fbpx

Um Caminho na Evolução da Liderança

O Caminho de Santiago de Compostela nos leva a um processo de desenvolvimento, autodesenvolvimento, autoconhecimento com objetivo de promover a própria evolução enquanto ser humano conectado com a espiritualidade, essencial a todo líder.

Um Caminho na Evolução da Liderança: O que aprendi no Caminho de Santiago de Compostela

Um Caminho na Evolução da Liderança
Recentemente tive imerso num processo de desenvolvimento, autodesenvolvimento, autoconhecimento com objetivo de promover minha própria evolução enquanto ser humano conectado com a espiritualidade. Para que isso fosse possível, escolhi o Caminho Português para Santiago de Compostela.

Acredito que todo líder deva reservar esses momentos de tempos em tempos. E o último que fiz foi o Pedro Ivo Moraes numa imersão com Eneagrama em fevereiro de 2020 e foi incrível.

Voltando ao caminho, isso era um sonho de muito tempo, minha ideia era realizá-lo quando completasse 40 anos, mas não aconteceu, somente 13 anos depois e num momento muito especial, antes do lançamento do meu novo livro em Portugal.

Mas o livro já estava pronto e não é sobre o caminho, correto?

Sim, o livro estava pronto e o caminho me aqueceu, me preparou para esse novo momento com essa nova obra.

Então do que se trata o livro?

Traz a Liderança Espiritualizada como uma prática para humanização das organizações.

E como o livro se relaciona com o caminho?

Vivenciei o caminho em oito dias/etapas, e para cada um dos dias mentalizei um dos valores da espiritualidade. Valores esses, que são universais e essenciais para as relações.

Mas o caminho não é religioso?

É para quem o faz com esse sentido e objetivo.

Um Caminho na Evolução da Liderança: O que aprendi no Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela é um caminho para cidadãos do mundo e que reservam um precioso tempo das suas vidas para estabelecer uma conexão consigo e com o todo.

No dia 22 de abril de 2022, após minha meditação matinal, mentalize confiança e autoconfiança e então dei início ao caminho. Em uma manhã chuvosa, parti da belíssima Vila Ponte de Lima em Portugal, um lugar encantador, e que fui presenteado com uma preciosa amizade. Obrigado Conceição Gonçalves!

E por mencionar a Conceição, foi ela, que mesmo sem me conhecer, em setembro de 2021, me apresentou a editora e o Samuel Soares, CEO da Samsys, que inclusive colaborou com um precioso relato no livro. Além disso, o empresário Ricardo Mascarenhas e inúmeras pessoas que conheci depois, alguns dos seus amigos e familiares, que inclusive me receberam nos seus lares para degustar uma deliciosa refeição local.

Isso é confiança conquistada! Bastou um amigo do Brasil, Alfredo Passos, me apresentar e então tudo fluiu.

Todo líder deveria se perguntar o que faz para ser merecedor da confiança daquelas pessoas que admira, que lidera, que o lideram, com que se relaciona.

Como você trata as pessoas? Como você as considera? E como você as valoriza? O que você oferece a elas de forma genuína e sem interesse?

A Confiança é um caminho para fora, um processo de construção e conquistas diárias, mas, antes disso, vem a autoconfiança, um caminho para dentro, um exercício de fortalecimento das nossas próprias crenças: O que acreditamos a nosso respeito? Quais são as nossas fortalezas? Quais são as nossas vulnerabilidades? De quais valores não abriremos mão? O quanto somos corajosos para sermos nós mesmos? Do que estamos, de fato, dispostos a renunciar para encontrar a nossa melhor versão?

Questão importantes e necessárias para todos nós, não é mesmo?

Outra etapa do caminho que, inclusive, senti mais dor física e emocional, foi a que refleti sobre o valor Desenvolver Potencial. O questionamento que me veio foi: por que tanta dor? As respostas que surgiram foram: porque você saiu da zona de conforto e até que os seus “músculos” físicos, mentais e emocionais se acostumarem haverá esse desconforto que você atribuiu como dor. Mantenha-se conectado com o todo, e o seu corpo, as suas emoções e a sua mente vão assim se acostumar com esse modo de funcionamento. Isso é um processo de elasticidade, de ampliação, afinal quanto nos submetemos às novas experiências, as nossas estruturas são naturalmente modificadas.

Mas o caminho teve inúmeros aprendizados e um deles é que você nunca está sozinho, mesmo quando está “só”.

E cada pessoa que você encontra no caminho, desejamos um bom caminho! E eles também nos desejam.

O objetivo não é coisa mais importante. Nesse caso, chegar a Santiago de Compostela, o mais importante é chegar bem a Santiago de Compostela, aproveitando cada experiência que o caminho nos traz, desfrutando de cada etapa e desafio, nos permitindo conhecer pessoas e as suas histórias. Essa é a principal riqueza do caminho.

Deixo aqui uma pergunta para você: Você está, de fato, desfrutando do caminho chamado carreira, está aproveitando os aprendizados, está aprendendo com as pessoas e as suas histórias?

Chegar bem é mais importante do que chegar. Chegar bem implica em ter condições de seguir ou então se manter na posição desejada e quem vai colaborar ou não com isso, são pessoas!

Líderes espiritualizados constroem confiança nas suas relações. Eles estão à disposição dos seus liderados e os apoiam, de fato, no seu processo de desenvolvimento. Eles estão verdadeiramente com eles.

Fique à vontade para comentar e compartilhar.

Você pode conferir mais sobre essa experiência no meu Instagram @adilsonsouzaprof

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre um caminho na evolução da liderança? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Beijo no coração e abraços!

Adilson Souza, PhD
CEO e Fundador da Estação Liderança
https://estacaolideranca.com.br

Autor do livro Liderança Espiritualizada: a humanização das organizações

Confira também: Espiritualidade é um caminho para humanizar?

 

Adilson Souza é 53 anos, Sergipano, nascido na cidade de Japoatã (SE). Filho da Dona Neuza e Sr. Antonio, irmão do Averlan, Airton e Adriana. Casado com Sumaia Thomas Pai do Thiago (30), Liz (8) e Lui (6). PhD (Doctor of Philosophy in Business Administration) pela Flórida Christian University – Orlando / FL/ EUA. Mestrado em Psicologia; Pós-graduado em: Educação, Administração de Empresas e Administração de RH; Graduado em Ciências Econômicas. Docente nos programas de Pós-graduação da ESPM, FGV , IBMEC e Florida Christian University – Orlando/FL/EUA. Master-trainer em Programação Neurolinguística. Mentor e Coach de empresários e executivos (Certificação Internacional). Participou de intercâmbio de negócios e cultural em 18 países. Experiência de 35 anos em Desenvolvimento do Fator Humano nas organizações. Mais de 500 mil pessoas viram palestras, aulas e treinamentos. Acompanha e assessora empresários e executivos em missão estratégica no exterior. Palestra no TED Talks – GRATIDÃO. CEO & Fundador da Estação Liderança Consultoria Empresarial. Presidente do Conselho Consultivo da Mr. Fit na União Europeia. Autor dos livros 1) LIDERANÇA E ESPIRTITUALIDADE: Humanizando as relações profissionais; 2) LIDERANÇA ESPIRITUALIZADA: A Humanização das Organizações.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa