fbpx

Uma promessa bem diferente para o Ano Novo!

Pensar para ser uma pessoa mais decente; pensar para amar mais e melhor, começando por si mesmo; pensar para votar com mais lucidez; pensar no que de verdade se quer e pensar para decidir se quer alguma coisa. Pensar! Uma promessa bem diferente para o Ano Novo! Saiba mais em “Dimensões do Sucesso”.

Meus amigos, enfim chegaram os derradeiros momentos de 2013. Época em que as pessoas fazem promessas para o ano que chega e descobrem as razões por não terem cumprido as promessas para este ano que vai. É quando muitos percebem que há uma clara necessidade por avançar em novas áreas do conhecimento ou achar a fórmula mágica do seu sucesso pessoal e, até mesmo, decidir qual o modelo de vida que pretende adotar em 2014.

Então, para me divertir um pouco e trazer alguma novidade interessante aos leitores deste espaço, investiguei pela internet o que haveria unindo o ponto focal Coaching com o período de Festas (Natal e Ano Novo). Se algum leitor tiver feito o mesmo tipo de busca, pode encaminhar aos meus cuidados que terei enorme prazer em reproduzir como informação.

Uma pergunta central e corriqueira é sobre como conseguir manter o peso apesar dos excessos de comida e bebida. Sem exceção, os Coaches nutricionais orientam que sempre é possível o controle da alimentação e sugerem a salada como escolha inicial. Se o alvo é um alimento gorduroso, não exagerar no molho. Seja qual for o tipo de carne, tirar a pele e a gordura para ingerir menos colesterol. Seja persistente, faça de conta que não viu os doces e aproxime-se das frutas. Finalizando, a bebida alcoólica é calórica e prejudicial ao processo digestivo, além de atacar o fígado. Para se preparar, moderação e muita água nessa hora!

Outra questão que sempre aparece é: porque há pessoas melancólicas nessa época do ano ao invés de aproveitarem o clima festivo? Vou me inspirar na renomada escritora Lya Luft para trazer uma mensagem fraterna aos leitores e, acredito, nem mesmo ela tenha a consciência de quanto nos remete ao Coaching. Já escrevi neste espaço que, na sua essência e pela base teórica que o fundamenta, o principal papel do Coaching é estimular a autorreflexão do Coachee. Obviamente, isso só se consegue quando o ato de pensar sistematicamente torna-se hábito presente no cotidiano da pessoa.

Pois bem, Lya comenta que muitos dos problemas que as pessoas carregam estão no fato de que elas se frustram em um mundo onde se deve ser saudável, rico, competitivo e competente, ou seja, é uma lista interminável de “ter de ser”. Ela sugere que cada pessoa faça do Ano Novo  o seu “Ano Do Ter De Pensar”, o que sabemos ser pouco comum. É o pensar e o continuar pensando, apesar dos jogos eletrônicos, aplicativos e programas de computador irresistíveis. Afirma a autora que se deve “pensar para ser uma pessoa mais decente; pensar para amar mais e melhor, começando por si mesmo; pensar para votar com mais lucidez; pensar no que de verdade se quer e pensar para decidir se quer alguma coisa”.

Lya continua com sua proposta. É fazer do ato de pensar não uma obrigação, antes disso é um direito e deveria ser um prazer. Seja no ônibus ou no carro, andando, nadando, comendo ou nada fazendo, ideal é refletir a respeito da própria vida, pois sempre há coisas boas para se pensar. Pensar simplesmente para criar um mundo particular, não como ataque de loucura, mas sim de criatividade. O que chamamos de real não existe, existe o que vemos dele. Sendo céticos ou otimistas, podemos criar a beleza e o caminho, longe de uma caverna de trevas.

Pois eu quero muito me aliar com essas palavras sábias para desejar, a cada leitor, que o ano de 2014 seja pleno de saúde e alegrias. Saúde para a autorreflexão e alegrias nascidas dos pensamentos que puderem ser concretizados. Boas Festas e Maravilhoso Ano do Pensar!

Mario Divo Author
Mario Divo tem extensa experiência profissional, tendo chegado a quase meio século de atividade ininterrupta, em 2020. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo das plataformas de negócios MENTALFUT® e Dimensões de Sucesso®, acumulando com o comando da sua empresa MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa