fbpx

Você é empático?

Empatia é a conexão que você gera com o outro, permitindo ouvir na íntegra, envolver-se na situação sem julgar, ajudando-o aliviar emoções, e no fim, quando cabível, um aconselhamento ou palavras de conforto.

No meu ponto de vista, confiança e segurança são fatores importantes quando abordamos relacionamentos de todas as formas; nossa vida é mais próspera à medida que a empatia é estabelecida nas relações.

Imagina que você está passando por um momento complicado e precisa desabafar. Você escolhe uma pessoa para compartilhar, no entanto, esta te corta enquanto está falando, logo aconselha o que você deve fazer, conta uma situação que aconteceu com ela que foi pior que a sua e diz no final que tudo vai ficar bem.

Eu não sei você, mas perceberia essa cena como desinteresse, impaciência e me sentiria mais cabisbaixa por não ser acolhida numa hora de desabafo. Provavelmente eu não procuraria essa pessoa novamente.

Empatia é a conexão que você gera com o outro, permitindo ouvir na íntegra, envolver-se na situação sem julgar, ajudando o outro aliviar as emoções, e no fim, quando cabível, um aconselhamento ou palavras de conforto.

O mais comum são os bloqueios de empatia quando percebemos que as pessoas nos apresentam fórmulas prontas para solucionar os nossos problemas, que até podem surtir algum efeito, mas que talvez não seja tão saudável e sustentável para aquele momento.

Um grande sinal de que você estabelece empatia nas suas relações é ouvir que as pessoas se sentem seguras e confortáveis de se abrirem e ter uma boa conversa com você.

Esse tipo de relação é benéfica para ambos, pois enquanto a conexão traz alívio e reconhecimento para um, o outro pode aprender com a experiência dividida e aprender a gerenciar melhor as próprias emoções.

A empatia é uma habilidade importante em ser desenvolvida e valorizada pelos ganhos sociais que proporciona, compartilhando um senso de propósito e respeito pelo outro, facilitando a superação contra racismo, sexismo, classismo, homofobias, etc.

Espero que com a leitura desse artigo você construa relações significativas e emocionalmente produtivas para sua vida.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa