2019 - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/2019/ Fri, 24 Feb 2023 21:16:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 https://www.cloudcoaching.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cropped-favicon-1-32x32.png 2019 - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/2019/ 32 32 165515517 Escolha o Presente de Amigo Secreto e de Natal pela Numerologia https://www.cloudcoaching.com.br/escolha-o-presente-de-amigo-secreto-e-de-natal-pela-numerologia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=escolha-o-presente-de-amigo-secreto-e-de-natal-pela-numerologia https://www.cloudcoaching.com.br/escolha-o-presente-de-amigo-secreto-e-de-natal-pela-numerologia/#respond_22039 Sat, 14 Dec 2019 12:20:41 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22039 Dezembro chega cheio de festas, comemorações na família, na empresa e na escola. Como escolher o Presente de Amigo Secreto e de Natal pela Numerologia?

O post Escolha o Presente de Amigo Secreto e de Natal pela Numerologia apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Como escolher o Presente de Amigo Secreto e de Natal pela Numerologia?

Dezembro chega cheio de festas, ceias, comemorações na família, na empresa e na escola.

Gostando ou não, sempre temos que escolher um presente para um familiar, nosso amor e amigo secreto ou até melhor, um presente para você mesmo.

Só que você sabe o que quer ganhar e comprar. E para seu amigo secreto, por exemplo, que presente escolher? Opções não faltam, mas como escolher sem saber o gosto dela ou dele? Em outras palavras, cada pessoa tem características próprias, tem sua energia, gosto próprio e personalidade.

Então para facilitar na escolha do presente, podemos usar numerologia para analisar as personalidades e gostos. Em uma análise numerológica completa, o mapa numerológico, são analisados mais de 15 números do nome da pessoa e data de nascimento.

Destes números, vamos observar o da Pedra Fundamental do nome da pessoa ou do apelido que ela mais é chamada. Ou melhor, basta analisar a primeira letra do nome do amiga ou da parente que dará o presente.

Segundo a numerologia, a primeira letra do nome da pessoa carrega muitas características sobre a personalidade da pessoa. Portanto, sabendo os aspectos mais marcantes da personalidade do indivíduo, fica mais fácil de saber qual presente escolher.

E então qual a relação da letra do nome com a numerologia? Simples! Cada letra é associada a um número de 1 a 9. Veja a tabela abaixo:

1

2

3

4

5

6

7

8

A B C D E F G H I
J K L M N O P R S
T U V W X Z

Exemplos:

Nome: Sérgio – A primeira letra é S, então o número é 9.
Nome: Clara – A primeira letra é C, então o número é 3.

Descubra qual o número do seu amigo secreto e então escolha o presente nas sugestões abaixo. Mas, lembre-se de que há opções de presentes baratos e caros, ok?

Amigo Número 1

Presentes: Têm que ser presentes únicos ou presentes chamativos, por isso Tv 1000 polegadas, eletrônicos de última geração, celular que faz tudo sozinho. Mas também livros e filmes de ação, material esportivo, relógio e canetas com edição limitada, vinhos estrangeiros de safras especiais e bibliografia de grandes vencedores.

Amigo Número 2

Presentes: Gostam de compartilhar, por isso um bom livro de receitas para testar no jantar de família, máquina fotográfica para registrar momentos em família, perfumes, porta-retrato com foto da família, livro religioso e livro de autoajuda. Mas não se esqueça de colocar um bilhete escrito à mão junto ao presente.

Amigo Número 3

Presentes: São chamativos e adoram surpresas, por isso quanto mais brilho tiver o presente, arrasou. Roupas coloridas e brilhantes. Agenda mega especial. Livro sobre artes, cinema e decoração em geral. Curso da história da arte, de fotografia. Adora filmes de comédias. Mas um bom vinho ou uma semi joia ou anel enorme vão arrasar.

Amigo Número 4

Presentes: Presentes tradicionais e até caretas eles amam, por isso coleção de DVD de filmes antigos ou de romances. Muitos adoram filmes de desenhos. Eles amam caixa de ferramentas cheia de chaves de fenda, martelo e alicates. Elas amam caixa de joias e caixinha de música. Livros de organização e Livro poder da mente. Filmadora para registrar as festas em família e roupa social.

Amigo Número 5

Presentes: Pessoas que são elétricas, dinâmicas e esportistas, por isso dê uma Oola para jogar com os filhos. Uma bicicleta para passear nos tempos livres. Livros de outros países para fazer o roteiro da próxima viagem. Máquina fotográfica ou filmadora de última geração. Livros e filmes de comédia. Desenhos animados e assinatura de revistas de esportes.

Amigo Número 6

Presentes: São pessoas tranquilas e tradicionais, muito ligadas à família e amigos, por isso adoram fotos em porta retrato. Coleção de facas para preparo do jantar e almoço. Livros de receitas de outros países. CD’s de músicas clássicas e contemporâneas. Quadros com pintura abstrata. Perfumes. Uma viagem por regiões dos antepassados. Agenda.

Amigo Número 7

Presentes: Livros dos mais diversos assuntos: filosofia, economia, religião, grandes sábios do Universo, pois são místicos de carteirinha. Livros e filmes com temas  esotéricos e ficção vão cair como luva. Livros técnicos da área que atua. Poltrona para relaxar na hora da leitura. CD’s de MPB, clássicos e new age. Mapa astral ou Mapa Numerológico são também boas dicas.

Amigo Número 8

Presentes: Amigo caro, exigente e tem bom gosto, centro das atenções, por isso gostam de camisas, gravatas caras, óculos escuros de marca e relógio importado. Mas CD de jazz ou MPB, coleção de livros com as melhores vinícolas no mundo também são boas dicas. Livros de receitas exóticas. Entrada de teatros ou shows. Celular “5G”. Foto da família.

Amigo Número 9

Presentes: Adoram ser voluntários, por isso roupas confortáveis para seus trabalhos voluntários. Roupas esportistas para poder caminhar e pensar na vida ou roupas para fazer seu artesanato ou trabalhar no seu hobby. Gostam de tecnologia, por isso um aparelho celular de última geração vão adorar. Livros de mente positiva e bibliografia de grandes religiosos, mas filmes e documentários de grandes mudanças na humanidade eles também adoram.

Franco Guizzetti
http://www.almaserena.com.br

Confira também: Feng Shui: atraia seus desejos de 2020 e boas energias com a Árvore de Natal!

 

O post Escolha o Presente de Amigo Secreto e de Natal pela Numerologia apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/escolha-o-presente-de-amigo-secreto-e-de-natal-pela-numerologia/feed/ 0 22039
Como ser mais produtivo no trabalho https://www.cloudcoaching.com.br/como-ser-mais-produtivo-no-trabalho/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-ser-mais-produtivo-no-trabalho https://www.cloudcoaching.com.br/como-ser-mais-produtivo-no-trabalho/#respond_22153 Fri, 13 Dec 2019 15:20:56 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22153 Mais um dia de trabalho concluído e você não conseguiu terminar tudo o que precisava entregar? Saiu do escritório pensando em como ser mais produtivo no trabalho?

O post Como ser mais produtivo no trabalho apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Como ser mais produtivo no trabalho
Por Sidnei Junior (Cofundador da Conquer)

Mais um dia de trabalho concluído e você não conseguiu terminar tudo o que precisava entregar? Saiu do escritório pensando em como ser mais produtivo no trabalho?

Talvez você tenha entregue tudo, mas ficou com a sensação de que poderia fazer muito mais se tivesse mais tempo. Ou você só quer saber como ser uma pessoa organizada, quem sabe…

Sem problemas, vamos te ajudar a desenvolver hábitos para aumentar a produtividade e resolver todas essas questões.

Mas, antes de falar de como aumentar a produtividade, você sabe o que realmente é ser produtivo? Muitas vezes, o conceito é associado à ideia de fazer mais, mas produtividade vai muito além de só cumprir um número maior de demandas. 

O que é produtividade?

De maneira geral, produtividade tem a ver com priorização, eficiência e consistência. Para ser uma pessoa produtiva, você não pode estar constantemente apagando incêndios, é preciso planejar e priorizar suas tarefas.

Além disso, não adianta cumprir muitas demandas se várias delas forem dispensáveis, certo? Isso seria desperdício de tempo, um fator valioso para a produtividade. Portanto, ser eficiente está relacionado com o gerenciamento de tarefas realmente importantes.

Por fim, ser produtivo não pode ser um caso isolado, quanto mais consistente você for com os seus hábitos, maior será a sua produtividade. 

Como ser mais produtivo no trabalho?

Muitas demandas acontecendo ao mesmo tempo, prazos se aproximando e uma má gestão do tempo formam a receita perfeita para um dia pouco produtivo. Mas como reverter esse cenário?

Existem diferentes cursoslivros e técnicas para aumentar a produtividade, é só descobrir qual deles funciona melhor pra você e colocá-los em prática. Opções com certeza não faltam!

Mas para te ajudar, aqui vão 3 dicas de como ser uma pessoa mais organizada e dar um gás na sua produtividade no trabalho:

1) Comece do início: organização e planejamento 

É impossível cumprir suas demandas se você não souber quais são elas ou quais os prazos de entrega. Por isso, antes de começar a executar, use os primeiros minutos do dia para fazer uma lista de tudo o que você precisa fazer naquele dia. Outra opção é fazer isso na noite anterior, usando os minutos finais do expediente para já preparar o dia seguinte.

Esse passo simples te ajuda a se organizar e não te deixa entrar em modo desespero achando que esqueceu de fazer alguma coisa.

#PULODOGATO: quando terminar de listar todas as atividades, defina as três principais demandas que você não pode deixar de entregar naquele dia. Elas serão o seu ponto de partida.

2) Identifique os seus picos de produtividade 

Já te perguntaram se você é mais uma pessoa “do dia”, “da tarde” ou “da noite”? O momento em que sua energia está alta seu humor está no auge geralmente é o melhor momento para a sua produtividade também.

Por isso, pense em quais são os momentos do dia que você se sente mais concentrado e disposto e realize as tarefas mais difíceis da sua lista nestes momentos.

Assim, nos outros períodos, você pode cumprir demandas mais leves, que demandam menos esforço.

3) Use a tecnologia a seu favor: menos distração e mais produtividade! 

Hoje em dia, é muito raro encontrar alguém que não tenha um celular, talvez você até esteja lendo este artigo pelo seu smartphone.

Acontece que, muitas vezes, o celular é visto como um grande inimigo da produtividade. Pode ser que, em algumas situações, ele realmente seja, mas tudo depende do uso que você faz dele.

Assim como você possui muitos aplicativos que podem te distrair, você também possui muitos outros que podem te ajudar a aumentar sua produtividade.

Dá uma olhada nesse vídeo do Dario Kosugi, Head de Conteúdo e Experiências da Conquer, para conhecer algumas dessas ferramentas.

Agora que você já sabe como ser mais produtivo no trabalho, é hora de colocar a mão na massa.

E, para se tornar um profissional mais ágil e acelerar sua carreira, conheça o curso de produtividade da Conquer. No Alta Performance, você aprende a otimizar seu tempo e executar suas tarefas com mais foco e consistência.

Confira também: Como manter a calma no ambiente de trabalho

 

O post Como ser mais produtivo no trabalho apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/como-ser-mais-produtivo-no-trabalho/feed/ 0 22153
Como se tornar um profissional do futuro? https://www.cloudcoaching.com.br/como-se-tornar-um-profissional-do-futuro/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-se-tornar-um-profissional-do-futuro https://www.cloudcoaching.com.br/como-se-tornar-um-profissional-do-futuro/#respond_22148 Fri, 13 Dec 2019 14:20:24 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22148 Chegamos num tempo em que aprender, desaprender, reaprender, inovar e empreender são condições imprescindíveis na capacitação do profissional do futuro.

O post Como se tornar um profissional do futuro? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Como se tornar um profissional do futuro?

Chegamos num tempo em que aprender, desaprender, reaprender, inovar e empreender são condições imprescindíveis na capacitação do profissional do futuro.

Pensar além do que se sabe, desconstruir modelos antigos, rever estratégias e pensar fora da caixa são atualmente condições exigidas no mercado de trabalho que contribuem diretamente na criação, melhoramento e execução de estratégias empresariais.

Por isso alguns pontos são muito pertinentes, se o seu objetivo é estar em constante aprendizado.

Então veja o que levar em consideração para se tornar um profissional do futuro:

✔ Empreendedorismo

Esteja presente e consciente na busca por aquilo que te considera uma pessoa empreendedora. Ouse sair da caixa. Veja as coisas por outro prisma.

✔ Encarar competências e talentos como pérolas que devem ser lapidadas

Ninguém nasce sabendo de tudo, para isto existe o aprendizado. Talentos são descobertos. Você usa os desafios  que encontra ao longo do caminho como combustível para vencer?

✔ Mente disruptiva: a importância de inovar e se reinventar 

O mundo está mudando rapidamente, entretanto muitas pessoas ficam presas em modelos mentais antigos. Inovar é extrair algo repaginado que faça sentido para você e para os demais.

Esteja aberto e pense grande. Depende única e exclusivamente de você. Então aproveite as oportunidades e acompanhe o ritmo das mudanças. Ir para frente é o caminho, o que passou, é passado. Pense nisto!

Leila Navarro
https://www.leilanavarro.com.br/

Confira também: Efetivação de estagiários: troca mútua de conhecimento

 

O post Como se tornar um profissional do futuro? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/como-se-tornar-um-profissional-do-futuro/feed/ 0 22148
Confiança é TUDO! https://www.cloudcoaching.com.br/confianca-e-tudo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=confianca-e-tudo https://www.cloudcoaching.com.br/confianca-e-tudo/#respond_22145 Fri, 13 Dec 2019 13:20:07 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22145 A quebra de confiança tem o incrível poder de encerrar grandes amizades, contaminar organizações ou, até mesmo, destruir nações.

O post Confiança é TUDO! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Confiança é TUDO

”Se não confiares o suficiente nas pessoas, elas não poderão confiar-te nada” (Texto Taoísta)

A quebra de confiança tem o incrível poder de encerrar grandes amizades, contaminar organizações ou, até mesmo, destruir nações.

Confiança é a base de tudo; é o alicerce da vida pessoal e profissional. Quando a falta de confiança mina as estruturas, organizações fracassam e podem, prematuramente, encerrar suas atividades; por outro lado, quando as relações de confiança imperam elas encontram o caminho para um crescimento consistente e sustentado e, como consequência, prosperam.

Quais são os fatores essenciais para que relações de confiança sejam incorporadas pelas lideranças para que exerçam o poder multiplicador para que que confiança faça parte efetiva dos valores de uma organização?

Segundo a professora da Harvard Business School, Frances Frei, relações de confiança sólidas e consistentes são baseadas no tripé: empatia, autenticidade e seriedade (Lógica); de acordo com a autora, estes três pontos são essenciais e devem ser estimulados e praticados pelas lideranças para que, sem oscilações, façam parte do comportamento de todos na organização.

A empatia:

  • Está muito além da simpatia e representa a atitude de olhar para as pessoas e escutá-las com interesse genuíno para mergulhar em suas perspectivas;
  • Talvez a maior dificuldade para aplicar este comportamento seja a tendência para julgar; assim, para demonstrar empatia verdadeira, é preciso eliminar julgamentos baseados em valores pessoais;
  • Para que ocorra o interesse genuíno, é preciso dedicar total atenção e saber ouvir; neste aspecto, os dispositivos eletrônicos são um grande empecilho pois estão sempre desviando a atenção do “ouvinte”; como você se sente quando conversa com alguém que fica olhando a tela do computador ou celular?

A seriedade (ou a Lógica):

  • Os valores de uma pessoa representam a sua constituição pessoal e devem nortear suas ações. É uma premissa que este conjunto de valores deve ter qualidade e, em grande parte, ser aderente aos valores da organização;
  • Esta lógica pessoal deve ser transmitida e comunicada, sempre, de forma clara para não deixar dúvidas como, também, não transmitir mensagens dúbias.

A autenticidade:

  • As pessoas e os líderes, em especial, não devem nunca esconder quem são e explicitar de forma clara e que não deixem dúvidas quanto aos seus valores, convicções e opiniões; 
  • Para a criação de um ambiente seguro, acolhedor e confiável, devem mostrar a sua verdadeira versão sempre; 
  • Esconder ou omitir valores pessoais e opiniões para representar papéis que agradem à audiência, transformam pessoas em camaleões corporativos e, isto, acaba sendo percebido por outros, fazendo com que os que assim agem percam a credibilidade e destruam relações de confiança que, uma vez perdidas demandam muito esforço e energia para serem reconstruídas o que, muitas vezes, acaba sendo impossível.

Organizações conduzidas por líderes que priorizam e desenvolvem um ambiente baseado na confiança – suportada por empatia / seriedade / autenticidade – desenvolvem equipes incomparavelmente engajadas e motivadas que produzem resultados extraordinários.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

Confira também: Sobrevivência na Selva Corporativa

 

O post Confiança é TUDO! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/confianca-e-tudo/feed/ 0 22145
Como aumentar as vendas no final do ano https://www.cloudcoaching.com.br/como-aumentar-as-vendas-no-final-do-ano/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-aumentar-as-vendas-no-final-do-ano https://www.cloudcoaching.com.br/como-aumentar-as-vendas-no-final-do-ano/#respond_22098 Thu, 12 Dec 2019 15:20:19 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22098 Quer saber como aumentar as vendas no final do ano? Essas 5 dicas são suficientes para você alavancar seu negócio em dezembro e ter um ano novo espetacular!

O post Como aumentar as vendas no final do ano apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Como aumentar as vendas no final do ano

Final do ano chegando, e o stress e a correria também! Final de ano é época de planejar o ano novo, e ainda fazer todo o esforço possível para conseguir bater todas as metas prometidas.

Para quem trabalha vendendo produtos ou serviços, o mês de dezembro tem uma vantagem: é nesta época que as pessoas recebem o 13º salário e, muitas vezes, ainda recebem uma bonificação da empresa. Isso significa que, após a Black Friday, dezembro também é o mês em que as pessoas mais compram. A demanda aumenta significativamente em diversos segmentos. Quem é que não tem um familiar para presentear ou um amigo oculto para participar em dezembro?

Para aproveitar as oportunidades desse período, os empresários precisam iniciar o planejamento meses antes. Para saber com antecedência o que vão vender, quais estratégias de marketing vão usar, quais promoções vão fazer. Portanto se este ano você não planejou o seu negócio corretamente, já coloque na sua agenda: ano que vem você deve começar a pensar sobre suas vendas de dezembro ainda em outubro!

Mas, se você acelerar seu ritmo, ainda dá tempo de tirar melhor proveito das semanas que antecedem o Natal e Ano Novo.

Neste artigo vou te contar algumas estratégias que você pode usar para lucrar ainda mais em dezembro e aumentar as vendas no final do ano.

1 – Facilite a compra para o seu cliente

Neste período muita gente compra por impulso. Pois o período natalino estimula as pessoas a ficaram mais emocionais e com a tendência de irem às compras sem racionalizar muito. Isso acontece porque desde final de novembro, no Black Friday, os lojistas simplificam e facilitam as formas de pagamento. O comprador então nem pensa duas vezes.

Então como você também pode ajudar o seu cliente a comprar de você?

Facilite as formas de pagamento para que a compra possa ser feita de forma simples e sem burocracia. Evite páginas intermináveis para preenchimento, pois isso faz com que o comprador acabe desistindo. E por último, para ganhar da concorrência, ofereça descontos à vista, ou aumente a quantidade de parcelas. Além disso, você terá que mostrar o seu diferencial, agregando valor. É hora de abusar dos bônus que você pode oferecer atrelado ao seu produto ou serviço.

2 – Torne o seu produto mais atrativo

Mesmo que o seu produto seja o mesmo o ano todo, nesta época do ano é interessante dar uma repaginada na sua página de vendas. É como uma loja física: Em dezembro as vitrines ficam sempre mais arrumadas, mais bem decoradas, mais chamativas. Você precisa chamar a atenção do seu cliente, criar uma apresentação tão única que desperte o desejo de qualquer pessoa. E não se esqueça da descrição do seu produto. A sua página de vendas é o que separa seu cliente de você. Então ela precisa ser envolvente. É bom lembrar que todos os seus concorrentes também estão a um clique de distância do seu cliente. Portanto, tire um tempinho para pesquisar como os seus concorrentes estão organizando suas páginas de vendas e faça melhor!

3 – Ofereça novidades

Uma pessoa que já é sua cliente, tem 3x mais chances de comprar novamente de você do que uma pessoa que não é sua cliente. Portanto, quem já tiver confiança em você, vai ficar animado em saber que você está lançando novidades. Prepare um lançamento. Quando você apresenta um lançamento, a vontade de comprar aumenta mais ainda. E você pode trabalhar gatilhos mentais, como o da escassez, para dar uma ajudinha a esta vontade.

4 – Tenha uma “aba” no seu site para receber comentários

Como nesta época do ano multiplicam-se as ofertas na internet, na mesma proporção aumenta a desconfiança dos consumidores. Por isso, ter uma “prova social” na sua página, como os comentários dos seus clientes, vai ajudar a passar mais confiança para seus clientes. Portanto, se você não gosta de deixar a seção de comentários aberta, por medo de comentários negativos ou por opção, agora é a hora. Você pode incentivar seus clientes a contar como foi a experiência de comprar com vocês. Esteja presente para responder cada comentário, cada dúvida ou cada elogio, isso mostrará ao seu público que você está perto e que se preocupa com eles.

5 – Motive a sua equipe

Ter uma equipe motivada pode ser o fator decisivo para o sucesso das suas vendas. Isso porque serão eles que estarão lidando diretamente com os seus clientes, resolvendo problemas e apresentando as melhores soluções.

Sua equipe precisa estar motivada para oferecer a melhor experiência para o seu cliente, caso contrário, as coisas podem não funcionar muito bem. Além de treinar a equipe, ofereça bonificações para estimular o alcance das metas e o bom atendimento.

Essas 5 dicas são suficientes para você aumentar as vendas no final do ano, alavancar seu negócio ainda em dezembro e ter um ano novo espetacular!

Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! Até 2020!

Paula Quaiser
http://www.paulaquaiser.com

Confira também: Como encontrar o seu ponto de equilíbrio e fazer sua empresa crescer em alta velocidade?

 

O post Como aumentar as vendas no final do ano apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/como-aumentar-as-vendas-no-final-do-ano/feed/ 0 22098
Como os arquétipos das Deusas Gregas podem te ajudar no dia a dia? (parte I) https://www.cloudcoaching.com.br/como-os-arquetipos-das-deusas-gregas-podem-te-ajudar-no-dia-a-dia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-os-arquetipos-das-deusas-gregas-podem-te-ajudar-no-dia-a-dia https://www.cloudcoaching.com.br/como-os-arquetipos-das-deusas-gregas-podem-te-ajudar-no-dia-a-dia/#respond_22096 Thu, 12 Dec 2019 14:30:39 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22096 Saber qual dos arquétipos das Deusas Gregas que você vivencia te ajuda a ter mais leveza e alegria com relação a si mesma.

O post Como os arquétipos das Deusas Gregas podem te ajudar no dia a dia? (parte I) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Como os arquétipos das Deusas Gregas podem te ajudar no dia a dia?

Para iniciar este artigo escolho deixar bem claro que não existe um modelo de mulher. A maior dor que vejo na maioria dos meus atendimentos terapêuticos se baseia exatamente nisto. Em outras palavras, a não aceitação do seu próprio temperamento e do seu jeito natural de ser.

Muitas me relatam que é como se houvesse uma voz dentro de sua cabeça, dizendo: Você é inadequada! Você é errada! Dentre outras inúmeras frases.

Tem um livro que particularmente gosto muito, que os autores Jennifer Barker Woolger e Roger J. Woolger trabalham com os seis arquétipos principais do feminino que são as Deusas da Mitologia Grega: Artémis, Atena, Perséfone, Hera, Deméter e Afrodite. O nome do livro é: A Deusa Interior, Um guia sobre os eternos mitos femininos que moldam nossas vidas. Saber qual dos arquétipos das Deusas Gregas que você vivencia te ajuda a ter mais leveza e alegria com relação a si mesma.

Eles utilizam uma linguagem leve e tranquila, fazem um paralelo com os estudos de Jung com a parte de arquétipos, portanto, pessoa linda, caso queira se aprofundar um pouco mais em sua psique, recomendo a leitura deste livro.

A negação do seu jeito de ser fere profundamente seu corpo emocional, psicológico e físico. São machucados emocionais que tratamos posteriormente em terapia, então não vale a pena em nenhum nível você tentar se padronizar.

Costumo dizer para minhas alunas e clientes: Evite a automutilação emocional e psíquica seja verdadeiramente quem é, pare com o teatro para agradar aos outros.

Se você é uma mulher forte, uma executiva e que coloca sua carreira em primeiro lugar, provavelmente está vivenciando o arquétipo da Deusa Grega Atena.

Atena é a deusa grega da sabedoria, das artes, da inteligência, da guerra e da justiça. Considerada protetora das cidades, dos arquitetos, dos tecelões e dos ourives, ela foi cultuada em toda a Grécia Antiga, nas colônias gregas da Ásia Menor, na Península Ibérica, no norte da África e na Índia”. (Fonte: Toda Matéria)

Trecho retirado do livro: A Deusa Interior. 

“A mulher-Atena está sempre em evidência por ser extrovertida, prática e inteligente. A princípio, os homens geralmente ficam um tanto intimidados com ela, visto que ela não reage aos lances sexuais normais e é capaz de colocá-los contra parede em qualquer discussão intelectual. É fácil identificar Atena no mundo moderno, pois em todos os sentidos da palavra, ela está no mundo: editorando revistas, dirigindo os departamentos de estudos femininos nas universidades, entrevistando personalidades na televisão, organizando viagens para averiguar o que de fato está acontecendo na Nicarágua, produzindo filmes, contestando os legisladores de sua cidade”’.

Por outro lado , temos mais um arquétipo das Mulheres que é o da mãe, que é regido pela Deusa Grega Deméter.

“Deméter é considerada a deusa da agricultura na Mitologia Grega, ela era quem nutria a terra. Era também considerada como a protetora do casamento, deusa da gestação e das leis sagradas”. (Fonte: Wikipédia)

Trecho retirado do livro: A Deusa Interior.

“Deméter é aquela rodeada de crianças; aquela à qual os bebês parecem se agarrar como a uma árvore robusta; aquela que faz e distribui pão com manteiga, café com leite e bolo de fubá; aquela que sabe onde estão as fraldas; aquela cuidando dos joelhos esfolados; aquela feliz em cozinhar para os seis amigos que o marido trouxe do futebol sem a avisar; aquela que passa a noite inteira acordada cuidando da febre de um filho; aquela com reservas aparentemente inesgotáveis de energia”.

Claro que neste artigo não consigo falar mais profundamente sobre os seis arquétipos das Deusas voltadas para a cura das feridas e integração do eu feminino, para que você se aceite e se ame exatamente como é.

Mas, caso sinta que deseja se aprofundar no tema, pode escolher agendar uma sessão para descobrir qual dos arquétipos das Deusas Gregas que você está vivenciando, para auxiliar você em relação ao seu bem-estar, autoconhecimento e melhorar suas relações interpessoais e afetivas. Ou também pode adquirir o livro que mencionei neste artigo para o seu aprofundamento.

Um grande abraço,

Adriana Mantana
http://totalmentemulher.com.br/

Confira também: Como os arquétipos das Deusas Gregas podem te ajudar no dia a dia? (parte II)

 

O post Como os arquétipos das Deusas Gregas podem te ajudar no dia a dia? (parte I) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/como-os-arquetipos-das-deusas-gregas-podem-te-ajudar-no-dia-a-dia/feed/ 0 22096
2020 – Deuses, estrelas e você no comando https://www.cloudcoaching.com.br/2020-deuses-estrelas-e-voce-no-comando/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=2020-deuses-estrelas-e-voce-no-comando https://www.cloudcoaching.com.br/2020-deuses-estrelas-e-voce-no-comando/#respond_22094 Thu, 12 Dec 2019 13:30:20 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22094 Olhar para trás, com gratidão e reconhecimento, valorizando os aprendizados, ao mesmo tempo que se olha para a frente, com foco e determinação para buscar e encontrar o que é seu.

O post 2020 – Deuses, estrelas e você no comando apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
2020 – Deuses, estrelas e você no comando

O dia de ano novo do calendário gregoriano, assim como no romano, surgiu através de um decreto de Júlio Cesar, ditador de Roma, em homenagem a Jano (assim surgiu o nome deste mês), o deus dos portões, inícios, escolhas, mudanças e transições, o qual possui duas faces, uma olhando para o futuro e outra para o passado. Nada mais adequado para representar uma troca de ano. Olhar para trás, com gratidão e reconhecimento, valorizando os aprendizados; ao mesmo tempo que se olha para a frente, com foco e determinação para buscar e encontrar o que é seu.

Jano também é um dos mais de setenta satélites naturais do planeta Saturno. Este nome também dado ao deus romano do tempo, recurso fundamental para que possa ser aprendido o que é necessário e colocado em execução o que é preciso, para se chegar aonde é o seu lugar. Agora, o tempo, pode ser abordado por duas diferentes perspectivas, uma relativa ao deus Chronos, como algo inevitável, uma vez que, querendo ou não, cada um de nós terá 366 dias (ano bissexto) em 2020.

A outra óptica é relativa ao deus Kairós, onde fica como responsabilidade de cada de um nós, usar ou não o tempo com qualidade, vivendo experiências que realmente sejam relevantes e significativas.

Em 2020, você vai apenas ver o tempo passar, sentado ao lado de Chronos? Ou irá vivê-lo, de maneira virtuosa e relevante, em companhia de Kairós?

Não importa se você adota o calendário chinês (ano 4716), judaico (ano 5780), islâmico (ano 1442), budista (ano 2564) ou qualquer outro. Sempre haverá um período terminando, e outro começando, mesmo que a data de início destes ciclos seja diferente. Uma passagem de ano pode, caso assim você queira, ser um marco para uma nova oportunidade de começar, ajustar ou continuar a grande obra da sua vida, construindo o futuro que a você pertence. Construção que deve ser pautada na credibilidade, relacionamentos estruturados, planejamento e execução com os pés no chão, com persistência e diplomacia.

Neste ano de 2020, ser consistente com firmeza de propósito, poderá ser a diferença entre quem se manterá firme e em pé, daqueles que cairão. Sonhar com as estrelas, com os pés no chão, abrirá portões para estradas, que são suas, e que já estão esperando por você. Escute não só seu cérebro, mas também seu estômago! Entre em contato com os sinais do seu corpo e da natureza!

Um novo ano pode ser um marco para uma nova vida, nova que sempre é, porém que seja nova na maneira que você quer. Um momento para formalizar ou revisar o seu compromisso com você, àqueles à sua volta e à vida. As mudanças sempre foram uma constante na história da humanidade, apenas com variações de intensidade e velocidade. Elas, em todo o tempo, aos quatro ventos, foram anunciadas e cantadas, como no trecho de música:

Nada do que foi será do jeito que já foi um dia”

(Como uma onda no mar, escrita por Lulu Santos e Nelson Motta, lançada em 1983)

Curiosamente, quatro anos mais tarde, em 1987, com o fim da guerra fria, os escritores Warren Bennis e Burt Nanus utilizavam pela primeira vez o termo “mundo VUCA” (volátil, incerto, complexo e ambíguo), conceito este que para muitos seria algo criado bem recentemente. Para enfrentar este mundo VUCA que estamos envoltos, Bill George, professor de Harvard, recomenda a sua definição de líder VUCA 2.0, com características que poderiam ser adotadas por todos nós, para liderarmos nossas próprias vidas. Se você não liderar a si mesmo, alguém o fará.

O acrônimo de Bill George utilizou-se de outros termos, sendo eles: Vision (visão) Understanding (Entendimento), Courage (coragem) e Adaptability (adaptabilidade). Uma passagem de ano pode ser um momento muito propício para refletir a respeito das transformações que nosso mundo está passando; e qual direção você deve ir. No banco do motorista, do seu carro, obviamente.

Em uma realidade tão instável, mutável e ausente de clareza a respeito de quais serão as regras que regerão o futuro, tudo isso reflexo deste mundo VUCA no qual nos encontramos, a busca por um maior equilíbrio em 2020, pode ser uma das estratégias para manter cada um nós mais calmos, serenos e no controle, de nós mesmos. Este equilíbrio pode ser obtido através de um maior alinhamento com os princípios dos sistemas aos quais já pertencemos, nossos próprios valores, cultivar o certo, a sinceridade, simplicidade e justiça, estabelecendo e cultivando altos padrões de profissionalismo e seriedade.

Ao se propor à construção de um novo mundo para você, lembre-se da importância da família e dos amigos. Aqueles que possuem significado e alinhamento com o que você acredita, ser o certo e o errado para viver. Foque na qualidade, não na quantidade. Eles podem ser um importante pilar de sustentação para quem se compromete com uma jornada pautada na ética. Resgatar, cuidar e fortalecer suas raízes pode ser imprescindível para enfrentar as intempéries da vida.

Conforme for chegando o 1º de janeiro, comece a se preparar para fincar os pés do chão, com vigor, segurança, e confiante em seus objetivos, para que, com firmeza, possa mover-se em direção a execução da sua missão de vida, ou para outros, para o que já está escrito nas estrelas. Lembre-se sempre de olhar para elas, evocando Bahan, a estrela da boa sorte, para que esta ilumine o seu caminho em direção ao SEU destino, com a inspiração e o entusiasmo de quem possui um deus dentro de si!

Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br

Confira também: A INFORMALIDADE como uma BARREIRA ao crescimento

 

O post 2020 – Deuses, estrelas e você no comando apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/2020-deuses-estrelas-e-voce-no-comando/feed/ 0 22094
Cuidado: sobrecarga digital causa síndrome de burnout e queda na produtividade https://www.cloudcoaching.com.br/cuidado-sobrecarga-digital-causa-sindrome-de-burnout-e-queda-na-produtividade/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cuidado-sobrecarga-digital-causa-sindrome-de-burnout-e-queda-na-produtividade https://www.cloudcoaching.com.br/cuidado-sobrecarga-digital-causa-sindrome-de-burnout-e-queda-na-produtividade/#respond_22081 Wed, 11 Dec 2019 15:20:41 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22081 Um problema que atinge cada vez mais profissionais em todo o mundo, a sobrecarga digital possui uma solução mais simples do que você imagina.

O post Cuidado: sobrecarga digital causa síndrome de burnout e queda na produtividade apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Um problema que atinge cada vez mais profissionais em todo o mundo, a sobrecarga digital possui uma solução mais simples do que você imagina.

É indiscutível que a tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a vida das pessoas. Entretanto, junto com ela, vieram também alguns efeitos indesejáveis. A sobrecarga digital é uma delas.

É cada vez mais comum vermos pessoas adoecerem por causa do excesso de trabalho e pela sobrecarga digital – prova disso é o fato de a síndrome de burnout (conhecida por um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema) ter se tornado um problema muito frequente.

Por falar nisso, você sabe o que é a sobrecarga digital?

Sobrecarga digital é quando uma pessoa recebe, de forma regular e contínua, uma quantidade de informação superior à sua capacidade de assimilação – ou necessidade.

Basta ver quantas vezes você checa seu celular, e-mails, redes sociais, etc.

Esse problema nem sempre é fácil de identificar, pois os sintomas são cansaço, dificuldade de concentração, ansiedade, irritação e tristeza – ou seja, sintomas também comuns em outras doenças emocionais.

É preciso ficar atento e procurar orientação médica, se necessário.

O fato é que problemas relacionados à saúde mental no trabalho levam a uma queda de produtividade, causando prejuízo tanto para a empresa quanto para o profissional.

O estresse mental em um ambiente corporativo, além da queda do desempenho, causa problemas como erros constantes, atrasos na entrega de projetos, faltas constantes, entre outros.

Como combater a sobrecarga digital?

Seguindo algumas dicas simples e fáceis de colocar em prática hoje mesmo, você consegue enfrentar a sobrecarga digital e evitar desenvolver a síndrome de burnout ou mesmo uma depressão.

Veja as dicas a seguir:

✔ Não veja seus e-mails ao acordar:

Comece o dia usando um caderno ou bloco de notas e escreva as principais tarefas ou projetos do dia que precisa iniciar.
Feito isso, aí sim você pode verificar a caixa de e-mails. Seu dia será mais produtivo seguindo essa rotina, pois você focará primeiro naquilo que realmente precisa ser executado.

✔ Não leve o celular para as reuniões:

Algumas pesquisas têm mostrado que levar o celular para reunião tem tornado ela menos produtiva e colaborativa porque a grande maioria das pessoas costuma checar o telefone a todo momento. O ideal é fazer as anotações em papel para manter o foco.

✔ Faça pausas frequentes:

Fazer pausas regulares e sair da frente da tela do computador ou de dispositivos móveis é fundamental para o aumento de foco e produtividade ao longo do dia, afinal, ninguém consegue se manter focado por sete ou oito horas contínuas. Levante, tome um café ou uma água, caminhe pela empresa. Isso então ajudará o seu cérebro a se recarregar e você conseguirá executar suas tarefas de forma mais rápida e produtiva.

✔ Use as ferramentas digitais certas:

Com as ferramentas certas, o trabalho fica mais eficiente e menos estressante. Mas, para isso, é necessário que os colaboradores da empresa tenham acesso às ferramentas que se adequam ao estilo e tipo de trabalho. Isso é individual para cada empresa, mas o investimento em hardware e software de ponta acelera a produtividade e reduz atrasos e estresse.

Além destas dicas acima, incluir na sua rotina algumas práticas específicas poderão ajudar bastante:

  • Faça atividades físicas regulares;
  • Converse sobre seus problemas;
  • Defina objetivos a curto prazo;
  • Reduza o uso da tecnologia no cotidiano;
  • Cuide da sua alimentação;
  • Procure dormir bem;
  • Pratique Mindfulness.

Com todas estas práticas aplicadas no dia a dia, você conseguirá evitar o esgotamento no trabalho e assim ter uma melhor qualidade de vida profissional e pessoal.

Adriana Gomes
http://www.vidaecarreira.com.br/

Confira também: O que você precisa saber para se dar bem em uma dinâmica de grupo

 

O post Cuidado: sobrecarga digital causa síndrome de burnout e queda na produtividade apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/cuidado-sobrecarga-digital-causa-sindrome-de-burnout-e-queda-na-produtividade/feed/ 0 22081
Colocando na balança – Vida Pessoal e Vida Profissional https://www.cloudcoaching.com.br/colocando-na-balanca-vida-pessoal-e-vida-profissional/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=colocando-na-balanca-vida-pessoal-e-vida-profissional https://www.cloudcoaching.com.br/colocando-na-balanca-vida-pessoal-e-vida-profissional/#respond_22077 Wed, 11 Dec 2019 14:20:38 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22077 Você já colocou na balança o trabalho e a vida pessoal? Saiba que encontrar o tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é tão difícil.

O post Colocando na balança – Vida Pessoal e Vida Profissional apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Colocando na balança – Vida Pessoal e Vida Profissional

Não tenho vida pessoal, estou envolvido com o trabalho até enquanto durmo. Chego a acordar à noite, pensando na solução de um problema na empresa.

Constantemente, entre as pessoas que atendo, ouço uma afirmação semelhante a essa. São pessoas que têm ansiedade sobre o trabalho em todos os momentos e ao mesmo tempo se culpam por não estarem acompanhando como gostariam o crescimento dos filhos. Somado a isto, apresentam uma preocupação muito grande com o futuro, com a educação dos filhos e o padrão de vida na aposentadoria.

Após a queixa normalmente vem um complemento, como se tentasse justificar a sua situação: Existe equilíbrio entre vida pessoal e trabalho? Eu tenho que dar o máximo de mim agora, pois tenho filhos para criar e o tempo passa rápido.

Sinto-me feliz quando situações acontecem, pois são excelentes oportunidades para apresentar uma maneira de viver que auxilia, e muito, nestes casos, além de aumentar a produtividade, a excelência profissional e proporcionar saborear cada momento da vida, dando uma qualidade maior à vida pessoal. A Atenção Plena – Mindfulness – além de favorecer o equilíbrio, age como catalisador de um maior padrão de qualidade de vida.

Sabemos e as pesquisas têm comprovado que a mente das pessoas divaga mais da metade do tempo. Mas também foi verificado que se as pessoas vivem em estado de atenção ao momento presente o índice de felicidade aumenta em mais de 20%; seja qual for o trabalho que executam.

Costumo apresentar a questão mostrando que o objetivo principal é a felicidade e o objetivo secundário é buscar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Para este tipo de questionamento abrimos um processo dividido em dois ramos que se encontram pouco adiante. Então aqui, quero explorar um pouco sobre o ramal que atende o objetivo – Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

No road map que produzimos para este ramal, anotamos estes pontos focais:

1. Qual é a razão para se empenhar em uma atividade?

Durante o dia a dia surgirão alguns momentos de desânimo e incerteza. Este é o momento para lembrar-se da razão que levou você a iniciar esta atividade e com esta determinação.

Quando surgirem estes momentos, pare e respire profundamente algumas vezes, inspirando pelo nariz e expirando mais lentamente pela boca. Faça isso apenas prestando atenção no ar que entra e sai pelas narinas.

Após esta sequência de respirações, analise a situação como realmente é, procurando deixar as emoções de fora da análise. Talvez você precise fazer pequenos ajustes no cronograma ou na forma de trabalhar, para que sobre mais tempo para a sua vida pessoal.

Observe o quanto divaga, o quanto perde o foco, e o que você a isso, talvez por alguma falha no processo esteja apagando mais incêndios do que o necessário ou, até estar assumindo atividades de outros, por não delegar.

2. Trabalhe onde e no que você se sinta bem

Você passa grande parte de sua vida no trabalho, portanto se estiver fazendo algo que não goste ou prestando serviço em uma empresa em que não se sinta bem, dificilmente você poderá equilibrar a vida pessoal e profissional, pois estará impedido de caminhar rumo à felicidade.

Para ser feliz na vida, você deve trabalhar em uma empresa que respeite você, que invista na felicidade dos colaboradores e, principalmente, realizando uma atividade que goste.

Não se esqueça que profissionais com competências técnicas atualizadas e competências comportamentais acima da média, têm fácil empregabilidade, isto é, têm o privilégio de escolherem onde trabalhar.

Você já mapeou as suas competências técnicas e comportamentais e verificou se estão alinhadas com as necessidades do mercado atual?

Você planeja a sua carreira profissional?

3. Defina seus limites

Quando estamos percorrendo este road map para conseguir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, um dos itens que são mais difíceis de administrar são os nossos limites.

Talvez por costume ou por crenças adquiridas ao longo do tempo, não estabelecemos nossos limites, em várias áreas da vida e, por isso, pagamos um alto preço por esta atitude.

Se você se mantiver focado, sem distrações constantes, sem deixar sua mente divagar muito, se tiver um método e um cronograma estabelecido, o tempo dispendido para realizar uma tarefa será menor do que o usual. Isto fará com que não seja necessária a sua presença além do seu limite na empresa.

Trabalhando em Mindfulness – Atenção Plena – estas ações são relativamente automáticas, além de treinar a sua mente a se desligar do que não é interessante naquele momento, portanto se acostumará a não levar trabalho para fazer mentalmente em casa.

4. Pratique o Silêncio

Tirar dois rápidos momentos, de no máximo 10 minutos cada, por dia, para fazer silêncio. Paradoxalmente, aumenta a criatividade, a produtividade e a saúde em geral.

Mesmo em sua mesa de trabalho, de uma forma bem treinada, você consegue praticar o silêncio. Basta treinar a sua atenção em sua respiração, sem alterar o ritmo usual.

Infelizmente, nós ocidentais, não aprendemos ao longo do tempo os benefícios e vantagens que podemos obter com uma respiração correta e uma atenção plena no ar que entra e sai de nossas narinas.

Fazer o tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional, não é tão difícil, apenas é necessário que tenha comprometimento com a mudança de algumas atitudes e a determinação de incorporar algumas práticas ao seu dia a dia.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: É hora de priorizar as competências comportamentais e de liderança

 

O post Colocando na balança – Vida Pessoal e Vida Profissional apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/colocando-na-balanca-vida-pessoal-e-vida-profissional/feed/ 0 22077
A cultura da excelência através da sensibilidade e empatia https://www.cloudcoaching.com.br/a-cultura-da-excelencia-atraves-da-sensibilidade-e-empatia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-cultura-da-excelencia-atraves-da-sensibilidade-e-empatia https://www.cloudcoaching.com.br/a-cultura-da-excelencia-atraves-da-sensibilidade-e-empatia/#respond_22070 Wed, 11 Dec 2019 13:20:41 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=22070 Sensibilidade? Empatia? No mercado há dois lados: aqueles que se destacam pelo diferencial no atendimento e aqueles que são lembrados pelo que não fazem.

O post A cultura da excelência através da sensibilidade e empatia apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
A cultura da excelência através da sensibilidade e empatia

Vivemos um momento social em que a sensibilidade e empatia viraram coisas raras. As pessoas cada vez mais individualistas, polarizadas e, apesar da intensidade maior deste comportamento estar mais potencializada nos gostos políticos, reflete em outros campos da vida.

As competências de ser sensível e ser empático às necessidades do outro são fundamentais nas relações do dia a dia e também com o cliente. Como eu sempre digo, o básico é esperado, é importante oferecer, mas não surpreende. Ir além é que causa o “Uau”, que gera aquele sentimento no cliente que te deixará na lembrança, que irá fazer com que seu cliente comente sobre você sempre que for citar um atendimento diferenciado.

No mercado temos os dois lados da história: aqueles que se destacam pelo diferencial no atendimento e aqueles que são lembrados pelo que não fazem.

Todo projeto que realizo faço um levantamento com o cliente para entender onde estão os pontos mais gritantes a serem tratados e assim personalizar as ações. Numa destas conversas a dona de uma clínica médica solta a máxima: “Não sei quem inventou esta coisa de que cliente tem sempre razão…” e passou a criticar as sugestões que os clientes lhe faziam.

Num segundo caso, comentei com a dona de um restaurante que seu estabelecimento não dispunha de acessibilidade para cadeirantes e que seria importante fazer uma rampa e banheiro adaptado. A resposta…”não preciso fazer rampa ou adaptar o estabelecimento porque não tenho cliente cadeirante”…após algum tempo processando a informação, pensei comigo…”e enquanto não der acesso continuará sem ter clientes cadeirantes”.

Estes são dois casos de empresas que não fazem a lição básica de casa de pensar nas necessidades dos clientes. No primeiro caso o feedback do cliente é visto de forma negativa. Por mais que o retorno do cliente possa incomodar, é sempre valiosíssimo e deveria vir acompanhado de alguma ação para sua implementação, mesmo que dentro das possibilidades, com um retorno ao cliente da ação feita.

No segundo caso, nitidamente vemos um descaso e, independentemente do lado humano, um erro estratégico, pois pessoas com deficiência são potenciais consumidores, bem como suas famílias e amigos que provavelmente deixarão de frequentar o estabelecimento quando estiverem acompanhadas da pessoa com deficiência, ou em outros momentos por indignação.

Há casos positivos também que merecem nossos aplausos.

Como o caso de uma escola que decidiu colocar na base de todas as cadeiras e mesas das salas de aula, bolinhas de tênis ‘antirruídos’, acabando com o barulho que muito estressava um garoto autista do ensino fundamental.

Tudo começou quando a mãe do garoto publicou um post em uma rede social falando que o ruído causado pela fricção das cadeiras e mesas com o chão atordoava e irritava seu filho, prejudicando seu aprendizado.

O menino se destaca pelo bom comportamento e excelentes notas. No entanto, frequentemente comentava com a mãe sobre esse problema.

O post viralizou e acabou chegando à escola do garoto, que entrou em contato com sua mãe e informou sobre a iniciativa.

Um segundo caso, coincidentemente, envolve um jovem com espectro autista. No cinema, uma mãe e seu filho autista, foram avisados que a projeção do filme havia sido suspensa por falta de energia elétrica.

Diante da irritação do jovem, a mãe procurou um funcionário do cinema, explicou a situação e pediu que os encaminhasse a um lugar mais tranquilo onde o jovem pudesse se organizar e acalmar.

Prontamente o funcionário encaminhou-os para uma área mais tranquila e um outro funcionário chegou para perguntar se estava tudo bem. A mãe pediu um refrigerante e novamente foi atendida com agilidade e gentileza. Quando o gerente chegou, compreendendo a situação mandou projetar o filme com gerador somente para eles.

O que podemos tirar de lição de histórias como estas?

Nos dois casos a mobilização foi de um time, ou seja, a cultura da excelência estava disseminada. A solução vem antes da burocracia. O time tinha a autonomia para agir. O cliente está em primeiro lugar.

Percebam que em ambos os casos o cliente não foi diretivo quanto às suas necessidades, mas o olhar atento, a disponibilidade interna de fazer algo a mais, a capacidade do time em olhar para o cliente e perceber as suas necessidades pelo parâmetro do próprio cliente e não pelo próprio referencial, fez toda diferença.

Na escola os indicadores chegaram pelas redes sociais e os colaboradores fazem perguntas, de forma sutil, que levantam dados importantes para a busca da solução.

É importante considerar que para atingir este nível de cultura da excelência o processo todo precisa estar alinhado, desde a seleção dos colaboradores, como o desenvolvimento, comunicação interna constante dos valores da organização e disponibilidade “top down”, ou seja, de cima para baixo e em todos níveis hierárquicos.

A sensibilidade e empatia são competências humanas, mas não podemos esquecer que as empresas são feitas por pessoas e seus valores e propósitos projetados.

E então, que tal construir empresas mais humanas para humanos com muita sensibilidade, empatia e afetividade?

Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/

Confira também: O eterno dilema: produtividade ou humanização

O post A cultura da excelência através da sensibilidade e empatia apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/a-cultura-da-excelencia-atraves-da-sensibilidade-e-empatia/feed/ 0 22070