fbpx

Transformando o tempo em momentos de conexão

Um dos papéis mais importantes de uma família é criar vínculos emocionais. Isso faz com que seus membros desenvolvam um sentimento de pertencimento e segurança.

1045
1045

Um dos papéis mais importantes de uma família é criar vínculos emocionais. Isso faz com que seus membros desenvolvam um sentimento de pertencimento e segurança. Sentir que somos aceitos, amados e valorizados da forma que somos nos fortalece e encoraja. É reconfortante saber que temos a quem recorrer sempre que a vida se tornar um desafio.

Para criar o vínculo e estabelecer uma relação de confiança e de conexão com nossa família, é preciso tempo e dedicação. Saber disso gera certa angústia em muitos pais que precisam conciliar família e trabalho. Os pais precisam dividir suas horas diárias entre levar os filhos para escola, atividades extras, cuidar da saúde, cuidar da casa, trabalhar e realizar outras atividades pessoais.

Existe uma grande preocupação em proporcionar coisas para os filhos e, muitas vezes, não há tempo suficiente para ficar com eles. Para criar e educar um filho é necessário atenção, paciência, acolhimento e tempo disponível. É importante aceitar nossas imperfeições e limitações. Não ter todo o tempo que gostaríamos pode gerar um alto grau de cobrança, e estresse, podendo acarretar:

  • Sono prejudicado;
  • Sentimento excessivo de preocupação;
  • Sobrecarga;
  • Desgaste emocional e irritabilidade;
  • Falta de motivação e energia;
  • Impacto na produtividade;
  • Distanciamento nos relacionamentos.

Equilibrar o trabalho e a família muitas vezes é apenas uma questão de planejar e gerenciar bem o tempo para aproveitar ao máximo os momentos que você tem com quem você ama. Criar rotinas familiares para passar mais tempo juntos, ajuda a transformar as tarefas diárias em momentos de conexão.

Encontre maneiras de transformar suas atividades diárias em tempo de qualidade. Você pode, por exemplo, levantar alguns minutos mais cedo para tomar o café da manhã com seu parceiro, se comprometer em fazer uma refeição em família, aproveitar o fim de semana para se desconectar e viver experiências de diversão e relaxamento.

É necessário aprender a organizar o tempo a partir de expectativas reais, redimensionar as tarefas e as prioridades de vida. Outro fator importante é cuidar das próprias emoções e procurar formas de repor as energias para conseguir desempenhar todos os papéis necessários.

É possível alcançar um maior equilíbrio fazendo um planejamento e tomando algumas medidas:

  • Dividir tarefas grandes em partes menores;
  • Priorizar as tarefas que precisam ser feitas;
  • Estabelecer horários;
  • Reservar um tempo para o autocuidado;
  • Desenvolver atenção plena;
  • Focar em soluções;
  • Ter momentos de diversão.

Cuidar das emoções auxilia os pais a terem maior leveza e tranquilidade para lidarem com as inevitáveis situações às quais serão expostos. Para conseguir conciliar os vários aspectos importantes da vida de forma sustentável, é importante ter consciência de suas limitações e aceitar a ajuda de outras pessoas.

Às vezes as coisas podem parecer muito difíceis e contar com as pessoas que você ama é fundamental para superar os desafios. Procure compartilhar responsabilidades e focar em obter experiências significativas e de qualidade. Os desafios podem ser ótimas oportunidades para fortalecer os vínculos e aumentar a conexão com sua família.

Danielle Gomes

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...