fbpx

Você é autônomo ou freelancer? 7 orientações de como se planejar!

As gerações estão mudando e, com elas, os comportamentos e objetivos de vida. A ideia de trabalho e carreira anda passando por uma série de modificações, mas como ficam as finanças no meio disso tudo?

As gerações estão mudando e, com elas, os comportamentos e objetivos de vida. A “segurança” e “estabilidade” que eram imprescindíveis até poucos anos atrás, hoje, continuam sendo importantes, mas não são mais o ponto principal da questão para a maioria. Sem dúvida, a ideia de trabalho e carreira anda passando por uma série de modificações, mas como ficam as finanças no meio disso tudo?

Bom, o fato é que a quantidade de pessoas que abriram seus próprios negócios, se tornaram autônomas ou passaram a trabalhar como freelancers – dentre outros modelos diferenciados – aumentou e, com isso, os ganhos variáveis se tornaram mais frequentes e são a realidade de muitas pessoas. A situação pede um pouco mais de planejamento e a educação financeira pode ajudar muito.

É claro que as orientações a seguir podem ser seguidas por qualquer pessoa, no entanto, são ainda mais específicas para quem se encaixa no perfil que descrevi acima.

* Diagnóstico financeiro. A primeira questão que cito é em relação a saber exatamente qual é a média dos seus ganhos e gastos mensais, afinal, para se traçar um bom planejamento e seguir um orçamento com ganhos variáveis, é preciso ter essa noção. Por conta disso, deve-se anotar todas as despesas e as rendas relativas a três meses (90 dias), separando as despesas em categorias, para ter uma visão micro e macro das finanças ao mesmo tempo.

* Disciplina. Para quem já decidiu ou está pretendendo seguir esse “modelo” profissional e de vida, é de extrema importância ter foco e disciplina. Tem-se mais liberdade, mas, por outro lado, a tal da estabilidade também fica comprometida, forçando uma maior responsabilidade e controle, especialmente no que diz respeito às finanças.

* Objetivos. A satisfação em ter uma vida como sempre quis pode se transformar, para algumas pessoas, em inércia, fazendo com que não saia daquele círculo vicioso para poder evoluir. Portanto, vale a pena traçar metas bem definidas e colocar prazos para a realização de cada uma, mantendo o ritmo e alcançando o resultado.

* Tempo x dinheiro. A frase “tempo é dinheiro” faz todo o sentido para as pessoas que decidem levar sua vida profissional por conta própria. A flexibilidade de horário é ótima e traz muitos benefícios, mas, se não for bem administrada, pode fazer o sonho virar pesadelo em pouco espaço de tempo e comprometendo o sucesso.

* Consumo consciente. Mais do que nunca, cada aquisição deve ser muito bem pensada e programada, especialmente se envolver parcelamento, até porque, é difícil ter certeza do montante que receberá mensalmente para quitação das dívidas feitas. Questione-se mais antes das compras e analise as vantagens do produto/serviço em questão e as motivações que levaram ao desejo do consumo.

* Prioridades. Saber priorizar é uma qualidade e tanto para auxiliar na realização dos passos anteriores. Veja o que é mais importante para você nesse momento e destine seus esforços para isso. Com o tempo, tudo vai se encaixando, se ganha experiência e confiança e a rotina pode ser retomada. Devagar e com planejamento se chega onde quer com sustentabilidade.

* Reserva financeira. Você tem que correr atrás para garantir sua própria segurança para enfrentar imprevistos e emergências. E um dos quesitos mais relevantes nessa empreitada é, sem dúvida, a formação de uma reserva financeira. Por isso, encare seriamente isso como um dos objetivos e poupe mensalmente parte do que se ganha para este “fundo”.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa