fbpx

Um novo modelo para pensar seu orçamento financeiro

Por que as pessoas pensam que não podem realizar todos os sonhos delas? Uma possível resposta é que elas dizem que não têm dinheiro. Mas será mesmo?

Por que as pessoas pensam que não podem realizar todos os sonhos delas? Uma possível resposta é que elas dizem que não têm dinheiro. Ao priorizarem esse tipo de pensamento, as pessoas tendem a adotá-lo como verdadeiro, mesmo sem terem, ao menos, tentado. Disso nasce a impressão de que o valor para realizar determinado sonho está fora dos seus padrões antes mesmo de descobrir quanto essa realização custaria.

Existe, ainda, o grupo de pessoas que, sabendo mais ou menos quanto ganha e quanto gasta, deduz que não têm condições de incluir um sonho nos projetos pessoais. Por alguns instantes, deixe de pensar dessa maneira equivocada e comece, de fato, a planejar a realização dos sonhos, colocando-os em posição de prioridade, vindo antes das despesas, priorizando também as prestações assumidas e a reserva estratégica.

O primeiro passo é descobrir o valor de que necessita para realizar seus sonhos. Feito isso, é hora de ajustar o orçamento para que eles não só caibam no planejamento, mas também sejam priorizados entre todas as demais despesas. Possivelmente, você terá de reduzir ou cortar gastos em nome do compromisso que está assumindo consigo mesmo, com a aquisição daquilo que vai agregar mais valor e qualidade à sua vida e de sua família.

Portanto, não desanime nem desista diante dos desafios que certamente vão aparecer. Para realizar seus sonhos, é preciso ter persistência, dedicação e vontade e partir para a ação. Com seus sonhos definidos, chega a hora de definir como fazer para pagar, conseguindo reservar uma parte para a realização dos sonhos de curto, médio e longo prazos.

Assim, concentre-se nos seus objetivos e acompanhe o passo a passo a seguir. Caso você nunca tenha feito um, saiba que sempre existe uma primeira vez; e se já tentou em algum momento, mas ainda assim não conseguiu gastar menos do que você ganha, conhecerá uma forma diferente.

O orçamento da Metodologia DSOP não é aquele em que você registra o que ganha e subtrai o que gasta e, se sobrar, está no lucro, mas, se faltar, está no prejuízo. De acordo com os princípios da DSOP, orçamento é o retrato da maneira como você planejou gastar o seu dinheiro. Por isso, as reservas mensais para a realização de cada um dos três sonhos aparecem sempre em primeiro plano.

Você deve lançar o valor total líquido dos seus ganhos e dele subtrair a soma do valor mensal que será destinado para a concretização dos três sonhos, não se esquecendo das prestações assumidas e da reserva estratégica. O saldo resultante dessa conta é o que você terá para pagar as demais despesas. A partir de agora, esse será o seu novo padrão de vida. Essa é a hora de repensar e reduzir gastos, negociando isso com os demais membros da família.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa