fbpx

Uma prancha, um tubarão e o Autocontrole

Confira como o Autoconhecimento e o Autocontrole foram imprescindíveis para salvar a vida de um jovem surfista, ajudando-o no controle de suas emoções para solucionar um grande problema.

Após um treinamento, no voo de volta estava lendo as notícias do caderno de esportes quando deparei com uma nota que chamou a minha atenção, não só pelo fato em si, mas pelo que pude refletir sobre ela – Um surfista em uma praia do nosso litoral percebeu que estava sendo circundado por um grande tubarão.

A primeira reação deste surfista foi de que havia chegado o final de sua curta existência, talvez na melhor das hipóteses após o ataque, devido às sequelas, ficasse inutilizado para o seu esporte preferido e até mesmo, vaidoso que era, teria seu visual bastante comprometido, porém se não morresse já estaria com muita sorte. Estava quase em uma situação de pânico.

Sua primeira reação foi tentar ficar o mais imóvel possível no centro da prancha para não chamar a atenção da fera e procurou organizar seus pensamentos, quando teve a solução salvadora para a sua situação: Decidiu que iria viver!

Decisão tomada, emoções sob controle, bastaria buscar a melhor solução para sair daquela enrascada e conseguir chegar à praia são e salvo, o que acabou acontecendo.

O que chamou a minha atenção foi o autocontrole demonstrado pelo jovem e o quanto o controle de nossas emoções podem solucionar grandes problemas em nossa vida, sejam fortuitos, profissionais ou pessoais.

Talvez você esteja pensando em montar um negocio próprio, enfrentar novos desafios ou até mesmo tomar uma decisão importante. A reação inicial é de medo e insegurança, porém se conhecer suas próprias emoções (autoconhecimento) e tiver domínio sobre elas (autocontrole) certamente a solução de seus problemas ficará muito facilitada.

Eu desafio você, nesta semana, a pensar logicamente sobre um problema que o preocupa e analisando e administrando as emoções nele contidas, buscar uma solução satisfatória. Não comece pela solução direta do problema, mas sempre inicie COMO você está encarando este problema.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa