O post Dê um Presente com Alto Astral para quem Você Ama de Verdade! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Pode ser sua mãe, namorada, amiga, madrinha ou filho. Esta pessoa é muito especial e merece um presente especial.
Já pensou em dar um presente diferente?
Um presente com muita energia e com Alto Astral? Digamos um presente com um valor agregado, tipo com Alto Astral ou com Boa Energia.
Vai sair mais caro? Pode ser que sim. Mas, veja a lista de sugestões de presentes com bons fluidos para todos os gostos e bolsos.
Um lindo enfeite que ela pode pôr na parede da sala ou na porta de entrada. Tem a finalidade de proteger a casa das más energias. Se a grana está curta, você pode dar o chaveiro de Olho Grego que ela vai usar direto na bolsa ou na chave do carro.
Para atrair riqueza e oportunidades. O sapo deve ser colocado na mesa da sala próximo à porta de entrada ou na mesa de trabalho. Não esqueça de colocar uma moeda de R$ 1,00 na boca do sapo para chamar dinheiro.
Se esta pessoa especial for muito ligada na família ela vai adorar uma foto da família toda reunida em momentos de alegria num porta-retrato, de cor dourada ou vermelha. A família irá lembrar felicidade e união. As cores dourado ou vermelho representam riqueza. A família é uma riqueza para sua mãe.
Com certeza sua amiga ou mãe vai amar ganhar quadros com Ideogramas Chineses com mensagens de boas energias como: prosperidade, harmonia, amor, saúde, felicidade e etc. Estes quadros ela pode pôr em algum local da casa que ela mais gosta para decorar e energizar o ambiente.
Além de carregar a energia da Mãe Terra, cada cristal tem uma propriedade particular que a pessoa que usa a recebe. Veja alguns exemplos abaixo:
Usar estas pedras junto ao corpo em anéis, semijoias ou pulseiras.
O tipo de roupa que uma mulher gosta é do gosto dela e você precisa conhecer bem na hora de escolher. Mas você pode escolher uma cor de roupa que passe uma energia positiva para ela. Veja algumas cores abaixo:
Um presente que sempre toda pessoa espera ganhar e adora. Mas energizar o presente explicando a ela o que as cores das flores podem transmitir:
Se sua amiga ou parente for muito religiosa dê um santo, santa, anjo, orixá ou santa ceia estilizada. É um presente que agrada e é diferente por ser estilizado. Lojas de artesanatos ou lojas de artigos religiosos sempre trazem novidades nestes itens, pois sabem que a fé move montanhas e fascina as pessoas.
É o melhor presente de Todos. Um Processo de Coaching completo. Procure na sua cidade um profissional de Coaching para orientá-lo para alcançar o que deseja ou visite o Busca Coach, o maior sistema de buscas de coaches do Brasil.
Encerro este ano desejando a todos Boas Festas e um Ótimo 2107.
O post Dê um Presente com Alto Astral para quem Você Ama de Verdade! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Canvas Design: A bússola que te leva ao sucesso! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>No mundo empresarial a cada dia surge uma nova tendência que promete “mostrar” o caminho das pedras para atingir o sucesso de forma rápida e eficiente. Mas quem está no dia a dia das organizações sabe que a rotina, as demandas de clientes, as metas a serem alcançadas, acabam sempre forçando a procrastinação de qualquer planejamento.
E com o objetivo de propor um caminho assertivo e eficiente para as dificuldades encontradas para concluir as diversas etapas que um planejamento exige e, que culminam no sucesso ou fracasso de uma organização, em 2004, o suíço Alex Osterwalder criou a metodologia Canvas.
A Canvas Design trata-se de um painel composto por nove blocos das principais áreas de negócios de qualquer empresa e de qualquer segmento. Cada área do painel é demarcada a partir da utilização de desenhos/ícones que facilitam ao gestor enxergar facilmente onde estão os pontos críticos do negócio e orienta como ele pode sair daquela situação.
A metodologia Canvas pode ser utilizada para criação de produtos, soluções, para resolver situações de gestão de tempo, em negociações de fusão e aquisição e, principalmente na área de gestão de pessoas, que quando passa a utilizar a metodologia se tornam profissionais mais estratégicos e deixam a condição de executores de tarefas operacionais.
Nascida com o objetivo de mudar a forma como as organizações se enxergam e se desenvolvem, a Canvas tem sido amplamente utilizada em nível global. E um fator até curioso a ser apontado é que, diferentemente do que ocorre com as tendências mercadológicas, onde o Brasil às vezes está atrasado, com o Canvas a história não se repetiu, felizmente!
Isso comprova que as empresas nacionais estão cada vez mais antenadas, buscando melhorias e se inspirando nas melhores práticas para continuar em atuação e nortear seus negócios.
Hoje, a metodologia é aplicada em grandes corporações, apenas para citar algumas das grandes que decidiram continuar crescendo e escolheram o Canvas para orientar suas estratégias de negócios: 3M, SAP, MasterCard, Microsoft, Intel, entre outras. Startups, pequenas e médias empresas também são beneficiadas pela metodologia e os resultados positivos não param de surgir.
Como especialista no tema, entendo que os gestores das empresas nacionais têm muito a crescer e se desenvolver a partir do momento que passarem a adotar o Canvas. E também ressalto que o mais interessante da metodologia é que diferentemente de outras ferramentas de planejamento, ela não depende da alta gestão para alcançar suas metas de negócios.
“Um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor.”
(Osterwalder,Alex)

Para confirmar isso, temos um case de sucesso para apresentar. A agência MOP, que neste ano contratou a Canvas Design para ministrar um workshop para a equipe. Após o treinamento, identificamos melhorias em diversos processos da empresa como alguns gaps, fluxos sem definição, baixa eficiência, entre outros.
Após o workshop, a equipe entendeu as variáveis de ambiente interno e externo e, o mais importante, como trabalhar para obter receita, que se deu por meio da compreensão da Proposta de Valor, e determinou-se que seria a potencialização de produtos e serviços.
No que se refere ao atendimento e relacionamento com clientes e parceiros, a realidade na Agência MOP hoje é totalmente diferente. A equipe compreendeu que qualquer negócio só se desenvolve baseado em boas parcerias e vem investindo fortemente no relacionamento, cada um sente-se parte do sucesso. Para 2017 já está previsto o próximo passo do processo de desenvolvimento da agência, faremos Coaching para os colaboradores e entendemos que com isso vamos empoderá-los ainda mais. O Coaching é um dos processos da Canvas Design.
“A Canvas Design é uma parceria-chave para a MOP, contribuindo para o desenvolvimento dos nossos produtos e na evolução do ecossistema de empreendedorismo”, diz Rafael Furquim, CEO da MOP.
A simplicidade da aplicação da metodologia e sua capacidade de replicação permite que cada área do negócio tenha seu próprio Canvas. A partir do momento que o gestor aplica a metodologia em sua área de atuação, ele deixa de ser só mais uma peça dentro da estrutura organizacional. Ele é alçado ao posto de estrategista com aptidões para contribuir na tomada de decisões importantes para o futuro da empresa.
Sim, o Canvas pode ser a bússola que guiará as empresas ao caminho do sucesso. Agora, se por mares calmos ou revoltos, não se pode garantir, já que isso dependerá muito do momento em que a organização decide contratar um consultor de Canvas para apoiá-la a direcionar seus negócios. Mas de uma coisa tenho certeza citando o filósofo romano Sêneca “Não existe vento favorável a quem não sabe aonde deseja ir”.
Materiais úteis que queremos compartilhar com vocês:
Palestra “CANVAS: Transforme sua ideia em negócio” no Google Campus São Paulo
Caso, preciso de alguma ferramenta complementar, deixe nos comentários.
O post Canvas Design: A bússola que te leva ao sucesso! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Mensagem especial de amor… apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Reproduzo como mensagem de amor especial o prefácio de meu livro 52½ Semanas de Amor (quem quiser o ebook completo deve acessar meu site e fazer o download gratuito, CLICANDO AQUI). Deixe uma mensagem em retribuição, ok?
Você já percebeu que o título do livro remete ao de um filme muito famoso, certo? Naquela ficção, o relacionamento durou dois meses e meio de pura adrenalina e frenesi. Nesta obra, sugerimos caminhos para que as pessoas invistam no Amor, e este se renove ao longo de cada ano de convivência. Sem almejar ser referência a especialistas, o livro quer ajudar o leitor a construir o seu próprio caminho de experiências bem-sucedidas, com rumo a sonhos de amor e felicidade.
Quem não se viu pensando num caso afetivo passado, nos momentos maravilhosos que o tempo não apagou? E quem, ao ter uma nova experiência, deixa de desenhar mentalmente vivos cenários de entrega e de prazer? Desde as mais antigas eras, a vida do ser humano tem no Amor e na Paixão dois elementos de extrema energia, um combustível que não se extinguiu mesmo após seu intensivo uso, milênios e milênios a fio.
O Amor e a Paixão, com a personalidade de suas iniciais grafadas em maiúsculo, provocam os sentimentos, criam uma química intensa e desafiam valores, preconceitos, crenças, a razão e até mesmo o próprio metabolismo. E para que não fiquem dúvidas, devemos entender que o Amor e a Paixão remetem a condicionamentos diferentes na interpretação dos mais letrados e especialistas. Muitos entendem que o “amor-romântico” é incompatível com a natureza da Paixão, ou seja, onde há um não há o outro. Assim, seria um erro pensar que o Amor possa ocorrer como transformação da Paixão, ao esgotar-se o estoque de excitação e ansiedade para o corpo e a alma.
Outras vezes, o “amor-romântico” é mostrado com a intensidade com que se descreve a força de uma Paixão. Num cenário de extrema emoção, eis que podem nascer tragédias ou guerras. Que o diga São João Batista, cuja cabeça serviu para atender os caprichos de Salomé! Respeitando a importância do uso sempre adequado da terminologia, Amor e Paixão pretendem diferenciar dois estados do ser humano. O primeiro envolve o desejo por alguém, mas com equilíbrio e harmonia que nos satisfazem o corpo e a alma. O outro é aquele no qual se vive a euforia e o êxtase incontroláveis.
A abordagem que vamos dar em 52½ Semanas de Amor resgata a premissa de que a Paixão até poderia ser um caminho para o Amor, ao envolver elementos de união entre duas pessoas. Mas não necessariamente o é. Em ambos os casos configura uma intensa troca de energias. Aproveitar a relação sem preconceitos, permitir-se viver o momento presente liberando as emoções, praticar a livre escolha, buscar cada vez mais conhecer a própria intimidade e a da pessoa com quem se está envolvido, tudo é caminho para o “amor-romântico”. Ainda que, eventualmente e para alguns, tenha o nome de Paixão.
Pois bem, libertos de um potencial nó semântico, vamos resgatar histórias e escritores que persistem até hoje como importantes referenciais quando se trata de Amor ou Paixão. Mostraremos que esse estado da alma, que cerca os amantes como num transe do qual não se tem saída, sempre possuiu características típicas, apenas modificadas na forma de sua expressão pelos usos e costumes, bem como pelo linguajar de cada época.
Claro que seria impossível consolidar em poucas páginas as incontáveis obras já publicadas com a temática do Amor e da Paixão, trabalho que envolveria especialistas em várias correntes literárias. Para este livro, o material foi selecionado a partir de critério pessoal do autor e sem a pretensão de criar um registro científico. Muito da inspiração de artistas, ao longo de milênios, teve origem na mitologia. Afrodite, Zeus e personagens da mitologia greco-romana serão resgatados, ainda que entidades de outras linhas merecessem citação, tais como a anglo-saxônica, a japonesa, a celta, a hindu, a persa, a nórdica, a mexicana, a dos índios, entre outras.
Com o passar dos séculos, encontramos uma crescente produção de obras inspiradas no relacionamento humano e, em especial, algumas que desenvolveram personagens fascinantes. E são muitos os escritores ocidentais e orientais que traduziram o fascínio do Amor e da Paixão. O livro pretende ser um guia na busca da harmonia dos casais, um olhar no futuro com sugestões para que os momentos de felicidade durem 52 e meia semanas, ou seja, um ano e algo mais.
Quanto mais? Depois de praticar e experimentar o que irá encontrar, cada leitor vai conquistar esse tempo, através de sua dedicação e entrega a um sentimento maravilhoso de bem-querer… Tempo que pode durar bem mais do que um ano. Tenha esse sentimento o nome de Paixão ou de Amor!
Com o meu desejo que cada leitor esteja com seu sentimento de bem-querer por alguém em seu mais alto nível, espero que as festas de final de ano sejam fantásticas. Se por acaso você gostou do que leu nesta postagem especial, faça o download do ebook e o sinta como um presente especial, do Mario Divo para você.
O post Mensagem especial de amor… apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Gratidão garante unidade e coesão de equipes! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Quando penso na gratidão que devemos ter para com a equipe que nos acompanha, percebo que essa gratidão é uma forma de estimular nossa visão. Passamos a enxergar melhor as capacidades e virtudes das pessoas que, mais do que meros colaboradores, são companheiros na luta por uma vida melhor, por um mundo melhor. Às vezes, no ambiente profissional, podemos esquecer que as vitórias e conquistas da empresa ou dos negócios só foram possíveis graças ao fato de que cada um investiu todo o seu potencial, tornando viáveis tantas realizações. Não são vitórias de uma empresa abstrata, mas de um grupo de pessoas reais, de carne e osso, cujo mérito deve ser reconhecido e ressaltado.
O valor de uma equipe e de cada pessoa que a integra é tão relevante que decidi compor um livro com o título “Obrigado, equipe”. Ao transitar por empresas de tantas regiões no Brasil e também no exterior, percebi a necessidade das organizações e gestores “furarem” a rotina e agradecerem às pessoas pelo esforço de fazer o melhor, e de, sendo o que são, procurarem aperfeiçoar-se a todo momento! E com isso colocamos em prática o respeito à diversidade, ao diferente, ao contrário!
Tratar com quem pensa como eu, pode até ser momentaneamente confortável, mas não me faz crescer. Uma equipe com ideias heterogêneas é muito mais difícil de coordenar, porém, muito mais produtiva se soubermos legitimar cada membro como um legítimo outro. Se por um lado uma equipe homogênea pode ser rápida, harmoniosa e tranquila, também corre o sério risco de ser pouco inovadora, pouco ousada e pouco produtiva. Neste contexto é muito importante não confundir diferenças pessoais com simpatia ou antipatia. Agradecer pelas diferenças é um excelente caminho para o crescimento.
Temos a forte tendência de gostar dos semelhantes e rejeitar os diferentes e, por isso, é importante ficarmos atentos às escolhas. Escolher um comportamento em detrimento do outro pode gerar perdas, entre elas, a perda da oportunidade de se conhecer e se desenvolver como ser humano. Ter em sua equipe uma pessoa que você não tem tantas afinidades, e agradecer por isso, pode parecer uma afirmação sem propósito, mas certamente é uma grande oportunidade para alargar a sua visão e os seus negócios.
A diversidade de talentos, competências em uma equipe é muito importante. Se você analisar com cuidado esta questão, chegará à conclusão que pensamentos e atitudes iguais conduzem para os mesmos caminhos, enquanto pensamentos e atitudes divergentes abrem os leques das oportunidades. Reflita um pouco mais sobre isso em:
Link Original: https://www.youtube.com/watch?v=wTBeV8jjrtA
O post Gratidão garante unidade e coesão de equipes! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Pessimismo apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Comumente, refere-se a isso como sorte. E, quando se analisa os desfechos possíveis, realmente é. No entanto, cabe ainda dizer que, se há sorte nas consequências, há grande azar nas causas: ser assaltado e ter a própria vida, juntamente com a daqueles que você mais ama, à mercê das vontades e (ir)racionalidade de outrem é de uma má-sorte absurda.
Ou não? Ora, primeiramente, eu estava entre duas favelas e, com isso, sujeito ao maior índice de violência nessas áreas. Ademais, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, houve, na Grande São Paulo, 6.340 roubos em janeiro de 2016. Isso dá, em média, 9 roubos por hora. É muita coisa. Frente a esse volume todo e ao local em que eu estava, não parece ser um evento tão improvável eu ter sido assaltado. Aliás, ao invés de uma “má-sorte absurda”, o assalto, a violência e ameaça à vida eram coisas prováveis e previsíveis de acontecer em algum momento da minha vida, dado o Brasil como é.
Tal pensamento, de que acontecimentos ruins são previsíveis e prováveis, pode ser extrapolado para praticamente todas as áreas de nossas vidas. É o chamado “pessimismo”.

Guernica (1937), de Pablo Picasso e o horror da guerra.
No fundo, você sabe do que estou dizendo, mas prefere não saber. Desculpe, vou ter que cutucar. Veja: eu não te conheço. No entanto, eu conheço o suficiente do mundo e da natureza humana para dizer, com muita certeza, que você, em algum momento da sua vida: ver-se-á em dificuldade financeira e terá insônia por não saber como pagar as contas; terá uma sensação persistente e perturbadora que é medíocre e não atingiu nada que gostaria; decepcionar-se-á com seus filhos; estará em um relacionamento amoroso abusivo e destrutivo; sofrerá alguma abordagem criminosa (!); verá a(s) pessoa(s) mais querida(s) morrer(em); e, por fim, você morrerá. E é isso. Arthur Schopenhauer, filósofo alemão, resumiu tudo no seguinte: “A existência humana deve ser algum tipo de erro. Ela é ruim hoje e a cada dia se tornará pior, até que o pior de tudo ocorrerá”. Difícil.
Frente a afirmações tão pesadas – e, de certa forma, tão francas – não é de esperar que o pessimismo seja associado com depressão, letargia e suicídio e, por isso mesmo, francamente negado. Em seu lugar, prefere-se o otimismo. Nele, tenta-se, comumente, negar que o sofrimento exista ou, de um jeito mais cínico, justificá-lo.
Um bom exemplo do tipo de otimismo a que me refiro são as frases do Seicho-No-Ie, uma religião sincretista japonesa, cujo maior expoente foi Masaharu Taniguchi. Seja uma frase dele: “Nossa verdadeira natureza é o ser humano perfeito”. Não é preciso refletir muito para saber que isso não é verdade. Mas, se você não acredita em mim, busque auxílio em toda a tradição judaica cristã: nela, é dito que, desde o princípio, o homem nasce pecador e, ao longo da vida, não pode evitar aumentar sua lista de pecados: é luxurioso, vingativo, glutão e invejoso – isso no mínimo. É justamente porque nossa natureza é IMPERFEITA que a misericórdia de Deus é tão necessária. Não faz sentido dizer o contrário.
Este otimismo bobo é, na dura opinião do filosofo Friderich Nietzsche, uma espécie de covardia e fraqueza de vontade. Ou seja, aquele que nega as felonias, sujeiras e fedores do mundo nunca estará disposto a enfrentá-las, preferindo viver na negação de que tudo está bem e ficará melhor. Aplicando isto no nosso exemplo do Seicho-No-Ie, o homem que nega os pecados e a escuridão de seu coração jamais terá forças para mudar a si mesmo. Se o alcoólatra continuar dizendo que não tem problema com bebidas, ele continuará a ser alcoólatra, percebe?

Negar a escuridão do mundo é se separa dele.
Assim, se o otimismo leva à covardia e o pessimismo à depressão, qual a saída? Ora, ela é dada pelo mesmo filósofo anterior: Nietzsche. Primeiramente, Friderich não acreditava no pessimismo levando necessariamente à tristeza. Afastando-se disso, o pensador afirmava que, via de regra, as pessoas tristes e depressivas é que eram pessimistas, e não o contrário. Ou seja, os pontos negativos associados com o pessimismo estão NAS PESSOAS e não NA IDEIA EM SI. Então, é possível, para ele, ser um pessimista e alguém ativo e vigoroso.
Como? A fim de praticar esse “pessimismo de força” (“Pessimist of strenght”, no original), algumas dicas são dadas nos aforismos do filósofo:
Primeiramente, se você estiver consciente de que sofrimento e tristeza vão aparecer na sua vida em algum momento, o sofrimento será menor. Ora, acostume-se com a ideia de que talvez você não passe no vestibular. Abrace-a, seja amigo dela. Para o caso dela realmente acontecer, a tristeza será menor: você já sabia, afinal.
Ademais, se as tragédias são esperadas, prepare-se o máximo possível para elas. Se os seus amados um dia vão morrer, trate-os bem, passe o máximo de tempo possível. Se um dia você estará em um relacionamento abusivo, prepara-se o máximo possível para identificar quando ele ocorrerá e, assim que possível, termine. Como em “Forever Young”, “Hoping for the best, but expecting the worst.”.
Pode parecer um conselho contraditório, mas tem muito senso. Nietzsche afirma que, sendo o mundo como é, os momentos de satisfação e alegria são muito raros, sendo a vida, antes, tomada por tédio, sofrimento e tristeza. Para o caso de você só identificar como felicidade os bons momentos, certamente acabará com uma vida miserável.
Então, ele nos convida a identificar a felicidade como “virtude”. Ou seja, em uma perspectiva muito estóica, a capacidade de adquirir qualidades positivas, seja em tempos de alegria ou de tristeza.
Como exemplo, para o caso de você ter sofrido uma decepção amorosa, o melhor a se fazer seria transformar isso em arte: um quadro, uma crônica ou um livro, por exemplo. Essa habilidade, de transformar sofrimento em obra, é a chamada “sublimação”, a qual é uma virtude imensa.
Para Nietzsche, o homem feliz está em mundo tão miserável quanto todos nós, mas possui as características necessárias para se manter firme ativo nele.
Mesmo que estivermos preparados, atentos e cheios de virtude para lidar com tragédias, é inviável que, de tempos em tempos, o mundo nos vença e fiquemos tristes. Contudo, deve-se sempre evitar uma reação explosiva, isto é, aquela que nos incapacita, nos retira as forças e, em certo ponto, afeta aqueles que estamos perto.
Essa “tristeza comedida” que devemos ter é a chamada “melancolia”. Ela é muito bem explicada no seguinte vídeo, do filósofo Alain de Botton:
Link Original: https://www.youtube.com/watch?v=MOdOYyDm4xY
Conseguindo aplicar essas três propriedades, é possível adquirir o “Pessimismo de força”. Ele tanto se afasta da depressão quanto da covardia, o que o faz ser o melhor caminho possível para nossas vidas. Com ele, estou mais atento para os assaltos e, mesmo que ocorram, não vou me afetar tanto. Só ficarei melancólico – o que não é ruim.
O post Pessimismo apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post O engraxate apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Caminhando pelo saguão do aeroporto miro meus pés e descubro sapatos que parecem tristes e cansados de tão opacos e descuidados.
Dirijo-me até a engraxataria encontrando um ambiente pequeno e bem organizado. São quatro os profissionais ali posicionados diante de suas cadeiras revezando-se à espera dos clientes.
Assento-me e passo a observar um senhor bastante robusto, cabelos parcos e grisalhos, contando seguramente mais de cinquenta anos, a exercer seu ofício. Coloca-me calçadeiras para proteger as meias, toma nas mãos uma flanela, limpando cuidadosamente a superfície dos sapatos. Parece preparar-se para iniciar a confecção de uma grande obra de arte.
Meus pés repousam sobre a caixa, em verdade, seu cavalete. Tal qual um artista, ele admira os contornos da moldura definidos pelo solado. Em vez de óleo de linhaça, água. Em lugar de tinta, graxa. Um recipiente adaptado assume o papel de palheta. Um pincel e uma escova completam seu instrumental. A tela já pode ser pintada.
Enquanto ele desenha sobre meus calçados, um mundo de reflexões invade minha cabeça. Sempre tive em mente um estereótipo de engraxate. Um garoto ainda muito jovem, percorrendo as ruas em busca de alguns trocados para reforçar a renda familiar. Uma atividade transitória, não uma profissão.
Por isso, ao olhar para aquele senhor que me atende, bem como aos seus colegas que nos avizinham, pergunto-me por onde anda a justiça dos homens que não permite àquelas pessoas, com suas idades já avançadas, com tantas experiências acumuladas, rugas a lhes preencher a face, cansaço a lhes abater os olhos, usufruírem de um trabalho menos desgastante e melhor remunerado, bem como de mais tempo e oportunidades de lazer.
Não que aquela atividade seja indigna. Ao contrário, talvez seja trabalho dos mais edificantes. Em tempos de valorização dos consumidores, quando tanto se apregoa que o cliente deve estar em primeiro lugar, um engraxate coloca-se de joelhos, diante daquele que lhe pede seus préstimos, com humildade e subserviência, altivez e competência.
Pincel que pinta, escova que limpa, flanela que lustra. Após alguns minutos, traços rabiscados completam o grafismo imaginado. A obra está acabada. Meu anfitrião olha-me nos olhos e com um amplo sorriso diz:
– Agora está brilhando!
Sua expressão é de regozijo, de plena satisfação. A missão foi cumprida. Seu talento pôde se manifestar e ganhar as ruas para apreciação de todos.
Eu o cumprimento, apresento-lhe meus agradecimentos, pago a conta e sigo meu caminho, ainda mais pensativo diante de tamanho exemplo de dedicação e comprometimento. Agora com os pés brilhando. E a mente iluminada.
O post O engraxate apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Gratidão… Feliz Ano Todo com você! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O convite é que se o agradecimento ainda não é um hábito nosso, que assim o seja. Que a partir de hoje – por que esperar? – possamos antes de nos levantar agradecer pela vida, pelo dia que surge, pelas oportunidades, pela saúde, pela família, pela nossa casa, nosso trabalho, pelos nossos erros e acertos, pelo aprendizado, pelos nossos amigos, enfim pelo Essencial em nossas vidas! Cabe a cada um de nós agradecer antes de pedir. Agradecer pelo que já temos e acreditar que por meio de nossas atitudes e comportamentos é possível chegar aonde quisermos. Os desafios são muitos, mas é preciso acreditar!
Diz Epicuro – Filósofo Grego – “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.
Eu particularmente tenho um hábito. Pego um caderno novo. Ele começa a ter vida sempre no dia 1º de janeiro. Começo a escrever o que eu quero que se realize dia a dia. Você pode fazer uma lista enorme e ela pode mudar de um dia para o outro. Percebo que desta forma as coisas efetivamente se realizam. Por isto, precisamos tomar cuidado com o que pedimos. A força do nosso pensamento e o querer nos leva à ação.
Confesso que tenho vários cadernos. Um deles, que gosto muito, é o de anotar frases que leio e que me impactam. Anoto também, livros que quero ler, sugestões de filmes, restaurantes para conhecer com a família e amigos, vídeos interessantes, lugares que quero conhecer, etc.
Outro que quero compartilhar e que inclusive sugiro no processo de Mentoria é aquele que você precisa ter bem perto de você para saber a hora de silenciar. Use este caderno para descrever o que você está sentindo naquele momento e o que gostaria de falar. Saiba que pode falar o que quiser. A questão é saber esperar o momento certo. Siga sua intuição. Talvez estando envolvido pela emoção e não pela razão, a depender da situação, não seja o melhor momento para se expressar.
Eu estou falando de cadernos. Cada um de vocês vai encontrar o seu caminho devido à tecnologia que dispomos. Para mim o caderno funciona muito bem!
E finalizando:
Quero desejar muita Saúde, Paz e Prosperidade nos próximos 365 dias de 2017!
Que exista Atitude, Persistência, Solidariedade e Amor entre nós, entre os Povos e Paz na Terra!
Muito obrigada!
Até o próximo encontro!
O post Gratidão… Feliz Ano Todo com você! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Chegou a hora de fazer o balanço do ano e projetar 2017! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Mas, a pergunta que faço é… o que você quer para a sua vida em 2017? Veja bem, perguntei para a sua vida e não para a sua carreira! Precisamos quebrar a lógica de que nosso planejamento deve ser focado apenas em metas profissionais. Ou seja, projetamos o que queremos para a nossa carreira e depois moldamos a nossa vida para isso. Será esse mesmo o caminho? Não seria algo inverso? O filósofo Mario Sérgio Cortella diz que precisamos pensar na vida e não na carreira. Devemos saber o que queremos na vida para que a carreira, que faz parte da nossa vida, nos faça sentir plenos.
Roman Krznaric da The School of Life diz que precisamos nos livrar da ética do trabalho duro, como herdeiros desafortunados da ética protestante. Para Roman, o que seria necessário é nos libertarmos da ética do trabalho e assim rever nossas prioridades. Em vez de pensar que nossa meta deve ser encontrar um trabalho realizador, nossa ambição pode ser buscar um trabalho que nos possibilite ter realização em nossa vida pessoal. Vale lembrar que um trabalho significativo não precisa ser aquele que consome a sua vida completamente.
Sabemos que o trabalho ganhou uma centralidade em nossa vida. Isso porque como dizia Hegel, temos uma subjetividade que sente necessidade de se objetivar no mundo. É o trabalho é uma das principais formas de concretizarmos a nossa subjetividade. Contudo, nós, enquanto sujeitos, também temos outras dimensões que compõem o nosso ser. E a plenitude da vida surge de alimentar todas essas dimensões.
O cenário atual é complexo. O ser humano sempre lutou por liberdade e segurança. O sociólogo Bauman diz que quanto mais buscamos a liberdade, acabamos abrindo mão da segurança e vice-versa. Mas, se analisarmos com profundidade, na atualidade está cada vez mais difícil encontrar, tanto a liberdade, quanto a segurança. Os que buscam liberdade sabem que a mesma gera responsabilidade. Contudo, num cenário no qual nem as organizações e nem o governo oferecem uma base mínima de segurança, o fardo da responsabilidade se tornou muito grande. Por outro lado, aqueles que abriram mão da liberdade buscando um pouco mais de segurança, também não conseguem se sentir seguros num contexto de imensa instabilidade.
O que fica cada vez mais claro é que, mais do que nunca, ou nos tornamos protagonistas, ou ficamos a mercê desse cenário. Por exemplo, o tema de equilíbrio entre vida pessoal e profissional é algo recorrente dentro dos atendimentos de Coaching. Precisamos entender que essa mudança não surgirá por parte das organizações. As organizações incentivam o arquétipo do guerreiro corporativo, aquele profissional que trabalha duro, que fica até tarde, que abre mão de finais de semana para realizar entregas e por aí vai. Como Nigel Marsh diz, horário flexível, sexta-feira casual mascaram e criam uma falsa sensação de liberdade. Então, temos que reconhecer a realidade que vivemos para não idealizarmos. Marsh diz que precisamos encarar a verdade de que governos e corporações não vão resolver este problema por nós. Devemos parar de procurar do lado de fora; cabe a nós, como indivíduos, ter controle e responsabilidade pelo tipo de vida que queremos levar.
Então, na hora de projetar o seu 2017, vale a pena considerar alguns pontos:
E por fim, recomendo que assistam esse vídeo da palestra do Nigel Marsh no TED sobre como fazer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional funcionar:
Caso queira apenas ler o conteúdo da palestra (transcript), visite:
http://cloudcoach.me/TED-Nigel-Marsh-Palestra-Conteudo-em-Portugues
É isso ai!
Desejo um 2017 impulsionado pelo o que você realmente quer na vida e equilibrado.
Obs: Esse texto é para mim também! Não é algo na linha do “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Isso porque o primeiro passo para a mudança é a tomada de consciência. Acho que estou nessa fase…
O post Chegou a hora de fazer o balanço do ano e projetar 2017! apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Estratégias Vencedoras de atendimento ao Cliente em Época de Festas apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>A questão é que muitas empresas aproveitam o momento para vender mais, mas esquecem que as festas também são uma ótima oportunidade para fidelizar o cliente, porém é preciso criar ações para 3 momentos específicos do atendimento: o antes, durante e depois do relacionamento com sua empresa.
Criar estratégias de atratividade é fundamental. Uma boa exposição dos produtos, ofertas especiais nas vitrines, ações de relacionamento, entretenimento que chame o cliente para dentro da loja podem ajudar muito.
Usar as redes sociais (blogs, YouTube, Facebook, Instagram) a seu favor, além de multiplicar o poder de reconhecimento da sua marca, entre outros, ajudam a saber o que o cliente pensa sobre seus produtos e serviços.
A entrada deve ser convidativa com elementos adicionais de comunicação como placa com a logomarca da loja, totens e vitrines chamativas, ambientes temáticos que surpreendam o cliente são estratégias interessantes de atratividade.
A partir do momento em que o cliente entra no estabelecimento gerar experiências positivas é determinante para o sucesso da venda, bem como, para o retorno e fidelização do mesmo.
Em épocas de festas as pessoas estão mais emotivas e é o momento de aproveitar essa emoção para conquistá-las. O ambiente interno e externo são grandes influenciadores desta experiência. O cliente gasta seu dinheiro por impulso se ele for pego pela emoção, assim a ordem é fazer um convite de compra e não um anúncio de venda.
A tarefa implica em criar uma atmosfera de loja que envolva os sentidos, com o uso de aromas e músicas, que invista em um atendimento que demonstre mais a vontade de servir ao cliente, do que entregar-lhe um produto de forma automática.
As gôndolas e prateleiras não podem mais parecer simples expositores de produtos, devem se transformar em um espaço de experiência visual. Quanto mais o produto puder ser tocado, maior será a chance de venda. Mais do que nunca, é hora de colocarmos o aviso: pode pegar, no lugar do tradicional não toque.
Igualmente importante às estratégias é ter o número de colaboradores suficiente e bem treinados para atender o aumento de fluxo de clientes que estas épocas trazem. Não adianta criar ações vencedoras de atratividade e não conseguir atender com qualidade, então a contratação e treinamento da linha de frente é fundamental.
Após a venda feita muitas empresas dão o processo por encerrado o que é um grande erro, pois é fundamental cuidar do cliente através de uma estratégia de pós-venda campeã.
Para que seja possível fazer esta etapa é importante conseguir o cadastro e autorização do cliente. Com estes dados em mãos você pode enviar as informações via SMS, Whatsapp, Facebook ou email e relembrar promoções, obter feedback da experiência do cliente, bem como a ferramenta pode se tornar um excelente canal de comunicação e de coleta de informações para um banco de dados eficiente. Neste caso mande mensagens inteligentes, curtas e diretas.
Se por algum motivo a experiência não tenha sido positiva estas informações lhe permitirão tomar ações rápidas de retratações.
Outra possibilidade é criar um Cartão Fidelidade onde o cliente poderá obter algum benefício ao atingir um valor ou quantidade específica de compra.
Outro ponto fundamental é a entrega do produto ao cliente e atenção aos prazos prometidos. Muitas empresas desenvolvem estratégias vencedoras de atratividade e no momento da compra, mas pecam no depois: troca de produtos, logística de entrega, etc.
O campo do comportamento do consumidor estuda como as pessoas, os grupos e as organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. Estudar o cliente ajuda a melhorar ou lançar produtos e serviços, determinar preços, projetar canais, elaborar mensagens e desenvolver outras atividades de marketing. Assim, analisar o comportamento do consumidor tem por objetivo descobrir o que cada um busca no mercado para satisfazer suas necessidades.
Se você atentar a todos estes detalhes e colocá-los em prática tenho certeza que terá enorme sucesso na sua empresa.
Bem, espero ter ajudado com algumas sugestões de estratégias campeãs. Agora é mãos à obra.
Desejo a você leitor Boas festas e um Ano Novo pleno de sucesso e realizações.
O post Estratégias Vencedoras de atendimento ao Cliente em Época de Festas apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>O post Você é um profissional de sucesso? apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>Muitos entraram em contato comigo e estamos evoluindo em uma discussão muito interessante e produtiva, mas outros preferiram aguardar e observar o andamento deste assunto.
Vários coachees vêm até mim com o objetivo de migrar a sua carreira de um patamar mediano para um mais alto e hoje quero compartilhar com você o primeiro item que costumo trabalhar com eles.
Esta primeira abordagem é tão importante que não pretendo chamá-la de item 1, costumo chamá-la de item ZERO, pois se não aceitar este como verdadeiro, todos os demais ficam prejudicados.
ITEM ZERO: Você precisa acreditar que é você mesmo quem conquista seu próprio êxito. O seu sucesso ou não, depende apenas de você. Fatores externos devem ser enfrentados da forma correta e não são obstáculos para seu desenvolvimento profissional. Você acredita nisto? Em caso negativo, fique à vontade para argumentar no espaço de comentários.
Eu creio que as pessoas que não aceitam esta afirmação, geralmente se fazem de vítimas incorporando um ou mais dos seguintes papéis:
Tenho encontrado muitas pessoas que atribuem aos outros as dificuldades em suas carreiras. Algumas vezes, até para mexer com seus brios, peço ao coachee que relacione todas as pessoas culpadas pela sua falta de sucesso e confesso que a relação costuma ser grande, porém nunca encontro seu próprio nome no rol dos culpados. São tantos os nomes relacionados que já cheguei a temer que eu estivesse entre eles….
A vítima começa colocando a culpa na economia e no governo e vem em uma escala decrescente até seu vizinho que faz barulho de madrugada, passando pela família, pela sua origem, raça e etc. Ele, porém, sempre é apenas espectador de sua vida.
Em minha família existia um “mantra” que era repetido quase que diariamente em minha infância – “Se tiver uma desculpa, não a dê! ”. Infelizmente muitos profissionais dão desculpas ou se excedem em justificativas para a sua situação profissional.
A pior situação que encontro é quando a pessoa entra em uma fase acomodada e justifica o seu insucesso com uma justificativa que não tem outra finalidade do que enganar a si próprio: Faz anos que estou no mesmo patamar, mas o importante é que estou em uma posição segura e está dando para sustentar minha família. Crescer profissionalmente não é tão importante assim.
Vou ser bem objetivo – Normalmente a pessoa quando não dá importância ao seu crescimento profissional, ou ela não acredita nela mesma ou atua em alguma coisa que não gosta e não tem coragem para mudar a situação. Esquecem que em todas as áreas da vida, o objetivo é a excelência. Para isto é que existem treinamentos, mentoria, livros, pessoas mais experientes e principalmente: observar e aprender. A Internet facilita muito o aprendizado contínuo.
Quem me conhece pessoalmente sabe que me relaciono muito bem com todos, gosto de gente e de estar no meio das pessoas, porém me afasto daqueles que vivem se queixando. Pessoas que se queixam muito contaminam o ambiente. Eu me protejo delas.
Costumamos dizer que “aquilo que focamos, se expande” e aquele que se queixa, nada mais faz, que dar valor a algo que o incomoda, em outras palavras, só faz o mal aumentar em um ciclo contínuo. É uma forma de dar destaque ao que está errado.
Pessoas que reclamam são imãs de coisas ruins. Fico longe.
Nunca vi pessoas que vivem se queixando terem sucesso na vida, principalmente na profissional.
Em um programa de Coaching surgem as mais diversas situações e a atenção plena no coachee, na sua forma de falar e principalmente nas estruturas que usa para construir seus pensamentos são fundamentais para atingir os objetivos e esta experiência somente é obtida com um sólido programa de desenvolvimento do Coach acompanhado de um projeto de desenvolvimento através da leitura e mentoria. A mentoria é algo fundamental para o Coach, pois o compartilhamento do conhecimento entre os mais experientes e os que querem se aprimorar só faz com que ambos evoluam.
Logo acima eu disse que as pessoas são responsáveis pelo seu próprio êxito, porém as que não acreditam, GERALMENTE se fazem de vítimas, não é muito comum um outro comportamento, mas se você tem outro entendimento, estou ansioso pelas suas considerações.
Vamos trocar nossas experiências!!!
O post Você é um profissional de sucesso? apareceu primeiro em Cloud Coaching.
]]>