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Você é um complicador ou solucionador de problemas?

Você já deve ter ouvido essa frase: Por que solucionar se podemos complicar? Você saberia distinguir em sua família, amigos ou trabalho quem é o complicador e quem é o solucionador imediato?

Vou iniciar este artigo com a interrogação “Por que solucionar se podemos complicar?”, esta é a frase que costumo mencionar para exemplificar o insucesso de muitos profissionais (seja na área profissional ou pessoal) e organizações que se deparam com um problema que deveria ser solucionado rapidamente, mas insistem em manter o comportamento da procrastinação, assim implicando e agravando fatores críticos como a desmotivação individual ou da equipe, insatisfação do cliente ou pessoal, cansaço demasiado, preocupação, sobrecarga em outro colaborador ou componente familiar e o stress generalizado.

Tema polêmico, principalmente quando temos na equipe dois tipos de profissionais, aqueles que chamaremos de ”complicadores” e os que chamaremos de “solucionadores imediatos”. Obviamente teremos imensos conflitos e acirrada disputa de poder principalmente quando o complicador é o líder do solucionador imediato.

Durante muito tempo convivi com equipes que complicam ao invés de solucionar, em minha área costumo ver diversos tipos de problemas, alguns muitas vezes simples e que demandaria três minutos para a sua solução, mas são vistos pelos complicadores como problemas sem urgência e utilizam frases como: “Para este cliente tudo é urgente”, ou “Este vendedor quer resolver tudo na hora, ele que espere”.

Estranho não é mesmo? Pensando no mundo atual, avançado e imediatista que vivemos, ver profissionais e organizações manifestarem este tipo de comportamento diante dos novos consumidores e profissionais que são cobrados por seus resultados e competências seria mesmo assertivo? Por experiência afirmo que não, pois só estariam protelando e complicando seus problemas, além de sobrecarregar outros colaboradores, deixar os clientes extremamente insatisfeitos e a sensação de não ter seu dever e obrigação cumprida.

Tudo para os complicadores é um “problema”, mas pode esperar, sempre estão muito ocupados, irritam-se demasiadamente com tudo e todos e intimidam os solucionadores.

Se observar a mesa e e-mails destes complicadores, certamente verá uma pilha de relatórios e planilhas para finalizar, comunicações e solicitações sem andamento ou respostas, projetos inacabados, reclamações de clientes, reclamação dos outros departamentos, da equipe e um complicador a beira de um ataque de nervos.

Porém ele tem a sensação de que efetivamente trabalha o dia todo, que tem um milhão de coisas para realizar e não tem tempo, que motiva e inspira os seus liderados e clientes, porém a posição real desta situação é de que este profissional só olha para si mesmo o tempo todo, sente-se vítima do trabalho, procrastina e complica cada vez mais o que seria rapidamente solucionado.

Você saberia distinguir em sua família, amigos ou trabalho quem é o complicador e quem é o solucionador imediato?

Observe um complicador, veja como para ele tudo é difícil, ele é negativo, estressado, seu ambiente de trabalho é desorganizado, não tem tempo para soluções no trabalho e muito menos em casa, seu temperamento é de irritabilidade, suas tarefas nunca são finalizadas ou resolvidas, são profissionais medianos, normalmente trabalham em atividades que não estão alinhadas com seu propósito e estão à beira de um colapso nervoso.

Já um solucionador, ele é mais estável, extremamente positivo, alegre, criativo em suas soluções, tem solução rápida e eficaz, é organizado, consegue melhor gestão de tempo, não tem assuntos pendentes, resolve os problemas à medida que vão surgindo. Afirma Charles Evans Hughes, antigo juiz da suprema corte dos EUA: “Os homens não morrem por excesso de trabalho, morrem de dissipação e preocupações”.

Isto é, morrem, porque perdem as suas energias preocupando-se com o fato de que será impossível realizar por completo o trabalho ao qual se dedicam, arrumam infinitas desculpas e crucificam excessivamente os solucionadores.

Momento de reflexão:  

Qual seria o seu comportamento diante de um problema ou imprevisto?

  1. Passaria simplesmente o problema para frente e não se importaria;
  2. Iria procurar entender qual é o problema e encontraria uma solução rápida para que seja um problema a menos sem complicá-lo;
  3. Entenderia o problema e passaria ao responsável algumas soluções para auxiliá-lo;
  4. Pensaria, tenho outros problemas e não tenho tempo para resolver, deixaria para depois;
  5. Simplesmente pensaria este problema não é comigo;
  6. Ignoraria o pedido de solução, fazendo de conta que não viu a solicitação;
  7. Reclamaria e diria ao cliente, colaborador ou qualquer outro para esperar. Que tudo para eles é sempre urgente e não para você;
  8. Prefere modificar seus hábitos de trabalho e ao final do dia ver que assuntos não acabados estão na pasta de “acabados”, e correspondências que precisava responder estão na caixa de “respondidos”.

Se você se identificou com os números 2,3 e 8 você está no caminho do solucionador imediato, já os números1,4,5,6 e 7 você está no caminho do complicador.

Algumas dicas para evitar a procrastinação e a complicação de problemas:

  • Quando estiver em uma reunião trate um problema de cada vez e chegue a decisão final, nada de prolongar, adiar ou tentar falar de inúmeros problemas só para ter a sensação de que tem inúmeras coisas para resolver;
  • O problema chegou até você, resolva na hora e tome as suas decisões assim que dispuser de fatos necessários e consolidados para ele;
  • Use a sua criatividade e a colaboração de sua equipe para soluções eficazes e rápidas;
  • Não seja centralizador, aprenda a delegar autoridade, organizar e supervisionar;
  • Nunca critique um membro que tem o perfil solucionador, una-se a ele;
  • Limpe sua mesa de todos os papéis exceto os relacionados com o problema imediato que você tem em mãos;
  • Não esqueça, principalmente, das soluções para o seu cliente quando surgir um problema, seja com o seu produto, logística ou serviço;
  • Seja exemplo para sua equipe, departamento e organização ou terá uma legião de complicadores.

“O indivíduo que não está interessado em solucionar problemas, mas apenas complicá-los, terá as maiores dificuldades em sua vida, além de causar os maiores males aos outros, este indivíduo estará fadado ao fracasso” (Adriane Yared)

“Inove seu presente e surpreenda seu futuro”

Adriane Yared

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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