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Uma Jornada em Busca de Transparência a partir de uma Liderança Humanizada

Entenda como uma liderança humanizada e a transparência podem ser a chave para transformar a cultura organizacional. Aprenda 10 dicas essenciais para superar desafios e promover um ambiente saudável de colaboração e crescimento.

Uma Jornada em Busca de Transparência a partir de uma Liderança Humanizada

Uma Jornada em Busca de Transparência a partir de uma Liderança Humanizada

As empresas são organismos complexos que muitas vezes podem enfrentar desafios organizacionais, caracterizados por padrões prejudiciais de comportamento, comunicação ineficaz bem como falta de alinhamento. No entanto, assim como em qualquer sistema complexo, onde a identificação precoce e a resolução são cruciais para a melhoria, as empresas também podem superar esses desafios por meio da adoção de práticas saudáveis.

Uma empresa em crise muitas vezes apresenta sintomas evidentes, por exemplo, comunicação fragmentada, competitividade excessiva, medo e ausência de um ambiente seguro para expressão. Erros e fracassos são frequentemente encobertos e um foco excessivo nas falhas em vez de nas soluções, perpetua assim um ciclo negativo. A cultura de atribuição de culpa prevalece, o que certamente prejudica o crescimento e a aprendizagem.

A transparência surge como uma das principais ferramentas para renovar uma empresa em momentos de crise. Isso envolve compartilhar informações, sejam positivas ou negativas, de maneira franca e honesta. A transparência constrói confiança e permite que as equipes compreendam o quadro geral, facilitando assim a identificação de problemas e a busca por soluções. Quando os erros são reconhecidos, então aprendemos com eles e progredimos.

“Transparência não deve ser confundida com “sincericídio”, onde informações são compartilhadas indiscriminadamente sem considerar o contexto ou impacto. A transparência responsável envolve comunicar informações de maneira honesta e completa, mantendo em mente as consequências e o contexto em que as informações estão sendo compartilhadas. Isso implica em encontrar um equilíbrio entre a divulgação aberta e a consideração dos efeitos que as informações podem ter em diferentes partes interessadas. Portanto, é essencial promover uma cultura de transparência que seja construtiva e benéfica para a empresa e seus colaboradores”.

“Os líderes de hoje devem estar dispostos a assumir o trabalho de acabar com o medo de se expor que existe em muitas organizações para criar condições para o aprendizado, a inovação, a troca e o crescimento.” (Amy Edmondson)

Para tanto, uma cultura ágil é fundamental para lidar com as complexidades do ambiente empresarial. Isso implica em aceitar que erros são inevitáveis e o foco deve ser em aprender com eles rapidamente para melhorar. Estabelecer diretrizes de aprendizado significa criar um ambiente onde os erros são vistos, de fato, como oportunidades de crescimento, em vez de causas de vergonha. O aprendizado contínuo é promovido por meio de uma mentalidade de melhoria constante.

Uma empresa saudável prospera em um ambiente que valoriza a comunicação aberta, confiança mútua e colaboração.

O medo e a competitividade tóxica são substituídos por um ambiente de segurança psicológica e cooperação. O foco não está em identificar falhas, mas sim em trabalhar coletivamente para encontrar soluções e aprender com os desafios. Líderes desempenham um papel fundamental, sendo coerentes no falar e agir, demonstrando assim um compromisso genuíno em alcançar metas comuns.

A jornada de revitalizar uma empresa em crise requer o reconhecimento dos sinais prejudiciais que podem impactar a cultura organizacional. A transparência e a liderança humanizada emergem como estratégias essenciais para promover a recuperação e o crescimento. A busca contínua pelo aprendizado e a adoção de uma cultura ágil são, de fato, fundamentais para criar um ambiente saudável e acolhedor.

A jornada para uma empresa mais forte começa com a reflexão sobre o tipo de liderança desejado e o compromisso com a transparência, a colaboração e o crescimento mútuo.

Neste mundo que exige agilidade e processamento de novas informações, é essencial prestar atenção à saúde mental. Devemos reconhecer nossa individualidade e respeitar nossa maneira única de ver, de sentir e de estar no mundo. Uma liderança sensível deve considerar isso ao organizar a equipe de acordo com suas perspectivas individuais.

Dicas para uma Liderança Humanizada e uma Cultura Organizacional Saudável:

1. Equilíbrio entre Transparência e Contexto

Pratique a transparência de maneira responsável, compartilhando informações relevantes e considerando o impacto que essas informações podem ter. Mantenha a honestidade sem expor a organização a riscos desnecessários.

2. Escuta Ativa e Respeito à Individualidade

Desenvolva a habilidade de ouvir ativamente a equipe, valorizando suas perspectivas individuais. Crie um ambiente onde as vozes de todos são ouvidas e respeitadas, independentemente de posições hierárquicas.

3. Aprendizado Contínuo e Adaptação

Promova uma cultura de aprendizado constante, onde erros são vistos como oportunidades de crescimento. Encoraje a equipe a experimentar, aprender com os desafios e adaptar as abordagens para melhorar continuamente.

4. Construção de Confiança e Cooperação

Priorize a construção de confiança mútua entre a equipe. Evite competitividade tóxica e promova um ambiente colaborativo, onde todos trabalham juntos em busca de objetivos comuns.

5. Comunicação Clara e Aberta

Estabeleça canais de comunicação claros e abertos. Compartilhe informações relevantes sobre metas, desafios e estratégias, para que todos tenham uma visão holística do cenário organizacional.

6. Flexibilidade e Adaptação às Diversidades:

Reconheça e valorize a diversidade de perspectivas, habilidades e experiências dentro da equipe. Adapte a liderança de acordo com as necessidades individuais, promovendo um ambiente inclusivo.

7. Desenvolvimento de Habilidades de Gestão Emocional

Esteja atento(a) à saúde mental da equipe. Desenvolva a empatia e as habilidades de gestão emocional para apoiar os colaboradores em momentos de estresse e incerteza.

8. Estabelecimento de Objetivos Compartilhados

Defina metas claras e alinhadas com a visão organizacional. Certifique-se de que todos compreendam seus papéis na realização dessas metas e estejam comprometidos (as) com elas.

9. Liderança pelo Exemplo

Demonstre coerência entre suas palavras e ações. Seja um modelo de comportamento integrador, mostrando como uma liderança respeitosa e colaborativa pode influenciar positivamente a cultura organizacional.

10. Ambiente Seguro

Crie um ambiente seguro onde a equipe possa dar e receber feedback construtivo, incluindo o feedforward, que é a orientação para o desenvolvimento futuro. Use o feedback como uma ferramenta para o desenvolvimento contínuo de toda equipe.

Ao abraçar uma liderança Humanizada e promover uma cultura organizacional saudável, as empresas podem trilhar um caminho de recuperação e crescimento. A transparência, o aprendizado contínuo e a colaboração são os alicerces que sustentam essa jornada. Ao refletir sobre o tipo de liderança desejada e comprometer-se com a criação de um ambiente de confiança e respeito mútuo, as organizações podem se tornar mais resilientes e, de fato, preparadas para enfrentar desafios futuros.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre liderança humanizada e transparência para a construção de um ambiente seguro e de uma cultura organizacional saudável? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Cristiane Maziero
Coach, mentora, criadora e facilitadora de workshops comportamentais para líderes e equipes
https://www.alluredh.com.br

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Cristiane Maziero é fundadora da Allure Desenvolvimento Humano, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento humano. Possui formação em Gestão estratégica de recursos humanos, MBA pela USP e pós-graduação em Psicologia pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal. Também é pós-graduada em gestão estratégica de Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós-graduação, Campinas e em Sociedade Brasileira de dinâmica dos Grupos pela SBDG. Cristiane tem especializações em diversas áreas, como Coaching Ontológico, Coaching Evolutivo, Coaching Game e Punctum pela Points of you (Instituição Israelense), Neurocoaching (Fellipelli), Jogo Purpose Mining Game, entre outras. Além disso, possui certificação internacional no método de Richard Barret e é membro do Instituto Capitalismo Consciente e Art of Hosting. Ao longo de sua carreira, Cristiane atuou como mentora, coach e consultora em empresas renomadas como Grupo Pão de Açúcar, J&J, Vale S/A, Zurich Seguros, Reclame Aqui, Theraskin, Walmart e Reed Exhibition Alcântara Machado. Fundou a Allure Desenvolvimento Humano em 2005, onde atua na gestão da cultura organizacional, coaching, mentoring e capacitação de líderes e equipes. Com experiência em desenvolvimento humano, Cristiane tem apoiado empresas a alcançarem resultados positivos e a desenvolverem uma cultura de alta performance. Suas habilidades em mentoring, coaching e capacitação a tornam reconhecida no mercado e uma profissional altamente valorizada por suas habilidades em liderança e gestão de equipes.
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