fbpx

Trabalhos por Projetos

Por que pode ser vantajoso aceitar uma vaga por projeto ou temporária?

Alternativas para carreira Senior
(Por Adriana Gomes com suporte da Robert Half)

Uma modalidade de contratação que vem ganhando força nas organizações é a do profissional qualificado para trabalhar em projetos. Essa possibilidade permite às empresas terem profissionais que resolvam situações pontuais, sem precisar manter esse profissional depois que a situação for resolvida. Essa relação parece atender aos anseios de muitos profissionais que gostam de resolver problemas, que gostam de desafios e gostam de maior flexibilidade.

Ainda tem muitos profissionais qualificados e executivos que se preocupam com a possibilidade de “sujar o currículo” e por esse motivo declinam às posições temporárias.

A demanda por profissionais especializados para projetos nos últimos anos cresceu em torno de 10% a 15% nas empresas, principalmente nas de médio e grande porte. Acredita-se que, nos próximos anos, de acordo com as tendências mais positivas do mercado, mais de 30% do quadro de colaboradores das companhias seja composto por profissionais especializados para projetos. As empresas buscam perfil focado na solução de problemas, consultivo, flexível e com disponibilidade. Este modelo de contratação também é ótima oportunidade para identificação de colaboradores que podem, no futuro, fazer parte do quadro de funcionários permanentes da companhia.

Estes profissionais seniores, conseguem atuar de forma muito eficiente nos projetos e são muito procurados pelas empresas. Existem diversas oportunidades em aberto, pois, além de conseguirem transferir o seu conhecimento e a sua experiência para os outros colaboradores da empresa, conseguem contribuir para que todos consigam concluir o desafio proposto com pontualidade. Para o próprio profissional é uma oportunidade excelente de aumentar o networking.

Atualmente, as principais áreas que demandam profissionais por projetos são as de finanças, contabilidade, tributária e TI.

Por que pode ser vantajoso aceitar uma vaga por projeto ou temporária?

Para 89% dos profissionais que foram contratados para atuar em projetos afirmaram que a experiência de trabalhar em projetos específicos é positiva para seus currículos.

Quais as vantagens?

  • 68% afirma que adquirem experiência;
  • 60% consideram que networking é superimportante;
  • 51% entende que a vantagem está no contato com ferramentas novas;
  • 42% considera que a flexibilidade para trabalhar é super vantajoso.

Para quem contrata, segundo a gerente de recrutamento da Robert Half, Vanessa Aguiar são:

  • acesso rápido à mão de obra qualificada (44%);
  • a redução de custos (36%);
  • conclusão de projeto com sucesso (20%).

Vagas mais frequentes:

  • Gerente de Viabilidade Financeira;
  • Coordenador de Crédito e Cobrança;
  • Especialista em Controladoria;
  • Desenvolvedor de sistemas;
  • Analista de reporting;
  • Analista fiscal Senior;
  • Gerente Tributário Senior;
  • Auditor de TI

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa