fbpx

Você é Causa ou Efeito?

Você deve ter realizado ações positivas e negativas ou sendo vítima das ações de outros, e num dado momento o Universo arquiteta o “acaso”. Para momentos bons e ruins o acaso está presente, mas será que realmente existe?

Você é Causa ou Efeito?

“Aquilo a que chamamos acaso não é, não pode deixar de ser, senão a causa ignorada de um efeito conhecido” Voltaire

Para momentos bons e ruins o acaso está presente, mas será que realmente existe?

Você deve ter realizado ações positivas e negativas ou sendo vítima das ações de outros, e num dado momento o Universo arquiteta o “acaso”.

Em suma, podemos pensar que o acaso é o resultado das suas atitudes em ser causa geradora da própria realidade ou efeito da ação dos outros.

Quando os resultados são positivos é tranquilo, porém se negativos produzem muitos transtornos. É importante ressaltar que nada é para sempre, há variáveis em nossas vidas que nos desafiam à busca de uma vida mais estável, confortável e que gere bem-estar.

Durante o tempo em que estamos inconscientes do nosso papel, culpamos os outros pelo cenário da vida, no entanto, quando consciente, percebemos que a nossa realidade é construída de acordo com atitudes diárias e somos responsáveis pelo futuro.

Acredito que já fomos causa e efeito, conscientes e inconscientes. O importante é agir com mais inteligência para colher os frutos da sua prática hoje. E para isso separei alguns comportamentos que são de extrema relevância:

  • Amor Próprio: Somente quando permitir viver sua essência e assumir seus defeitos, estará mais consciente do caminho a trilhar e a intenção positiva das suas ações.
  • Pare de ser Vítima! Ser Dono de Si implica em sofrer todas as consequências dos seus atos, no entanto te beneficia com aprendizados, evolução e liberdade de escolher o teu destino.
  • Seu mundo: A sua percepção do mundo está atrelado aos seus pensamentos e emoções. Ter uma visão positiva permite que os desafios, problemas e limitações sejam fontes de oportunidades para um progresso contínuo.

Imagino que observou que todos os comportamentos são internos, porque eu acredito na frase de Mahtama Gandhi:

“Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim”.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa