O post A importância da inserção do Coaching Vocacional na agenda de formação continuada de professores do Ensino Médio apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>A conclusão do Ensino Médio e a decisão acerca de qual carreira seguir constituem uma fase muito importante para os jovens e, em consequência, gera expectativas também nos grupos sociais dos quais participam (familiares e amigos, por exemplo). Nesse sentido, é usual que os estudantes busquem formas de apoio para a sua tomada de decisão, seja pesquisando informações, seja por meio de conversas com professores e profissionais já inseridos no mercado. Destaca-se, neste contexto, a utilização de ferramentas que podem auxiliar na decisão dos discentes, dentre elas o Coaching.
A pesquisa realizada também teve como objetivo identificar as demandas de formação continuada de professores que atuam no Ensino Médio no que se refere à orientação profissional em seu ambiente de trabalho. Dentre os resultados, notou-se que a maioria dos professores tem entre 25 e 29 anos e é do sexo masculino (53,7%). Em relação à busca dos estudantes por orientação no momento da escolha do curso superior, 83,3% dos docentes revelaram que são consultados pelos jovens, porém não se sentem plenamente capacitados para prover tal ajuda. Quanto a isso, os professores afirmaram que as escolas têm papel fundamental nesse processo, podendo realizar ações de formação continuada a fim de prepará-los para essa orientação profissional. Do total de respondentes, 89,9% têm interesse em participar de capacitações sobre Coaching Vocacional.
Assim, considerando uma predominância de professores jovens no Ensino Médio, salienta-se a importância da inserção de noções de Coaching Vocacional na agenda das formações continuadas, posto que essa ferramenta possibilita o autoconhecimento dos discentes e auxilia seus mestres na orientação profissional.
Até o próximo artigo!
O post A importância da inserção do Coaching Vocacional na agenda de formação continuada de professores do Ensino Médio apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Escolha do curso superior: Incertezas dos estudantes e receptividade dos professores sobre Coaching Vocacional no Ensino Médio apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>A escolha do curso de nível superior exige do estudante um elevado conhecimento sobre seus talentos, habilidades e mercado de trabalho. Além disso, constitui uma fase de expectativa e pressão familiar, na qual se faz necessário o apoio da escola. Nesse contexto, surge o Coaching para orientar os estudantes. Por se tratar de um tema emergente, a pesquisa teve como um dos objetivos identificar o grau de autoconhecimento dos jovens sobre a escolha da profissão, bem como evidenciar a receptividade dos professores sobre a utilização do Coaching Vocacional no Ensino Médio.
Dentre os resultados, constatou-se que a escolha dos estudantes é fortemente influenciada pela família (26%) e pelas áreas em ascensão no mercado de trabalho (34,2%). Além disso, 41,1% desses jovens não se sentem seguros em relação à escolha profissional. Paralelamente, 83,3% dos professores afirmaram que os jovens os consultam em busca de orientação profissional. Para 96,3% dos docentes, a escola poderia orientar os estudantes sobre a carreira e 89,9% manifestaram interesse em participar de ações de formação continuada sobre Coaching Vocacional.
Diante do exposto, notou-se a relevância de as escolas procurarem mais informações sobre essa ferramenta de desenvolvimento humano para orientarem os estudantes na escolha profissional, minimizando os índices de evasão no ensino superior e possibilitando que os jovens realizem-se profissionalmente e prestem bons serviços à sociedade.
Até o próximo artigo!
O post Escolha do curso superior: Incertezas dos estudantes e receptividade dos professores sobre Coaching Vocacional no Ensino Médio apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Autoconhecimento e Conhecimento da Profissão por parte dos Estudantes do Ensino Médio – A Importância do Coaching Vocacional apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>A ocasião da escolha do curso superior traz para os estudantes e familiares expectativas e tensões. Trata-se de um momento importante na vida dos jovens, exigindo elevado autoconhecimento, esforços de estudos e pesquisa para conhecer as opções profissionais. Tais aspectos são necessários para evitar a escolha equivocada de um curso superior, no qual o jovem não se identifique.
Os principais resultados que versam sobre o autoconhecimento dos estudantes revelaram que 41,1% não se sentem seguros quanto à escolha da profissão, 71,2% não conhecem suas aptidões, talentos e valores, mas, contraditoriamente, 90,4% acreditam que suas habilidades podem ajudar no exercício da futura profissão. Em relação ao conhecimento prévio acerca da atuação nas profissões preferidas por esses estudantes, 58,9% desconhecem as atividades que esses profissionais desempenham no mercado de trabalho e 65,8% não têm muitas informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior nas quais venham a estudar caso sejam aprovados no vestibular.
Diante desses resultados e considerando a relevância do autoconhecimento e de informações sobre os cursos e instituições de ensino, conclui-se que o Coaching Vocacional pode auxiliar os estudantes do Ensino Médio na Escolha da profissão. Essa ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional possui técnicas, exercícios e reflexões que possibilitam aos jovens conhecer seus talentos, habilidades e valores, bem como orienta na busca de informações sobre o mercado de trabalho. Mas, lembre-se, antes de contratar um Coach, cheque a experiência, formação e clientes dele.
O post Autoconhecimento e Conhecimento da Profissão por parte dos Estudantes do Ensino Médio – A Importância do Coaching Vocacional apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Jovem, conheça o foco de atenção do Self 2 e tenha maior performance no seu dia a dia! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Na realidade em que vivemos hoje, é muito difícil alguém não ter dificuldades em manter o foco e concentração em alguns momentos. Principalmente, se fizermos um uso excessivo das redes sociais. De acordo com o psicólogo e doutor pela Universidade de Harvard Daniel Goleman, só terá sucesso no século XXI quem conseguir manter o foco.
Segundo o americano Tim Gallwey, o precursor do Coaching no Mundo, em seu livro The Inner Game, foco consiste em:
“Prestar atenção enquanto você esteja fazendo qualquer coisa. É uma habilidade que pode ser praticada através de qualquer atividade.”
Tim fala muito bem como o foco pode ajudar a aumentar nossa performance no dia a dia. Descreve, inicialmente, performance a partir do potencial, descontadas as interferências. Ele apresenta esse conceito de uma forma bastante prática, com a seguinte fórmula: Performance é igual a potencial menos interferências.
P = p – i, onde “P” é performance, “p” potencial e ”i” interferências.
Tim afirma que o nosso jogo interior ocorre o tempo todo, e ora desperta nosso potencial, ora o interrompe. Nas interferências, a voz interna que dá os comandos e gera os julgamentos é chamado de Self 1. Já o Self 2 é o próprio ser humano, livre de julgamentos, que inclui todas as nossas capacidades. Quanto mais reduzirmos a nossa auto interferência, maior será o nosso foco de atenção.
O foco do Self 2 não é alcançado somente pela autodisciplina. Arduamente tentando se concentrar, produz um foco forçado e restrito que é difícil e cansativo de ser mantido. Você precisa ter um desejo forte e verdadeiro por trás.
Desejo dirige o foco. Quando alguém está conectado com o seu próprio desejo, o foco do Self 2 ocorre naturalmente. O único aspecto sobre o qual temos poder de decisão é o de escolher quais desejos nutrir e quais desejos ignorar. Entretanto, quando os desejos não estão claros ou são conflitantes, a pessoa começa a sentir que é necessário “lutar” para permanecer focado.
Qual é a sua postura em processos seletivos de Trainee? foca em duas ou três empresas, que são aquelas que você realmente sonha em trabalhar, ou se candidata em todos os processos que aparecem, somente para colocar no currículo o cargo de Trainee? E ao mesmo tempo, você ainda sonha em abrir o próprio negócio ou até mesmo passar em um concurso público? Concorda comigo, que esses desejos não são compatíveis entre si e que, por isso, será difícil ter o foco do Self 2 nessa situação? Então, sugiro ter suas prioridades claras e tentar não ter pensamentos conflitantes, que o afaste dos seus sonhos.
Para saber mais sobre o tema, leia o livro: The Inner Game: A essência do jogo interior – W. Timothy Gallwey.
O post Jovem, conheça o foco de atenção do Self 2 e tenha maior performance no seu dia a dia! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post É possível estudar, descansar e ainda pensar na escolha da profissão nas férias! Veja as dicas! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Entrou de férias agora e se encontra no dilema de descanso x estudos?
Ou já vai fazer vestibular esse ano e ainda não sabe qual profissão escolher?
Calma, é normal e muitos jovens também estão passando por isso!
A responsabilidade do vestibular e escolha profissional chegando gera uma grande apreensão, mas você também precisa descansar, pois é de suma importância o equilíbrio para se fazer uma boa prova e estar preparado(a)!
O post É possível estudar, descansar e ainda pensar na escolha da profissão nas férias! Veja as dicas! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Como engajar os jovens nas organizações? apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Os jovens das gerações Y e Z representam a nova força de trabalho global e têm grandes aspirações. 71% gostariam de empreender (segundo a EXAME). Em um tempo em que o prazer determina a realização profissional, sabemos como ninguém como reconhecer as oportunidades que combinam paixão com trabalho. A economia criativa, novas profissões, o boom do empreendedorismo e a nova força coletiva provam isso. Projetos que só farão diferença a longo prazo simplesmente não estimulam esses Jovens.
Além de ter um emprego, tornou-se importante ter um propósito, que pode ser exercido de várias formas ao mesmo tempo. Os “millennials”, como também são chamados, são fascinados por projetos em andamento e se sentem motivados ao aprender novas habilidades.
Sobre retenção x engajamento, você acredita que seja mais importante ter aquele jovem motivado e feliz, dispondo de grande energia, trazendo resultados durante o período que ele estiver ou ficar com o jovem desmotivado, “empurrando com a barriga”, entregando trabalhos “meia-boca”?
A empresa precisa responder a duas perguntas. Primeira: como pode se tornar uma escolha de vida e de carreira para o jovem a longo prazo, e não a curto prazo? Segunda: que tipos de contextos de trabalho são bem-sucedidos para engajar os jovens ao longo prazo?
Não existe uma fórmula mágica. Mas há algumas dicas, segundo a Revista Época Negócios que entrevistou especialistas em RH: Investir na liderança, promover feedbacks constantes para os Jovens, valorizar o trabalho deles, promover o bem-estar e a justiça nas práticas de RH (mostrar como e de que forma eles poderão crescer na empresa).
É, sem dúvidas, um grande desafio para as organizações, engajar os seus jovens profissionais. Mas não é impossível. Várias empresas podem servir de modelo, ganhadoras de prêmios como “Melhores empresas para estagiar”, por exemplo.
O post Como engajar os jovens nas organizações? apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Impulsione a sua carreira com o Coaching! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Já parou para pensar sobre os valores que norteiam a sua vida? O que faz mais sentido para você? Quais são as crenças que limitam você a alcançar as metas pessoais e profissionais?
Nas palestras e nos processos de Coaching que venho realizando, percebi que esses são os principais questionamentos dos jovens. Muitos não sabem qual o seu propósito, seus talentos, habilidades…, o que complica na hora de fazer escolhas profissionais.
E como o Coaching pode ajudá-los? Primeiro é necessário entender mais sobre esse modelo de desenvolvimento humano que vem sendo amplamente utilizado no desenvolvimento de profissionais.
De acordo com a ICF (International Coach Federation), o Coaching é “uma parceria entre o coach (profissional treinado para entregar o processo de Coaching) e o coachee (pessoa que passará por ele), em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos”.
Também é um processo de aprendizagem e ação, que envolve revisão de crenças e aumento da autoconfiança, desenvolvendo e aprimorando as competências. Durante esse processo, o coachee toma ciência de seus recursos internos e capacidades, bem como de seus valores fundamentais, além de desenvolver um senso de propósito. Em suma, é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que leva a pessoa do ponto onde está – situação atual – para a situação aonde quer chegar.
O Coaching tem como base áreas de conhecimento como psicologia, sociologia, neurociências, PNL (programação neurolinguística) e usa técnicas da administração de empresas, gestão de pessoas e dos esportes.
No processo de Coaching, aborda-se profundamente o autoconhecimento: o jovem refletirá sobre seu propósito, missão de vida, visão, perfil comportamental, valores, talentos e habilidades. A duração desse trabalho depende da metodologia utilizada pelo coach. Em geral, leva de 8 a 12 sessões.
Alguns resultados que o Coaching pode promover para um jovem:
Quanto mais cedo na carreira, o jovem procurar um coach, mais evitará erros em sua trajetória e alavancará os resultados, pois as metas serão muito mais específicas e focadas. Por exemplo: acertar na escolha do curso superior, melhorar a inteligência emocional (crucial para estagiários), preparar-se da melhor forma para processos seletivos e planejar melhor a carreira.
E como acertar na escolha do coach? Algumas dicas são: investigar a formação do profissional, quantos clientes já teve e se ele tem vínculo com algum organismo internacional de Coaching reconhecido pelo mercado, como a ICF – International Coach Federation (maior associação global de Coaches, que tem 18 mil membros em mais de 100 países). Além disso, conhecer os resultados que ele já obteve com seus clientes.
O post Impulsione a sua carreira com o Coaching! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post A influência da crise econômica na carreira dos jovens brasileiros apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O índice de desemprego no país é de 11,8%, mas a taxa é maior para mulheres, jovens e pessoas com baixa escolaridade. É o que mostram os dados do quarto trimestre de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada no final de fevereiro.
Os Jovens estão encontrando menos vagas para estagiários, trainees e efetivos. E é justamente no momento em que eles mais precisam de experiência profissional. Muitos estão se formando e sabem que é muito difícil conseguir emprego sem experiência prévia. Muitos, que dependem do próprio trabalho para pagar a faculdade, estão tendo que trancar o curso. O que atrasa a formação e vida desses jovens.
É uma geração inteira que sofre agora e que sofrerá também no futuro. É criado um “círculo vicioso”: os jovens não estudam porque não têm dinheiro e não conseguem emprego por que não têm formação. Essa situação deixará sequelas de longo prazo em suas carreiras. Para isso não acontecer, é preciso que o jovem não deixe de buscar uma formação extra. Há muitos cursos gratuitos, oferecidos na Internet e presencialmente (Sebrae, prefeituras, faculdades…). Seguem alguns sites com cursos gratuitos:
www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos
Os jovens também precisam exercitar o autoconhecimento e utilizar esta fase para conhecer seus valores, propósito e missão de vida. Não é porque estamos passando por uma crise, que eles devem deixar seus sonhos morrerem e, por exemplo, tomar iniciativas como tentar passar em um concurso público sem ter perfil para essa escolha. E se o perfil for de empreendedor? É na crise que se nascem grandes oportunidades! Mantendo o foco e determinação, eles conseguirão ultrapassar este momento de dificuldade e terão carreiras de sucesso.
O post A influência da crise econômica na carreira dos jovens brasileiros apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post O novo ensino médio x escolha da profissão: como o Coaching pode ajudar na tomada de decisão dos jovens apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Com esta reforma, que entra em vigor a partir de 2019, os jovens poderão escolher suas matérias de preferência logo no início do Ensino Médio (40% do currículo será reservado aos chamados itinerários formativos, formado pelas áreas: matemática, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas, além da formação técnica e profissional). Os 60% restantes deverá ser definido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ainda em discussão.
Essa nova situação poderá trazer ainda mais pressão para esse momento de vida dos jovens, que precisarão saber pelo menos qual área do conhecimento em que se especializarão (Saúde, Humanas ou Exatas).
É um momento de vida em que poucos têm a maturidade vocacional suficiente para tomar essa importante decisão. Ainda não possuem um suficiente grau de autoconhecimento. Não conhecem seus talentos, habilidades, valores. E, o mais importante, muito provavelmente desconhecem os seus propósitos de vida.
O uso do Coaching surge nesse processo para contribuir com o jovem, possibilitando a ele tomar a decisão mais apropriada, com vistas ao seu sucesso profissional. O Coaching é a ferramenta de desenvolvimento humano mais utilizada no mundo. Segundo a ICF (International Coach Federation), Coaching é “uma parceria entre o coach – profissional treinado para entregar o processo de Coaching – e o coachee – pessoa que passará pelo processo de Coaching”. Os dois atuam “em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos”.
Nesse processo, o coach e o coachee identificam objetivos, traçam metas e estabelecem os pontos que indicarão o sucesso. No caso do Coaching vocacional, o sucesso será o jovem ter certeza sobre a sua opção profissional.
No livro que escrevi em parceria com Aline Peixe, intitulado 8 Passos para acertar na Escolha da Profissão – Um guia prático para você tomar a melhor decisão!, estimulamos o jovem a realizar um autocoaching. É repleto de exercícios, ferramentas de Coaching, dicas, perguntas reflexivas e imagens, o que torna a leitura leve e prática. Chegamos nesse método, pois no decorrer de nossa trajetória fomos aperfeiçoando nosso trabalho baseado na metodologia do Instituto MS Coaching de Carreira. Até que nossa experiência, aliada aos conteúdos absorvidos em nossas formações, deu forma a esta metodologia, formada por um passo a passo, para ficar mais fácil para jovens alcançarem o resultado desejado, que é a escolha assertiva da profissão. E como percebemos que ela trouxe resultados significativos a muitos jovens, resolvemos escrever o livro para dividi-la com aqueles que estão passando por esse difícil momento de decisão. Convido você a conhecê-los abaixo:
Passo I – Análise como está a sua maturidade vocacional;
Passo II – Pense em quais são suas áreas de interesse;
Passo III – Encontre sua vocação e seu propósito;
Passo IV – Descubra quais são os seus valores;
Passo V – Trace o seu perfil;
Passo VI – Conheça quais são os seus talentos e habilidades;
Passo VII – Confronte com a realidade: pesquise muito;
Passo VIII – Analise as opções.
Seguindo os passos, o estudante terá um grau de autoconhecimento maior e saberá quais são as formas de atuação do profissional. Já sabendo qual profissão seguirá, poderá aproveitar da melhor forma o seu Ensino Médio. Atuar de acordo com a vocação é um dos principais fatores para o sucesso.
* Você encontrará o livro 8 Passos para acertar na Escolha da Profissão – Um guia prático para você tomar a melhor decisão! em formato digital nos links abaixo:
O post O novo ensino médio x escolha da profissão: como o Coaching pode ajudar na tomada de decisão dos jovens apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post 3 passos para planejar melhor as metas em 2018! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>2018 já chegou. Que tal aprender a planejar as metas profissionais com alguns passos simples?
1° passo: Liste todas as suas metas em uma folha ou arquivo no computador.
2° passo: Estipule um prazo para todas elas. Fica muito mais fácil atingir uma meta, quando é estipulado um tempo para ela ser alcançada. Exemplo: abril/2018 ou 4 meses.
3° passo: Submeta todas elas ao modelo SMART. Uma meta nesse modelo é: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
O que é ser específico? É não colocar uma meta genérica. Exemplo: ser um profissional bem-sucedido ou ser feliz. É colocar exatamente o que você quer conquistar. Exemplo: inglês avançado.
O que é ser mensurável? É você ter capacidade de medir o atingimento da meta. Exemplo: para medir o conhecimento avançado no idioma inglês você pode fazer uma prova em instituição internacional que comprovará o seu nível.
O que é ser alcançável? Para uma grande meta ser alcançada, é necessário realizar submetas. São metas menores que, se não forem buscadas, a grande meta não virá. Exemplo: para ter inglês avançado, pode ser necessário estudar 1 hora por dia, assistir filmes em inglês e fazer um curso presencialmente (2 horas por semana). É necessário avaliar se as submetas dependem do seu próprio esforço. Quando começa a depender de outros, fica mais difícil conquistar a meta principal.
E o que é ser relevante? É identificar o vai te motivar para buscar dia após dia a realização das submetas. Qual o propósito de ir em busca da realização da grande meta? Exemplo: ter inglês avançado vai abrir as portas em empresas multinacionais.
E o temporal já comentamos no 2° passo. É de suma importância estipular um período para a conquista da meta.
Espero que você conquiste tudo o que planejar em 2018 e que mantenha o foco nas decisões alinhadas com o seu propósito de vida!
Sucesso!
O post 3 passos para planejar melhor as metas em 2018! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>