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Upskilling ou Reskilling: Qual a melhor opção?

Você já ouviu falar de Upskilling e Reskilling? Entenda o que são esses dois conceitos e por que eles são muito importantes para o seu desenvolvimento profissional.

Upskilling ou Reskilling: Qual a melhor opção? Entenda por que estes conceitos são, de fato, importantes para seu desenvolvimento profissional

Upskilling ou Reskilling: Qual a melhor opção?

Amigos leitores, aqui estamos em mais uma postagem com conteúdo relevante para lideranças, gestores e empreendedores de todo tipo. Desta vez, a inspiração nasceu de um estudo da Fundação Dom Cabral, publicado no blog “Seja Relevante”, mantido por aquela Fundação.

Essencialmente, o objetivo é debater as oportunidades de aplicação de dois conceitos para o desenvolvimento de competências dos colaboradores: upskilling ou reskilling. Dessa forma, consegue-se alcançar melhor resultados, minimizando a perda de talentos e, tão importante quanto, melhorando os processos de transição de carreira.

O estudo da Fundação Don Cabral define esses conceitos da seguinte forma:

Upskilling significa proporcionar ao colaborador o aprendizado de adequado conjunto de competências adicionais para estar mais bem equipado para o trabalho que desenvolve. O reskilling refere-se objetivamente a uma requalificação, o que pode ser interpretado de muitas formas, que vão desde a busca por reter talentos até o aproveitamento de colaboradores acima de certa idade, ou mesmo de funcionários de qualquer idade que ocupem posições cujas demandas estão em fase de obsolescência”.

De acordo com o estudo publicado pelo “Seja Relevante” (clique aqui para ler a publicação completa), o conceito de reskilling surgiu em debates promovidos no Fórum Econômico Mundial. Considerando a preocupação de serem reintroduzidos na economia os profissionais que estão alocados em tarefas cada vez mais obsoletas.

Quanto ao conceito de upskilling, ele nasceu do esforço em manter os profissionais atualizados em suas próprias carreiras. Ampliando competências e preparando-os para novas demandas, em grande parte associadas com o desenvolvimento tecnológico.

Para exemplificar o quanto o ambiente empresarial exige que esses dois conceitos andem juntos na agenda do desenvolvimento de profissionais, é dado o exemplo do vendedor e do caixa de banco:

  • Um profissional que há tempos trabalha com vendas, área que muda muito rápido dados seus processos envolverem crescente uso de tecnologias, precisa fazer upskilling para então continuar sendo um bom vendedor.
  • Entretanto, para o caixa de um banco, atividade que tem sofrido muitas transformações e está em obsolescência, cabe o reskilling, sendo aproveitado em outras funções alinhadas à gestão de contas e atendimento, por exemplo.

Para conhecer mais detalhes sobre esse assunto, recomendamos a leitura completa daquela postagem, incluindo entrevista com Selma Rodrigues, gerente executiva de Desenvolvimento de Portfólio da Fundação Dom Cabral. Esse assunto é complexo e merece muita atenção pelas empresas, lembrando que a rotatividade de talentos é bastante negativa para qualquer negócio. E você, já havia tido acesso a esses dois termos: upskilling e reskilling? Como coach, mentor ou mesmo consultor de negócios, de que forma avalia o posicionamento das empresas diante desse desafio?

Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse o site www.mariodivo.com.br.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Upskilling ou Reskilling? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até nosso próximo encontro!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

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Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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