Grazi Paim - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/grazi-paim/ Mon, 03 May 2021 21:08:10 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.2 https://www.cloudcoaching.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cropped-favicon-1-32x32.png Grazi Paim - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/grazi-paim/ 32 32 165515517 O verdadeiro poder do Agora https://www.cloudcoaching.com.br/o-verdadeiro-poder-do-agora/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-verdadeiro-poder-do-agora https://www.cloudcoaching.com.br/o-verdadeiro-poder-do-agora/#respond_11400 Tue, 07 Mar 2017 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/o-verdadeiro-poder-do-agora/ Você já parou para pensar na importância do nosso Presente? Tente se ouvir e prestar atenção em sua vida, ao seu redor. Pare por um momento e perceba se as ações que você vem tendo estão de acordo com suas vontades, seus valores, seu verdadeiro projeto de vida.

O post O verdadeiro poder do Agora apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Gostaria de escrever e compartilhar com vocês um aprendizado que tive na prática: a importância do nosso presente. O verdadeiro poder do “Agora”.

Tente se ouvir e prestar atenção em sua vida, ao seu redor. Pare por um momento e perceba se as ações que você vem tendo estão de acordo com suas vontades, seus valores, seu verdadeiro projeto de vida…

Estive de férias neste mês de janeiro, e pela primeira vez na minha vida me dei de presente descansar e viver o meu agora. Os problemas continuavam no mesmo lugar, as responsabilidades ficaram me esperando voltar de viagem e tentei realmente viver minhas férias, o meu presente, sem preocupações. Sempre que a mente ou alguma mensagem referente à minha rotina chegava eu dizia para mim mesma: “Calma que quando voltares tudo vai se resolver, você vai poder dar atenção para cada compromisso”. E foi assim que fiz: Vivi o meu agora!

Fiquei fora do Brasil por 20 dias e foi uma experiência incrível. Foi especial demais cada momento vivido, conheci lugares incríveis cheios de histórias, beleza e energia. Mas realmente mágico para mim foi compartilhar experiências com outras pessoas que também estavam em viagem aproveitando o seu momento, dividindo suas histórias, vivências, memórias e o mais importante: extremamente livres… Cada um que tive o prazer de conhecer estava aberto para o novo e de uma forma muito entregue: Entregues para o Agora!

Claro que consegui refletir sobre tudo isso só após meu retorno e confesso que me fez pensar muito sobre a minha vida e as ações que eu estava tendo comigo mesma.

Nós, profissionais que trabalham com o Coaching, aprendemos a focar nos objetivos e metas que cada pessoa tem. Trabalhamos em função de colaborar com o outro através do diálogo socrático juntamente com técnicas e ferramentas para buscar estimular um pensamento mais estratégico e saber lidar melhor com suas emoções a fim de elevar o seu poder de enfrentamento, aumentar a sua capacidade de enfrentar desafios, ter uma atitude mental mais positiva e promover ações mais criativas e menos reativas.

Confesso que todo o aprendizado que tive nesses últimos anos trabalhando nesta área me desenvolveu muito e me levou a pensar mais estrategicamente a fim de conduzir minhas ações em direção ao meu objetivo final. Com certeza, ter um caminho a seguir torna a vida mais leve no sentido de saber para aonde queremos ir e de certa forma direcionar nossas ações e ter mais clareza ao tomar decisões. Afinal somos responsáveis por toda escolha, decisões e ações que tomamos em nossas vidas e a cada consequência que delas resultar.

Uma coisa importante a ser dita é que essas metas e objetivos podem mudar ao longo do nosso caminho e não existe problema algum se isso vier acontecer. Às vezes é necessário alterar todo o planejamento que foi construído para desenvolver um novo “plano de voo”. E é preciso coragem para enxergar as conquistas e abrir mão de algumas delas para construir um novo caminho. E que sabedoria, que poder de enfrentamento, que sensação de liberdade e desprendimento você abrir mão dessas conquistas e partir para algo novo confiando nos seus aprendizados que trouxeram maturidade suficiente para abrir mão daquilo que não faz mais tanto sentido.

Certa vez li uma reportagem de uma enfermeira australiana que recolheu relatos e histórias dos seus pacientes com cuidados paliativos e que escreveu um livro com os 5 maiores arrependimentos antes de morrer, compartilho com vocês e convido a refletirem sobre. São eles:

  • “Gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.”
  • “Gostaria de não ter trabalhado tanto.”
  • “Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos.”
  • “Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.”
  • “Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz.”

Espero que este texto colabore para que você faça algumas reflexões e os ajustes em seu “plano de voo”. Lembre-se que nada é eterno. Cada ação que tomamos traz consigo um resultado e com ele as aprendizagens necessárias para aplicar uma melhoria e ajustar a estratégia para uma nova ação. Não precisa ter mudanças drásticas, silencie-se e preste atenção ao seu coração. Despeço-me, por um breve período de vocês, para um novo “voo” em minha vida. Obrigada por todo carinho e gratidão pelos aprendizados.

O post O verdadeiro poder do Agora apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/o-verdadeiro-poder-do-agora/feed/ 0 11400
Ano Novo, Vida Nova… Depende de Você! https://www.cloudcoaching.com.br/ano-novo-vida-nova-depende-de-voce/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ano-novo-vida-nova-depende-de-voce https://www.cloudcoaching.com.br/ano-novo-vida-nova-depende-de-voce/#respond_11139 Tue, 13 Dec 2016 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/ano-novo-vida-nova-depende-de-voce/ Será que toda essa correria está valendo a pena ou este é o momento para cuidar um pouco melhor de si mesmo? O que você tem feito para visualizar as possibilidades existentes na sua vida capaz de mudar esse jogo? Podemos realizar mudanças positivas à medida que o tempo vai passando.

O post Ano Novo, Vida Nova… Depende de Você! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Acordou cansada, com vontade de ficar mais alguns minutos na cama. Tinha ido dormir mais tarde na noite passada, pois os pensamentos não paravam um segundo e o sono não vinha. Mas foi só lembrar-se da quantidade de coisas que precisava fazer que deu um salto da cama e saiu já atrasada para os compromissos.

Tomou um banho rápido, não secou os cabelos e mal se maquiou como era de costume. Engoliu o café e quase ignorou o bom-dia que o marido carinhosamente lhe deu. Claro que não teve tempo para sorrir para o cachorro que ficou abanando o rabo na porta.

Chegou à empresa e mal cumprimentou as pessoas ao seu redor. Sua agenda estava completamente lotada. Era muito importante começar logo e resolver seus problemas.

Na hora do almoço comeu um sanduiche rápido com um doce na sequência. Dias estressantes assim estavam cada vez mais comuns e o doce trazia uma sensação de relaxamento momentânea, digamos que já estava virando um vício. Seu colesterol estava alto e com grandes chances de ganhar uma diabetes de presente. Precisava fazer um check-up. Mas o ano novo estava chegando, deixou para depois. Sentiu uma tontura enquanto almoçava, porém achou que era cansaço.

Terminado o “almoço”, voltou ao trabalho e logo tinha outra reunião importante. Desceu as escadas correndo e quando chegou ao carro sentiu novamente o mal-estar. Uma forte dor no peito seguido de falta de ar. O carro desapareceu… A claridade da rua, as luzes, tudo foi sumindo diante dos seus olhos. Ao mesmo tempo em que foi se passando cenas do filme da sua própria vida em câmera lenta e as indagações junto com os arrependimentos. Queria voltar ao tempo e viver, ter mais uma chance e fazer muita coisa diferente… Queria muito… Mas não tinha mais tempo…

E você? Como tem aproveitado o seu tempo e com que intensidade você tem escolhido viver?

Antigamente acreditava-se que a felicidade dependia basicamente dos desígnios dos deuses. E essa concepção da felicidade imperou durante muitos séculos e em diferentes culturas. Sócrates teve uma grande contribuição para mudar essa ideia através do seu método de questionamento e tomada de consciência. Ele tornou essa busca da felicidade uma tarefa de responsabilidade humana e não apenas divina.

Segundo Stefan Klein, filósofo e físico alemão, no livro “A Fórmula da Felicidade” diz que o ser humano pode treinar para ser feliz. Somos capazes de exercitar a nossa tendência natural para os sentimentos positivos da mesma forma como conseguimos aprender uma nova língua. Aprender a controlar os estados de humor negativos e a viver com intensidade os momentos alegres tem um impacto favorável nas diferentes dimensões da realização humana.

Portanto será que toda essa correria está valendo a pena ou este é o momento para cuidar um pouco melhor de si mesmo? E como está a sua saúde? Leve em consideração as horas de sono adequado, alimentação balanceada, prática regular de atividade física e momentos de paz e relaxamento.

Para ter uma vida saudável e equilibrada, não existe muito segredo. O organismo pede tão pouco. Precisamos conciliar essas quatro atividades e adaptá-las de maneira equilibrada na nossa vida. O que você tem feito para aumentar o seu nível de saúde e deixar ele lá no alto? O que você tem feito para visualizar as possibilidades existentes na sua vida capaz de mudar esse jogo? Perceba a chance que você tem, neste momento com a leitura deste artigo, e coloque na sua cabeça que você pode mudar! Podemos realizar mudanças positivas à medida que o tempo vai passando. Todos os dias, ao acordar, podemos desenvolver uma motivação positiva sincera pensando: “Vou utilizar este dia de um modo mais positivo. Eu não deveria desperdiçar justamente este dia.” E antes de dormir fazermos uma análise de como foi o dia e o que pode ser melhorado, fortalecendo os aspectos positivos da nossa mente.

Perguntaram ao Dalai Lama, Prêmio Nobel da Paz de 1989, sobre o que mais o surpreendia na humanidade e ele respondeu: “Os homens! Porque perdem a saúde para juntar dinheiro. Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem-se do presente e de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… E morrem como se nunca tivessem vivido”.

Esse é um bom momento para fazer uma pequena pausa, olhar para dentro de si e entender melhor o que está acontecendo. Essa tomada de consciência é necessária para que você visualize suas capacidades e possibilidades e, se aproprie da parte que lhe cabe na sua jornada: escolhas, decisões e ações.

Deixo aqui minha sugestão de terminar seu ano fazendo uma lista de tudo que você tem para agradecer. Confesso que comecei a fazer, porém não conseguir concluir, pois todo o dia penso em algo a mais para acrescentar. É incrível a quantidade de pessoas, momentos, aprendizados, conquistas, sentimentos, emoções que temos para agradecer e o sentimento de plenitude que fica após essa entrega. E hoje acrescentei mais um: a oportunidade de estar aqui compartilhando este texto com você. Deixo aqui registrada a minha gratidão. Feliz Ano Novo. Feliz Vida Nova!

O post Ano Novo, Vida Nova… Depende de Você! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/ano-novo-vida-nova-depende-de-voce/feed/ 0 11139
A coragem de ser imperfeito! https://www.cloudcoaching.com.br/a-coragem-de-ser-imperfeito/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-coragem-de-ser-imperfeito https://www.cloudcoaching.com.br/a-coragem-de-ser-imperfeito/#respond_11015 Tue, 15 Nov 2016 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/a-coragem-de-ser-imperfeito/ Do que você tem vergonha? Falar em público? Chamar atenção das pessoas? Estar disponível para investir numa relação que pode ou não ter resultado? Ser questionado sobre um assunto que não domina? Já parou para pensar sobre o que te faz sentir vergonha?

O post A coragem de ser imperfeito! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Do que você tem vergonha? Falar em público? Chamar atenção das pessoas? Estar disponível para investir numa relação que pode ou não ter resultado? Ficar de biquíni/sunga na frente de desconhecidos? Ser questionado durante uma palestra sobre um assunto que não domina? Convidar alguém para sair? Já parou para pensar sobre o que te faz sentir vergonha? Muitas pessoas simplesmente não falam sobre esse assunto. Porém quanto mais evitamos falar da vergonha, mais ela aumenta e nos limita. Por isso, existem pessoas que se entregam ao medo e paralisam se isolando com receio de parecerem fracas ou menos merecedoras de amor, compaixão e reconhecimento.

O medo de não ser suficientemente bom, suficientemente magro, suficientemente rico, suficientemente belo, suficientemente inteligente… Causa o medo de ser rejeitado. Brené Brown, pesquisadora da vulnerabilidade e vergonha constatou que as pessoas autênticas estão dispostas a abdicar de quem elas deveriam ser para ser quem realmente são – O que é absolutamente necessário para ter relacionamento. Elas assumem completamente a vulnerabilidade e acreditam que aquilo que as tornava vulneráveis é o que tornam elas bonitas. O que nos separa dos relacionamentos é o nosso medo de que não somos dignos de relacionamentos. As pessoas plenas têm a coragem de serem imperfeitas.

A vergonha é facilmente explicada como o medo da desconexão. Haverá alguma coisa em mim que, se as outras pessoas descobrirem ou virem, fará com que eu não mereça a relação. Todos nós, em maior ou menor escala, sentimos vergonha. É universal. “As pessoas que não experimentam este sentimento são carentes de empatia e não sabem se relacionar”, explica Brown.

A vulnerabilidade está diretamente ligada ao sentimento de vergonha e, consequentemente, ao medo da perda de vínculos. Ela nos faz acreditar que não somos “bons o suficiente” e nos impõe uma crença negativa sobre nós mesmos. A vergonha nos faz negar a nossa vulnerabilidade, de modo a evitar que sejamos vistos como realmente somos, na essência, e que tenhamos que lidar com os julgamentos das outras pessoas em decorrência disso.

Por este motivo, precisamos nos libertar da necessidade de aprovação e compreender quais são os verdadeiros valores que norteiam a nossa vida e seguir em frente. A ideia de que “vulnerabilidade é fraqueza”; “vulnerabilidade não é comigo”; “vulnerabilidade é expor totalmente minha vida”; e “eu me garanto sozinho” só nos distancia da realidade nos desencorajando a realizar nossos sonhos e projetos e, consequentemente, nos tira a compreensão daquilo que dá sentido à nossa existência. Vulnerabilidade não é fraqueza. Muito pelo contrário, é expor-se ao julgamento, mas nem por isso deixar de fazer aquilo que acredita. Vulnerabilidade é aceitar e respeitar os próprios limites e o seu jeito único de se relacionar com as pessoas e o mundo. É permitir-se ir além, quando somente você acredita que é possível. É fazer sempre o seu melhor, ainda que para muitos, isso não seja o suficiente.

Brené afirma que nos tornamos mais fortes e ousados quando, ao invés de esconder, aceitamos a nossa vulnerabilidade e admitimos os nossos medos. “Vulnerabilidade não é conhecer vitória ou derrota; é compreender a necessidade de ambas, é se envolver, se entregar por inteiro. Não podemos praticar a compaixão com os outros, se não nos tratamos a nós próprios com bondade.”

Portanto ninguém pode se considerar fraco por sentir-se vulnerável. “Ser ‘perfeito’ e ‘à prova de bala’ são conceitos bastante sedutores, mas que não existem na realidade humana”, afirma ela, que completa: “Devemos respirar fundo e entrar na arena, qualquer que seja ela: um novo relacionamento, um encontro importante, uma conversa difícil em família ou uma contribuição criativa. Aceitar e abraçar nossas fraquezas e amá-las. E deixar de lado a imagem da pessoa que devia ser, para aceitar a pessoa que realmente sou.”

Termino este artigo com mais uma fala de Brené e espero que esse assunto tenha colaborado de alguma forma, com a sua coragem de ser imperfeito e viver com plenitude: “Escrever nossa própria história pode ser difícil, mas não é tão duro quanto passar a vida fugindo dela. Aceitar nossas vulnerabilidades é arriscado, mas não é tão perigoso quanto desistir do amor, do pertencimento e da alegria, que, por outro lado, são as experiências que nos deixam mais vulneráveis. Somente quando tivermos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobriremos o poder infinito da nossa luz.”

Fonte:
http://www.ted.com/talks/brene_brown_on_vulnerability?language=pt-br
http://www.ted.com/talks/brene_brown_listening_to_shame

O post A coragem de ser imperfeito! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/a-coragem-de-ser-imperfeito/feed/ 0 11015
Momento de crise, o que fazer? https://www.cloudcoaching.com.br/momento-de-crise-o-que-fazer/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=momento-de-crise-o-que-fazer https://www.cloudcoaching.com.br/momento-de-crise-o-que-fazer/#respond_10892 Tue, 18 Oct 2016 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/momento-de-crise-o-que-fazer/ Não é hora de deixar a vida nos levar, o momento pede cautela, não podemos nos acomodar. São nos momentos de crise que tiramos as maiores lições e pensar “fora da caixa” cria oportunidades para nos desenvolvermos ainda mais.

O post Momento de crise, o que fazer? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Imagine encontrar um gênio da lâmpada que atendesse pelo menos três dos nossos pedidos e todos os problemas terminassem como em um passe de mágica. Isso seria bom? Na vida real sabemos que não é assim que funciona, passamos por momentos de crises, incertezas, instabilidades e para vencer precisamos estar dispostos a correr riscos, enfrentar desafios e trabalhar muito para alcançar nossos objetivos.

Estamos passando por um período de crise global e em nosso país este cenário não é diferente. No mundo dos negócios as oscilações macroeconômicas do mercado geram instabilidade, trazendo muitas incertezas para todos aqueles que buscam o seu lugar ao sol. Mesmo com tantos desafios, assumir a parte que nos cabe na nossa jornada, ter consciência e nos apropriar das nossas escolhas e atitudes é que irão fazer a diferença de verdade na nossa vida. Não é hora de deixar a vida nos levar, precisamos saber que o momento pede cautela, porém não podemos nos acomodar diante de qualquer revés. São nos momentos de crise que tiramos as maiores lições e pensar “fora da caixa” cria oportunidades para nos desenvolvermos ainda mais.

“Pode não parecer, mas por maior que sejam os seus problemas e as contradições de suas crises, ainda assim é possível encontrar o refúgio de que você tanto precisa”. Flávio Augusto da Silva

Se você busca ser um campeão nos negócios e na vida, confira algumas características dos verdadeiros campeões citadas por Flávio Augusto da Silva, grande empreendedor e empresário de sucesso. Para ele essas pessoas:

  • Assumem responsabilidade para si;
  • São mestres na arte da superação;
  • Sentem-se estimulados por pessoas que tentam desmotivá-los;
  • Focam o troféu como recompensa pelo objetivo alcançado;
  • Amam a vitória, ainda que, em alguns momentos a jornada não seja tão prazerosa quanto eles gostariam;
  • Fazem a diferença no mundo;
  • Sabem do seu valor e não se desencorajam quando a sociedade os vê como desqualificados;
  • Sabem quem são e o que sempre foram;
  • Sabem que existem momentos que terão que correr mesmo sem vontade;
  • Não confundem felicidade com conforto;
  • Sabem que uma trajetória de vitórias é repleta de momentos felizes, realizações e grande entusiasmo, mas também de decepções, traições e estresse;
  • Sabem que o estresse do crescimento é muito menor do que o do fracasso e da estagnação.

Portanto, não podemos deixar que ninguém ou nenhuma situação adversa camufle os nossos sonhos. Eles são o combustível que precisamos para realizar e alcançar os nossos objetivos. É nessa hora de desafios, que as coisas aparentemente não estão acontecendo conforme o planejado, que precisamos estar ainda mais convictos e conectados com o que realmente queremos para a nossa vida. Ter firme e forte a imagem do que se almeja e o propósito para essa realização acontecer. Podemos fazer uma analogia como se estivéssemos na margem de um rio e quiséssemos atravessar para o outro lado e a visão do que queremos fosse como uma “corda” que ligasse o local de onde estamos até aonde queremos chegar. Sabemos que não é fácil essa travessia, muitas vezes iremos passar por fortes correntezas, mas se tivermos o foco no que queremos, essa “corda” nos dará a sustentação necessária para chegarmos ao destino desejado.

O Processo de Coaching nos auxilia nas escolhas dos nossos objetivos e metas através da tomada de consciência que ele proporciona. Ele ajuda também no fortalecimento da nossa visão, aumenta a nossa capacidade de enfrentar esses desafios, desenvolve uma atitude mental mais positiva em relação às crenças limitadoras que já existam e poderão surgir no caminho. Somos muito mais que imaginamos e acreditamos. De fato, é possível superar esses obstáculos com muito trabalho e determinação, no final da caminhada você irá perceber que todo o seu esforço e dedicação valeram a pena e que você pode considerar-se um verdadeiro campeão. Faça o seu melhor com todo o coração!

Fonte:
SILVA, Flávio Augusto da. Geração de Valor: compartilhando Inspiração. Rio de Janeiro. Sextante. 2014.

O post Momento de crise, o que fazer? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/momento-de-crise-o-que-fazer/feed/ 0 10892
O que define você? https://www.cloudcoaching.com.br/o-que-define-voce/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-que-define-voce https://www.cloudcoaching.com.br/o-que-define-voce/#respond_10752 Tue, 20 Sep 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/o-que-define-voce/ Qual é a forma como você se vê? Você tem gratidão por quem você é? A forma como você se vê afeta tudo o que você vivencia: suas escolhas, amizades, trabalho e as percepções sobre você mesmo. O que define você?

O post O que define você? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Qual é a forma como você se vê? Você tem gratidão por quem você é? A forma como a gente se vê afeta tudo o que vivenciamos: nossas escolhas, amizades, trabalho, como tratamos as pessoas e geralmente as percepções que temos sobre nós mesmos são um pouco duras. O que define você?

Nossas deficiências sejam elas físicas ou não, não devem limitar e nos definir. Nossas vidas são colocadas em nossas mãos e você é a pessoa que dirige o seu carro, você decide que caminho vai tomar. Somos donos das nossas escolhas, decisões e ações. Você quem decide o que lhe define. Você pode escolher ser feliz ou infeliz. Escolha fazer o que pode para se tornar alguém melhor. Utilize as dificuldades como um degrau para subir e alcançar seus objetivos. Utilize a negatividade que existe em sua vida como motivação para fazer você melhor.

Considerando o cenário de um Brasil Paralímpico, hoje trago a fala de Aimee Mullins, ela participou da cerimônia de abertura dos jogos aqui no Rio, foi recordista nos Jogos Paralímpicos em 1996 que construiu uma carreira como modelo, atriz e advogada. O que significa ter uma deficiência? A poesia é o que eleva um objeto banal, negligenciado para o reino da arte. Pode transformar algo que poderia assustar algumas pessoas em algo que as convida a olhar, a demorar o olhar, e talvez, até, a entender, diz Aimee em sua palestra observando que suas pernas poderiam ser uma escultura de vestir, e começou a perceber que não precisava ter a necessidade de replicar a estética humana como sendo o único ideal. Uma prótese não representa a necessidade de substituição, é algo muito maior, que pode ser criado e pode representar sua autenticidade. Por isso, pessoas que a sociedade uma vez encarou como deficientes podem agora tornar-se arquitetos da sua própria identidade.

Se você procurar o significado de deficiente, sem dúvidas encontrará adjetivos com impacto fortemente negativo. Aimee quando procurou, levou um choque emocional muito grande, como se não tivesse absolutamente nada a seu favor, quando na realidade, hoje é conhecida pelas oportunidades e aventuras que conseguiu realizar na vida. Sua visão de futuro trouxe uma nova perspectiva para um acontecimento terrível, transformando-o numa experiência promissora. A possibilidade de um indivíduo vê a si próprio como capaz ajuda a adaptarem-se melhor às suas condições, e a ultrapassar os limites que a Natureza lhes impôs. Todos têm algo raro e poderoso para oferecer à sociedade, e a capacidade humana para se adaptar é o nosso maior recurso.

E como ultrapassar a adversidade? A adversidade não é um obstáculo que precisamos contornar para poder continuar a viver nossa vida. É parte da nossa vida. A vida tem desafios e adversidades, e isto é muito real e cada pessoa tem as suas. A questão não é se vamos ou não enfrentar a adversidade, mas como vamos enfrentar. Temos um modelo de só reparar no que está mal em nós e não vemos a pessoa, ou nós mesmos, como um todo. Não reconhecendo todo o seu potencial, estamos a criar mais um obstáculo numa luta natural que cada pessoa possa ter. Existe uma ligação entre essas aparentes deficiências e as nossas maiores capacidades criativas. Não se trata de desvalorizar, ou negar, como algo que queremos evitar ou varrer para debaixo do tapete. Mas sim encontrar as oportunidades escondidas na adversidade. Se conseguirmos ver a adversidade como natural, consistente e útil iremos conseguir sentir menos o peso da sua presença. A adversidade é a mudança à qual ainda não nos adaptamos. “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. (Charles Darwin)

Deficiência é ter uma mente limitada. Nenhum prognóstico é considerado como determinante para a qualidade de vida de cada um de nós. Existe uma grande diferença entre a condição médica e o que se pode fazer com ela. Uma mente limitada não consegue ver beleza. Deixa de ter a curiosidade natural, infantil e a nossa capacidade inata para imaginar. Se em vez disso, conseguirmos convencer a nossa mente a manter a esperança, a ver a beleza em nós próprios e nos outros, a ser curiosa e imaginativa, então estamos a usar nosso potencial da melhor forma. Quando uma mente tem estas qualidades somos capazes de conceber novas realidades e novas maneiras de ser.

Aimee termina sua palestra com um poema de Hafiz que deixo também para sua reflexão: “Todas as crianças conheceram Deus, não o Deus dos nomes, não o Deus das negações, mas o Deus que só sabe apenas três palavras e as repete incessantemente dizendo: Venham dançar comigo. Venham dançar comigo.”

O post O que define você? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/o-que-define-voce/feed/ 0 10752
Fazer dieta engorda? https://www.cloudcoaching.com.br/fazer-dieta-engorda/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=fazer-dieta-engorda https://www.cloudcoaching.com.br/fazer-dieta-engorda/#respond_10350 Tue, 28 Jun 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/fazer-dieta-engorda/ Não podemos negar que temos presenciado o terrorismo nutricional a nossa volta. São muitos mitos, ideologias e crenças em torno dos alimentos e sem comprovação. Você come bem? Como é comer perfeitamente?

O post Fazer dieta engorda? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Essa semana eu tive o prazer de assistir à palestra da Nutricionista e autora do best-seller O Peso das Dietas, a franco-brasileira Sophie Deram que acredita que o prazer de comer sem culpa e sem medo é fundamental para uma vida saudável. Ela desenvolve pesquisas em nutrigenômica e neurociência do comportamento alimentar e traz uma abordagem inovadora relacionada à nutrição, declarando guerra ao “terrorismo nutricional”, que separa alimentos entre heróis e vilões. Tem doutorado em Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é pesquisadora no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ela defende que o comportamento é tão importante quanto à ingestão dos nutrientes. O ser humano se nutre de alimento e também de sentimentos e, todo esse bombardeio de informação que presenciamos hoje, onde nunca se falou tanto de nutrição, nunca se falou tanto de dieta e ao mesmo tempo, nunca se teve tantos problemas de peso e tanto mal-estar em relação à comida. Precisamos rever nossos conceitos. Você come bem? Como é comer perfeitamente?

Não podemos negar que temos presenciado o terrorismo nutricional a nossa volta. São muitos mitos, ideologias e crenças em torno dos alimentos e sem comprovação. Muita coisa do que se fala e se dissemina nas redes sociais e mídia não está comprovado, tem controvérsias e às vezes o que se diz é exatamente o contrário do que realmente é… Podemos chamar isto de Nutricionismo, um termo que não significa o mesmo que Nutrição. O sufixo “ismo” sugere algo não científico. E toda essa pressão e julgamento entre alimentos bons e ruins contribuem para aumentar ainda mais a ansiedade e piorar o nosso comportamento alimentar. A maioria dos transtornos alimentares inicia após uma dieta restritiva. Não existem alimentos que por si só farão emagrecer ou engordar, ou ainda, que irão trazer a cura do câncer. Sophie deixa dito: Não existe comer perfeito! Comer bem é comer de tudo, sem culpa e sem restrição, com prazer e escutando suas emoções, sua fome.

Duas novidades que Sophie traz como sendo as maiores são: A primeira é a descoberta da ciência da Nutrigenômica – como os alimentos conversam com os nossos genes. Ela destaca que não podemos considerar como sendo igual um prato de salada com 150 calorias em relação a um copo de refrigerante com as mesmas 150 calorias. É importante não apenas controlar calorias, mas sim aumentar a qualidade do alimento que você está comendo e sentir as suas sensações, emoções, saciedade, fome e vontade de comer e assim emagrecer. Nosso DNA não é nosso destino. Ele vai se expressar diferente devido ao seu estilo de vida e o ambiente que você vive. Temos o poder muito forte de mudar. É como se os genes carregassem a arma, mas quem puxa o gatilho é o ambiente em que se vive.

Em segundo lugar ela afirma que o cérebro controla tudo. Ele controla a fome e o nosso peso. Ele é o maestro do nosso corpo. A regulação do peso corporal é um processo altamente complexo e é regulado centralmente pelo cérebro. Como antigamente as pessoas que tinham mais gordura eram as que sobreviviam, até hoje, nosso cérebro associa a gordura como proteção do meio ambiente estressante que vivemos. É preciso se nutrir bem e ter cuidado com o que comemos. Um dos maiores stress do cérebro é fazer uma dieta restritiva. Uma dieta restritiva é uma dieta que tira grupos alimentares, ou diminui a quantidade até ficar com fome, esse estresse traz uma mudança para o cérebro que para poder se adaptar, ele vai fazer de tudo para aumentar o seu apetite e aumentar a procura por alimentos. Uma dieta restritiva pode até funcionar em curto prazo, porém depois de certo tempo o corpo faz de tudo para aumentar a fome. E destaca que o cuidado com os jovens, que estão em crescimento, o stress é ainda maior.

Será que fazer dieta engorda? Em sua palestra Sophie cita uma pesquisa realizada em 2011 que mostrou que sim. Em resumo, ela foi realizada com gêmeos idênticos, que possuem a mesma genética, e fizeram a pergunta se eles haviam feito dieta. Comparando a resposta de ambos, o gêmeo que fez dieta estava mais acima do peso do que o que não tinha feito dieta. Foi então que o autor concluiu que a dieta pode ser em parte, responsável pela atual epidemia de obesidade.

E então, qual o segredo das pessoas francesas que estão sempre magras? Sophie fala que se for resumir em uma palavra seria: Prazer! Em 2010 a gastronomia francesa entrou para o patrimônio mundial imaterial da UNESCO, e pasmem… Não foi pelos famosos pratos franceses chiques e cheios de requinte, mas sim pelo hábito francês de sentar à mesa e compartilhar os alimentos, de celebrar a comida, respeitar a fome e a saciedade de todos, sem terrorismo, sem tirar gordura, sem ter medo do açúcar. Vamos pensar nisso, vamos tentar evitar e proteger nossos filhos dessa vida muito difícil de luta contra a balança que sempre está em guerra contra a comida e vamos ensiná-los a celebrar a vida e ter confiança no seu corpo para poder avaliar outras coisas além de proteína e carboidrato.

Vamos celebrar a comida e Bon Appetit!

O post Fazer dieta engorda? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/fazer-dieta-engorda/feed/ 0 10350
Protagonismo no esporte e na vida https://www.cloudcoaching.com.br/protagonismo-no-esporte-e-na-vida/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=protagonismo-no-esporte-e-na-vida https://www.cloudcoaching.com.br/protagonismo-no-esporte-e-na-vida/#respond_10221 Tue, 31 May 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/protagonismo-no-esporte-e-na-vida/ Será que para obter o protagonismo no esporte a pessoa tem que nascer com a aquela “estrelinha” brilhando? Será que com somente isso é possível chegar ao sucesso? Ou dá pra correr atrás e obter o seu lugar de destaque?

O post Protagonismo no esporte e na vida apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Inicio esse artigo com uma pergunta para vocês: Será que para obter o protagonismo no esporte a pessoa tem que nascer com a aquela “estrelinha” brilhando ou dá pra correr atrás e obter o seu lugar de destaque?

Pra começar a falar em protagonismo, fui buscar no dicionário o seu real significado e segue então o que eu encontrei: “1. Desempenho do papel do protagonista (pessoa que ocupa o primeiro lugar em qualquer acontecimento); 2. Qualidade do que se destaca em qualquer acontecimento, área ou situação (Ex. o atleta obteve um protagonismo inesperado)”.

Para alcançar essa qualidade e destaque temos exemplos de atletas que são tidos como nascidos com a “estrela”, porém será que com somente este ingrediente é possível chegar ao sucesso? Definitivamente não. Temos inúmeros exemplos de atletas que com muito esforço e determinação alcançaram esse lugar de destaque e acredito que podemos fazer a diferença sim e alcançar a vitória se esse for seu verdadeiro sonho, sua verdadeira vontade.

Um exemplo de vencedor, uma história de superação e conquista de um dos melhores lutadores e campeão do MMA é contada pelo atleta Jose Aldo Junior. Ele sempre sonhou em ser jogador de futebol, porém após muita batalha e literalmente muito suor, conseguiu o seu lugar de destaque nas lutas. Passou por muitas dificuldades, morou de favor na academia que treinava e após cada treino, o tatame virava sua cama, passou frio, fome, foi convidado a morar na casa de amigos e mesmo com o mínimo que cada amigo tinha, eles dividiam o teto com ele. Veja a determinação nas palavras de Aldo: “Vou dar o máximo de mim e vou ser campeão. Eu tinha isso pra minha vida. Larguei tudo, minha família e vim sem nada, eu tinha esse objetivo na vida e eu falei, meu irmão, eu vou conseguir!”. E então, depois de muito sofrimento e com a ajuda dos amigos ele chegou ao topo do mundo, ao título do UFC.

Outro exemplo de determinação e persistência é do nosso capitão do Penta, conhecido como um dos maiores laterais direitos da história do futebol, recordista de jogos pela Seleção Brasileira fazendo parte das equipes vencedoras das Copas do Mundo de 1994 e 2002 além das copas de 1998 e 2006. Marcos Evangelista de Morais, mais conhecido como Cafu, após ter passado por muitas “peneiras” sem sucesso conta em uma entrevista emocionado: “Meu pai é meu maior ídolo. Toda a vez que eu chegava em casa e falava pra ele eu fui dispensado de novo, ele falava: Vamos lá! São barreiras que estão colocando na sua vida, e você vai superar! E isso foi marcando, foi marcando e marcando. E depois da 5ª ou 6ª peneira que cheguei em casa e falei: Pai, fui dispensado de novo, e já falei nem precisa falar, são barreiras que estão colocando na minha vida que eu vou ter que superar. E eu sei que uma hora eu vou superar essa barreira. Aí depois de uma semana que eu estava no São Paulo, eles pediram meu documento para ser inscrito como jogador, cheguei em casa e estava meu pai e minha mãe, chamei os dois e mostrei os papeis para ser inscrito como jogador, meu pai perguntou o que é isso aí? Eu falei, lembra de todas aquelas barreiras que estavam sendo colocadas no meu caminho que só eu poderia superar? Ele falou, eu lembro e eu disse tá aqui oh, tá superada essa barreira!”.

A dedicação e força de vontade de Daiane dos Santos, que fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Ginástica e ainda apresentou pela primeira vez o salto “duplo twist carpado” que foi batizado com seu nome, é outra história de sucesso que escondem todo o sacrifício da rotina de treinos intensos e até a privação de rotinas sociais e da própria faculdade para se concentrar e aguentar o ritmo para alcançar o sucesso.

Vários são os exemplos que temos para compartilhar e mostrar que todo ser humano é um infinito de possibilidades. Cada exemplo citado demonstra a determinação e a persistência em realizar seus sonhos e não desistir diante dos obstáculos. Descubra a sua estrela, todos nós nascemos com ela, faça seu sonho se tornar realidade. Não quero com esse texto simplesmente trazer palavras bonitas de motivação como mero clichê. Saiba sua situação atual, trace a sua meta, crie sua estratégia, se espelhe nos campeões e perceba também como estão os seus pensamentos, pois o que você sente e como você age dependem exclusivamente deles, tire as aprendizagens de cada resultado e aplique as melhorias constantemente. Busque seu melhor a cada dia, acredite em você e trabalhe duro para alcançar a vitória. Você pode conquistar o seu lugar de destaque!

Quero terminar com uma frase de outro campeão, Ayrton Senna: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

Fontes da pesquisa:

http://www.priberam.pt/dlpo/protagonismo

http://educacao.uol.com.br/biografias/daiane-dos-santos.htm

http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2008/03/daiane-adota-rotina-de-12-horas-de-treino-por-dia-1792624.html

https://www.youtube.com/watch?v=zbhq-qEfMcI

https://www.youtube.com/watch?v=r_bq2RdJRas

O post Protagonismo no esporte e na vida apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/protagonismo-no-esporte-e-na-vida/feed/ 0 10221
Estreando uma prática esportiva https://www.cloudcoaching.com.br/estreando-uma-pratica-esportiva/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=estreando-uma-pratica-esportiva https://www.cloudcoaching.com.br/estreando-uma-pratica-esportiva/#respond_10084 Tue, 03 May 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/estreando-uma-pratica-esportiva/ Você tem vontade de iniciar a prática esportiva, mas vive se queixando de falta de tempo ou que faltam energia e motivação, criando desculpas para não começar a movimentar-se? Essas desculpas não são plausíveis!

O post Estreando uma prática esportiva apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Você tem vontade de iniciar uma prática esportiva, mas vive se queixando de falta de tempo ou que faltam energia e motivação, criando mil desculpas para não começar a movimentar-se? Saiba que essas desculpas não são plausíveis, pois esses são fatos que estão completamente sob o seu controle e só depende de você mudar esse placar.

A decisão de iniciar a prática de exercícios ou ingressar em um esporte pode parecer, na maioria das vezes, muito difícil. Porém vou mostrar algumas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar a adesão ao exercício físico.

Já não é novidade para ninguém a questão de como a prática regular de exercícios físicos afetam a nossa qualidade de vida. Como você julga estar a sua qualidade de vida e qual seu nível de satisfação com sua saúde?

Uma forma de você iniciar esse processo é destacar quais são as suas prioridades, pois a falta de tempo muitas vezes é mais uma percepção do que uma realidade. E a falta de energia é gerada muito mais pelo cansaço mental do que físico e está diretamente ligado ao estresse.

De acordo com as pesquisas, podemos afirmar que as pessoas fisicamente ativas tendem a ter melhor saúde, demonstram ter mais energia, atitudes mais positivas, possuem uma maior capacidade de lidar com o estresse e com a tensão e demonstram maior satisfação de vida por depender menos dos outros.

Estratégias para aumentar a adesão ao exercício físico

Algumas estratégias podem ser utilizadas para quem está a fim de aderir à atividade física ou a um esporte. Como fazer a escolha da atividade que deseja executar conforme sua vontade; desenhar metas claras e realistas com datas de término e consequências para os resultados obtidos; definir incentivos e recompensas por participação e frequência nas atividades, realizar a atividade física com um grupo ou um amigo, adaptar a intensidade, duração e frequência dos exercícios. Estas são algumas boas opções de técnicas que podem ser utilizadas para dar este primeiro passo.

Razões para exercitar-se:

As pessoas são motivadas por diferentes razões, mas um bom ponto de partida para fazer as pessoas iniciarem um programa de atividades físicas é enfatizar os seus diversos benefícios.

Alguns benefícios que podemos destacar são: a redução da tensão e depressão, aumento da autoestima e autoconfiança, socialização, diminuição do risco de doença cardiovascular, melhor controle do peso e aumento do funcionamento dos sistemas metabólico, endócrino e imunológico, previne ou retarda o desenvolvimento de hipertensão arterial e reduz a pressão sanguínea em pessoas com pressão arterial alta.

E agora, como manter e condicionar?

Para manter uma atividade física regular é necessário compromisso e dedicação. Lembrar sempre dos benefícios que são atingidos com a atividade física é um importante fator para manter a motivação.

Em geral as pessoas continuam um programa de exercícios por causa da diversão, da felicidade e da satisfação que ele traz. E à medida que as pessoas amadurecem, o aspecto divertido do esporte e da atividade física dá espaço para a necessidade de ser produtivo, esforçado e bem-sucedido.

Ao tomar decisões sobre praticar exercícios, as pessoas passam por um tipo de análise de custo-benefício para a tomada de decisão. Quando as pessoas estão considerando uma mudança no estilo de vida, elas pesam os prós e os contras de um determinado comportamento. Portanto, acredite em você, acredite que você pode realizar este novo comportamento tão desejado com sucesso, e coloque em prática passo a passo, isso vai trazer cada vez mais a confiança que você precisa para ser capaz de realizar o que você sonhou, superando-se a cada dia.

Mais informações entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você!

Fontes da pesquisa:

• Weinberg, Robert S.; Gould, Daniel. Fundamentos de Psicologia do Esporte e do Exercício.

O post Estreando uma prática esportiva apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/estreando-uma-pratica-esportiva/feed/ 0 10084
Coaching Esportivo e MMA https://www.cloudcoaching.com.br/coaching-esportivo-e-mma/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=coaching-esportivo-e-mma https://www.cloudcoaching.com.br/coaching-esportivo-e-mma/#respond_9987 Tue, 05 Apr 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/coaching-esportivo-e-mma/ Você já pensou em como podemos explicar o fato de um atleta de alta performance, que possui todas as condições para exercer um excelente trabalho, não alcança o resultado esperado nas suas competições?

O post Coaching Esportivo e MMA apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Você já parou para pensar em como podemos explicar o fato de um atleta de alta performance, que possui todas as condições para exercer um excelente trabalho, não alcançar o resultado esperado nas suas competições?

Visando aperfeiçoar cada vez mais o rendimento dos atletas através de uma abordagem interdisciplinar e, com foco no desenvolvimento da competência emocional, este artigo apresenta uma metodologia capaz de identificar melhorias e propor estratégias para complementar os treinamentos desportivos.

Como melhorar ainda mais os resultados dos atletas que atingem níveis elevados de desempenho durante os treinamentos, porém não conseguem alcançar esses mesmos níveis em competições? Muitos atletas desenvolvem a técnica e a tática necessárias para competir, têm acesso a ótimos centros de treinamentos, contam com o apoio de treinadores renomeados, participam de grandes competições, utilizam modernos recursos para aprimorar o condicionamento físico, têm acesso à alimentação e suplementação diferenciada, contudo, o foco nas habilidades técnica, tática e física, embora muito importante, não são suficientes para alcançar a vitória. Uma alternativa eficaz para que isso aconteça é trabalhar as competências mentais e emocionais do atleta de maneira a elevar seu poder de enfrentamento, aumentar a sua capacidade de enfrentar desafios, ter uma atitude mental mais positiva e promover ações mais criativas e menos reativas, dessa forma permitir um diferencial competitivo em busca da excelência tanto no esporte quanto na vida.

De acordo com um estudo realizado no Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu, da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro, um dos questionamentos feito aos atletas foi: “Na sua opinião, o que é preciso para ser um campeão?”. As respostas foram agrupadas em sete categorias conforme descrito a seguir: aspectos psicológicos (concentração, motivação, entre outros) 25,8%; aspectos técnicos e táticos 25,3%; aspectos da preparação física (força, potência, entre outros) 23%; aspectos sócio-éticos (respeito aos atletas, humildade, entre outros) 13,2%; fatores externos (sorte, apoio financeiro) 6,1%; aspectos nutricionais 4,2%; e aspectos espirituais (fé, Deus) 2,4%. Podemos observar o grau de importância dado pelos atletas ao aspecto psicológico. Sendo assim, trabalhar o emocional, desenvolver essa competência e integrar a prática da mesma em seu método habitual de treino, favorece significativamente o desempenho desportivo. Na maioria dos casos os atletas não recebem um treinamento sistematizado sobre como desenvolver as competências psicológicas relacionadas ao trabalho que executam.

O processo que auxilia as pessoas na busca de seus objetivos e contribui para o desenvolvimento da performance, independentemente da área aplicada, é o Coaching. Com a prática dessa metodologia, os atletas têm acesso a um conhecimento complementar que permite alcançar resultados diferenciados através do desenvolvimento de competências essenciais que podem ser aplicadas em diversas situações.

O Programa Coaching de Excelência é um processo de mudança focado nas ações estratégicas e inteligentes de líderes e atletas que geram resultados, aprendizagens e melhorias formando o Ciclo da Excelência. O Coaching de Excelência tem como objetivo tornar as pessoas comprometidas com o “fazer acontecer” através da metodologia denominada “7 Elementos da Excelência”. No processo são utilizadas técnicas e ferramentas que provocam o atleta a uma reflexão, despertando-o para a capacidade de pensar por si só e consequentemente adquirir o autoconhecimento, domínio pessoal e interpessoal. O atleta sai do estado automático condicionado e torna-se capaz de eliminar, ou ao menos, diminuir seus obstáculos internos através de ações mais estratégicas.

Timothy Gallwey, ex-tenista e uma das principais referências do Coaching, no seu processo evolutivo, destaca que o jogo é composto por duas partes: uma exterior e outra interior. O primeiro refere-se ao seu adversário. Já o jogo interior é o que mais interfere no rendimento, ele acontece dentro da mente do atleta como as distrações, os diálogos internos e os julgamentos como, por exemplo: o medo do fracasso, a falta de confiança, o excesso de autocrítica, a irritação e nervosismo ocasionando a desconcentração, desmotivação e descontrole emocional mesmo nos atletas de alta performance.

Por esse motivo o Coaching Esportivo possui alto grau de eficácia e visa o desenvolvimento pessoal e interpessoal, a melhoria das habilidades mentais, emocionais e gestão de futuro, o aumento do desempenho individual do atleta e o aumento da capacidade de resolução de problemas. Podemos considerar a valiosa dica que Michael Jordan nos dá: “Existe um jeito certo de fazer as coisas, domine os fundamentos e seu desempenho será sempre crescente”. Veja abaixo alguns dos principais fundamentos e indicadores de sucesso que são trabalhados nas sessões do Programa Coaching de Excelência para desenvolver um atleta vencedor:

  • Objetivos desafiadores e reais;
  • Concentração;
  • Motivação;
  • Autoconfiança;
  • Controle emocional;
  • Disciplina;
  • Resistência às pressões;
  • Saber lidar com imprevistos;
  • Alto grau de Competitividade x Agressividade;
  • Desenvolvimento Interpessoal (relacionamento, comunicação, negociação, gestão de conflitos, tomada de decisão e liderança).

Através da combinação das competências técnica, tática, física e psicológica, o atleta aumenta consideravelmente suas chances de alcançar o sucesso. O Coaching Esportivo se destaca por ser um instrumento que possibilita ao atleta estabelecer uma vantagem competitiva em relação ao seu adversário através do desenvolvimento da sua capacidade emocional para a busca da excelência no esporte e na vida.

Mais informações entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você!

Fontes da pesquisa:

• Alves, J. M. F. (2007), Competências psicológicas nos Atletas de Jiu-Jitsu Participantes do 3º Campeonato Europeu, Porto, Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto com especialização de Treino de Alto Rendimento apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

O post Coaching Esportivo e MMA apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/coaching-esportivo-e-mma/feed/ 0 9987
Wellness Coaching: Como alcançar qualidade de vida e bem-estar? https://www.cloudcoaching.com.br/wellness-coaching-como-alcancar-qualidade-de-vida-e-bem-estar/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=wellness-coaching-como-alcancar-qualidade-de-vida-e-bem-estar https://www.cloudcoaching.com.br/wellness-coaching-como-alcancar-qualidade-de-vida-e-bem-estar/#respond_9860 Tue, 08 Mar 2016 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/wellness-coaching-como-alcancar-qualidade-de-vida-e-bem-estar/ Com todos os desafios encontrados em nosso cotidiano é possível alcançar qualidade de vida e bem-estar, sem comprometer a nossa saúde física e emocional? Sim! O Coaching pode lhe ajudar! Quer saber como?

O post Wellness Coaching: Como alcançar qualidade de vida e bem-estar? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Como alcançar qualidade de vida e bem-estar com os desafios encontrados em nosso cotidiano sem comprometer nossa saúde física e emocional? Hoje vou falar como o Coaching colabora nesse esforço e auxilia, dentre outros, na mudança de comportamento necessário para alcançar o equilíbrio e os resultados esperados.

Em um trabalho de Coaching Empresarial com uma equipe de vendas de uma multinacional solicitamos que cada integrante dessa equipe pensasse em três sonhos que tinham intenção de realizar ainda neste ano e que compartilhassem com o grupo pelo menos um deles. O que chamou atenção foi que aproximadamente 90% das respostas dadas por eles estavam relacionadas à busca pelo equilíbrio das áreas da vida, ou seja, conseguir obter resultados positivos no trabalho sem comprometer a saúde. Considerando esse contexto, o grande desafio é: Como conseguir manter uma regularidade na atividade física e hábitos mais saudáveis de alimentação com a construção de resultados eficazes nas outras áreas como o trabalho, família e convívio social? Este questionamento pode ser considerado uma tarefa nada fácil para mais da metade do grupo “entrevistado” e possivelmente grande parte da população.

Para detalhar melhor esse assunto apresento a definição dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre saúde e qualidade de vida. A OMS definiu saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença. Já Nuno Cobra, ex-preparador físico de Ayrton Senna, nos diz que saúde não é ausência de doença, e sim quando nos encontramos encantados com a vida. O grupo de qualidade de vida da OMS definiu qualidade de vida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Abílio Diniz, empresário brasileiro e esportista, define a qualidade de vida como sendo a busca permanente pelo equilíbrio entre os diversos papéis e atividades que desempenhamos dia após dia. E para alcançar esse equilíbrio é necessário organizar esses papéis e as atividades. E por que é tão difícil mudar certos hábitos e manter esse equilíbrio na vida?

Na correria do dia a dia “ligamos” o automático das nossas ações e muitas vezes não nos damos conta do que estamos fazendo com o nosso tempo. Muitas são as distrações e desculpas. Permanecemos na nossa zona de conforto, mantendo os mesmo comportamentos de costume, não é fácil mudar os hábitos. A mudança dói e exige esforço e determinação. Organização, priorizar necessidades e ter disciplina são alguns fatores para viver uma vida com mais plenitude e felicidade.

De acordo com Abílio Diniz: “a técnica do esporte voltada não apenas para a competição, mas para uma melhor qualidade de vida. A nutrição, aliada ao esporte, à saúde e ao bem-estar. A administração do tempo e o estabelecimento de prioridades. O amor, a espiritualidade e a busca do autoconhecimento são coisas extremamente importantes para quem busca uma vida melhor”.

O Wellness Coaching é o processo de mudança de comportamento voltado à melhoria da qualidade de vida e bem-estar focado em ações estratégicas que geram resultados, aprendizagens e melhorias. Podemos entender Wellness como bem-estar e o processo de Coaching inicia-se com a visualização do seu estado atual, permitindo sair do “piloto automático” e aumentar o nível de autoconsciência. O segundo passo é estabelecer um ponto de chegada, fazer novas escolhas para assumir a parte que nos cabe no nosso destino e definir algumas metas nas áreas da vida dando inicio ao processo da busca pelo equilíbrio. Na sequência, estabelecer estratégias que levam as novas ações iniciando o processo de mudança de comportamento. Imagine se você se dedicar nas suas ações e melhorar seus hábitos um pouquinho a cada dia, consequentemente todas essas mudanças, somadas ao final do período determinado, trarão resultados e aprendizagens surpreendentes, lembrando sempre da busca pela melhoria contínua.

A maior parte das atitudes que temos que tomar para melhorar o nosso estilo de vida dependem apenas de nós mesmos, da nossa vontade, decisão, organização, disciplina e ação. No início pode parecer que algumas decisões exigem um sacrifício muito grande, mas não é bem assim, estamos condicionados a certos comportamentos e podemos aprender a controlar melhor as rotinas e a fazer algumas coisas de forma diferente na busca de uma vida mais equilibrada, mais simples e prazerosa. Portanto, pare agora mesmo de dar desculpas, observe como está a sua vida e o que depende de você para mudar esse cenário.

Mais informações entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você!

Com carinho,

Grazi Paim

O post Wellness Coaching: Como alcançar qualidade de vida e bem-estar? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/wellness-coaching-como-alcancar-qualidade-de-vida-e-bem-estar/feed/ 0 9860