Patrícia Camargo - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/patricia-camargo/ Tue, 21 Jan 2020 01:05:22 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 https://www.cloudcoaching.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cropped-favicon-1-32x32.png Patrícia Camargo - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/patricia-camargo/ 32 32 165515517 Tomando as rédeas de sua vida! https://www.cloudcoaching.com.br/tomando-as-redeas-de-sua-vida/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tomando-as-redeas-de-sua-vida https://www.cloudcoaching.com.br/tomando-as-redeas-de-sua-vida/#respond_10817 Fri, 30 Sep 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/tomando-as-redeas-de-sua-vida/ Ao fazermos escolhas corremos riscos, podemos nos surpreender ou nos decepcionar, apostamos com a vida, damos passos que nem sempre são seguros. Mas é isto mesmo que faz deste processo um processo tão rico!

O post Tomando as rédeas de sua vida! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Frequentemente tomo conhecimento de histórias de filhos que não conseguem se desvincular dos seus pais. Na televisão, surgem matérias sobre a “geração bumerangue”, sobre filhos que saem da casa dos pais, mas logo retornam por motivos diversos. Ouvimos também falar da “geração canguru”, sobre filhos que mesmo bem-sucedidos financeiramente, optam por permanecer na casa dos pais.

Num Processo de Coaching, uma das premissas básicas é a de que “o coachee tem as rédeas da sua vida” e por isso, cabe a ele tomar suas próprias decisões, fazer suas escolhas, colher a dor e a delícia pelo caminho percorrido, sabendo que somente ele é o responsável por sua vida.

Por isso, nada mais distante desta premissa do que filhos que não conseguem se desvincular dos seus pais. Os argumentos são vários: gostam do convívio dos pais, não querem abrir mão do conforto que adquiriram, valorizam a “casa, comida e roupa lavada” proporcionada pelos pais e nesta escolha, optam pela acomodação, por não correr riscos, por não saírem de sua zona de conforto.

Gosto de pensar que nossa zona de conforto não é propriamente um lugar confortável e sim um lugar conhecido. Passa a ter este nome de zona de conforto porque é conhecida, não nos trará sobressaltos ou grandes surpresas, sabemos o que vamos colher ali e o que podemos esperar de nossa zona de conforto. Mas por ser conhecida, será que é de fato confortável?

Ao fazermos escolhas corremos riscos, podemos nos surpreender ou nos decepcionar, apostamos com a vida, damos passos que nem sempre são seguros. Mas é isto mesmo que faz deste processo um processo tão rico: através das escolhas, amadurecemos, aprendemos, refletimos, tentamos novamente, erramos de novo, acertamos outras tantas vezes, vamos assim construindo nosso caminho e colhendo os frutos durante a caminhada.

Não deixe que outros tenham as rédeas de suas vidas. Não atribua suas escolhas a seus pais, os filhos são criados para o mundo e se você é pai e ainda não percebeu isto, está na hora de refletir. Se você é filho e também não se deu cota de sua acomodação, vale refletir também. Já disse Sócrates: “Uma vida não examinada não merece ser vivida”.

O post Tomando as rédeas de sua vida! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/tomando-as-redeas-de-sua-vida/feed/ 0 10817
Errar é humano, insistir no erro é… https://www.cloudcoaching.com.br/errar-e-humano-insistir-no-erro-e/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=errar-e-humano-insistir-no-erro-e https://www.cloudcoaching.com.br/errar-e-humano-insistir-no-erro-e/#respond_10736 Fri, 16 Sep 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/errar-e-humano-insistir-no-erro-e/ É muito interessante quando a pessoa se dá conta de que a melhor decisão não é exatamente aquela que ela gostaria ou estava inclinada a tomar desde o início e, neste caso, ela prefere insistir no erro, em vez de resolver a questão.

O post Errar é humano, insistir no erro é… apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Uma das coisas mais interessantes de um processo de Coaching é quando um Coachee me procura para tomar uma decisão. Ele se vê numa encruzilhada e não sabe bem que direção tomar frente às possibilidades que tem. O Processo de Coaching neste contexto, irá ajudá-lo a tomar a melhor decisão, percorrendo profundamente os prós e contras das possíveis escolhas.

Este processo é muito rico especialmente porque não há fórmula pronta. No Coaching Afetivo, por exemplo, é muito comum eu receber um casal que já vem decidido a se separar e quer somente ter certeza de que esta é a melhor escolha. Para surpresa deles, muitas vezes pode acontecer de, no decorrer do Processo de Coaching, se darem conta de que aquela relação ainda vale à pena e que se separar não é a melhor opção.

Mas já aconteceu também de um casal me procurar decidido a fazer de tudo para manter seu casamento e perceberem, com o decorrer do processo, que aquela relação não está sendo mais sadia para eles. Que a acomodação os está impedindo de tomarem uma decisão mais corajosa, que no caso deles, pode ser a separação.

Mas é muito interessante quando a pessoa se dá conta de que a melhor decisão não é exatamente aquela que ela gostaria ou estava inclinada a tomar desde o início e, neste caso, ela prefere insistir no erro, ao invés de resolver a questão.

O ditado popular já diz: “Errar é humano, insistir no erro é burrice”. Não sei exatamente se insistir no erro seja burrice. Pode ser por teimosia, por esperança, por não querer enxergar que sua realidade mudou e já não é mais aquela. Pode ser também por medo do novo, “do jeito que está, está bom”, sentimentos de preguiça e acomodação que fazem a pessoa não sair do lugar.

Cabe ao profissional Coach, percorrer e esmiuçar cada possibilidade. Cabe ao Coachee tomar a decisão que melhor lhe convém, seja esta uma decisão corajosa ou seja uma decisão que o mantenha no mesmo lugar, podendo levar à impressão de que se está insistindo num erro.

No final das contas, de todo o processo e de sua decisão, o Coachee irá colher um resultado. E é este resultado que irá lhe proporcionar uma reflexão e um amadurecimento. Para o bem ou para o mal, somos o resultado de nossas escolhas.

O post Errar é humano, insistir no erro é… apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/errar-e-humano-insistir-no-erro-e/feed/ 0 10736
Sempre dê o seu melhor! https://www.cloudcoaching.com.br/sempre-de-o-seu-melhor/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sempre-de-o-seu-melhor https://www.cloudcoaching.com.br/sempre-de-o-seu-melhor/#respond_10673 Fri, 02 Sep 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/sempre-de-o-seu-melhor/ Ao desejarmos algo, devemos sempre lutar por aquilo em que acreditamos, esgotar todas as possibilidades, tentar todas as alternativas, pois ao final, independentemente do resultado, saberemos que demos o nosso melhor.

O post Sempre dê o seu melhor! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Nestes últimos dias o processo de impeachment da Dilma nos chamou a atenção. O processo foi longo, tivemos Olimpíadas no meio do caminho, mas nesta semana ele finalmente foi concluído. Muitos acompanharam horas e horas de questionamentos, argumentos, fatos e versões do processo, mas quero ressaltar aqui o que vi de mais importante: cada parte foi incisiva em suas argumentações e procurou dar o seu melhor.

Não tenho intenção aqui de me posicionar a favor ou contra o processo, nem tão pouco analisar quem fez a melhor defesa de seus pontos de vista ou teve a melhor argumentação. O que me chama a atenção em horas e horas de plenário nesta semana, foi como cada parte se preparou e argumentou com firmeza defendendo seus pontos de vista.

Em nossa vida também devemos agir assim. Ao desejarmos algo, devemos sempre dar o nosso melhor, lutar por aquilo em que acreditamos, esgotar todas as possibilidades, tentar todas as alternativas. Pois no final, independentemente do resultado, saberemos que demos o nosso melhor.

Se você quer uma promoção no trabalho, dê o seu melhor por isto. Invista em sua carreira adquirindo conhecimento, se relacionando bem com seus pares, administrando bem seu tempo. Tudo isso irá contar pontos a seu favor.

Se quer um casamento melhor, olhe e veja o(a) seu(sua) parceiro(a). Não tome por certo que ele(ela) sabe o quanto você o(a) ama. Elogie, pondere, passeie, ame, invista na relação, tire um tempo apenas para o casal sem a presença dos filhos e cuide assim desta relação que lhe é tão cara.

Se o foco for nossa saúde, será que estamos comendo o que devemos comer? Dormindo o mínimo necessário? Deixando a vida sedentária de lado e cuidando do nosso corpo como ele merece ser tratado?

Os exemplos são vários, mas a mensagem principal aqui é: dê o seu melhor pelo que você acredita. Seja carreira, vida afetiva, saúde, relação com os filhos, pouco importa. Faça bem tudo o que você se propuser a fazer, dê o seu melhor sempre. Assim, se porventura, algo não sair como você planejava, pelo menos você vai ter a certeza que fez de tudo, deu o seu melhor por aquilo. E terá sabedoria para entender que o importante é fazermos a nossa parte, sempre! Mesmo que as coisas não saiam como gostaríamos. Podemos nos arrepender do que fizemos, mas nunca nos arrepender do que deixamos de fazer.

O post Sempre dê o seu melhor! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/sempre-de-o-seu-melhor/feed/ 0 10673
Aceitando nossas limitações! https://www.cloudcoaching.com.br/aceitando-nossas-limitacoes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=aceitando-nossas-limitacoes https://www.cloudcoaching.com.br/aceitando-nossas-limitacoes/#respond_10605 Fri, 19 Aug 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/aceitando-nossas-limitacoes/ Não somos perfeitos, temos nossas limitações, e estas limitações nos ajudam a ter senso crítico, humildade, paciência, sabedoria, entre muitas outras coisas. Você conhece e aceita as suas limitações?

O post Aceitando nossas limitações! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Em todo Processo de Coaching vamos falar sobre crenças limitantes. Nossas crenças são formadas por verdades que acreditamos, seja porque alguém falou ou porque concluímos que seria daquela maneira… Nossos valores são baseados em crenças. Se olharmos no dicionário, encontramos uma definição simples para crenças: são as ideias e percepções de uma pessoa, consideradas por ela absolutas e verdadeiras.

E por que num Processo de Coaching abordamos tanto nossas crenças limitantes? Porque como o próprio nome diz, temos crenças que assumimos como verdades que nos limitam a alcançarmos o que desejamos. E frequentemente, através dos meus atendimentos de Coaching, me deparo com clientes que podem muito mais do que acreditam, que acreditaram por anos que não seriam capazes de sonhar e atingir novos objetivos, até que se permitem ousar, experimentar… e pronto! Descobrem que são muito mais capazes do que imaginavam.

A partir deste conceito de crenças limitantes, faço uma conexão com nossas limitações. Aparentemente podem ser entendidas como sinônimos, mas não são. Enquanto nas crenças limitantes temos a convicção de que o que acreditamos é a mais absoluta verdade, ao analisarmos friamente nossas limitações, podemos fazer um juízo de razão e aceitarmos uma limitação como algo que nos limita no sentido de restrição. No dicionário, uma limitação é definida como uma condição do que é finito.

Um exemplo simples: um cliente meu aspira uma posição de liderança, um cargo de gerência do seu departamento, mas ele sabe que um dos pré-requisitos para a função é falar inglês fluentemente, e ele ainda não fala. Portanto, ele tem uma limitação. E quando esta limitação vira uma crença limitante? Quando ele acreditar que não fala inglês e nunca terá capacidade para aprender. Não podemos nos limitar, tudo é possível, desde que desejemos e nos esforcemos para aquilo. Temos que fazer a nossa parte, claro!

Quero trazer o foco para a importância de aceitarmos nossas limitações. Também encontramos no dicionário o conceito de que uma limitação pode ser entendida como um defeito, uma insuficiência – e isto não se aplica a todos os casos. Um cadeirante que não anda tem uma limitação, uma insuficiência de movimentos, mas não posso generalizar e dizer que quem não fala inglês é insuficiente e tem um defeito. Algumas pessoas não falam inglês porque não têm interesse em aprender, simples assim.

Faz parte de nossa condição humana sabermos que não somos perfeitos, que temos nossas limitações, e que estas limitações nos ajudam a ter senso crítico, humildade, paciência, sabedoria, entre muitas outras coisas. Por isso, aceitar nossas limitações é algo tão importante quanto trabalharmos nossas crenças limitantes. E ambas fazem parte de um rico processo de autoconhecimento!

O post Aceitando nossas limitações! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/aceitando-nossas-limitacoes/feed/ 0 10605
Como conquistar o seu amor! https://www.cloudcoaching.com.br/como-conquistar-o-seu-amor/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-conquistar-o-seu-amor https://www.cloudcoaching.com.br/como-conquistar-o-seu-amor/#respond_10547 Fri, 05 Aug 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/como-conquistar-o-seu-amor/ Solteiros, namorados, noivos, casados, separados ou viúvos... Quer ajuda para conquistar ou reconquistar o seu amor? Quer dicas de como atrair, seduzir, conquistar um parceiro e assim alcançar a tão almejada felicidade?

O post Como conquistar o seu amor! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Trabalho há anos com Coaching Afetivo, propiciando uma vida afetiva plena às pessoas que me procuram. Solteiros me procuram tentando entender por que estão sozinhos, o que os tem impedido de serem felizes afetivamente. Namorados e noivos, quando decidem se casar ou morar juntos, também me procuram para esta fase de transição. Casados em crise frequentemente me procuram com questões sobre seus casamentos: esta relação ainda vale à pena? E separados ou viúvos me indagam como seguir adiante sem seu cônjuge, depois de anos de um intenso convívio a dois.

Para cada caso, procuro desenvolver um trabalho de autoconhecimento. Frequentemente me deparo com pessoas que desconhecem seu potencial, não sabem a força que têm, não sabem que são interessantes, não sabem que viver uma vida feliz e sem parceiros também é possível. Muitas vezes não faziam ideia de como é um casamento e do que é necessário para um casamento ser feliz, que concessões são mais regras do que exceções, que paciência e tolerância são palavras de ordem para um convívio em que estão no mesmo teto duas pessoas diferentes com suas diferenças.

Mas dentre os vários perfis de clientes que me procuram, tem um específico que me chama muito a atenção: aquele que me pede para lhe ajudar a conquistar ou reconquistar o seu amor. Aquele que quer dicas de como atrair, seduzir, conquistar um(a) parceiro(a) e assim alcançar a tão almejada felicidade.

Clientes assim confundem Coaching com Consultoria, não fazem ideia de que no Coaching não sou eu quem vou lhes dizer o quê e como fazer, mas sim eles próprios, de acordo com as vivências e individualidades de cada um.

Existem muitos profissionais do amor no mercado que se auto intitulam Coaches, mas que não praticam nada mais distante do que esta modalidade de trabalho. São conselheiros amorosos que se apropriam de um termo sério e que entendem estar “na moda” para venderem seus serviços.

Existe um mercado para elas, muitas pessoas buscam conselhos e conselheiros para sua vida afetiva. Mas não podemos confundir estes profissionais com Coaches.

Coaches ajudam seus clientes em seus objetivos sem lhes dizer como fazer, mas propiciando a reflexão através de perguntas e ferramentas que vão trazer respostas aos clientes. Ao término de cada sessão de Coaching, é o próprio coachee quem se dá uma tarefa para executar em relação ao tema discutido naquela sessão. O Coach não deve dizer ao seu coachee o que fazer, deve apenas acompanhá-lo em sua trajetória e em seus resultados obtidos a partir do cumprimento de suas tarefas.

Mas então – muitos deles me perguntam – como conquistar o meu amor? Não acredito em fórmulas prontas, em maneiras certas ou erradas de agir em relação ao seu amor. Acredito sim no respeito, na honestidade, na cumplicidade, na amizade e em muitas outras coisas que uma pessoa pode admirar em você e esta admiração pode se transformar em amor. Numa equação simples, eu poderia dizer que para conquistar seu amor, seja apenas você mesmo(a).

O post Como conquistar o seu amor! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/como-conquistar-o-seu-amor/feed/ 0 10547
Você conquistou sua meta – e não era bem o que você imaginava… https://www.cloudcoaching.com.br/voce-conquistou-sua-meta-e-nao-era-bem-o-que-voce-imaginava/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=voce-conquistou-sua-meta-e-nao-era-bem-o-que-voce-imaginava https://www.cloudcoaching.com.br/voce-conquistou-sua-meta-e-nao-era-bem-o-que-voce-imaginava/#respond_10475 Fri, 22 Jul 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/voce-conquistou-sua-meta-e-nao-era-bem-o-que-voce-imaginava/ Você deu o seu suor, planejou muito realizar um sonho e conseguiu. Atingiu o que tanto desejava, mas não era bem como você imaginava… E agora? Vai desistir? Nem sempre podemos voltar para trás e desistir do passo dado.

O post Você conquistou sua meta – e não era bem o que você imaginava… apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Um Processo de Coaching ajuda os clientes a atingirem seus objetivos. Trata-se de um processo motivacional, de autoconhecimento, que vai ajudar os coachees a descobrirem todo o potencial que têm para realizar seus sonhos. E eles chegam lá, atingem seus objetivos. Mas pode acontecer de alguns coachees perceberem, ao chegarem lá, que não era bem aquilo que eles imaginavam…

Para conquistarmos algo, desejamos tanto aquilo que a armadilha da idealização é quase inevitável. Idealizamos aquele sonho, imaginamos os ganhos que teremos com mais um degrau alcançado, sonhamos com melhoras em nossa vida porque finalmente fomos promovidos no trabalho, por exemplo – e talvez não imaginássemos como é difícil ser chefe, motivar nossos funcionários, atingirmos tantas metas exigidas por nossos superiores.

Pode ser no amor: você quis tanto conquistar aquela pessoa, idealizou tanto aquele(a) parceiro(a) como a pessoa ideal e de repente… vocês estão juntos. Mas ele(ela) não era bem aquilo que você pensava. Como todos nós, ele(ela) também tem seus medos, suas angústias, seus problemas… mas você idealizou um(a) príncipe(princesa) encantado(a), estas características não faziam parte do(a) seu(sua) parceiro(a) ideal.

E assim pode ser com tudo: a abertura de um negócio próprio, um carro novo que te dá muita satisfação, mas que bebe gasolina e tem uma parcela de seguro que vai balançar seu orçamento. Qualquer que seja a meta alcançada, ela vem com bônus e ônus e é muito natural nos esquecermos disto.

Mas e agora? Você atingiu o que tanto desejava e não era bem como você imaginava… Você vai desistir? Provavelmente não. Você deu o seu suor por aquilo, planejou muito realizar aquele sonho, desistir não é o mais aconselhável. Afinal, nem sempre podemos voltar para trás e desistir do passo que já foi dado.

Então o que lhe resta é lutar? Lutar para vencer os obstáculos que se apresentaram. Se por exemplo, você não sabe como motivar sua equipe, vai ter que aprender. Sua motivação é a chave principal para que você contagie seus subordinados. As pressões dos superiores são inevitáveis, então procure ter o melhor relacionamento possível com eles, eles precisam de você e você precisa deles.

Se for no amor, procure compreender as divergências de vocês. Algumas são conciliáveis e fazem parte do grande aprendizado que é dividir sua vida com alguém. Se são inconciliáveis, analise e tome a melhor decisão possível, seja maduro(a) em suas decisões.

O mesmo para o negócio próprio, pode ser que ele lhe exija muitas adaptações para que se torne realmente seu projeto de vida. Flexibilidade nesta hora é a palavra mágica, pois muitas vezes insistimos num caminho que não é exatamente o melhor. Quem for mais flexível, saberá mais cedo reconhecer seus erros e fazer as correções necessárias no novo negócio.

Quando idealizar sua meta, procure ver os pontos negativos também, não só os positivos. Os positivos vão te impulsionar a conquistá-la, os negativos deixarão seu pé no chão, o que também é muito necessário para que você veja a realidade como ela é, e assim, tenha sabedoria e maturidade para enfrentar o que não era exatamente como você pensava…

O post Você conquistou sua meta – e não era bem o que você imaginava… apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/voce-conquistou-sua-meta-e-nao-era-bem-o-que-voce-imaginava/feed/ 0 10475
Quando as coisas não dependem somente de nós! https://www.cloudcoaching.com.br/quando-as-coisas-nao-dependem-somente-de-nos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=quando-as-coisas-nao-dependem-somente-de-nos https://www.cloudcoaching.com.br/quando-as-coisas-nao-dependem-somente-de-nos/#respond_10402 Fri, 08 Jul 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/quando-as-coisas-nao-dependem-somente-de-nos/ Deixamos de lado muita coisa por nossos sonhos. Outros deixam de ser realizados pois definimos prioridades. E ainda muitas coisas podem nos impedir ou nos atrasar na realização deles. Se tantos riscos existem, por que sonhar?

O post Quando as coisas não dependem somente de nós! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Queremos muitas coisas. Planejamos como obtê-las, traçamos metas, objetivos, cuidamos de cada passo para aquela conquista. Nos dedicamos, nos esforçamos, damos o nosso melhor por aquilo, muitas vezes acreditamos que aquilo que desejamos é a coisa mais importante que existe no mundo. Deixamos de lado muita coisa pelos nossos sonhos. Outros sonhos deixam de ser realizados porque estabelecemos prioridades. E algumas vezes – pode acontecer com qualquer um de nós – aquele nosso sonho principal não se realiza.

Pode ser uma promoção no trabalho, a conquista de um amor, uma poupança que deixou de ser feita porque o carro teve que ir pro conserto. Pode ser uma reconciliação que não aconteceu porque o outro lado foi muito mais inflexível do que você pensava. Pode ser uma questão de saúde que surgiu inesperadamente. Muitas coisas podem acontecer que nos impedem ou nos atrasam na realização de nossos sonhos.

Mas se os riscos existem, por que sonhar? Porque sonhar nos torna vivos, humanos, motivados a seguirmos adiante. E não é porque os riscos existem que vamos antecipadamente sofrer por eles. Eles existem mas podem não se realizar também. Assim como um sonho pode não se realizar, os riscos podem não aparecer e tudo pode correr bem.

Obstáculos existem para nos tornarem mais fortes, para testarem nossa convicção, nossa certeza de que realmente desejamos aquilo. Existe um ditado popular que diz que quando algo não dá certo, “não era para ser”.

Eu costumo percorrer com meus clientes todas as possibilidades, insisto para que eles deem o melhor deles em tudo o que fazem, reflitam sobre os vários caminhos possíveis quando têm uma decisão a tomar. O caminho mais fácil não costuma ser o melhor caminho, ele é apenas o mais fácil, talvez o mais rápido, mas será que irá nos proporcionar um bom aprendizado?

Existem coisas que não dependem somente de nós. Outras pessoas estão envolvidas, valores e prioridades de cada um são diferentes, nem sempre conquistamos o que desejamos. Mas apesar de tudo isto, sabemos que não podemos desistir. Que mesmo de uma experiência malsucedida, extraímos um aprendizado. Que se aquilo não se realizou, outras oportunidades virão. Basta ter olhos para ver, ouvidos para ouvir e coração aberto para saber reconhecer novos caminhos e novas oportunidades.

O post Quando as coisas não dependem somente de nós! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/quando-as-coisas-nao-dependem-somente-de-nos/feed/ 0 10402
Dinheiro e Controle Emocional https://www.cloudcoaching.com.br/dinheiro-e-controle-emocional/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dinheiro-e-controle-emocional https://www.cloudcoaching.com.br/dinheiro-e-controle-emocional/#respond_10336 Fri, 24 Jun 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/dinheiro-e-controle-emocional/ O dinheiro não traz felicidade. A solidão de um homem que vive numa mansão é a mesma solidão de um que vive numa kitnet e todo dinheiro do mundo não paga nossa paz de espírito. Dinheiro requer controle emocional!

O post Dinheiro e Controle Emocional apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Dinheiro requer controle emocional. Pessoas endividadas ou com orçamento restrito sabem disso. Pessoas bem-sucedidas financeiramente também.

Sabemos que o dinheiro não traz felicidade. Costumo dizer aos meus coachees que a solidão de um homem que vive numa mansão é a mesma solidão de um homem que vive numa kitnet. Todo dinheiro do mundo não paga nossa paz de espírito. Doenças que somatizamos no corpo podem ter seu tratamento melhorado pelo dinheiro, mas a origem das doenças precisa ser tratada.

As agências de marketing sabem muito bem que dinheiro e controle emocional andam juntos! Nada mais natural para o ser humano do que buscar satisfação de uma frustração em tardes no shopping estourando o cartão de crédito. Roupas e sapatos novos nos fazem bem mas não trazem nosso amor de volta ou nosso tempo perdido acreditando numa relação que já estava fadada ao fracasso, você bem sabia disso.

Podemos nos incomodar com o carro novo do vizinho e aí nos endividarmos comprando um carro muito melhor do que o dele só para lhe mostrar que somos bem-sucedidos. Mas somos mesmo? Se nos deixamos abalar pelo sucesso do vizinho, será que somos emocionalmente bem-sucedidos?

Nesta época de crise, muitos pais de família estão desempregados. As crianças pedem por presentes ou coisas materiais que eventualmente os pais não podem lhe proporcionar e se culpam por isso. Por quê? Não seria o seu tempo livre o que você tem de mais precioso para dar aos seus filhos? Estudar, brincar, conversar com seus filhos não é algo muito mais importante para eles do que comprar o tênis da moda ou o último lançamento daquela famosa marca de celular? E também não seria algo muito mais importante para você?

Devemos ter controle emocional para tudo, inclusive para o dinheiro. Se estamos sem dinheiro, por que sair pra balada mesmo assim? Por que gastar o que não podemos e aumentar nossas dívidas? Queremos provar o que para quem? Para os outros ou para nós mesmos?

Você já descobriu que as coisas mais preciosas da vida não se compram com dinheiro? Quer fazer seu cônjuge feliz ou estar presente na apresentação do seu filho vai lhe exigir tempo e dedicação, mas muito pouco dinheiro?

Trabalhamos e somos remunerados por isto. Merecemos atender aos nossos caprichos, claro! Um carro novo, uma roupa nova, uma viagem especial… Sim, tudo isso nos faz feliz. Mas devemos saber gastar nosso dinheiro com sabedoria e não sermos escravos dele. Uma vida financeira feliz anda de mãos dadas com uma vida emocional feliz!

O post Dinheiro e Controle Emocional apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/dinheiro-e-controle-emocional/feed/ 0 10336
Apenas dê o primeiro passo! https://www.cloudcoaching.com.br/apenas-de-o-primeiro-passo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=apenas-de-o-primeiro-passo https://www.cloudcoaching.com.br/apenas-de-o-primeiro-passo/#respond_10270 Fri, 10 Jun 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/apenas-de-o-primeiro-passo/ Ao descobrir que para uma longa jornada apenas um primeiro passo é necessário, trazemos nosso sonho para mais perto de nós. Iniciamos sua concretização porque percebemos que é possível torná-lo real.

O post Apenas dê o primeiro passo! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Todos nós temos sonhos e desejamos conquistar algo! Uns querem uma promoção no trabalho, outros querem dar a volta ao mundo, outros querem uma vida afetiva feliz, outros querem conquistar a casa própria ou trocar de carro. Não importa qual o sonho e o objetivo de cada um, o fato é que sempre queremos algo.

O fato de sermos de certa forma insaciáveis, é o que nos move para seguirmos em frente. Não podemos simplesmente trabalhar para pagar as nossas contas. Precisamos viver, saborear bons momentos, cultivar nossas amizades, desejar novas conquistas, saber agradecer, saber simplesmente apreciar o pôr do sol…

Muitos pensam que seus sonhos são inatingíveis: como vou dar a volta ao mundo? Nem falo outro idioma? Como vou ser promovido se meu chefe nem olha pra mim? Minha vida afetiva está morna, trabalhamos tanto… não nos curtimos mais e nem temos mais tempo para isso? Verdade? E você vai se conformar com isto?

Um processo de Coaching é enriquecedor porque te motiva a dar o primeiro passo. Ao descobrir que para uma longa jornada apenas um primeiro passo é necessário, trazemos nosso sonho para mais perto de nós. Iniciamos sua concretização porque percebemos que é possível torná-lo real.

Se quero uma promoção no trabalho, que tal socializar mais com meus colegas? Se quero dar a volta ao mundo, que tal estudar inglês, pelo menos. Se quero uma vida afetiva feliz, que tal partir de mim uma surpresa para meu cônjuge? Se quero trocar de carro, que tal iniciar uma poupança? Todos estes são passos simples, mas que fazem uma grande diferença, porque são um primeiro passo!

Num Processo de Coaching aprendemos que nós temos as rédeas das nossas vidas e, portanto, nós a levamos para a direção que queremos. Aprendemos também que não devemos culpar os outros por nossos problemas ou por nossos fracassos. Somos responsáveis por nossa vida e por nossas escolhas!

O post Apenas dê o primeiro passo! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/apenas-de-o-primeiro-passo/feed/ 0 10270
O respeito ao processo de cada um! https://www.cloudcoaching.com.br/o-respeito-ao-processo-de-cada-um/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-respeito-ao-processo-de-cada-um https://www.cloudcoaching.com.br/o-respeito-ao-processo-de-cada-um/#respond_10205 Fri, 27 May 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/o-respeito-ao-processo-de-cada-um/ Quando você, coach, vislumbrar que seu Coachee pode estar indo pelo caminho errado ou que sua decisão não é a mais acertada, deve entender que ao optar pelo caminho mais difícil, ele também irá colher um resultado.

O post O respeito ao processo de cada um! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Num dos primeiros cursos de certificação em Coaching que fiz, lembro-me de colocar a seguinte questão: “E se vejo que meu Coachee está indo pelo caminho errado, devo deixá-lo seguir adiante?” A resposta foi simples e objetiva: “Um Coach não é e não pode ser pai e mãe de ninguém”.

Fiquei pensando naquilo, nas vezes em que vemos que a pessoa está seguindo pelo caminho errado ou fazendo uma má interpretação do que aconteceu. Por vezes se sente perseguida pelo chefe porque ele não lhe dá “Bom dia”, quando na verdade não consegue ver que o chefe não dá “Bom dia” a ninguém… ou quando está com preguiça de sair do lugar, de sua zona de conforto, e justifica sua atitude dizendo que sabe que não terá uma oportunidade melhor. Sabe mesmo?

Devemos respeitar o processo de cada um. Isto quer dizer que quando vislumbro que meu Coachee pode estar indo pelo caminho errado ou que sua decisão não é a mais acertada, devo entender que ao optar pelo caminho mais difícil, ele também irá colher um resultado. Pode demorar mais para ele chegar onde quer, ele pode se machucar no caminho, pode ainda não conseguir respeitar ou aceitar opiniões diferentes das suas, mas ainda assim, irá passar pela experiência e aprender alguma coisa com ela.

Eu, como Coach, posso também estar fazendo uma inferência, pensando que aquela não é a melhor decisão que ele possa tomar, ou que existem alternativas melhores, mas ainda assim, sabemos que este é o meu ponto de vista e que também posso estar errada. E um Coach não deve inferir as coisas e, se possível, deve alertar seu Coachee para também não agir desta forma.

O meu ponto de vista não necessariamente é o certo. Vendo de fora a situação, pode ser que eu tenha mais chances de ver a coisa como de fato ocorre porque não estou envolvida, consigo ser mais imparcial do que o meu Coachee, mas mesmo assim, sei que ele pode escolher caminhos que eu não escolheria e aquilo ser o melhor para ele.

Cada um tem um processo, um caminho a seguir, uma forma de ver as coisas. Os otimistas verão oportunidade numa crise, os pessimistas verão um fracasso certo e por vezes decidem nem tentar. Cabe a mim, como Coach, ajudar meu Coachee a enxergar todas as possibilidades que se apresentam, sabendo que a escolha é única e exclusivamente dele, respeitando assim o processo de cada um.

O post O respeito ao processo de cada um! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/o-respeito-ao-processo-de-cada-um/feed/ 0 10205