fbpx

Vamos falar sobre stress?

Qual a importância de conhecermos os efeitos do stress em nosso organismo? Mas afinal, o que é o stress e como lidar com ele?

Stress

Vamos falar sobre stress?
Por Juliana Sé e André Ferraz

Nos últimos artigos, falamos sobre resiliência e as qualidades das nossas emoções. Neste, vamos abordar a importância de conhecermos os efeitos do stress em nosso organismo. Primeiro, para podermos cuidar de nós mesmos. Segundo, para termos consciência, como profissionais, de como o stress pode estar prejudicando nossos clientes, principalmente neste momento de crise.

Temos recebido de nossos clientes e participantes nos cursos queixas de como têm se sentido “estressados”. Mas afinal, o que é o stress e como lidar com ele?

Vamos entender que o stress não é ruim, mas passa a ser um problema quando o indivíduo não tem a competência de autorregulação bem desenvolvida.

A autorregulação é uma gestão de estados ou respostas internos em relação a pensamentos, emoções, atenção e desempenho. Permite que o indivíduo aja em seu melhor interesse a longo prazo, consistente com seus valores mais profundos. Refere-se ao exercício de controle sobre si mesmo, por si mesmo.

A primeira fase do desenvolvimento da autorregulação é o autoconhecimento. Sem o autoconhecimento dificilmente desenvolvemos autoconsciência e percebemos pensamentos, sentimentos e emoções. É muito comum, sem autoconhecimento, as pessoas não se responsabilizarem por seus comportamentos, que acabam reativos do que responsivos

De acordo com o modelo de Goleman abaixo, é possível entender melhor esse processo.

Vamos falar sobre stress?

Fig.1 – O autodomínio requer autoconsciência mais autorregulação (Goleman 2011). Através do autodomínio podemos acessar estados de alta performance e fluxo na vida pessoal e profissional. Além disso, podemos melhorar os relacionamentos e conseguir impactar positivamente a vida de outras pessoas.

Como disse anteriormente, o stress não é ruim. Sem ele, teríamos uma vida com tédio e baixos resultados e, olhando a evolução humana, provavelmente não estaríamos aqui. O stress bem regulado nos dá oportunidade de entrar em uma zona ótima de performance e assim obter melhores resultados. Porém, se passarmos deste “ponto ótimo”, entramos na faixa do stress negativo, que pode causar doenças e a queda drástica de nossa performance e resultados na vida.

Aprendemos que práticas de técnicas de autorregulação, assim como hábitos saudáveis (boa alimentação, hidratação, exercícios físicos e qualidade de sono) são fundamentais para regeneração do nosso corpo e equilíbrio dos níveis de stress. Lembrando que, em stress, nosso corpo libera uma série de substâncias, hormônios como o cortisol, que, em excesso, podem causar problemas para nossa saúde.

Outro aspecto que pode interferir nos nossos níveis de stress é como lidamos com nossos pensamentos e emoções, por isso a importância do autoconhecimento e autorregulação.

Veja abaixo a relação de stress e desempenho:

Vamos falar sobre stress?

Fig.2. A relação entre stress e desempenho, captada na lei de Yerkes-Dodson, mostra que o tédio e a ociosidade disparam muito pouco dos hormônios de stress secretados pelo eixo hipotálamo pituitária adrenal (HPA) que incluem a produção de cortisol no córtex adrenal – e o desempenho fica para trás. Conforme ficamos mais motivados e empenhado, o “bom stress” leva-nos à zona ótima na qual temos o melhor nível de desempenho. Se os desafios ficarem grandes demais e ficarmos esgotados, entremos na zona de exaustão, onde os níveis de hormônios de stress ficam altos demais e dificultam o desempenho.

Quando as exigências se tornam grandes demais, seja pela demanda ou pela nossa interpretação (como a incapacidade/impossibilidade de lidarmos com elas), entramos na zona ruim do stress. Nesse momento, além da queda no desempenho, podemos ficar mais suscetíveis a doenças crônicas e infeccionas, pois níveis elevados dos hormônios do stress deixam a função neuroendrócrina desequilibrada, baixando nosso sistema imunológico.

O gráfico a seguir, compara o impacto de um episódio de cinco minutos de raiva lembrada com uma experiência de cinco minutos de cuidado (no sentido de “cuidar”) sobre o anticorpo imunológico IgA secretor num período de seis horas. Quando os sujeitos se recordaram durante cinco minutos de uma sensação de raiva, um ligeiro aumento inicial do IgA foi sucedido por uma drástica queda, que persistiu nas seis horas seguidas (traço vermelho). Em contrapartida, quando os sujeitos usaram uma técnica de autorregulação do HeartMath e se concentraram em sentir um sincero cuidado durante cinco minutos, houve um significativo aumento do IgA, que voltou à linha de base uma hora depois e então aumentou ligeiramente pelas horas seguintes (traço azul).

Cuidado e Imunidade

Vamos falar sobre stress?

Este experimento, conduzido pelo Instituto HeartMath, além de comprovar o impacto do stress em nosso sistema imunológico, revela que, muitas vezes o stress é gerado não pelas situações em si, mas pelo que pensamos sobre elas e pela nossa capacidade de lidar com elas.

Com essas informações, espero ter trazido luz a uma questão importante nos dias de hoje. O stress, muitas vezes rotulado como grande vilão da atualidade é, na verdade, um aliado. Precisamos apenas saber como gerenciá-lo.

Experimente encaixar na sua rotina as atividades que geram prazer e sentimentos regeneradores. Práticas de autorregulação, como as desenvolvidas pelo HeartMath, ou meditação, yoga, podem ser grandes aliadas no equilíbrio fisiológico, permitindo uma melhor gestão de pensamentos e comportamentos. Dessa forma, podemos criar, conscientemente, uma relação mais saudável e harmoniosa, com a gente mesmo e com as pessoas à nossa volta.

Até a próxima!

(*) Juliana Sé é Coach Pessoal e Profissional e apaixonada por pessoas, trabalha há mais de 20 anos com o desenvolvimento humano através do esporte, atuando como instrutora de paraquedismo no Brasil, Europa e Estados Unidos. Treinadora Comportamental, Master Practitioner e Trainer em PNL, Psicóloga em formação, hoje é sócia da Ferraz Consultoria onde desenvolve programas de treinamento e desenvolvimento humano usando a experiência no esporte como metáfora de trabalho em equipe, resiliência e alta performance em situações de estresse. Atualmente, se dedica aos treinamentos de Resiliência HeartMath®,  Liderança Consciente, Saúde nas Organizações e ao seu time de paraquedismo,  campeão brasileiro da modalidade. Instrutora Certificada HeartMath® 

(*) André Ferraz é psicólogo com especialização em medicina comportamental pela UNIFESP e aprimoramento em Terapia Cognitivo Comportamental pelo HC-SP, fundou a Ferraz Consultoria para viver sua missão pessoal: gerar impacto positivo na vida das pessoas e contribuir com um mundo melhor. Coach Pessoal, Profissional e Executivo, Treinador Comportamental, Master Practitioner e Trainer em PNL, também é certificado pela IPCS em avaliação de estresse na empresa. Se dedica a desenvolver a cultura positiva nas organizações, promovendo bem estar, alta performance, resiliência, prevenindo burnout, e minimizando sintomas de estresse. André é apaixonado pelo paraquedismo e liderou o atual time campeão brasileiro a conquistar o topo do pódio por 15 anos. Além disso, atua como coach de diversas outras equipes, em eventos nacionais e internacionais. Hoje, leva a tecnologia HeartMath® a atletas de várias modalidades através da Psicologia da Alta Performance. Instrutor Certificado HeartMath®

Juliana Sé e André Ferraz
https://www.linkedin.com/in/julianase/
https://www.linkedin.com/in/ferrazcoaching/

Confira também: Resiliência para um mundo mais Heart

 

Roberta Moreira Lima é publicitária, idealizadora e orquestradora da RESERVA DE IDEIAS Marketing Consciente, organização em rede que há quase 20 anos atua com o propósito de contribuir para uma nova consciência nos negócios. Formada em Propaganda pela FAAP e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Obstinada em promover um mundo melhor para todos, é certificada em Capitalismo Consciente, Coach pelo ICI – International Coaching Institute, Master Practioner em PNL, pela SBPNL e Terapeuta Vibracional, pelo Método Barbara Brenan (no Brasil, pelo Atelie de Luz). Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso em Amor. Instrutora Certificada HeartMath®
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa