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Você em 2022!

Hoje em dia há uma supervalorização da tecnologia, quando na realidade tudo começa e termina na adequada compreensão do ser humano. Para um Coach ser o verdadeiro agente transformador na vida das pessoas ele deverá saber usar de recursos e métodos, entre os quais a tecnologia é só um deles.

Começo a postagem com um convite a que leiam o texto e assistam ao meu vídeo com o título “Seja um agente transformador”, ambos publicados na última 6ª feira, na minha coluna Dimensões do Sucesso, aqui na Cloud Coaching. Eu faço uma provocação com supervalorização da tecnologia nas relações com as pessoas, quando na realidade tudo começa e termina na adequada compreensão do ser humano, sendo a tecnologia mera coadjuvante.

Em outras palavras, para um Coach ser o verdadeiro agente transformador na vida das pessoas ele deverá saber usar de recursos e métodos, entre os quais a tecnologia é um deles. Aquela minha publicação buscou tratar do tema e foi orientada a pessoas interessadas no desenvolvimento humano (e não exclusiva a Coaches). Só que, neste espaço aqui, o recado agora é muito mais direto aos profissionais que atendem seus clientes e têm que contribuir para objetivos serem alcançados, através da aplicação do Coaching.

A IBM realiza, regularmente, um estudo no formato de previsões ousadas sobre o futuro. No início de 2017, divulgou a mais recente lista “5 em 5”, com as cinco inovações que nos próximos cinco anos, em tese, terão maior impacto em nossas vidas. Muita gente pode levar isso na brincadeira, mas avanços em escala mundial já estão em desenvolvimento por equipes de pesquisa e então, sua liberação ao público é só uma questão de tempo. Vale comentar que, em 1964, Isaac Asimov fez previsões para o The New York Times sobre como seria o mundo em 1914 e, nada surpreendente, acertou muito acima do que seria normal.

Dentre todas as previsões de Asimov, destaco duas que, para mim, estão interrelacionadas: a) as comunicações serão audiovisuais e uma pessoa não só escutará, mas também verá a pessoa com quem conversa à distância; b) sistemas automatizados substituirão as tarefas repetitivas e o ser humano trabalhará menos, surgindo daí alguns transtornos psicológicos relacionados ao tédio e à rotina. Quando alguém está atendendo um cliente deve ter preparo e instrumentos para lidar com questões derivadas dessas duas realidades previstas há mais de 50 anos.

Será que os cientistas da IBM irão errar em previsões para apenas cinco anos? Quem quiser conhecer todo o estudo (em inglês), basta assistir ao vídeo abaixo, publicado no Youtube.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=GtGHI2F8YYE

Eu vou destacar o que, em pouco tempo, poderá ser o novo e revolucionário caminho para avaliar o perfil de seu cliente, colocando em plano secundário muitos dos modelos que hoje são aplicados. Com o avanço incrível da tecnologia de Inteligência Artificial, projeta-se que a linguagem usada por uma pessoa será preditora de sua saúde mental. Isso já começou a ser realidade no ano passado, com sistemas experimentais criados na Universidade do Sul da Califórnia – EUA, o qual foi capaz de detectar variações de padrões normais de fala e identificar sinais de depressão.

Com todos os avanços em capacidade de processamento computacional, a análise de fala será uma ferramenta extremamente poderosa, com sinais reveladores a partir do discurso oral ou mesmo observando palavras escritas. A IBM prevê que, em cinco anos, doenças mentais, desequilíbrios emocionais, depressão, esquizofrenia, condições como autismo, Parkinson ou mesmo Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA) poderão ser detectadas bem mais cedo, usando apenas um aplicativo de celular. Você, como Coach, até que ponto prevê que isso irá ou não irá lhe ajudar no cotidiano de atendimento aos seus clientes? Como será o seu mundo em 2002?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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