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Você cresce até onde sua inteligência emocional permite!

Você sabia que o Q.I., ou quociente de inteligência, é responsável por apenas 15% de seu sucesso profissional? E sabe o que determina a maior parte de seus êxitos (ou fracassos) no trabalho?

Você sabia que o Q.I., ou quociente de inteligência, é responsável por apenas 15% de seu sucesso profissional? Pois é o que diz uma pesquisa do Instituto Carnegie de Tecnologia (EUA).

E sabe o que determina a maior parte de seus êxitos (ou fracassos) no trabalho? A sua capacidade de se comunicar com outras pessoas. De solucionar diferentes problemas e lidar com diferentes situações. Sua capacidade de tomar decisões. A sua empatia. Resumindo, a sua inteligência emocional.

Grandes empresas já preferem candidatos com alta capacidade e inteligência emocional. Isso é relevante e diferencial. Porque a sua formação técnica e seu desenvolvimento pode ser – e muitas vezes é – similar ao de muitas pessoas. Problemas técnicos e operacionais no dia a dia, digamos assim, podem ser sanados com treinamento ou capacitação. Agora, situações de estresse, de descontrole emocional, nervos à flor da pele… é preciso muito comprometimento para desenvolver a inteligência emocional.

Conheça a si mesmo e tenha empatia

Se você tem autoconhecimento, tem consciência emocional. Com isso você consegue impactar a si mesmo e ao outro positivamente. Você passa a ter empatia e atende às necessidades do próximo. Essa capacidade de impactar o todo e gerar melhores resultados é o diferencial buscado incessantemente pelas grandes empresas.

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo, escritor, pesquisador do tema e autor do livro “Inteligência Emocional” (1996), o controle das emoções proporciona transformações significativas nos ambientes profissional e pessoal, uma vez que o indivíduo se torna mais consciente de suas responsabilidades sobre o seu bem-estar e o dos outros (!), além de usar suas habilidades para impactar positivamente seu meio.

Entenda cada emoção e use a seu favor

Com base nos estudos do cérebro e o auxílio de especialistas, a neurociência nos ajuda a compreender que o autoconhecimento nos permite crescer e ter alta performance profissional. E está claro que a as emoções afetam nossos resultados. Somos seres emotivos por natureza. O “saber como lidar” é determinante, portanto.

Todas as emoções podem agir de forma positiva ou negativa. Não existe uma emoção ruim. Você pode se beneficiar de sua ansiedade, se tiver controle sobre ela, se ela te der uma válvula de escape. Seu medo pode ser determinante na hora de superar um desafio, na força que ele pode te dar.

Ao mesmo tempo, você pode afetar seus resultados e todos ao seu redor com sua raiva, estresse e estado eufórico que facilmente se perdem os detalhes. Ter consciência, canalizar, “ouvir” e usar a emoção de forma consciente a seu favor é imprescindível, portanto.

Não existe plano de carreira ou o próprio negócio que resista à falta de inteligência emocional. Ela transita nos pontos mais importantes da vida pessoal e vida profissional.

Empreender, ter ideias inovadoras, conquistar pessoas, montar um time, delegar funções, liderar e lidar com conflitos, além de alcançar melhores resultados em prol da organização.

Tudo isso é uma questão de inteligência.

Katia Gaspar Author
Katia Gaspar é Coach, Mentora e Supervisora com foco no desenvolvimento na Competências Empreendedoras através dos conceitos da neurociência. Capacitando profissionais a encontrar soluções para seus negócios. Conduz processos de desenvolvimento profissional e organizacional junto a empresários, executivos e profissionais liberais. Voluntária da Ashoka, organização mundial que promove a cultura empreendedora e inovação social. Diretora Institucional na Internacional Coaching Federation. Fundadora da 3E – Educar o Espírito Empreendedor.
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