fbpx

Um outro olhar para sobreviver à pandemia!

Quais hábitos positivos podem ajudar você a obter os melhores resultados? Veja 10 perguntas que podem te apoiar a iniciar essa investigação.

melhores resultados

Quais hábitos positivos podem ajudar você a obter os melhores resultados? Veja 10 perguntas que podem te apoiar a iniciar essa investigação.

Se você é como a maioria das pessoas, você também deve ter ficado confuso(a) com a epidemia que ganhou o nome de Covid-19.

Até certo ponto, reagir rapidamente ao que está acontecendo é vital, então você não pode ignorar a crise sistêmica, que se instalou no mundo. É uma doença assustadora à qual todos somos suscetíveis e o fechamento da economia cria ainda mais problemas e nos traz muito mais incertezas, embora seja a coisa certa a fazer.

Mas, todos sabemos, que, tendemos a ter melhores resultados quando nos concentramos mais no positivo. Você pode mudar facilmente para esse foco fazendo a si mesmo(a) perguntas exploratórias e apreciativas. Não espere para explorar o que está por vir, antecipe-se. Quanto mais cedo você começar, melhores resultados poderão ser alcançados.

Indico a seguir, 10 perguntas que podem te apoiar a iniciar essa investigação, expandindo sua consciência para eventualmente avançar de forma mais estruturada:

  1. O que já está indo bem? Outra maneira de perguntar isso é: pelo que você é grato(a) agora? Faça uma lista de três coisas, grandes ou pequenas, pelas quais você deve ou pode agradecer. Por exemplo, você está respirando? Você tem uma casa para morar? Você tem sorte porque consegue acessar a internet? Coloque isso na lista!
    Pronto, você entendeu a ideia. Não responda apenas a esta pergunta; reserve um tempo para sentir a gratidão. Reserve um tempo para fazer essa pergunta e sinta a gratidão pelo menos uma vez por dia.
  2. Qual é o pior problema que você tem agora? É difícil pensar em problema, concordo, mas agora vou fazer a pergunta real: o que há de oportunidade nesse problema? Pense até encontrar algo. Agora encontre mais duas coisas.
  3. Você tem tido mais tempo com seus filhos?
  4. Você tem mais tempo para mexer no jardim?
  5. Sempre quis trabalhar em casa? Observe que quando você está feliz, é mais fácil ser gentil com os outros. Não é isso que realmente importa?
  6. Como você gostaria que fosse nas próximas duas semanas (ou oito, ou doze)? Imagine tudo como se tivesse corrido tão bem quanto possível.
  7. Como você pode criar esse pensar mais positivo?
  8. Quem você teria que se tornar?
  9. Como você pode se tornar isso?
  10. Qual é o seu propósito agora? Se você viver o propósito de sua vida, tudo ficará mais gratificante. Mas, mesmo que você estivesse vivendo isso antes, pode ter mudado temporariamente.

Todos nós temos nossas maneiras preferidas de fazer as coisas. Isso torna a vida mais fácil e divertida. Você sempre tem permissão para fazer do seu jeito. Mas às vezes, ajuda a desenvolver uma nova maneira. Os desafios podem nos ajudar a crescer.

Como você pode crescer com isso?

Se você está reclamando, culpando ou choramingando, está se fazendo de vítima. Todos nós fazemos isso de vez em quando, mas se você permitir que isso se torne habitual, você tornará tudo pior para você e para todos ao seu redor.

Em vez disso, pense em si mesmo como o administrador(a) e senhor(a) do seu destino. Faça um jogo divertido. Há muitos métodos que podem ajudar; incluindo práticas espirituais como oração, meditação, atenção plena, leitura inspiradora e muito mais.

Que hábito(s) positivo(s) podem ajudar você a obter os melhores resultados? Um treino diário? Chats de vídeo com amigos? Curtir seus livros, filmes e refeições favoritos? Brincar com seus animais de estimação?

O que você precisa aprender agora? Você precisa de uma nova carreira? Uma nova habilidade? Uma maneira de viver mais em casa? O aprendizado online é abundante e vale o tempo e dinheiro, aproveite as oportunidades.

Quem pode ajudar? Estamos juntos nessa. Você tem algo que pode ajudar outra pessoa e outra pessoa pode ajudá-lo(a).

Com o que você precisa de ajuda? Parece vulnerável pedir, mas as pessoas, muitas vezes, ficam mais felizes em ajudar os outros, então vá em frente e pergunte.

Qual é o seu objetivo final?

Trabalhar em direção às metas é inerentemente recompensador quando essas metas estão alinhadas com nossos valores. Se você tem tempo, seu objetivo final pode ser onde você precisa se concentrar.

Como os outros se beneficiarão quando você tiver sucesso?

Pense nisso, você está disposto(a) a começar agora de fato?

Muito mais que 10 perguntas a serem respondidas, mas se conseguirmos endereçar 50% delas, já será um excelente movimento para superar estas épocas de distanciamento social e reclusão.

Boa sorte e cuidem-se!

João Luiz Pasqual, PCC, CMC & ACS
PCC – Professional Certified Coach
CMC – Certified Mentor Coaching
ACS – Accredited Coaching Supervisor
https://www.intervisionclub.com.br/

Confira também: Sou um bom leitor e um especialista em comprar livros, e daí?

 

João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É Professional Certified Coach (PCC), Mentor Coach e Accredited Coach Supervisor pela International Coach Federation (ICF). MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa