fbpx

Upskilling e Reskilling: A importância dos BPs nas áreas Clientes

Dentre as Tendências nas Organizações de ponta que se preocupam em aliar o mindset de desenvolvimento de competências aos resultados e à alta performance dos talentos internos, estão o upskilling e o reskilling. Qual o papel dos BPs?

Upskilling e Reskilling: A Importância dos BPs como apoiadores nas formações, desenvolvimento e reciclagens de Competências nas áreas Clientes

Upskilling e Reskilling: A Importância dos BPs como apoiadores nas formações, desenvolvimento e reciclagens de Competências nas áreas Clientes

Ao falarmos das importantes ações que se mantêm no “rol” das grandes Tendências nas Organizações de ponta que se preocupam em aliar o mindset de desenvolvimento de competências aos resultados e à alta performance dos talentos internos, estão as formações (upskilling) e as reciclagens (reskilling).

Traduzindo para o universo da Educação Corporativa e do Desenvolvimento Organizacional, entendemos que preparar “Programas e Trilhas” que possam estimular o desenvolvimento de novas competências (upskilling) que portanto, ampliam as perspectivas dos Colaboradores poderem melhorar seus desempenhos em seus cargos, trazendo também, uma perspectiva evolutiva, de aprimoramento e de maior robustez a estes profissionais que aspiram estar cada vez mais preparados para seguir suas jornadas e alcançarem suas ambições tanto em suas entregas quanto em seus próximos passos de carreira.

Como neste contexto de constantes transformações e desafios as habilidades que estavam adequadas, necessitam, muito rapidamente, passarem por reciclagens (reskilling). Preparar cada profissional para o enfrentamento do imprevisível com maiores possibilidades de sucesso.

Importantes ganhos, oportunidades e vantagens surgem tanto para a Empresa quanto para os Colaboradores nesta preparação e investimento estratégico. Além de trazer estímulos favoráveis, ampliam o valor do “Capital Humano” em vários pontos.

Pois, quanto mais se sente reconhecido e capacitado através de Programas e Treinamentos orientados às suas necessidades, o Indivíduo sente em reciprocidade maior interesse e vontade de permanecer. Isso porque percebe que suas perspectivas são reais e podem ser vislumbradas dentro de um espaço de tempo que se torna tangível. E, portanto, tal  indivíduo não sente vontade de sair da Empresa que demonstra que ele não é invisível. Ao contrário, consegue fazê-lo enxergar que vale a pena dedicar-se ao seu auto desenvolvimento e é vantajoso continuar realizando boas entregas.

Mas se existe clara perspectiva do Colaborador permanecer na mesma Empresa e crescer tanto no desenvolvimento de suas habilidades e competências, como em atingir novos patamares, em por exemplo, novas funções em outras áreas (horizontalmente), as promoções (com crescimentos verticais) se tornam fonte de maior dedicação.

E, como o mercado tem demonstrado restrição de profissionais que já possuam conhecimentos e vivências no preparo de certas hard skills que demandam tempo para sua consolidação, o fato de a Empresa desenvolver seus recursos humanos internos, traz um ganho muito significativo na redução de gastos em recrutamentos externos. Portanto, há o fortalecimento dos Times de trabalho internos que possam responder as demandas geradas de forma mais eficaz e rápida. Algo que não se alcança tão rapidamente quando se traz um novo Colaborador do mercado. Um novo colaborador que ainda precisará se aculturar, adaptar-se  e preparar-se dentro de um espaço de tempo maior.

O fato dos BPs buscarem o alinhamento com os gestores das áreas clientes e também poderem trazer informações destas respectivas necessidades identificadas para o RH, este RH, em tempo viável, poderá acionar suas áreas “especialistas” (desenvolvedoras) para que possam preparar toda uma programação que esteja mais próxima da realidade e das necessidades evidenciadas pelas áreas clientes. E oferecer uma qualificação in company que permitirá o acesso a conteúdos e formatos que possam personalizar os treinamentos. Utilizar plataformas inovadoras que tragam impacto positivo e imediato à melhoria da performance. Tudo isso dentro de tempo de resposta que esteja alinhada ao domínio exigido para a manutenção da competitividade do mercado e segmento onde atua.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre upskilling e reskilling? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Fátima Farias
https://www.linkedin.com/in/fatima-farias-b1a71214

Confira também: Saúde Mental e Segurança Psicológica: pauta necessária e emergencial nas Agendas de RH e seus BPs

 

Fátima Farias é Psicóloga, especialista em RH pela FEA/ USP, Pós-ESPM em Administração, MBA-USP em Empreendedorismo e atual mestranda na UNIFESP. Com atuação em Empresas renomadas nacionais e multinacionais e grandes Consultorias. É Fundadora da TALENTS, Consultants & Psicologia, atuando como Consultora de RH, Assessment e Advisor de Empresas Familiares e Family Offices. Psicoterapeuta, Mentora(mulheres e jovens – IVG), Coach de Carreira,Vida e Gestão. Conselheira, Diretora e Facilitadora HRBP na ABRH-SP. Co Fundadora do Grupo Colaborativo – MAIS Mulheres nos Conselhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa