Anúncios

Uma visão diferenciada de Mentoring

O ato de despertar as grandes possibilidades que existem nas pessoas. Uma forma antiga de educação e de transferência de sabedoria.

O texto abaixo é transcrição de um trecho gravado de uma Formação em Mentoring e Coaching  Humanizado ISOR® ministrado por mim. 

Marcos: agora gostaria de apresentar uma definição do Mentoring de Jack Carew, ele é um famoso consultor americano. Eu participei de uma palestra dele num congresso internacional de onde anotei esta frase. Alguém pode ler?

 

Uma pessoa lê: “Mentoring é o ato de despertar as grandes possibilidades que existem nas pessoas. É uma forma antiga de educação e transferência de sabedoria. Mentoring se refere ao despertar do espírito humano e à liberação do imenso potencial que existe em todos nós. Quando alguém é Mentor, significa que é amigo e defensor de outras pessoas.” 

 

Marcos: Olhem que definição fantástica! Então, para você fazer Coaching e Mentoring no mais alto nível, top de linha, é sugerido que você ame as pessoas!

 

Alguém fala: É interessante, eu tenho lido alguns livros que têm ido muito nessa linha de amar as pessoas.

 

Marcos: Ser amigo das pessoas, viver para o bem-estar do outro, essa é uma postura prestadia. Se você realmente quer ser feliz dedique-se para o bem do outro, assim diminuímos nosso ego, porque com esse ego que nós temos não conseguiremos ser felizes. Nós sempre estamos procurando algo novo, um carro novo, mas a felicidade vem lá do coração e a forma de você ser mais feliz é se dedicar ao outro e buscar a felicidade do outro porque daí você será feliz por consequência porque aí não se trata de uma felicidade construída mentalmente, mas é uma felicidade inerente à Vida, uma expressão da nossa felicidade inata, sempre presente!

É preciso entender que as pessoas – nós e nossos clientes – temos uma imensa potencialidade dentro delas. Nós temos uma Sabedoria imensa. As pessoas são sábias mas às vezes não acessam a sua Sabedoria. Por exemplo, quando você tem um insight, quando algo fica claro para você, de onde vem isso? Vem da sua Sabedoria interna, é a sua Sabedoria interna que elaborou tudo isso. Às vezes, o nosso racional não consegue entender, mas a nossa Sabedoria é muito maior que o nosso racional. O nosso racional é muito limitado, mas a nossa Sabedoria é ilimitada, é maior que a inteligência racional comum. A Sabedoria também poderíamos chamar de Inteligência Suprema.

Então, nós precisamos acreditar muito nisso, que no fundo o que ele (Jack Carew) fala aqui é isso, se refere ao despertar do espírito humano. É a liberação do imenso potencial que existe em todos nós, quando alguém é mentor significa que é amigo e defensor das pessoas. Eu acho isso fantástico, despertar as grandes possibilidades que existem nas pessoas. Então, você como Coach e Mentor é um intermediário que vai fazer brotar isso de dentro da pessoa. É como se você fosse um catalisador, porque será através de você que isso pode acontecer na outra pessoa, através de perguntas, de trocas ou por mostrar um referencial ISOR®, mas de repente os insights surgem nas pessoas. Bem, vamos para as perguntas!

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa