Um presente para você!

Muito se fala que para se ter sucesso é necessário, em primeiro lugar, saber quem você é para depois dizer para onde deseja ir. Saiba “como” este assunto se coloca na prática e ainda ganhe um grande presente!

Sabemos que você está cansado de saber sobre a importância de se autoconhecer, não é mesmo? Muito se fala que para se ter sucesso é necessário, em primeiro lugar, saber quem você é para depois dizer para onde deseja ir.

Dessa vez faremos bem diferente de como estamos acostumados a fazer. Iremos falar sobre “como” este assunto se coloca em prática e mais, daremos a você um grande presente: a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre suas características!

Então, vamos juntos até o final?

Primeiro, independentemente de você aceitar ou não, o conhecer-se é o princípio. Isto porque há uma unanimidade entre todas as vertentes que trabalham com satisfação profissional ou aumento de emoções positivas, como no caso do Coaching, por exemplo, em que a recomendação é primeiro “analisar o ambiente interno” para depois “alinhar o ambiente externo”.

O autoconhecimento pode se dar das formas que você puder aprender mais sobre si próprio e, em nossa linha de pensamento, concluímos que existem duas grandes formas que se dividem em outros três caminhos:

  • Análise interna – que ocorre através do ócio reflexivo ou da introspecção;
  • Análise externa – feedback das pessoas e de ferramentas e instrumentos para análise.

Análise interna

  1. O ócio reflexivo ou a introspecção geralmente acontece quando o indivíduo se depara com questões externas das quais ele não consegue responder e, por isso, decide parar suas atividades por um tempo para refletir sobre elas. Em geral, essas questões aparecem em momentos de “crise” – entende-se por crise todo momento em que há um choque de lógica ou conflito interno e que causa algum desconforto. Acontecem, em geral, por meio do método socrático (isto é, por meio de uma pergunta, exemplo: “quem sou eu?”), e pode ser provocado de maneira independente.

Análise externa

  1. Feedback de outras pessoas pode ser provocado intencionalmente. Como exemplo, podemos citar uma reunião semestral ou anual que ocorre dentro das grandes empresas como forma de avaliação do desempenho de seus colaboradores. Também pode ser provocado por terceiros, quando esses relatam sua satisfação ou insatisfação em trabalhar ou conviver com alguém.
  2. Feedback de ferramentas e instrumentos para análise são, em sua maioria, excelentes formas para tomar uma boa dose de autoconhecimento. Por meio de sua percepção sobre seus comportamentos, preferências e valores, estas ferramentas são capazes de gerar um diagnóstico completo sobre como você está operando, bem como as possíveis melhorias que poderia realizar para obter mais resultados. Um outro instrumento de análise bastante importante é o processo de Coaching como um todo, onde uma pessoa completamente de fora da situação em que o indivíduo se encontra, o faz olhar sobre óticas diferentes para gerar insights e novas ações em seu comportamento.

O presente que queremos dar a você hoje é uma mistura de sessão de Coaching com um instrumento de análise do seu perfil. Nós chamamos esta ferramenta de “perfil profissional” e ela é uma excelente forma para revelar um pouco mais sobre quem você é e como pode utilizar ainda mais o que você tem de bom.

Para realizá-lo, basta acessar clicando aqui e responder ao questionário! Levará, no máximo, 7 minutos!

Bom proveito!

Guilherme Ferreira é Positive e Executive Coaches, fundador da Repense Coaching e membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Possui formação em Personal & Professional Coaching®, Positive Coaching®, Executive Coaching® e Career Coaching® pela Sociedade Brasileira de Coaching©. Também possui formação em ciências contábeis pela Universidade São Judas Tadeu e atuou em uma das quatro maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, auditando bancos e seguradoras. Possui os certificados CPBA – Certified Professional Behavioral Analyst, CPVA – Certified Professional Values Analyst todos pela TTI-Target Training International e outras certificações em PNL.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa