Ver a vida com os olhos de Albert Einstein (parte I)

Você sabia que a popularidade de Albert Einstein não tem a ver apenas com seu conhecimento científico, mas também com sua maneira particular de ver a vida?

Quem diria, ele aqui de novo! Mas não me canso de ler e descobrir aspectos diferentes sobre a personalidade de Albert Einstein e por isto neste artigo tem um breve resumo sobre sua vida e depois deixo algumas reflexões. Lembrem-se, temos a Parte II.

O físico alemão Albert Einstein foi um dos maiores cientistas da história da humanidade. Autor da Teoria da Relatividade, Einstein ganhou, em 1921, o Prêmio Nobel de Física pelo estudo que fundamentou a teoria quântica. Einstein revolucionou o mundo científico com a Teoria da Relatividade, cujos estudos iniciais foram apresentados, em 1905, aos 26 anos de idade.

Einstein, em seus estudos, concluiu que não havia distinção entre matéria e energia, as quais possuíam massas equivalentes. A equação E=mc² é considerada como o marco da evolução da energia atômica.

Filho dos judeus Hermann Einstein e Pauline Koch, Albert Einstein nasceu, no dia 14 de março de 1879, em Ulm, cidade alemã onde os pais fixaram residência após o casamento, em 1876. Naquela época, o pai do futuro cientista trabalhava com o comércio de penas para a fabricação de colchões.

A família mudou-se para Munique, em 1880, quando Einstein completou um ano de idade. Aprendeu a tocar violino quando tinha apenas seis anos de idade. Até o fim da vida, o violino foi seu hobby. O pai e o tio de Einstein, Jacob, fundaram, em 1885, um novo negócio. Passaram a trabalhar com a venda de material elétrico.

Albert Einstein foi provavelmente o cientista mais importante do século XX. Suas descobertas foram um salto para a ciência, e seu nome e imagens são conhecidas em todo o mundo.

Mas sua popularidade não tem a ver apenas com seu conhecimento científico. Além disso, com sua maneira particular de ver a vida.

Além de seu conhecimento “duro”, ele tem sido um grande pensador, com ideias brilhantes e muitas vezes revolucionárias para o seu tempo.

Porque um verdadeiro gênio não é apenas aquele que tem a capacidade de fazer descobertas científicas, mas que também pode entender o mundo ao seu redor.

Essas ideias de Einstein vão fazer você pensar as coisas mais naturais de uma perspectiva completamente nova.

Sobre o assunto que o deixou famoso, a relatividade

“Quando um homem se senta com uma garota bonita por uma hora, parece que foi por um minuto. Mas deixe-o sentar em um fogão quente por um minuto – e será (um tempo) maior do que qualquer hora. Isso é a relatividade”.

Sobre o aprendizado

“Muitos professores perdem o seu tempo fazendo perguntas com a intenção de descobrir o que um aluno não sabe, ao passo que a verdadeira arte das perguntas é descobrir o que o aluno sabe ou pode saber”.

Sobre o entendimento do mundo

“O mistério eterno do mundo é a sua compreensibilidade… O fato de que ele é compreensível é um milagre”.

Sobre a fama e o trabalho

“A única forma de escapar do corruptível efeito dos elogios é continuar trabalhando”.

Sobre o tempo

“Pessoas como nós, que acreditam na física, sabem que a distinção feita entre passado, presente e futuro é nada mais do que uma persistente e teimosa ilusão”.

Sobre a maldade humana

“É mais fácil alterar as propriedades do plutônio do que alterar o espírito malvado do homem”.

Sobre seu visual característico

“Se eu começasse a cuidar da minha aparência, eu não seria mais eu mesmo”.

Espero que estejam gostando de conhecer este outro lado de Albert Einstein. Cada vez que me deparo com suas obras, mais me encanto e tenho vontade de dividir com vocês, meus leitores.

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e sócia da Fitoy, empresa de consultoria que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa