fbpx

Tudo vai ser igual ou tudo vai ser melhor?

Fazemos planos de mudanças movidos por um desejo de que aconteçam de forma positiva e que nos leve ao sucesso. No final de 2015, você planejou e prometeu. E agora na hora do “Tá valendo” como estão as coisas?

Todos nós, ao começar um novo dia, uma nova semana e principalmente um novo ano, fazemos planos de mudanças movidos por um desejo e uma vontade de que eles aconteçam de forma positiva e que nos leve ao sucesso.

Lá no final de 2015, você desejou, planejou e prometeu. E agora na hora do “Tá valendo” como estão as coisas? Tudo vai ser igual ou tudo vai ser melhor?

Segundo mostra um estudo realizado pela Universidade de Scraton, nos Estados Unidos, 70% das pessoas fazem “promessas” de ano novo e, ainda em janeiro, o percentual dos que seguem com os seus planos despenca para apenas 40%. Número que continua a cair no decorrer do ano.

Umas das principais causas do abandono de nossas “promessas de ano novo” é consequência da falta de um objetivo bem definido, associado à ausência de metas claras e atingíveis, bem como pela falta de um plano de ação bem traçado.

Frequentemente somos “sequestrados” pelos problemas do momento, que nos deixam ocupados – dissipando nossa energia e dispersando nossos pensamentos – atropelando assim nossa organização na direção da realização desses planos, nos causando aquela velha e conhecida sensação de frustração.

Pesquisas demonstram que a forma com que expressamos os objetivos, aumenta drasticamente as chances de sucesso. Lembre-se sempre: objetivos vagos geram esforços vagos e resultados decepcionantes.

Uma etapa importante a ser superada, na definição de seus objetivos e planos de mudança, é pesar os prós e os contras para a tomada de decisão na direção do sucesso que se quer alcançar.

Essa é uma conversa honesta que você precisa ter consigo mesmo! Nosso medo pela mudança inicialmente pode nos levar a enxergar mais desvantagens do que vantagens, afinal sempre ficamos temerosos de mexer em nossa zona de conforto.

Mas estudos apontam que, ao analisarmos de perto esses prós e contras, as vantagens se apresentarão de forma crescente, fortalecendo nossa coragem e decisão.

Para orquestrar tudo isso, e aproximar seu desejo da realização dos seus planos de mudança, seguem 5 passos essenciais para alcançar o sucesso:

  1. Identificar seus desejos, refletir sobre os prós e contras e definir seu plano de mudança;
  2. Transformar esse plano em conceitos claros, com objetivos e metas bem definidas para facilitar suas decisões e escolhas;
  3. Descobrir e fortalecer seus talentos, competências e habilidades para colocar em prática seu plano;
  4. Realizar !!!
  5. Celebrar as conquistas!!! Fortalecendo seu poder pessoal para impulsionar novos desejos e planos de sucesso!!

Um abraço e sucesso!

⚙️ LabQV
Silvia Corazza é graduada em psicologia e pós-graduada em administração de empresas. Percorreu sua jornada organizacional atuando em recursos humanos com foco em programas de desenvolvimento, benefícios e gestão de pessoas. Nos últimos dez anos, atua como consultora, realizando projetos estratégicos para programas de promoção de saúde e de qualidade de vida em ambientes corporativos, implementando desde o diagnóstico das necessidades ao desenvolvimento e à execução dos projetos e, principalmente, na gestão dos resultados e na efetividade das ações e dos programas. É cofundadora e sócia-diretora do LabQV | Laboratório de Qualidade de Vida, projeto que empreende com toda força de seu coração e que tem como propósito conectar pessoas que são movidas pelo desejo de realizar e alcançar, além do sucesso, um impacto transformador na sociedade.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa