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Trabalho pode ser Fonte de Satisfação?

As pessoas não deixam as empresas, mas sim seus chefes. As organizações vitoriosas têm a clara noção de que líderes fazem com que colaboradores amem ou odeiem seu trabalho. Confira 16 Regras de Ouro para Engajamento no Trabalho.

Trabalho pode ser Fonte de Satisfação? 16 Regras de Ouro para engajamento de colaboradores no Trabalho

Trabalho pode ser Fonte de Satisfação?
16 Regras de Ouro para Engajamento de Colaboradores

“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.” (Aristóteles)

Organizações são feitas por, com e para PESSOAS.

A partir deste conceito, muito se tem falado e escrito sobre engajamento de colaboradores – disseminar visão, metas e objetivos e envolver a todos em prol do sucesso é o melhor caminho escolhido por organizações vitoriosas.

E, neste contexto, o papel desempenhado pelos líderes e gestores é crucial; a expressão “as pessoas não deixam as empresas, mas sim os seus chefes” são comumente utilizada para explicar a saída voluntária de colaboradores. E as organizações vitoriosas têm a clara noção de que líderes fazem com que colaboradores amem ou odeiem o seu trabalho.

Empresas de sucesso têm se empenhado cada vez mais em promover um ambiente de trabalho que propicie o envolvimento de todos os colaboradores no jogo cujos objetivos finais são resultados – não restritos aos financeiros –   favoráveis. Se examinarmos algumas empresas vitoriosas – Magazine Luiza, Mercado Livre, Itaú/Unibanco, Boticário, entre outras – constatamos que elas estão incluídas no seleto grupo das “Melhores Empresas para Trabalhar”; e, para atingir esse grau de excelência, duas condutas são de fato essenciais: a transparência e a confiança – relacionamentos ancorados nestes dois pilares promovem o engajamento das pessoas.

Para auxiliar organizações que querem elevar o grau de engajamento de seus colaboradores com o intuito de alavancar resultados, o fundador do “Great Place to Work Institute”, Bob Lee, elaborou um manual para auxiliar gestores na construção de “melhores empresas para trabalhar”. Ele listou 16 regras a serem seguidas; a saber:

1. “Confie e estimule a confiança

É importante para estimular a confiança nos, dos e entre os colaboradores para que as entregas excedam o esperado.

2. “Faça da integridade um valor corporativo”

Faça o que é certo mesmo quando não está sendo visto. A coerência entre ações e os valores é essencial para a confiança e os líderes e gestores que não devem agir de forma correta apenas para “jogar para a plateia” mas que suas ações efetivamente reflitam o que eles são e pensam.

3. “Se prometeu, cumpra”

antes de prometer algo, questione a si mesmo o que e se é necessário prometer; isto lhe impedirá de comprometer-se levianamente

4. “Mantenha uma política de portas abertas

Seja acessível e receptivo; saia detrás da mesa e aproxime-se dos colaboradores para criar oportunidades de diálogo e transmitir o que é esperado deles.

5. “Seja assertivo e dê respostas diretas”

Comunique-se forma clara, objetiva e completa. Os colaboradores avaliam o a líder de forma inconsciente; por esta razão, é importante valorizar e praticar princípios como a verdade, a honestidade e a objetividade.

6. “Estimule a inovação”

Esteja aberto a novas ideias e sugestões e dê atenção a todas as propostas, até mesmo àquelas que, à primeira vista, possam parecer inviáveis.

7. “Na medida do possível, estimule a gestão participativa”

Envolva as pessoas em mudanças pois o que as afeta não são as mudanças, mas sim a sensação de não terem nenhum controle sobre elas. Mas, lembre-se: envolver os colaboradores na tomada de decisão não é o mesmo que ‘tomada de decisão coletiva’

8. “Comunique claramente planos corporativos e objetivos individuais”

Para isso, periodicamente procure saber dos colaboradores se eles sabem o que é esperado deles e o que, na visão deles, significa ser bem-sucedido em suas funções.

9. “Promova a integração de novos colaboradores”

Faça com que a organização seja acolhedora ao novo colaborador, fazendo com que ele se sinta em um ambiente receptivo (o novo colaborador também pode ser aquele que já trabalha na empresa, mas em outro setor).

10. “Demonstre que TODAS as funções são importantes”

Todos os colaboradores, de alguma forma, contribuem para que objetivos corporativos sejam atingidos e é importante que isto seja reconhecido explicitamente. É crucial valorizar as pessoas independentemente do papel que exerçam, seja um colaborador que atue na área da limpeza ou que atue em cargos considerados como mais elevados.

11. “Reconheça e celebre sempre”

Elogios não podem ser forçados, nem precisam acontecer o tempo todo. Devem ser simples, gratuitos e ocorrer com frequência.

12. “Respeite as diferenças individuais”

Demonstre interesse e empatia e evite julgamentos

13. “Pratique e incentive o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal”

Um dos ensinamentos deixados por Jack Welsh é: “Trabalho é 100% trabalho e, se você está em casa, esteja 100% presente para sua família e amigos”.

14. “Pratique o senso de justiça”

Seja justo com todos indistintamente e faça com que as pessoas vejam isto na prática.

15. “Faça jus à sua função de gestor”

Quando os colaboradores reconhecem a competência do líder a confiança nele então aumenta; para isso, compartilhe sua visão e solicite visão compartilhada. Faça isso solicitando a participação da equipe e esteja atento às opiniões para que o apoio e a “cumplicidade” sejam contínuos.

16. “Faça com que o trabalho seja visto como uma diversão

Como disse Pablo Picasso: “quando trabalho me divirto”.  O divertimento no trabalho precisa ser natural e verdadeiro e só acontece quando há confiança; entretanto, saiba estabelecer limites sempre que se fizer necessário.

As 16 regras acima representam um importante roteiro para engajar colaboradores no trabalho e fazer com que o ambiente corporativo seja encarado não como uma selva onde a regra é a sobrevivência, mas sim como um lugar agradável que proporcione o crescimento pessoal e profissional.

Você concorda?

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como engajar colaboradores no trabalho? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

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Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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