Joana Carvalho Costa - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/joana-carvalho-costa/ Tue, 28 Jan 2020 16:04:23 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 https://www.cloudcoaching.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cropped-favicon-1-32x32.png Joana Carvalho Costa - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/joana-carvalho-costa/ 32 32 165515517 E que tal começar o ANO dizendo NÃO? https://www.cloudcoaching.com.br/e-que-tal-comecar-o-ano-dizendo-nao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=e-que-tal-comecar-o-ano-dizendo-nao https://www.cloudcoaching.com.br/e-que-tal-comecar-o-ano-dizendo-nao/#respond_22555 Mon, 27 Jan 2020 13:20:12 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22555 Provavelmente a palavra "NÃO" é a mais difícil de dizer quando nos referimos à dieta.... Será? Aprenda agora mesmo os benefícios de dizer "NÃO"!

O post E que tal começar o ANO dizendo NÃO? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
E que tal começar o ANO dizendo NÃO? Provavelmente esta é a palavra mais difícil de dizer quando nos referimos à dieta…. Será?

Horário de trabalho que passa voando, 1001 afazeres, horas de refeição às vezes inexistentes, que resultam em dizer que SIM ao que aparece à frente sem pensar duas vezes.

Só que é exatamente nesse momento que o “SIM” pode ser o nosso maior inimigo.

Então sugiro que você treine neste ano o MEDO DE CONTRARIAR. 

E passe a dizer NÃO quando tem de dizer e, principalmente, sem medos ou remorsos.

Porque na verdade, quando você faz “a vontade” das pessoas à sua volta e diz que SIM aquele salgadinho ou a mais uma fatia de bolo, a única pessoa que você não está  agradando nem respeitando, é a mais importante de todo este processo.

Advinha quem?! Sim…VOCÊ!

Analise bem todo o seu percurso até aqui, os anos de dietas atrás de dietas, aquela roupa que ainda está guardada no armário à espera de melhores dias e, principalmente a sua autoestima…

Então responda…esse ano, vai mesmo voltar a fazer a mesma coisa?

É importante ter em mente que dizer “sim” para tudo, não vai levar até seus objetivos.

OS BENEFÍCIOS DE DIZER “NÃO”:

Quando entendemos que o “não” é um fator determinante para selecionar atitudes e decisões que nos acrescenta, e que nos direciona ao sucesso, os benefícios começam a surgir.

Recordo que quando você diz “sim” para os outros, podes estar dizendo “não” para você mesma!!

Analise onde você estava exatamente há um ano atrás? Em Janeiro de 2019?

Recorde-se do peso que tinha, do corpo que tinha, das roupas que usava, de como se sentia e como estava a sua autoestima.

Se HOJE você está no ponto que deseja, então pode parar de ler este artigo e tem os meus parabéns!

Se HOJE você não está de todo no ponto que deseja, então dou também os parabéns, por estar aqui usando o seu tempo lendo este artigo!! E SÓ por isso, já demonstra que deseja fazer diferente, seguir em frente e terminar o ano com o seu objetivo concretizado!!!

Neste novo ano, comece a mudar aos poucos a sua alimentação e agora, em especial, neste recente início do ano, a desintoxicar o seu organismo de forma a começar da melhor maneira e dar pequenos passos em direção ao seu objetivo.

Comece a alterar aos poucos os alimentos que tem na sua geladeira, na sua despensa e na lista de compras!!

São os pequenos passos diários, que levam à mudança efetiva!!

Estabeleça qual o objetivo que quer atingir em 6 meses!

E quais as pequenas metas intermédias que deseja alcançar!

Escreva tudo isso numa folha e cole essa folha no espelho do seu banheiro!! Para que todos os dias esteja bem presente qual o seu foco diário!!

Lembre-se que tudo é possível!!

Basta dizer mais vezes NÃO aos outros e mais vezes SIM a si mesma!!

Tenha um excelente ano de 2020!!

Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Nutricoach
http//www.nutri-coaching.com

Confira também: Como o Coaching potencializa o Processo de Emagrecimento

 

O post E que tal começar o ANO dizendo NÃO? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/e-que-tal-comecar-o-ano-dizendo-nao/feed/ 0 22555
Falta um mês e agora?! https://www.cloudcoaching.com.br/falta-um-mes-e-agora/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=falta-um-mes-e-agora https://www.cloudcoaching.com.br/falta-um-mes-e-agora/#respond_21850 Mon, 02 Dec 2019 13:30:16 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=21850 Natal é uma das épocas mais temidas do ano para quem está de “dieta”, pois é sempre vista como uma época de excessos e de retrocessos de resultados.

O post Falta um mês e agora?! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Estamos nos aproximando de uma das épocas mais bonitas e também das mais temidas do ano…Para quem está de “dieta”! A época do Natal é sempre vista como uma época de excessos e de retrocessos de resultados…

Como eu sempre digo, o que conta não é o que acontece entre o Natal e o Ano Novo, mas sim tudo o que acontece entre o Ano Novo e o Natal.

Nesta altura do ano, é muito importante que você comece a fazer uma análise dos seus resultados, do que aconteceu ao longo deste ano e do que ainda é possível conquistar, de uma forma realista.

E esta é uma época onde é normal entrar a Fome Emocional, não só por toda a exposição a alimentos próprios desta época, naturalmente muito calóricos, como também da frequência dos almoços/jantares de Natal e convívio com amigos.

Podemos sentir três tipos de fome: fisiológica, emocional e social

A primeira tem uma solução mais imediata e a segunda é a causa nº1 das corridas aos Nutricionistas, mas também com solução!

Fome fisiológica ou fome física, ocorre quando se fica por um período prolongado, carente de alimentos que forneçam calorias e nutrientes, necessários para a vida e saúde do nosso organismo. Normalmente depois de algumas horas desde a ultima refeição (3 horas ou mais) e que pode ser acompanhada por uma sensação de “estômago colado às costas”, tonturas, náuseas, fraqueza, fraca capacidade de concentração e irritabilidade.

Neste caso o mais rápido e sensato a fazer é repor esta carência energética e comer algo, por exemplo, 1 peça de fruta ou 1 ovo cozido ou 1 iogurte.

Frequentemente cada um de nós ao comer um determinado alimento, ou ao sentir um determinado cheiro recorda-se de alguma situação, ou é reportado a uma certa lembrança ou emoção. Este processo é designado por “âncoras”, que funcionam como um gatilho que ao ser acionado nos conduz automaticamente a um momento específico (reflexo condicionado).

Ora se os alimentos nos levam a emoções, o contrário também se verifica, sendo este aspecto o que provoca a chamada Fome Emocional.

A grande questão é que o ato de comer está associado a fatores externos, como a vida social e não apenas a um ato fisiológico de repor a necessidade de energia e nutrientes que o nosso corpo pede.

Para aprender a comer apenas sob fome física e controlar o seu ímpeto para a emocional deve haver, em primeiro lugar, uma tomada de consciência. Tanto dos sinais do seu corpo para ambos os tipos de fome, como para as situações que podem ocasionar o descontrole/excesso alimentar.

Os sinais de Fome Fisiológica, já foram descritos, no entanto devemos estar atentos que a recomendação é de comer a cada 3 horas. Logo, se passar muito mais tempo é natural que vá sentir alguns dos sintomas referidos. A sugestão é planejar um pouco o seu dia e levar consigo alguns snacks e deixar outros no seu local de trabalho, se for possível. Desta maneira, não terá desculpa para não comer!

Relativamente à Fome Emocional, é descrita como “aquela vontade de comer só mais um bocadinho” depois de uma refeição. Ou mesmo uma vontade específica para alguns alimentos (normalmente são os doces, pão e/ou bolos) como resposta a alguma situação menos positiva ou contrariedade.

E claro, é sabido que comemos com os 5 sentidos, logo o cheiro de pão acabado de sair do forno ao passar por uma padaria vai ativar o centro de fome e ímpeto de comer (ainda que tenha acabado de almoçar). Do mesmo modo, um bolo com um aspeto fantástico ou ainda a mesa composta quando vai jantar na casa de algum familiar ou amigo.

São vários os fatores que podem desencadear um episódio de descontrole alimentar.

No entanto para solucionar esta questão são necessários 3 aspetos:

  • Tomar consciência do processo;
  • Perceber qual ou quais as situações que geram a fome emocional;
  • Encontrar as estratégias mais adequadas e pôr em prática numa base diária.

E tudo aquilo que pretende é conseguir sobreviver, a esta altura do ano, com o mínimo de deslizes possíveis, para que não deixe cair por terra todos os resultados conquistados até aqui!!

O que fazer??

  • Coma uma boa sopa de legumes antes de sair de casa para um jantar com amigo;
  • Faça um plano das suas refeições diárias;
  • Lembre-se de levar snacks para comer entre as refeições;
  • Quando for fazer compras ao supermercado traga apenas alimentos bons para si!

Então antes de pensar nos excessos do Natal, lembre-se que o que conta na realidade é tudo aquilo que faz entre o Ano Novo e o Natal… porque agora que falta menos de um mês para a bonita época natalícia, faça o melhor possível e sem excessos!!

Joana Carvalho Costa
http//www.nutri-coaching.com

Confira também: As 3 Dicas mais valiosas para emagrecer com Sucesso!

 

O post Falta um mês e agora?! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/falta-um-mes-e-agora/feed/ 0 21850
Como o Coaching potencializa o Processo de Emagrecimento https://www.cloudcoaching.com.br/como-o-coaching-potencializa-o-processo-de-emagrecimento/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-o-coaching-potencializa-o-processo-de-emagrecimento https://www.cloudcoaching.com.br/como-o-coaching-potencializa-o-processo-de-emagrecimento/#respond_20398 Mon, 07 Oct 2019 13:20:25 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/?p=20398 O Coaching facilita muito na medida em que se toma consciência do processo, do que podemos fazer e, que está nas nossas mãos, para mudar o comportamento.

O post Como o Coaching potencializa o Processo de Emagrecimento apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Acredito verdadeiramente que o Coaching facilita muito a vida na medida em que se toma consciência do processo e do que podemos fazer e, que está nas nossas mãos, para mudar o comportamento.

Um dos principais pilares do Coaching, é ajudar a entender o cliente e os processos que ele precisa enfrentar, para atingir o objetivo final.

A consulta de Nutrição, quando é aliada da metodologia em Coaching, fica de lado o método pré-definido da prescrição alimentar e passa a entrar em ação a parte de mudança comportamental onde a alimentação é uma mera consequência dessa transformação.

Afinal, é sempre bom ter em mente que as prescrições nutricionais por si só, não agregam grande aprendizagem e possibilidade de transformação ao cliente.

Algo que faz muita diferença nesta abordagem é o PODER DE DECISÃO. E colocar o cliente como parte integrante e responsável das suas decisões.

É muito comum numa consulta típica o cliente dizer que não está tendo resultados…

Com esta metodologia, o cliente passa a ter consciência de que ele próprio é o responsável pelos seus resultados, e que o Nutricionista é apenas facilitador do processo.

Mas o poder de decisão está sempre nas suas mãos!

4 fatores muito importantes e que são trabalhados com esta metodologia:

  • O que realmente motiva? 
  • O que faz desistir?
  • Quais são os principais medos e ansiedades?
  • Como reage aos desafios do dia a dia? 

Com estas respostas vai fazer com que compreenda a fundo as suas motivações para o emagrecimento, os mecanismos que podem potenciar os resultados e quais os aspetos que deve ter maior atenção para que leve até ao fim o processo e não desista no meio.

O autoconhecimento é a chave de um resultado bem-sucedido!

Por outro lado, outro ponto trabalhado com esta metodologia é a comparação.

É muito comum as comparações de resultados com pessoas que conhecemos e que estão fazendo o mesmo programa que nós. E por norma com resultados diferentes.

O que deve ter em atenção?

Que não faz sentido comparar e medir resultados, mas sim o que ambos estão fazendo para chegar lá!!

O resultado em si pode depender de inúmeros fatores e, muitos deles, que possivelmente não controla.

Agora a dedicação e empenho, essa sim pode ser comparada!!

Lembre-se que todos somos diferentes, então por que querer o mesmo resultado no mesmo espaço de tempo que uma amiga(o)??

Lembre-se de manter o foco no processo e de dar o seu melhor…SEMPRE!

Com isso os resultados irão chegar!

Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Nutricoach
www.nutri-coaching.com

O post Como o Coaching potencializa o Processo de Emagrecimento apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/como-o-coaching-potencializa-o-processo-de-emagrecimento/feed/ 0 20398
Qual é o impacto do Coaching na Nutrição? https://www.cloudcoaching.com.br/qual-e-o-impacto-do-coaching-na-nutricao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=qual-e-o-impacto-do-coaching-na-nutricao https://www.cloudcoaching.com.br/qual-e-o-impacto-do-coaching-na-nutricao/#respond_19321 Mon, 12 Aug 2019 13:30:12 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/?p=19321 A maioria das pessoas que recorre a consultas de Nutrição, já percorreu uma boa parte dos produtos e serviços disponíveis no mercado para emagrecer, mas...

O post Qual é o impacto do Coaching na Nutrição? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Eu diria que a maioria das pessoas que recorre a consultas de Nutrição, já percorreu uma boa parte dos produtos e serviços disponíveis no mercado para emagrecer… só que ainda não conseguiu encontrar o tal milagre.

Muitas delas, desesperadas por métodos rápidos e milagrosos que não impliquem sacrifícios, acabam por desistir no início ou no meio do processo.

Na realidade, nada vai funcionar enquanto não houver consciência de que a verdadeira mudança tem de partir de si mesmos, dando prioridade ao seu equilíbrio alimentar e sobretudo, à sua saúde, em detrimento da paixão irracional pela comida.

“Somos aquilo que comemos”, já dizia Hipócrates, o pai da Medicina na Grécia Antiga.

Infelizmente, parece que é mais fácil para alguns “resolver” as suas frustrações e angústias, ingerindo grandes quantidades de alimentos pouco saudáveis. É certo que a comida proporciona conforto, no entanto, comportamentos compulsivos regulares vão levar apenas que a saúde e autoestima de quem procura um profissional, seja comprometida a curto-médio prazo.

Por isso, o papel do Nutricionista, mais do que reconhecer a existência desta realidade, passa também por ajudar os pacientes a compreenderem estes comportamentos e, em conjunto, encontrar um modo de solucioná-los!

Eis que surge o Coaching!

Eu acredito que para vencer na profissão de Nutricionista, temos de nos manter o máximo atualizados possível, aperfeiçoando constantemente o método usado, estando a par dos novos alimentos no mercado, bem como de técnicas eficazes de comunicação com o paciente.

Então, enquanto profissional de Nutrição, deve-se entender que um plano nutricional adaptado ao modo de vida e às necessidades do paciente não será suficiente para que ele atinja bons resultados a curto e, sobretudo, a longo prazo.

Porque o que leva as pessoas a desistirem das consultas de Nutrição é o fato de atravessarem fases de falta de determinação, ou por não terem sentido o incentivo suficiente por parte do Nutricionista, ou ainda por não se sentirem compreendidos…enfim, a verdade é que o que leva grande parte das pessoas desistir, tem muito pouco a ver com o plano alimentar que foi prescrito, mas muito mais com a forma como a mensagem do profissional foi transmitida!

O Coaching surge, assim, como uma solução de especialização no atendimento profissional, onde o grande objetivo é garantir uma relação eficaz entre o profissional e o paciente, criando empatia entre ambos e motivação no paciente.

O Coach deverá, portanto, agir de forma a entender a realidade do paciente sentindo e ouvindo, sem julgamentos, as suas frustrações, emoções e dificuldades para que este se sinta plenamente compreendido.

Chama-se a isso, de empatia 

A empatia é uma das técnicas mais importantes do Coaching Nutricional e assenta, sobretudo, na capacidade do Nutricionista-Coach ouvir o seu paciente e ter a capacidade de estabelecer uma relação próxima de cumplicidade e de confiança.

Se o profissional for capaz de criar um vínculo de empatia e de assertividade com os seus pacientes, estes  terão um melhor entendimento sobre a origem do seu problema e conseguirão, mais facilmente, desabafar e admitir aquilo que fazem de errado e que poderá estar impedindo de chegar onde desejam.

Ao despertar neles a motivação e a fome de vencer, o profissional, então, irá criar um plano nutricional que se adapte não só aos objetivos e às necessidades de cada um, como também às suas dificuldades.

O Coach e o paciente deverão, portanto, andar sempre de mãos dadas em prol de um objetivo comum, para também que a boa educação alimentar e um bom estilo de vida, se tornem permanentes e não apenas momentâneas.

Você está preparada para deixar o Coaching transformar a sua vida?

Joana Carvalho Costa

O post Qual é o impacto do Coaching na Nutrição? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/qual-e-o-impacto-do-coaching-na-nutricao/feed/ 0 19321
As 3 Dicas mais valiosas para emagrecer com Sucesso! https://www.cloudcoaching.com.br/as-3-dicas-mais-valiosas-para-emagrecer-com-sucesso/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=as-3-dicas-mais-valiosas-para-emagrecer-com-sucesso https://www.cloudcoaching.com.br/as-3-dicas-mais-valiosas-para-emagrecer-com-sucesso/#respond_18571 Mon, 15 Jul 2019 13:30:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/as-3-dicas-mais-valiosas-para-emagrecer-com-sucesso/ Por vezes ainda que a dedicação ao plano alimentar seja grande, a dificuldade no emagrecimento persiste. E essa situação pode acontecer por diversas razões, muitas vezes exteriores à sua vontade.

O post As 3 Dicas mais valiosas para emagrecer com Sucesso! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Este mês, vou-lhe dar 3 Dicas de Sucesso para que possa alterar o seu comportamento alimentar e atingir o patamar de peso que deseja.

Por vezes ainda que a dedicação ao plano alimentar seja grande, a dificuldade no emagrecimento persiste. E essa situação pode acontecer por diversas razões, muitas vezes exteriores à sua vontade.

No entanto, e pondo de parte os fatores externos, deve fazer um inventário do que habitualmente come, bem como do seu estilo de vida, de forma a perceber o que pode estar ocorrendo de pior nos fatores que só dependem de si, que esses sim, pode controlar e melhorar.

Já alguma vez parou para pensar porque tem certos hábitos alimentares? Muitas vezes diferentes dos seus amigos?

Já se questionou porque motivo ainda não os mudou?

Esses padrões alimentares e de estilo de vida, têm a ver com a nossa educação, com valores que nos foram incutidos pelos nossos país, familiares e amigos e com as nossas crenças, ou seja, com a ideia de que fomos construindo ao longo da nossa vida que seria o melhor para nós.

No comportamento alimentar é muito semelhante, ou seja, sabe-se que apenas uma pequena parte, cerca de 10% dos casos de Obesidade têm razão genética. A maioria, ou seja, os restantes 90% têm a ver com a educação alimentar e os hábitos alimentares que a família criou e que replica de geração em geração.

Daí ser muito comum ouvir “Eu sou gordinho porque a minha mãe é, a minha avó também e toda a minha família. Há só lá uma prima afastada que é magra”. E será que essa prima afastada também não tem o mesmo patrimônio genético? Ou por outro lado, será que essa prima ESCOLHEU fazer diferente e romper com o padrão alimentar?

Para então emagrecer com Sucesso, vou partilhar agora as minhas 3 Dicas mais Valiosas:

Dica de Sucesso#3

Reconhecer quais os seus padrões ou hábitos alimentares, os que lhe favorecem e os que o prejudicam de forma a conseguir alterar os menos positivos!

Dica de Sucesso#2

Perceber se está fazendo algo por si e para si, ou se é para agradar alguém. Isto porque querer emagrecer para caber no vestido de casamento ou no Bikini, de nada adianta o esforço!

Pois se o seu objetivo não é forte e motivador o suficiente, vai fazer o sacrifício até caber no vestido e assim que caiba, lá vai comemorar comendo uma pizza!

Lembre-se de que se não compreender AGORA qual o seu padrão alimentar, vai continuar anos e anos no mesmo ciclo e sem atingir o seu verdadeiro bem-estar.

Faça um pequeno exercício, recorde-se de onde estava precisamente neste dia no ano passado? E o peso que tinha? E o que estava fazendo para alterar a situação?

Se a sua resposta foi que tinha mais peso do que tem hoje e que estava fazendo os tais sacrifícios para emagrecer, mas que hoje está em forma e feliz, então está de Parabéns e posso quase garantir de que superou a fase crítica de retrocesso de resultados!

No entanto, se a sua resposta era que estava igual ao ano passado ou por outra que hoje, está pior, então deixe-me também dar-lhe os Parabéns porque está tendo neste momento uma oportunidade única e fantástica de aprendizagem e mudança!

Dica de Sucesso#1

Focar em si e no seu objetivo! Fazer com que os motivos pelos quais quer emagrecer sejam fortes o suficiente para o motivar numa base diária fazendo diferente. E ainda que ocorram deslizes de vez em quando, que esses não sejam vistos como fracassos, mas como pequenos prazeres a que se permitiu e que lhe podem dar mais força para continuar nesta batalha!

Grande parte dos resultados só dependem de si!

E quando vir que não quer fazer este caminho sozinho e que precisa de mais dicas de motivação ou alternativas alimentares não hesite em procurar um Nutricionista especializado em Motivação, como um Nutricoach!!

Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Nutricoach
www.nutri-coaching.com

O post As 3 Dicas mais valiosas para emagrecer com Sucesso! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/as-3-dicas-mais-valiosas-para-emagrecer-com-sucesso/feed/ 0 18571
Os TOP 10 alimentos para combater a celulite https://www.cloudcoaching.com.br/os-top-10-alimentos-para-combater-a-celulite/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=os-top-10-alimentos-para-combater-a-celulite https://www.cloudcoaching.com.br/os-top-10-alimentos-para-combater-a-celulite/#respond_17942 Mon, 17 Jun 2019 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/os-top-10-alimentos-para-combater-a-celulite/ Quais são as causas mais comuns para o aparecimento da celulite? Será que só aparece em Mulheres que têm excesso de peso? Confira os TOP 10 alimentos mais eficazes para prevenir e combater esta vilã!

O post Os TOP 10 alimentos para combater a celulite apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Em primeiro lugar vamos perceber o que é a tão temida e falada celulite, que tantas dores de cabeça dá ao público feminino!

A celulite tem a ver com um processo inflamatório, acabando por ocorrer acumulação de água e gordura nas células. Dando o tão conhecido aspeto “casca de laranja”, pelas ondulações na pele por conta dos nódulos de gordura.

São vários os produtos e cremes que prometem aniquilar de vez esta situação, no entanto tenho de alertar que cremes ou comprimidos, só por si, não vão dar grande resultado.

Tem de se conhecer qual a causa da celulite e qual a melhor estratégia alimentar, para que em conjunto seja possível alcançar os resultados desejados!

Quais então as causas mais comuns para o aparecimento da celulite?

Será que só aparece em Mulheres que têm excesso de peso?

Claramente NÃO.

Existem algumas causas diretas para a celulite, tais como desequilíbrios entre a quantidade de gordura no corpo (podendo também aparecer em Mulheres com peso normal), problemas de circulação, que provocam retenção de líquidos e acumulação em excesso dentro das células e vários fatores externos, como o stress, falta de exercício físico, pouca ingestão de água e, claro, uma alimentação não saudável com predomínio de alimentos ricos em gordura e sal.

Nesse sentido, convém avaliar qual o seu caso e grau de inflamação, de modo a estabelecer qual a melhor estratégia do ponto de vista alimentar.

No entanto, ficam aqui os TOP 10 alimentos mais eficazes para prevenir e combater esta vilã que é a celulite e que se pretende se ver LIVRE de vez do aspeto casca de laranja, convém introduzir na sua alimentação:

  • Frutas ricas em Vitamina C – Laranja, limão, kiwi. A vitamina C é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, que vai ajudar a combater os radicais livres e desintoxicar a pele;
  • Gengibre – pela sua ação anti-inflamatória e termogênica, que vai aumentar o metabolismo e acelerar a combustão das gorduras;
  • Ananás – por ser rico em bromelaína, enzima conhecida por ser eficaz em absorver as gorduras e favorecer a diminuição da celulite e excesso de peso;
  • Abacate – por ser rico em omega 9 e glutationa, que são dois poderosos anti-inflamatórios. O omega 9, por sua vez ajuda a controlar o cortisol (hormônio do Stress), logo vai evitar a acumulação de gordura no organismo;
  • Frutos vermelhos, como as amoras, framboesas, mirtilos e morangos – São ricos em Vitamina C e anti-oxidantes! Mais uma vez, vão permitir desintoxicar o organismo e as células;
  • Chá de cavalinha e centelha asiática – como são chás diuréticos vão permitir uma melhor drenagem das células evitando a retenção de líquidos;
  • Chá verde – além da sua ação diurética, também tem uma forte ação termogênica, ajudando na eliminação das gorduras;
  • Arroz integral – é um excelente alimento para introduzir na dieta de quem pretende eliminar/prevenir a celulite. Por ter baixo índice glicêmico e rico em fibras, vai aumentar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal;
  • Algas – por serem ricas em Iodo vão permitir que ocorra uma melhor regulação hormonal, melhorando assim o quadro de celulite, quando a sua causa reside num distúrbio hormonal;
  • Cenouras – são ricas num antioxidante que é o Betacaroteno. Além de ser protetor da pele e conferir um bronzeado mais duradouro, é também responsável por reduzir a inflamação das células e, com isso, uma redução da celulite.

Joana Carvalho Costa
Joana.costa@nutri-coaching.com
www.nutri-coaching.com

O post Os TOP 10 alimentos para combater a celulite apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/os-top-10-alimentos-para-combater-a-celulite/feed/ 0 17942
Sabotadores do Emagrecimento – O que são? https://www.cloudcoaching.com.br/sabotadores-do-emagrecimento-o-que-sao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sabotadores-do-emagrecimento-o-que-sao https://www.cloudcoaching.com.br/sabotadores-do-emagrecimento-o-que-sao/#respond_17723 Mon, 20 May 2019 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/sabotadores-do-emagrecimento-o-que-sao/ Estamos chegando à metade do ano e qual o seu grau de satisfação HOJE com o seu corpo?

O post Sabotadores do Emagrecimento – O que são? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Estamos a cerca de metade do ano e qual o seu grau de satisfação HOJE com o seu corpo?

Se no final do ano definiu como seu objetivo máximo emagrecer este ano, quantos Kg a afastam HOJE do peso que tinha no final do ano?

Se a sua resposta for de espanto de que está com o mesmo peso, ou até mais, do que tinha no final do ano, então é muito provável que será apanhada por um destes sabotadores que irei falar mais à frente.

Claro que emagrecer não é fácil… porque se fosse, todo o Mundo emagrecia e não eram necessários nem Nutricionistas, nem médicos para facilitar o processo.

Nem tão pouco a industria lançava no mercado novos produtos em forma de cremes, pílulas, xaropes, injeções e afins, quase numa base mensal, na tentativa de facilitar a vida de quem quer se livrar do peso extra e das gordurinhas em excesso.

Só que a verdade é que SIM, É POSSÍVEL emagrecer e atingir o corpo que sempre desejou…

Para que isso aconteça é importante estar atenta aos seus pensamentos e à sua mente. Então veja se você se identifica com alguns destes pensamentos:

  • Quando estou feliz quero comemorar e comer algo que me dê prazer;
  • Quando estou triste ou frustrada, tenho de comer biscoitos, chocolate, gelado ou batata frita;
  • Sempre que me sinto mal e estou triste, ou sozinha, preciso comer;
  • “Melhor comer para esquecer!”;
  • Se é para celebrar algo, que seja numa mesa de restaurante cheia de comida!!

Estes são alguns dos sabotadores que despertam a fome social/fome emocional. Que é um tipo de fome que não tem a ver com fome fisiológica, mas sim com aquela necessidade de comer algo prazeroso para fazer “esquecer” a emoção que surge e que não se sabe lidar com ela.

É quando se pretende encontrar satisfação em alimentos com baixo teor nutricional e alto teor em açúcar e/ou gordura.

Estes sabotadores, de uma forma muito inconsciente, também levam a pessoa a acreditar que comer alivia, que acalma, que permite lidar com as emoções de um modo mais leve ou até que resolve os seus problemas.

O que é importante é perceber que esses sabotadores são mentiras que conta a si mesma, para preencher sentimentos e que não lhe fazem bem!

Como acabar com estes pensamentos e ter uma relação mais saudável com a comida?

É necessário reprogramar a sua mente, cada vez que um destes pensamentos vierem ao seu pensamento siga os seguintes passos:

  1. Identificar que está perante um pensamento sabotador;
  2. Perceber o motivo que levou a esse pensamento aparecer (está triste/Sozinha/ frustrada/??);
  3. Ter consciência de que não está perante fome fisiológica, mas sim a uma fome emocional e por isso não se trata com comida!;
  4. Ter a capacidade de projetar o que vai acontecer se o pensamento sabotador ganhar – o que vai comer, que quantidade e como se vai sentir a seguir;
  5. Perceber o quanto esse comportamento a aproxima de comportamentos alimentares saudáveis e da pessoa que quer Ser;
  6. Reprogramar o seu pensamento;
  7. Focar-se em algo bom e prazerosos, MAS que não passe pela comida.

Trabalhar no seu autoconhecimento e autocontrole, vai ajudar neste processo, de modo a facilitar a sua tomada de decisão e não se deixar levar pela tentação, nem por pensamentos que não são os mais saudáveis!

Joana Carvalho Costa
http://www.nutri-coaching.com
joana.costa@nutri-coaching.com

O post Sabotadores do Emagrecimento – O que são? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/sabotadores-do-emagrecimento-o-que-sao/feed/ 0 17723
Qual é o Papel do Coaching na Nutrição? https://www.cloudcoaching.com.br/qual-e-o-papel-do-coaching-na-nutricao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=qual-e-o-papel-do-coaching-na-nutricao https://www.cloudcoaching.com.br/qual-e-o-papel-do-coaching-na-nutricao/#respond_17057 Mon, 22 Apr 2019 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/qual-e-o-papel-do-coaching-na-nutricao/ O mundo atual da Nutrição é completamente diferente do que era há dez anos. Os tempos mudaram e as necessidades dos clientes também.

O post Qual é o Papel do Coaching na Nutrição? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
O mundo atual da Nutrição é completamente diferente do que era há dez anos. Os tempos mudaram e as necessidades dos nossos clientes também.

Antigamente toda a gente procurava o “milagre antigordura” e o Nutricionista tinha apenas um único papel: o de ajudar na mudança alimentar do paciente de forma que este perdesse peso e se sentisse bem consigo mesmo.

Hoje em dia não é bem assim, os clientes são muito mais exigentes e nós temos de nos adaptar a isso.

Hoje não interessa só que o cliente perca peso, mas também que consigamos ajudar a ultrapassar outros obstáculos, muitas vezes emocionais…

A mudança alimentar é um processo comportamental e aqui entra o Coaching.

É cada vez mais frequente o investimento noutras abordagens para complementar a nossa profissão.

Existem cada vez mais colegas que usam abordagens holísticas e fora do convencional.

Por essa razão, você não deve ficar para trás!

Vou explicar dois motivos pelos quais o Coaching deve ser incluído nas suas consultas de Nutrição.

A mudança alimentar é sobretudo comportamental!

A mudança de um plano alimentar exige uma mudança de comportamento do seu paciente.

E se ele não estiver comprometido com isso, o processo de emagrecimento pode não dar resultados.

Além de você ser Nutricionista, pode sim desempenhar o papel de Coach.

Ser Coach não é mais do que ajudar o cliente a transformar o seu comportamento para atingir o sucesso. E esse comportamento vai ser transformado com consciência, reflexão e motivação.

Esta metodologia aborda estes conceitos e ajuda o cliente a analisar os seus comportamentos, a ter maior autocontrole nos seus pensamentos e a perceber o porquê de agir de determinado modo.

No fundo, você vai trabalhar com o seu cliente técnicas de autoconhecimento para que ele consiga ter maior Sucesso no seu processo de emagrecimento.

Se conseguir trabalhar a sua consulta com este objetivo você vai empreender e fazer diferente.

Com esta abordagem associada à sua consulta de Nutrição conseguirá ainda saber…

  • Quais são as motivações dos seus clientes;
  • O que faz os seus clientes desistirem do processo de mudança;
  • O que é que pode motivar o seu cliente quando está mais desmotivado.

A resposta a estas questões é o seu cliente que vai descobrir através da metodologia de Coaching, da análise que faz de si mesmo e dos seus comportamentos.

No momento em que estas questões estiverem respondidas e resolvidas, os seus pacientes vão conseguir levar a cabo todo o trabalho para atingirem o sucesso. E consequentemente você também será reconhecida por isso!!

Não se esqueça disto: você tem o PODER de mudar comportamentos.

Engloba estas abordagens nas suas consultas e terás resultados completamente diferentes.

Você tem que arriscar, investir, inovar e empreender. Só assim conseguirá destacar-se num mercado altamente competitivo. Não queira ficar para trás!

Boas consultas!

Joana Carvalho Costa

O post Qual é o Papel do Coaching na Nutrição? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/qual-e-o-papel-do-coaching-na-nutricao/feed/ 0 17057
Os 3 Erros Fatais que não vão deixar você emagrecer! https://www.cloudcoaching.com.br/os-3-erros-fatais-que-nao-vao-deixar-voce-emagrecer/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=os-3-erros-fatais-que-nao-vao-deixar-voce-emagrecer https://www.cloudcoaching.com.br/os-3-erros-fatais-que-nao-vao-deixar-voce-emagrecer/#respond_16138 Mon, 25 Mar 2019 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/os-3-erros-fatais-que-nao-vao-deixar-voce-emagrecer/ Quem nunca fez pelo menos uma tentativa de emagrecimento ou de melhorar o seu corpo? E quantos conseguiram?

O post Os 3 Erros Fatais que não vão deixar você emagrecer! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
O tema DIETA é dos mais frequentes em qualquer grupo de amigas…

E se pensarmos apenas nas Mulheres que conhecemos, conhece alguma perto de você que nunca tenha feito pelo menos uma tentativa de emagrecimento ou de melhorar o seu corpo?

Mas na verdade, quantas são as pessoas, homens ou mulheres, jovens ou seniores, que passam das palavras para a ação?

Aqui os números já passam a ser mais baixos.

De fato emagrecer depende de vários fatores, sendo os emocionais os que vão ditar o (in)sucesso de uma dieta.

Isto porque pode ter acesso aos melhores médicos, melhores Nutricionistas, melhores planos de exercício, mas de nada adianta estar munida de toda essa informação se não a usa da forma mais correta e eficaz.

E é aqui que entram os factores emocionais, da motivação ou falta dela, da disciplina, da perseverança, da capacidade de lidar com a frustração e do foco.

Das centenas de pacientes que já passaram pelo meu consultório, a grande maioria alcançou os objetivos definidos, no entanto eu percebi que outros desistiam no meio do processo ou que simplesmente não estavam atingindo o que desejavam.

De todos esses pacientes percebi o que havia em comum: 3 Grandes erros que após ultrapassados, tudo ficava bem diferente!

E é sobre o conhecimento destes 3 Erros que me inspirei para o artigo deste mês:

1º Erro: NÃO DEFINIR UM OBJETIVO

Para o inicio de qualquer processo de transformação comportamental é fundamental delinear um fio condutor, ou seja definir o que quer atingir, quando vai ocorrer e o que é necessário para que isso aconteça.

É o chamado FOCO.

Quantas coisas já não deixou de fazer, com a desculpa de “Nunca pensei muito nisso”? Quando em consulta pergunto “Qual o seu Objetivo?” tantas são as vezes em que a resposta é “Não sei!”, “Ainda não tinha pensado nisso” ou então a típica “Perder peso, claro!!”.

Bom, nenhuma das respostas define um Objetivo.

Se neste momento decidiu Mudar verdadeiramente a sua vida e dar um rumo novo à sua alimentação, ao seu peso e ao seu estilo de Vida, então o primeiro passo é definir um Objetivo, que vai ser o ponto de partida para uma Vida Nova e para ganhar ainda mais Motivação!

Pois a motivação tem a ver, também, em ter vários Motivos para atingir um determinado Objetivo.

Siga os seguintes passos e Defina o seu ponto de partida neste momento:

  • O Objetivo deve ser sempre Positivo! (Em vez de “Perder peso”, coloque o peso que deseja atingir);
  • O Objetivo deve ter Data (Em vez de “daqui a 1 mês”, coloque o dia/mês/ano específicos);
  • O Objetivo deve ser Realista (Atenção ao “Perder 10 kg numa semana, que não é de todo real);
  • O Objetivo deve depender de Você (Atenção ao “Quero ser magra para encontrar namorado!”).

2º Erro: NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADE

As visitas ao Nutricionista, ainda são muito comparadas como uma ida ao médico, ou seja, que basta ir ao consultório, sair com a receita de emagrecimento e mesmo não cumprindo em 50%, que irá emagrecer instantaneamente. Ou então, que tomando um suplemento que isso será o suficiente para emagrecer.

Quantas são as vezes, que em primeiras consultas os meus pacientes relatam que não percebem como não emagreceram tomando todos os suplementos do mercado, muitas vezes tomando mais dose do que o recomendando, porque se a recomendação são 2 comprimidos ao dia, tomando 4 terá o dobro do efeito!

Pois bem, essa é outra Grande novidade que dou a quem me procura, é que não existe a pilula milagrosa e que o Sucesso para um emagrecimento Saudável e rápido, reside no SEU interior, nas suas Convicções, na sua Motivação.

E o primeiro Grande passo para a Mudança é assumir a sua responsabilidade, pois Você é parte integrante e Fundamental em todo o processo. Não tenha medo de se assumir e de fazer diferente, pois só desse modo também terá resultados Diferentes!

3º Erro: ACREDITAR QUE PODE VOLTAR A COMER IGUAL

Este é outro dos grandes erros de quem inicia uma Dieta, pois inicia logo com um principio menos correto, que é o de assim que chegar ao peso desejado, já pode voltar a comer pão de queijo, ou picanha com arroz e feijão à vontade!!

Desse modo, todo o trabalho de meses terá sido totalmente em vão e aos poucos e poucos, o peso vai voltar a aparecer e o ciclo recomeça.

Efetivamente o estomago é um órgão semelhante a 1 balão, ou seja, tem capacidade de distender e encolher e quando há alteração de hábitos alimentares, tanto na qualidade, como na quantidade, o estomago é um dos primeiros órgãos a se beneficiar com essas alterações, nomeadamente ao nível da digestão e da saciedade.

No entanto, ao voltar aos poucos ao estilo de alimentação que tinha anteriormente, o estomago vai voltar de novo a distender e, claro, que naturalmente as quantidades para sentir a mesma saciedade, terão de ser maiores. Assim, estará regressando aos antigos hábitos alimentares e com isso o aumento de peso também.

Para uma Mudança sustentada de comportamento, o primeiro passo será alterar as suas crenças, acreditar que vai conseguir, que emagrecer e Ser Saudável não é sinônimo de passar fome ou de comer comida sem graça, que Ser Saudável é bem mais do que ter um corpo Fit, mas é também ter uma Mente Fit!

É comer com muito mais variedade e cor do que antes, é poder desfrutar da alimentação e de novos alimentos e passar a dizer SIM à Vida!

Então, se neste momento fizer sentido para Você, sugiro pegar um papel e uma caneta e parar durante 5 minutos para responder:

  • Qual o seu Objetivo? Positivo, real, com data e que dependa apenas de Você?
  • Quais os 7 motivos pelos quais quer atingir esse Objetivo?
  • O que de melhor poderia acontecer na Sua Vida assim que atingir o seu Objetivo?
  • O que se compromete a fazer de Diferente Hoje? Esta semana?
  • Quais os 7 Novos hábitos alimentares que vai passar a adotar?

Desse modo estará ultrapassando totalmente as barreiras e a não cair nos 3 erros que sabotam qualquer programa de Emagrecimento.

Estará fazendo diferente e os resultados irão chegar bem mais rápido!

Joana Carvalho Costa
Joana.costa@nutri-coaching.com
http://www.nutri-coaching.com

O post Os 3 Erros Fatais que não vão deixar você emagrecer! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/os-3-erros-fatais-que-nao-vao-deixar-voce-emagrecer/feed/ 0 16138
Top 5 alimentos para incluir na sua alimentação https://www.cloudcoaching.com.br/top-5-alimentos-para-incluir-na-sua-alimentacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=top-5-alimentos-para-incluir-na-sua-alimentacao https://www.cloudcoaching.com.br/top-5-alimentos-para-incluir-na-sua-alimentacao/#respond_15940 Mon, 25 Feb 2019 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/top-5-alimentos-para-incluir-na-sua-alimentacao/ De nada adianta passar um mês fazendo exercício físico e comendo saladinha, se a cabeça está sempre boicotando e arranjando forma de ficar no sofá comendo batatas fritas!!

O post Top 5 alimentos para incluir na sua alimentação apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Hoje o tema tem a ver com alimentação! E já dizia Hipócrates – “Somos o que comemos”.

Claro que a mente deve estar alinhada com a alimentação… de modo a conseguir manter os resultados.

Pois de nada adianta passar um mês fazendo exercício físico e comendo saladinha, se a cabeça está sempre boicotando e arranjando forma de ficar no sofá comendo batatas fritas!!

Alguns truques que vão ajudar a facilitar todo este percurso, passa em 1º lugar por ter em casa apenas alimentos bons: Este é o momento de dar uma limpeza na dispensa e frigorífico!!

Tudo o que encontrar com uma lista de ingredientes com nomes que não faz ideia do que sejam, são para serem jogados imediatamente!

Aqueles cereais de chocolate, os biscoitos de manteiga, as massas pré-cozidas, comida pronta, frituras, salgadinhos e molhos estão igualmente incluídos!

Se quer MESMO e de VERDADE mudar a sua alimentação e SER ainda mais saudável durante este ano de 2019, deve dar os primeiros passos ainda HOJE e o mais rápido possível.

Então, por exemplo, por que não doar esses produtos todos que tem em casa e que sabe que não são saudáveis e que não lhe fazem bem?!

Por outro lado, encher a geladeira com cor vai dar logo outro ânimo e contribuir para uma boa alimentação.

Frutas e Vegetais devem ser o maior componente da sua alimentação.

Bem como os grãos e oleoginosas: feijão, ervilha, amêndoa, castanha do Pará, avelãs, são apenas alguns dos exemplos.

E agora falando dos TOP 5 alimentos para ter SEMPRE em casa:

1. Canela e Gengibre

É a combinação perfeita pois são termogênicos e o gengibre é um poderoso anti-inflamatório.

O que são alimentos termogênicos? São alimentos que permitem acelerar o metabolismo e com isso queimar umas calorias extras!

Num processo de emagrecimento, estes 2 aliados devem fazer parte da sua rotina diária.

Sugestão: Chá de gengibre, limão e canela ou aromatizar a sua água com 1 pau de canela e um pedaço pequeno de gengibre!

2. Abacaxi

Esta fruta tão saborosa e rica em Vitamina C, possui no seu interior (em maior concentração no talo mais duro da fruta) uma enzima que se chama bromelaína.

Esta enzima é conhecida pela sua ação anti-inflamatória e diurética, auxiliando ao processo de emagrecimento.

Sugestão: adicionar uma fatia de abacaxi ao seu iogurte natural e polvilhar com canela!

3. Aveia

Uma excelente fonte de carboidratos de absorção lenta (o que lhe vai conferir maior saciedade) e com baixo índice glicêmico.

Mas quando falo em aveia, é aveia pura! E não a instantânea ou com adição de açúcar.

A fibra presente na aveia vai colocar o seu intestino a funcionar que nem um relógio e vai ajudar a normalizar os seus níveis de açúcar no sangue!

Esta pode ser a alternativa perfeita em substituição ao pão do seu café da manhã!

Sugestão: Levar ao fogo 150ml de bebida de aveia + 3 colheres de aveia + 1 pau de canela. Deixar cozinhar por 10-15 minutos e estão prontas as suas papas de aveia!!

4. Iogurte natural

Se não tem intolerância à lactose este será o seu maior aliado quando a fome apertar!

É um alimento onde a sua maior fonte são as proteínas, existem alguns tipos como o Skyr que têm o dobro das proteínas, logo vai conferir saciedade por mais tempo e regular também o intestino, pois é rico em probióticos.

Agora tal como a aveia… atenção!! Não vai consumir um iogurte qualquer!

Optar SEMPRE pelo natural SEM adição de açúcar!!

Sugestão: No caso de querer aromatizar o seu iogurte, pode mais uma vez usar a canela e adicionar sementes de chia, linhaça ou uma porção de nozes!

5. Chocolate preto com mínimo 70% cacau

Engane-se quem acredita que para emagrecer tem de tirar o chocolate da sua alimentação!!

Claro que aqui o importante é o chocolate ter o máximo de concentração possível de cacau e o menor teor em açúcar, se possível com açúcares naturais como o de coco.

O cacau também é termogênico e alguns dos seus anti-oxidantes têm poder saciante, já para não falar no prazer de poder comer chocolate, mesmo querendo emagrecer!!

Sugestão: colocar raspas de chocolate nas papas de aveia ou no iogurte natural ou fruta!

Agora é hora de fazer uma limpeza na sua cozinha e ter apenas alimentos bons para si!

Incluindo estes TOP 5!!

Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Coach
http://www.nutri-coaching.com

O post Top 5 alimentos para incluir na sua alimentação apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/top-5-alimentos-para-incluir-na-sua-alimentacao/feed/ 0 15940