Sempre tivemos a orientação de que devemos atuar estrategicamente em tudo o que fazemos dentro das nossas Carreiras em TI. Porém, ter estratégia também inclui saber o que não fazer. Quer saber o porquê?
Os últimos dias têm sido tensos. Tudo parece mais difícil, complicado, duro e áspero. As coisas acontecem e um gosto amargo surge. Seus planos patinam. Sua boa intenção é minada com sucessivos resultados não aguardados, resultados que te desmotivam. Nessa hora, o que você faz?
Organização. Sem enrolação, nem demora. Sem organização você até pode chegar em algum lugar, mas com ela, você irá muito mais longe. A organização é a medida de tranquilidade que você vai conquistar quando quiser assumir riscos maiores e níveis mais altos na sua Carreira e na vida.
Você já deve ter ouvido aquele velho conselho que diz: “Crie um elefante dentro de casa, mas nunca crie expectativas”, não é? De certa forma, é comum as pessoas tentarem não elevar expectativas sobre algo que vão fazer para, assim, evitarem a dor de uma eventual derrota no futuro. Será?
A vontade de desistir das coisas, do trabalho, da rotina é comum e afeta todas as pessoas. Em ambientes estressantes, como os de TI, isso às vezes consome os pensamentos e drena qualquer tipo de proatividade em nossas carreiras e vidas. Pensa em desistir?
Cada vez mais todos querem estudar menos, se preparar menos, esperar menos e atingir níveis mais altos muito rapidamente. É uma inconsistência de valores que não cria alicerces para fundamentar as Carreiras que estão sendo construídas no dia a dia.
É muito difícil dentro de qualquer nível de desenvolvimento humano resistir às pancadas que recebemos de pessoas que, sem perceber, funcionam dentro de um automatismo impensado. E aí? O que fazer quando a paciência acaba?
Sempre deixamos as coisas para depois. Se tudo parece normal, OK, está tudo bem. As pessoas só entram em ação quando algo de ruim acontece com suas carreiras. Então, só resta chorar a perda, ficar triste, tentar achar um culpado e, aos poucos, recuperar o que foi perdido.
Incomoda a facilidade como tudo é resolvido: Tenha sucesso agora, cure a depressão em algumas poucas sessões, construa (isso ou aquilo) facilmente, mesmo sem saber nada do tema. Tenha cuidado ao abrir passagem para discursos onde o simples, o tranquilo e o “sem esforço” são a base da venda.
Não existe perfeição no mundo em que vivemos, felizmente. A perfeição, como disse Osho, denota que não há mais necessidade de evolução e, desta forma, o que é perfeito necessariamente está morto (ou pelo menos não está entre nós). É isso o que você busca?