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Você confia e merece a confiança que depositam em você?

Ao observarmos pessoas ou empresas bem-sucedidas, equipes colaborativas, times engajados, clientes fidelizados, percebemos que há um ponto em comum em todas elas: a confiança. Então o que fazer para merecer essa confiança?

Você confia e merece a confiança que depositam em você?

Você confia e merece a confiança que depositam em você?

Ao observarmos pessoas ou empresas bem-sucedidas, equipes colaborativas, times engajados, fidelização de clientes, credibilidade gerada, avanço em um empreendimento, a tomada de iniciativa para empreender e tantas outras ações correlatas, percebemos que há de fato um ponto em comum em todas elas: a confiança.

Em meu trabalho, apoio pessoas no aprimoramento das suas competências de comunicação nas mais diversas situações da vida. Por exemplo: liderança, participação, reuniões, negociações, palestras, aulas, discursos, entrevistas. Além disso, nas demais situações que os profissionais precisam se expor, defender uma causa, estabelecer metas, motivar, inspirar, influenciar e ensinar pessoas. E, de fato, a confiança sempre foi um tema diretamente relacionado a esse processo de autoconhecimento e de conexão.

Confiança pode ser subdimensionada em três vertentes principais: a primeira é a confiança que tenho em mim mesmo, a segunda, a confiança que tenho em alguém e a terceira é a confiança que recebo.

Ampliando essa visão, então podemos compreender que esse conceito vale para uma empresa, um departamento, uma associação, um time esportivo, uma família ou um profissional.

A AUTOCONFIANÇA

No primeiro nível, a autoconfiança tem a ver como uma pessoa se enxerga em um espelho. A percepção das suas próprias características, das suas qualidades e habilidades já desenvolvidas. Além disso, a sua aparência, o seu jeito de ser, os seus comportamentos, as suas reações diante dos estímulos diversos. Os seus valores dos quais não abre mão e os utiliza para fazer as suas escolhas e tomar as suas decisões. Quanto maior a confiança em si, maior é a coragem para empreender, agir, levantar uma bandeira e defender um ponto de vista. Ter iniciativa e ser uma pessoa proativa, ativa, corajosa. Tem, acima de tudo, a ver com atitudes e comportamentos em um movimento que flui de dentro para fora.

Algumas frases ou atitudes que demonstram a confiança em si mesmo, a saber:
  • Eu posso, sou capaz e estou preparado para enfrentar esse desafio;
  • Confio em mim e nas minhas capacidades;
  • Acredito que posso tanto quanto uma pessoa de sucesso pode;
  • Sou verdadeiro, autêntico e respeito minha palavra dada como um dos bens mais preciosos que possuo;
  • Assumo a responsabilidade por meus atos e minhas crenças;
  • Eu me perdoo das minhas falhas e dos meus erros que me fizeram avançar e vislumbrar novas possibilidades de acertos;
  • Eu reconheço em mim a humildade. Entretanto, isso não significa ter uma atitude subserviente e tampouco arrogante. Mas conhecer e reconhecer meu espaço e os meus limites;
  • Assumo as consequências das minhas ações, decisões e escolhas e não me faço de vítima nem culpo alguém ou circunstâncias externas pelos meus fracassos;
  • Sou verdadeiro, leal, íntegro, tenho uma linha de conduta lastreada nos meus valores fundamentais e faço todo o esforço para ser congruente a esses valores;
  • Sou consciente de que nem sempre estou consciente e me esforço para a maior parte do tempo saber exatamente o que estou pensando e sentindo;
  • Tenho clareza do meu propósito de vida, que funciona como uma bússola que aponta sempre na mesma direção. Não impedindo que eu faça escolhas diferentes em conformidade com a minha vontade;
Ainda outros exemplos, a saber:
  • Vivo em sociedade, portanto tenho consciência da importância da interdependência. Contudo, tomo as minhas decisões e faço as minhas escolhas sem a necessidade de agradar ou me submeter aos desejos e vontade de outros. A não ser que me seja conveniente;
  • Colaboro, contribuo, reconheço a importância de fazer minha parte em trabalhos voluntários. Ajudar outras pessoas, cuidar do planeta, do meio ambiente, e ter uma postura prestadia, servindo a outra pessoas;
  • Reconheço e acredito na existência de um ser superior, que chamo Deus. Sinto uma profunda gratidão pela graça da vida como uma dádiva para eu viver e realizar o que minha inteligência e consciência me permite conceber;
  • Procuro viver o momento presente como um presente precioso que me foi concedido. Sem lamentar decisões do passado, certas ou erradas. Nem projeto minha vida para viver feliz no futuro, dependendo de atingir certas metas ou estágios de evolução. Tenho consciência de que a vida acontece agora, neste exato momento no qual você está lendo essas palavras.

A CONFIANÇA QUE DEPOSITO NAS OUTRAS PESSOAS

No segundo nível, não menos importante, vem a confiança que deposito nas outras pessoas, nas circunstâncias, na capacidade alheia e nas forças que não estão sob o meu poder e a elas me submeto. Confiar estreita vínculos e gera relacionamentos profundos e duradouros, além de unir, integrar, aproximar, criar conexões em qualquer âmbito.

Algumas frases que mostram a minha confiança em outras pessoas, a saber:
  • Acredito no que você está me dizendo, no valor da sua palavra dada, que cumprirá a promessa está fazendo;
  • Eu penso que você é uma pessoa sincera: sinto que diz a verdade;
  • Aceito que outros possam errar e assim, como qualquer pessoa, todos cometem erros e não cabe a mim julgar, nem avaliar tal como um juiz;
  • Aceito as diferenças das pessoas, entendendo que cada um tem um jeito diferente de pensar, fruto da sua origem, cultura, educação, tradições, crenças e valores. E evito julgá-las com as minhas próprias percepções de mundo, por isso são merecedoras, em princípio, da minha confiança;
  • Acredito que as empresas que definem os seus valores esforçam-se para viver em congruência com as suas escolhas;
  • Acredito que líderes tem uma grande responsabilidade com as pessoas sob o seu comando;
  • Eu acredito no poder de um grupo, de uma equipe, de um time. Que a força de várias cabeças pode encontrar soluções mais rapidamente e melhores do que de uma só pessoa;
  • Penso que as pessoas são boas e generosas em princípio, e quando tem a oportunidade, agem em conformidade com essa bondade e generosidade.

A CONFIANÇA RECEBIDA

A terceira etapa da confiança é a confiança recebida, consequência da confiança concedida. Quanto mais confio, então mais tendo a ser confiável. E mais abro espaço para criar uma sintonia e uma frequência na qual passo a ser percebido nesse mesmo nível de vibração. Viver sendo reconhecido e percebido como alguém que merece a nossa confiança é um mérito que pode ser conquistado. Como a própria natureza nos mostra: Colhemos o que plantamos.

Algumas frases que evidenciam essa confiança recebida, a saber:
  • Sou feliz por reconhecer em mim uma pessoa verdadeira e honesta;
  • Acredito que você acredita que essa é a melhor alternativa para esse momento e nesse contexto;
  • Meus argumentos são aceitos: sou considerado quando falo e sou percebido como uma pessoa séria e crível, e por essas características sou admirado;
  • Os outros pensam que eu sou leal, grato, responsável, trabalhador, esforçado e isso me deixa em paz comigo mesmo;
  • Sou reconhecido como um profissional competente, proativo, responsável e que entrega mais do que promete e cumpre o que prometeu.
A confiança é o elo que assegura a continuidade de um relacionamento.

Ela gera negócios, cria parcerias, forma vínculos, provoca bons resultados em negócios. Além disso, amplia a possibilidade de se ter créditos de qualquer espécie e move o mundo.

A confiança é um dos principais recursos intrinsecamente vinculados ao processo da comunicação. A pessoa pode até falar bem, com boa voz, com variações de voz, interpretar com excelente dicção, eloquência e alto nível de intelectualidade, mas se desprovida de confiança, de nada vale. Ao contrário, pessoas que nem sequer falam bem, cometem erros de português e tem uma forma simples de falar, através do seu caráter e confiança, mostram o tipo de pessoa que são, a sua essência, a sua superioridade espiritual e assim a sua congruência entre o que fala e faz.

Na empresa, o profissional de RH é o responsável por atrair e cuidar o principal recurso de uma organização, que são as pessoas. Sem dúvida, a confiança merece um papel de destaque em todas as relações e atividades sob a sua responsabilidade. Desde o momento em que está selecionando alguém para fazer parte do time, os cuidados com os colaboradores, preservando a sua saúde, o seu crescimento profissional, a sua ascensão, a sua jornada profissional, até o momento em que esse colaborador deixa a empresa.

Confiar não significa ingenuidade, infantilidade, nem irresponsabilidade, nem aceitação conivente com algo que fira os seus valores ou você não concorda por quaisquer que sejam as razões. Mas estar aberto a aceitar as pessoas como são e não do jeito que gostaria que fossem.

Acreditar nas outras pessoas é aceitar, em princípio, que estão falando a verdade, sendo sinceras, coerentes, também te respeitando do jeito que você é. A confiança nas outras pessoas inspira a que também confiem em você e te julgam merecedor de receber de volta o que inspirou.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância da confiança? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

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Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 33 anos de história formou mais de 100.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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