encontram uma atividade produtiva. Uma contribuição da neurociência sobre metas e objetivos está ligada ao que os neurocitentistas chamam de Atenção Focada, ou seja, ao fato de que o nosso cérebro precisa de uma espécie de “bússola” para se orientar. Viver o presente é importante, mas ter projetos de vida e a perspectiva de futuro melhor ativa um outro sistema do cérebro chamado Sistema de Recompensa que é o grande responsável pela motivação.

Quando vivemos muito focados no passado e não percebemos perspectivas no futuro, nem conseguimos dar sentido ao nosso presente, desenvolvemos doenças como melancolia ou depressão. Assim, o passado domina nossas atividades mentais e nossas emoções. Desejamos o tempo todo reviver ou reencontrar aquilo que ja passou e nunca mais voltará. Ao contrário, quando vivemos excessivamente focados no futuro, corremos o risco de desenvolver uma síndrome de ansiedade que pode desencadear problemas psíquicos e físicos graves como síndrome do pânico, taquicardia e até enfarto.

Gosto muito da metáfora do veículo porque imagino que nossas vidas deveriam ser guiadas como guiamos um carro. Você é quem está na direção. Se vai fazer uma viagem deve se preocupar com todas as condições do aqui e agora. Deve fazer a revisão, verificar os pneus, definir a melhor rota. Quando pega no volante, ajusta o espelho retrovisor e, de tempos e tempos, olha nele, principalmente quando vai fazer uma ultrapassagem. O espelho retrovisor simboliza o nosso passado. Ele deverá estar sempre ali, mas não é maior que o carro e nem maior que o vidro dianteiro. Quando desejo tomar alguma decisão (ou seja, fazer uma ultrapassagem, por exemplo), ele me indica se devo ou não ir, baseado nas experiências que acumulei. Já o vidro dianteiro é muito maior. É importante que me mostre com mais clareza o caminho. Sei que tenho um destino, mas não consigo ver o fim da viagem. Para que chegue com segurança, enxergo partes da estrada. O seu destino é o seu objetivo final, a sua meta é chegar ao seu destino com segurança e no menor tempo possível. Se a viagem for longa, você sabe que terá que fazer várias paradas. Terá que parar para abastecer, para se alimentar, para esticar as pernas e evitar uma trombose, para fazer xixi… Assim também devem ser as nossa metas. Quanto maior e mais longo for o prazo do seu objetivo, você precisará definir os objetivos de curtíssimo, curto e médio prazos.

E aí, você topa o desafio de tomar a direção da sua vida ou vai deixar alguém lhe conduzir por um caminho que você nem sabe bem qual é?

Bora despertar esta Artemis Caçadora em você.

Cristiane Ferreira
Coach, Professora e Palestrante

Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis – Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...