fbpx

Três livros que um Coach não deve perder!

Na coluna “Dimensões do Sucesso” de hoje, você confere três livros imperdíveis, leituras obrigatórias, que mostram a melhor maneira de você facilitar o processo de transformação de seu Coachee.

Os leitores deste espaço já perceberam que o nosso objetivo é tratar da temática Coaching sob o rigor da ciência e da sua melhor prática. Aqui não vamos cair em repetição de modelos ou mesmo de informações que foram publicados em outros blogs ou sites. A abordagem que o leitor encontra aqui é totalmente nova e até pode ser distribuída sem problemas, desde que citada a fonte. Hoje, vamos avançar em mais conhecimento avançado apontando três livros lançados nos Estados Unidos.

O primeiro livro que vamos comentar, e cujo título já diz tudo sobre o conteúdo, é The Completely Revised Handbook of Coaching: A Developmental Approach, da autoria de Pamela McLean. A primeira edição desse manual de treinamento em Coaching foi publicada em 1999, transformando-se em uma referência como compêndio de informações básicas sobre um campo que era então florescente. Escrito por executivos e profissionais de recursos humanos interessados ​​na temática Coaching, o texto teve revisões e está agora bastante atualizado. São fundamentos essenciais ao sucesso da prática como, por exemplo, a melhor maneira de os Coaches facilitarem o processo de transformação dos Coachees.  Essa nova edição incorpora também os avanços em pesquisa e interessantes linhas de abordagem para o  melhor desenvolvimento dos adultos.

Outro livro apropriado para um Coach é Values-based Coaching: A Guide for Social Workers and Other Human Service Professionals, de Marily Endelson. A autora é altamente reconhecida pela sua grande experiência na área social e inspirou-se em seus casos para produzir o conteúdo do livro.  O que o texto tem de diferente é o fato de ser voltado preferencialmente para assistentes sociais, com foco nas questões afins à saúde. Coaching baseado em valores tem ocupado crescentemente os espaços das livrarias e da literatura científica e, no caso desse livro, certamente haverá impactos positivos para quem atua com  trabalho social, enfermagem, medicina, psicologia e educação, ainda que não exclusivamente.

Finalmente, temos o terceiro livro que não é específico de Coaching, mas se mostra como base essencial para profissionais de Coaching. Ficou na dúvida? Pois é, você concorda que na raiz de qualquer intervenção humana, e não só em Coaching, busca-se resolver um problema, alcançar a meta e ser feliz? The Oxford Handbook of Happiness foi lançado este ano, tendo por autora Susan David, profissional respeitada que faz parte da diretoria do Institute of Coaching, organização americana que citamos em artigo anterior. O livro será útil para todos os interessados ​​na teoria e na pesquisa sobre a felicidade humana. São dez seções com constructos e abordagens psicológicas, filosóficas, econômicas e espirituais para a felicidade, tanto na sociedade como nos relacionamentos.

Os profissionais de Coaching poderão tirar muito proveito para seus Coachees. O estudo da felicidade está no centro de quatro grandes campos científicos: a Psicologia Positiva , que investiga as condições que levam as pessoas a se desenvolverem; as Ciências Biológicas que querem melhor compreensão das nossas emoções; a Organização Positiva , que visa investigar e promover a excelência nas organizações, e ainda; as Ciências Econômicas, com seus indicadores específicos de bem-estar. Com certeza, pela profundidade do tema, talvez o livro não interesse a quem é mero prático de ferramentas do Coaching. Porém, será de extrema valia para aquele Coach que se preocupa em ter fundamentos, conhecimento e alta competência para ajudar os outros a serem felizes, sabendo como chegar lá…

E é claro, sempre que possível, pegando carona nessa estrada e sendo feliz também!

Mario Divo Author
Mario Divo tem extensa experiência profissional, tendo chegado a quase meio século de atividade ininterrupta, em 2020. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo das plataformas de negócios MENTALFUT® e Dimensões de Sucesso®, acumulando com o comando da sua empresa MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa