Anúncios

Verás que um filho teu não foge à luta!

Olimpíadas é isso… muitas histórias de superação dos atletas, gente como a gente, com histórias e realidades diferentes. Imagine você com 90 anos, lendo o livro da sua própria história… Já parou para pensar qual história gostaria de ler?

Olimpíadas é isso… Considerado o maior evento esportivo do planeta e que tem como o objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Não tem como negar que incorporado à competição vem de “brinde” um turbilhão de emoções através das lições de vida que somente o esporte proporciona a todos nós e que agradecemos, pois temos muito que aprender!

E são muitas as histórias de superação que vamos presenciando dos atletas, gente como a gente, com histórias e realidades diferentes, alguns com o foco na tão sonhada medalha olímpica, outros apenas em superar os seus próprios limites. Atletas que escrevem a história do esporte mundial e consequentemente as suas próprias histórias. Agora imagine você com 90 anos, lendo o livro da sua própria história… Já parou para pensar qual história você gostaria de ler?

Vocês devem ter visto que para Diego Hypólito não foi nada fácil conseguir a sua medalha nos Jogos Olímpicos. Ele teve que cair duas vezes em duas Olimpíadas consecutivas. Passou por diversas lesões, foi desacreditado e tachado de velho para ginástica artística e a soma de tudo isso acarretou em uma grande depressão. Foi então que todo o seu esforço foi reconhecido, e ele, na sua terceira vez, foi recompensado e tornou-se vice-campeão olímpico. Outra conquista super comemorada foi a da judoca Rafaela Silva, que passou por grande decepção nas Olimpíadas de Londres, foi criticada, humilhada, sofreu preconceito, contudo passou a treinar ainda mais forte e reescreveu sua história. Vinda de família humilde, comunidade carente, deu seus primeiros golpes através de um projeto de inclusão social. Rafaela é lutadora nos tatames e na vida e se consagrou aqui, ao lado da sua casa, com a vitória do primeiro lugar. Mais um grande exemplo é o campeão Thiago Braz da Silva que foi ouro no salto com vara e é o novo recordista olímpico. Sua história não é muito diferente, foi abandonado pelos pais quando muito pequeno, ficou dias com uma mochila nas costas esperando eles voltarem, porém isso não destruiu seu futuro, pelo contrário, se tornou mais um exemplo de dedicação, força de vontade e superação. E assim como Isaquias na canoagem, Robson no boxe e tantos outros atletas com suas histórias e vitórias que compartilhamos nesses dias intensos do esporte.

Seja qual for a dificuldade que nos deparamos na vida, por pior que seja a situação, temos que prestar atenção em nossos pensamentos. Nossa cabeça acaba sendo o maior problema quando deixamos de acreditar em nós mesmos por causa dos medos, dos fracassos que se transformam em fantasmas e que teimam em nos atormentar. Podemos nos tornar o nosso maior adversário com os nossos pensamentos, que fazem com que o poder de reagir fique nulo e então só enxergamos as dificuldades diante dos olhos, nossos sentimentos ficam fixos no negativismo e ficamos presos na nossa própria angústia sem perceber as alternativas e oportunidades que a vida proporciona. Pensar estrategicamente e com inteligência faz com que sua ação seja em direção ao objetivo traçado e que nada, nenhum obstáculo, independentemente do tamanho que tenha, faça você desistir de lutar e dar o seu melhor.

Bernardinho, técnico de vôlei masculino, diz que pra tudo há um preço a ser pago, e que conquistar a excelência exige que você saia da zona de conforto, descobrir o seu imenso potencial de contribuição e encarar cada dia como uma oportunidade de dar o melhor de si mesmo. Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações. Força de vontade, determinação, paixão, 100% de dedicação… A essência do sucesso é a preparação! Para se conquistar alguma coisa é preciso trabalhar e suar muito, com uma dedicação que não raro exige sacrifícios, e tentar esticar a corda até o limite que cada um imagina ser o seu. O potencial das pessoas vai muito além daquele em que elas próprias acreditam. E podemos ver isso em quadra, onde mais uma vez Bernardinho, juntamente com seus atletas, conseguiram transformar o suor em ouro.

Para John Wooden, considerado o treinador esportista do século, o importante não é a vitória em si, mas sim todo o esforço empregado para obtê-la. O sucesso não era medido em vitórias, placar ou campeonatos, pelo contrário, segundo ele o sucesso é a certeza de que você fez o seu melhor e por isso, ela está ao alcance de todos. Para ele, sucesso é: “A paz de espírito obtida somente através da satisfação própria em saber que você se esforçou para fazer o seu melhor do que você é capaz”. E completava: “Nunca tente ser melhor do que os outros. Aprenda com os outros, mas tente ser melhor do que você próprio, pois isso está sob o seu controle e, caso contrário, irá desfavoravelmente afetar as coisas sobre as quais não tem controle”.

As palavras de Hypólito nos motiva: “Eu não consigo acreditar que isso é real. Isso mostra para qualquer pessoa que, se você acreditar nos seus sonhos, é possível alcançá-los. Eu tive uma Olimpíada em que caí de bunda. Outra em que, literalmente, eu caí de cara. E na terceira Olimpíada, eu caí de pé. Eu nem sou tão bom quanto era nas outras Olimpíadas, e eu consegui uma medalha. É inexplicável, uma sensação maravilhosa”.

Portanto acredite: Não há nada tão poderoso quanto você! Encontre as respostas dentro de você, equilíbrio entre corpo e alma, desafie você ser melhor hoje mais do que ontem. Faça algo por você hoje. Nós não sabemos quem somos até vermos o que podemos fazer. Não pense em desistir, o medo deve ser enfrentado, continue. Transforme seus sonhos em objetivos e então as pessoas irão te reconhecer por tudo o que você lutou. Quando você sabe o que quer pode vencer os obstáculos que estão dentro e fora de você. Torne-se quem você sonhou um dia.

Parabéns a todos os atletas que abdicaram de tantas coisas para estarem ali, nos ensinando com seus exemplos de superação, garra, determinação e acima de tudo, que vale a pena ter sonhos e lutar para que eles se transformem em realidade, não como um passe de mágica, mas trabalhando duro, dando o seu melhor, sem fugir a luta.

Grazi Paim Author
Grazi Paim é administradora, formada pela ESAG na Universidade do Estado de Santa Catarina, Coach de Excelência com especialização nos módulos: Coaching de Excelência Avançado I e II, Executivo, Empresarial, Esporte, Competência Emocional e Alto Rendimento Esportivo e Corporativo realizados pela Academia Emocional – São Paulo/SP. Possui especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina e possui mais de dez anos de experiência como funcionária pública na Saúde do Estado de Santa Catarina. É coach fundadora e Diretora Executiva da Grazi Paim Coaching e idealizadora do “Método Emagreça Pensando”. Atualmente graduando Nutrição.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa