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Treino da Mente – Mindfulness e Bolhas Mentais

A Mente comum é selvagem, agitada e cheia de pensamentos. Seguimos ou nos agarramos a essas produções mentais, assim, vamos criando as nossas realidades.

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A Mente comum é selvagem, agitada e cheia de pensamentos. Seguimos ou nos agarramos a essas produções mentais, assim, vamos criando as nossas realidades.

Para que exercitemos nossa mente e fujamos da prisão que ela pode ser, podemos praticar a meditação.

Existem muitas formas de meditação, mas atualmente, mais conhecida e divulgada é a de Mindfulness. Ela é muito eficaz e ajuda muito a acalmar a mente comum e a acessar os níveis de sabedoria, que estão sempre disponíveis em nós.

Pensando nisso, vejamos as instruções de como realizar esse treino mental:

Sente-se de uma maneira confortável, seja numa cadeira ou qualquer outro lugar. O importante é manter a coluna reta. Deixe as mãos no colo ou como achar melhor.

O exercício consiste em focar sua atenção na respiração. Perceba o ar entrando e saindo, acompanhando o processo com a sua mente.

Você pode mentalizar as palavras “inspirando” e “expirando”, sucessivamente. Os olhos devem ficar preferencialmente abertos, mas se você for um iniciante, pode deixá-los fechados.

Ao fazer esse exercício, procure perceber a sua mente trabalhando. Você estará numa região livre da mente, sendo apenas o espectador.

Você vai observar que a sua mente é agitada, que ela tenta se agarrar ou seguir pensamentos e que se distrai com qualquer barulho, em um burburinho incessante.

Ao perceber esse movimento, volte gentilmente à respiração.  Em pouco tempo, você se verá novamente distraído. Então, retorne de novo ao exercício.

Pode ser que você se veja pensando em outras coisas, absolutamente desatento.

Ou seja, seguiu e entrou nos pensamentos. Quando entramos num pensamento, temos memórias e emoções, criando uma bolha mental.

Essas bolhas mentais são nossas ilusões.

Tome consciência da bolha e não se deixe conduzir por ela.

Volte para a respiração, inspirando e expirando.

Faça isso por alguns minutos, várias vezes ao dia. Depois de alguns meses, você sentirá lentamente que está domando a sua mente.

E assim, treine sua mente a estar presente no Agora. Dessa forma, você fica atento e alerta aos pensamentos, sem mais entrar ou se agarrar neles. Mesmo que eles venham, não terão domínio sobre você.

Você só observará os pensamentos surgirem e desaparecerem, assim como as ondas do mar, que vem e vão embora.

Lembre-se que a meditação não se propõe a eliminar pensamentos, mas a observá-los e não mais segui-los.

Com ela, você vai criar um estado de paz interior, de bem-estar, de estar atento ao momento e vai agir com plena consciência de tudo o que você faz.

É assim que se treina a mente.

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
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