Você é congruente?

A Congruência é vital para que cada indivíduo alcance seu propósito de vida e, naturalmente, o seu sucesso acompanhado de satisfação pessoal.

No mês de setembro, no Brasil e no mundo, órgãos da saúde e diversas instituições parceiras se uniram em uma linda campanha de valorização da vida. Somos todos convidados a pensar sobre o expressivo aumento dos índices de suicídio e tentativas de suicídio, nos conscientizando sobre os fatores que levam a este aumento como, por exemplo, casos de depressão, estresse e ansiedade, agravados por fatores externos, como o momento político-econômico que atravessamos.

Qual a importância de pensarmos sobre tudo isso em se tratando de empreendedorismo? Nossas saúdes mental e emocional estão diretamente relacionadas com nossa capacidade produtiva e com nossos resultados. Quando uma pessoa se deprime, certamente sua percepção do mundo e do futuro são comprometidas. Sem que ela consiga acreditar na sua capacidade de realização, a tendência é deixar de agir, criando um ciclo vicioso que tende a retroalimentar a depressão. Quando o número de casos se torna socialmente expressivo, o contágio social faz com que a doença afete, inclusive, os indivíduos saudáveis, por conta da onda de desesperança que os rodeia.

Mas o que tem deprimido um número cada vez maior de pessoas? Já encontrei inúmeras explicações acerca deste fenômeno. Concluo que se trata de uma somatória de fatores como pré-disposição genética, mudanças socioculturais que refletem hábitos, comportamentos e alimentação, intensificação de uma cultura de competitividade e resultados, entre outros. Eu gostaria aqui de destacar um elemento pouco discutido: a incongruência das escolhas.

Mesmo com a valorização do autoconhecimento que trouxe um grande número de pessoas para dentro dos processos de Coaching e terapia, tenho observado diversas situações de escolhas contraditórias e incongruentes com essência e anseios. Especialmente entre os jovens, encontramos metas e objetivos divergentes do estilo de vida e hábitos de cada um.

Congruência significa coincidência ou correspondência de caráter ou qualidades, conformidade, concordância, harmonia. Uma adequação, justeza ao fim a que se propõe ou se destina. Congruência é vital para que cada indivíduo alcance seu propósito de vida e, naturalmente, o seu sucesso acompanhado de satisfação pessoal.

Quando abro mão desta sinergia entre minha essência e a realidade na qual me insiro, preciso empregar cada vez mais energia na busca por resultados. Nem sempre tenho toda esta energia disponível. Por isso, muitas pessoas acabam adoecendo neste processo.

Estas observações me levam a questionar o quanto estamos verdadeiramente dispostos a viver a liberdade de sermos nós mesmos. E até que ponto, continuamos alimentando a supervalorização de algumas escolhas, em detrimento de outras, disfarçadas pelo discurso sobre autorresponsabilidade e estratégias para transformar a sua própria vida.

Você pode escolher ser e fazer o que quiser. Mas é importante que entenda que quanto mais sinergia suas escolhas tiverem com suas competências e anseios naturais, mais fluido será o seu processo de crescimento e desenvolvimento, e a tendência é que os seus resultados sejam mais naturais e espontâneos. Ao contrário, quantos mais distantes da sua natureza forem as suas escolhas, mais esforço e energia precisará despender neste processo, podendo se frustrar ao final, com a equação entre custo e benefícios.

Onde tem buscado suas motivações e referências: dentro ou fora de você?

Sheila Berna Author
⚙️ Sheila Berna
Sheila Berna é Psicóloga pela USP, Especialista em Orientação de Carreira pela USP, Master Coach pela FEBRACIS, Consultora e Palestrante. Com mais de 12 anos de experiência em atendimento individual, há 5 anos trabalha desenvolvendo lideranças e equipes. Residente do Vale do Paraíba, atuou em diferentes projetos da região assim como em São Paulo e Rio de Janeiro. Empreteca, apoia o movimento dos Empretecos do Vale do Paraíba, contribuindo para a organização de eventos relevantes ao empreendedorismo da região.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa