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Transparência – Um dos Principais Valores no Mundo dos Negócios

Ser transparente exige clareza de princípios, coragem para agir e persistência para não sucumbir ao comportamento fácil e tentador de mentiras e falsidade tão comuns no mundo dos negócios.

Transparência – Um dos Principais Valores no Mundo dos Negócios - Como ser transparente?

Transparência – Um dos principais valores no mundo dos negócios

Em uma recente pesquisa que fiz sobre valores das empresas, figurou como um dos principais: a “TRANSPARÊNCIA”.

Mas, o que são valores de uma pessoa ou de uma empresa?

São escolhas dos dirigentes e colaboradores de uma organização, e refletem seu modo de ser no contexto no qual ela existe. São formados por crenças, filosofia e a atitude esperada de cada um dos colaboradores e envolvidos com seus objetivos. Isso irradia ao mercado a sua imagem, o seu posicionamento, gerando com isso a motivação uníssona para os resultados esperados.

Podem ser considerados também as regras de conduta, condizentes com a sua missão.

Diante de tantos valores, como ética, integridade, excelência no atendimento, espírito de equipe, confiança, gratidão, paixão. Quero focar a atenção no valor “Transparência”. O que significa e a justificativa por ser um dos mais utilizados dada a sua importância e seus reflexos interna e externamente. E se, devidamente aplicados e incorporados, tendem a fortalecer a imagem e a atuação da empresa ou da instituição que adota esse princípio.

Transparência mostra simplesmente aquilo que é, nem melhor, nem pior. É a dimensão da realidade.

Diante de um cenário conturbado, concorrência acirrada, disputa feroz pelos clientes, ainda mais, tendo como um pano de fundo uma cultura generalizada de propinas e corrupção, instalada nos meios de comercialização, e político, manter-se íntegro e transparente parece algo difícil de ser conquistado, mas que deveria ser simples e normal.

Muitas negociações escondem agendas ocultas, “pedágios”, benefícios diretos ou indiretos aos envolvidos em negociações. Isso principalmente em grandes negócios, nacionais e internacionais, prevalecendo o poderio de grandes monopólios e interesses de profissionais detentores de poder, mas desonestos.

Muitos contratos contêm: letras miúdas, que quase ninguém lê, mas escondem as armadilhas que aparecem quando surgem ocorrências. E pega de surpresa quem, de boa-fé, não verificou essa artimanha utilizada para não ressarcir eventuais despesas ou pagar o que, teoricamente deveria ser pago.

A transparência pressupõe coragem de assumir, sem medo; jogar com cartas abertas, evidenciando à integridade da empresa ou da pessoa que assim age.

Vi, um dia desses, o Ministro Paulo Guedes, em uma entrevista, respondendo a um repórter que indagava sobre a forma truculenta que o presidente Jair Bolsonaro fala, muitas vezes de forma explosiva e temperamental e ele respondeu:

– Ser transparente é o que o brasileiro precisa. Tem muita gente transparente, mas não tem bons modos e muita gente que tem bons modos, mas não tem princípios.

A transparência está presente em todos os segmentos das relações humanas. Por exemplo, em nosso governo com o “Portal da Transparência”, mantido pela Controladoria Geral da União (CGU). A meta é apresentar os valores orçamentários e a execução de despesas do Governo Federal, relacionadas ao enfraquecimento da pandemia de coronavírus em todo país. Com a divulgação dos gastos específicos relacionados à situação da saúde pública, a CGU reforça a importância da transparência para o robustecimento do controle social. Além disso, reúne e disponibiliza em um único local, as informações financeiras e orçamentárias do governo.

Em nível de empresas, a transparência determina a credibilidade ou não da sua performance no mercado na qual atua, junto aos stakeholders. Ampliando ou minimizando sua imagem e a sua reputação. Toda informação é fundamental e pode melhorar ou piorar sua atuação e até comprometer a sua permanência no mercado.

Para as pessoas, em geral, vinculada à sua identidade e personalidade, a transparência evidencia quem de fato são, o que pensam e o que sentem. Mostram seu jeito de ser, de se comportar nas mais variadas situações e no desempenho dos seus mais variados papéis.

Alguns benefícios gerados pela transparência em qualquer contexto:

  • Estimula a confiança entre as pessoas, a credibilidade gerada por quem assim age, inspirando também a reciprocidade. E assim promove também o mesmo comportamento em quem se sentiu merecedor de confiança;
  • Reforço do comportamento assertivo, gerador da lealdade, do vínculo forte da responsabilidade entre as pessoas, no mundo dos negócios, dos contratos e relacionamentos em geral;
  • Cria-se um ambiente sinérgico, no qual todos evoluem, pois a transparência gera trocas honestas e generosas. Dessa maneira, cria condições favoráveis para o aprendizado mútuo, com compartilhamentos de feedback e aprendizados com os próprios erros;
  • Imagem fortalecida, quer seja no âmbito pessoal ou institucional. Isso porque a transparência reflete a verdade, aquilo que é, os fatos, as informações corretas. Além disso, o valor da palavra dada, a integridade e a intenção de construir relações baseadas na confiança.

Por fim, ser transparente exige uma clareza de princípios, coragem para agir e persistência para não sucumbir ao comportamento fácil e tentador das mentiras e falsidade tão comuns no mundo dos negócios.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Transparência no mundo dos negócios e na vida? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

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Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 33 anos de história formou mais de 100.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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