fbpx

Vamos refazer o planejamento tributário?

Como evitar o excesso de tributação da sua empresa? O planejamento tributário é uma forma lícita de diminuir o pagamento de tributos preventivamente.

planejamento tributário

Vamos refazer o planejamento tributário?

Em artigos anteriores esclarecemos os regimes tributários vigentes no Brasil, que são o Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional. Saber qual o melhor regime aplicável à sua empresa é a uma das melhores formas de realizar o seu planejamento tributário.

Como já dissemos, o planejamento tributário é uma forma lícita de diminuir o pagamento de tributos preventivamente. Isto se dá pela análise da legislação tributária, visando definir qual o melhor regime, evitando o mau enquadramento e, portanto, o excesso de tributação.

Para saber qual o melhor regime aplicável à sua empresa, é preciso fazer uma análise dos serviços prestados e/ou produtos vendidos, das suas receitas e das suas despesas.

Assim, dentro da lei, não precisamos pagar mais tributos que o devido. Como o pagamento de tributos envolvem valores que podem variar de ano a ano, é sempre bom refazer seu planejamento caso no ano anterior tenha ocorrido uma mudança significativa nos valores ou porque você prevê que grandes alterações irão ocorrer no próximo e/ou corrente ano.

Um bom planejamento tributário requer uma boa contabilidade. Se a empresa tiver uma contabilidade bem estruturada, as informações geradas serão consistentes e o resultado eficiente.

Muitas empresas optam por não contratar um advogado, e infelizmente, em breve, possivelmente enfrentarão problemas contratuais, trabalhistas e o excesso de pagamento de tributos, que não foram evitados no início.

Vale destacar que todos os regimes tributários têm suas vantagens e desvantagens, por isso uma análise para avaliar se o regime em que você se enquadra é o melhor deve ser feita, de preferência, anualmente.

Um exemplo disso é o Simples Nacional. Muito se fala sobre a simplificação das obrigações acessórias e a redução dos encargos tributários, mas nem sempre ele é a melhor opção. A melhor opção é obtida com a análise das informações da empresa, e isso deve ser feito caso a caso.

Se você desconhece completamente o assunto, procure um advogado e uma assessoria contábil, conforme recomendamos em outros artigos. Com certeza os resultados serão bem melhores.

Não se preocupe em conhecer profundamente o assunto. Você não necessariamente precisa ter estas habilidades. O que importa é estar preparado e com disposição de assumir desafios ou riscos calculados e responder pessoalmente por eles.

Essa sim é uma das habilidades de um Empreendedor.

Se você tem alguma dúvida, mande para nós!

Até o próximo encontro!

Mária Pereira Martins de Carvalho
https://www.pnst.com.br/profile/maria-pereira-martins-de-carvalho

Confira também: Você sabe o que é ganho de capital?

 

Mária Pereira Martins de Carvalho é advogada formada pela Universidade Mackenzie, contadora formada pela FECAP e especialista em direito tributário e econômico alemão (LLM) pela Ruhr Universität. Atua há mais de 16 anos na área tributária como consultora, com foco na elaboração de planejamento tributário. Possui vasta experiência em consultoria empresarial para empresas nacionais e internacionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...