fbpx

Visão Arquetípica

Quando crianças somos cheios de sonhos, respondemos perguntas sobre o que queremos ser quando crescer. Mas você sabe o que você quer ser quando envelhecer?

O que você quer ser quando envelhecer?

O que você quer ser quando envelhecer?

Quando crianças somos cheios de sonhos, respondemos às perguntas dos familiares o que queremos ser quando crescer, mas a pergunta acima, dificilmente pensamos e realizamos. Talvez, já tenha idealizado pelo menos o que gostaria de realizar na sua vida pessoal e vida profissional, contudo conseguiu realizar?

A principal causa é não planejar, mas antes, será que foi específico no que estava idealizando? E então, você estava focado no ter ou ser?

A visão arquetípica é uma teria criada pelo psicólogo David McClelland. Ele considera que a visão de futuro está além do objetivo traçado. Ela está associada ao propósito e significado que aquele objetivo impacta para a pessoa, pois isso será a motivação e engajamento na causa.

Nessa construção de futuro a longo prazo será o caminho para uma jornada de maestria de si e resultados, no qual deve ser assim projetado e planejado hoje. Abaixo, vou mencionar alguns exemplos de Visão arquetípica projetada daqui 20 anos, a saber:

1. Vida Pessoal – Até 55 anos

  • Finalizar o mestrado em Administração
  • Poupar 1 milhão de reais
  • Ter todos os finais de semanas livres

2. Vida Familiar – Até 55 anos

  • Constituir uma família com dois filhos
  • Ser uma mãe/pai presente na rotina dos filhos
  • Ter uma casa com área de lazer para a família

3. Vida Profissional – Até 55 anos

  • Ser um(a) diretor(a) executivo(a) de uma grande empresa
  • Ganhar acima de R$ 25 mil/mês
  • Receber prêmio por mérito por desempenho e alcance de metas

4. Lazer e Saúde – Até 55 anos

  • Praticar ciclismo 3x na semana
  • Possuir até 25% de gordura corporal
  • Viajar com a família 2x por ano

Acima mencionei pilares essenciais, entretanto, você pode customizar conforme seus projetos e, lembre-se, cada objetivo está fundamentado no propósito da sua vida.

Para dar uma entusiasmada na sua construção de visão arquetípica, pense, quais são os impactos da realização, conforme a seguir:

1. Impacto psicológico

2. Impacto emocional

3. Impacto familiar

4. Impacto financeiro

Então já pensou: O que você quer ser quando envelhecer?

“A melhor maneira de prever o futuro, é cria-lo” (Peter Drucker)

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Grande abraço,

Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/

Confira também: Você é um Original?

 

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa